quarta-feira, agosto 03, 2011

A explicação da transferência de Roberto

"Fundo de investimento que comprou passe de Roberto pertence a Jorge Mendes.
Este fundo adquiriu os direitos económicos do guarda-redes por 8,6 milhões e cedeu os direitos desportivos ao Zaragoza. O clube espanhol, que tem uma dívida de 134 milhões de euros, pagará 300 mil euros por Roberto mais o salário e o direitos desportivos.

O "El País" noticia que o fundo de investimento que adquiriu os direitos económicos do guarda-redes Roberto pertence a Jorge Mendes, empresário, entre outros, de José Mourinho e Cristiano Ronaldo.

O fundo Quality Sports Investments, criado por Jorge Mendes e pelo antigo director desportivo do Manchester United e do Chelsea, Peter Kenyon, adquiriu os direitos económicos de Roberto por 8,6 milhões de euros.

O fundo, por sua vez, cede os direitos desportivos ao Zaragoza por 300 mil euros, montante que será pago em duas fases, acrescenta o "El País". O clube fica ainda responsável pelo pagamento do salário (cerca de 800 mil euros por ano) e dos direitos desportivos (84 mil euros) do jogador.

De acordo com o "El País" e com o "site" "Futebolfinance", o fundo de Mendes e Kenyon está registado na ilha de Jersey, um paraíso fiscal no Canal da Mancha. "Na Comissão Financeira de Jersey há três sociedades e dois fundos com este nome", refere o "El País".

Este tipo de fundo – legal em Portugal, Espanha, Turquia e proibido no Reino Unido – funciona como qualquer outro fundo de investimento. Destina-se a milionários "americanos, europeus e do Médio Oriente, interessados em investir um mínimo de 1,1 milhões de euros cada” e "promete aos seus investidores lucros anuais de 10% nos 3 a 5 anos previstos para a sua existência", escreve o "site" "Futebolfinance".

No Reino Unido este tipo de fundo é ilegal. A Premier League multou o West Ham porque os direitos de Tévez e Mascherano pertenciam ao fundo Media Sports Investments, escreve o "El País". Desde aí passou a ser proibido o que se conhece por Direitos de Terceiras Pessoas".

Jornal de Negócios 

Sem comentários: