sábado, julho 11, 2009

A Luz que inspira

"O Benfica foi transformado na maior fonte nacional de abastecimento do FC Porto, com o objectivo de ir contrariando o habitual impacto dos defesos encarnados.

O Benfica tem sido o primeiro clube nacional abastecedor do FC Porto ao longo dos últimos 20 anos, mediante uma política consolidada e firme de manter sob pressão o adversário a abater para alcançar uma posição de hegemonia popular, depois de ultrapassado o Sporting nos finais dos anos 80 do século passado.

Talvez porque todas as operações que se seguiram ao golpe traumático de contratar o filho do «cabecinha de ouro» em 1988 foram cirúrgicas e menosprezadas pelo autismo benfiquista de «riscar» os nomes dos traidores (o que aconteceu literalmente com o de Rui Águas durante os dois anos de exílio), os encarnados demoraram a reagir, quando o fizeram cometeram o erro de querer derrotar o adversário nos terrenos que ele tinha minado.

A Luz tem inspirado, em todos os sentidos, a gestão desportiva e comercial do FC Porto, com uma estratégica paciente e de desgaste progressivo que evoluiu nos últimos anos do «roubo» de jogadores para os intrincados submundos do mercado internacional de jogadores, onde Pinto da Costa se movimenta com a supremacia de um padrinho numa parada de caloiros. Não encontrando motivos para investir dentro do plantel do Benfica, como fez pontualmente na época transacta ao precisar de um jogador para substituir Quaresma, o FC Porto tenta bloquear o reforço do quadro adversário, investindo sobre jogadores que demorem a deixar-se seduzir pelo encarnado.

Estragar negócios, pagando mais, é a opção, sendo difícil encontrar outras justificações se não complicar a vida ao adversário principal – mantendo tréguas com o Sporting, pelo menos, enquanto o clube leonino viver encantado com os seus crónicos 2.ºs lugares. Depois das contratações mirabolantes de Kaszmerczak e Edgar, que já pareciam erros de «casting» do Benfica, surgem agora as de Pereira e Falcao sem outras recomendações de relevo para lá do interesse que suscitaram nos responsáveis benfiquistas. É a consolidação de um ideal de provocação que já tinha feito passar pelo Porto, sem honra nem glória, jogadores com determinados perfil e identidade (Panduru, Pedro Henriques, Kenedy, Ovchinnikov, Caju, Hugo Leal) que, à partida, teriam reduzidas condições de acrescentar qualidade".

Correio da Manhã

11 comentários:

Anónimo disse...

A felicidade dos porkistas é feita destes pormenores...façam o que fizerem nunca serão um clube da dimenção do benfica...e é isto que os apoquentará sempre.

Anónimo disse...

Será bom lembrar que o porto «leva-os » mas paga-os bem...seria interessante ver os jornais desportivos escalpelizar quanto custa e quanto vai ganhar cada um destes «roubos » que o porto faz ao benfica !!!

paulo fcporto disse...

1º anonimo: a nossa flicidade sao os campeonatos mesmo, voce nao deve saber bem o que é.. é do benfica, logo nem a champions sabe o que é sequer (3º....pff)

2º desde a muito que o porto faz isto e paga bem, e digolhe, quem lhe dera que o seu clube gastasse o dobro que gasta o porto, e ganhasse metade do que nos ganhamos, ou seja, para ganhar ha que pagar

paulo fcporto disse...

tenham vergonha... andam ai cheios de farpas, e voces é que sao bons...

voces sao uma vergonha, tanto na tabela classificativa, como nas figuras tristes do vosso eusebio, ja pra nao falar do vosso presidente (grande socio do porto, socio ha mais tmepo que eu)

e pior que tudo sao voces adeptos, que nao sabem estar calados e resumir-se à vossa INSIGNIFICANCIA, pois ja nem nos nem o sporting nos assustamos com voces, e por este caminho nem os clubes mais pequenos da vossa dimensao tipo rio ave vao ter medo de voces este ano

Anónimo disse...

até que enfim que concordo com algumas passagens...se bem que não é algo pensado por ti..
se analisarmos o que está aqui escrito, verificamos que o porto é um clube que vive frustrado e que as suas conquistas, são pouco relevantes (autênticos roubos), então para terem atenção dizem que roubam jogadores ao benfica, o que não é verdade, na maior parte dos casos. vivem como necrófagos...ou seja ....tristes
são dão razão à nossa grandeza
VIVA O BENFICA

Anónimo disse...

ó paulo fcp...
1º nem tens direito a opinar ...pois isto é um blog do benfica
2º insignificante sois vós, os palermoides do porto
3º nem geração dos teus tetranetos, ides ter a grandeza do benfica.
4º faz te `a vida, ninguem te chamou aqui

Anónimo disse...

Mais vale 1 campeonato ganho pelo benfica...que 10 do porto...tudo o que o porto ganha está muito sujo e coberto por um «manto negro».

Anónimo disse...

Ó Karadas...parece que hoje ninguém te vai chatear!!! Parabéns.

Anónimo disse...

Este é um blog Benfiquista, mas estranhamente só se fala de um dos nossos concorrentes, o FC Porto. Por mim, estou-me cagando se eles vivem obcecados em atacar o SLB ou se têm a inveja do pénis ou se têm orgasmos só de pensar em ganhar-nos.
Não era suposto preocuparmo-nos com outros. E que tal se discutíssemos o SLB?
Abraço,
Zé Amaral

Anónimo disse...

Já agora, caro karadas, o senhor que sabe tanto do Benfica, podia-me esclarecer se, além de João Alves, também João Couto está de saída do SLB? E quem os irá substituír? Desde já agradecido.
Abraço,
Zé Amaral

karadas disse...

Caro Zé Amaral
Essa informação não lha posso dar. O que lhe posso dizer, é que a ser verdade o que me diz, fico desgostoso porque tenho apreço pelo João Couto, não só porque em tempos fomos colegas e jogámos na mesma equipa, como pelo facto de estarmos em presença de um bom profissional que já provou a sua qualidade ao serviço do Benfica.