terça-feira, maio 31, 2011

A frase do dia

"Não me chateiam as comissões que Vieira e Jesus ganham. Chateiam-me os títulos que não ganham".

Rodrigo Moita de Deus
http://31daarmada.blogs.sapo.pt/5096860.html

Ter um presidente rico tem as suas vantagens

Do que o Benfica precisava mesmo era de um Sheik, como aquele que preside ao Málaga e que vai investir 100 milhões de euros para a próxima época. Com este dinheiro adquiríamos os tais 4 ou 5 jogadores que fazem a diferença e que trariam aquela qualidade que nós tanto necessitamos para fortalecer o nosso plantel. Com os tostões que LFV tem para gastar, estamos condenados a apostar num pacote de jogadores cujo valor desconhecemos e que raramente nos tem trazido benefícios.

A coisa promete

Hoje termina o prazo para o Benfica exercer o direito de opção sobre Salvio e já é sabido que LFV não vai avançar com os 15 milhões pretendidos pelos madrilenos. O mesmo é dizer que, garantido que está que o At. Madrid não vai baixar o valor da cláusula de rescisão, o argentino não irá voltar a vestir a camisola do nosso clube. Assim sendo, do onze mais utilizado da época passada, o Benfica fica sem duas das sua principais peças, Salvio e Coentrão, o que não afigura nada de bom para a próxima época

Fico surpreendido

A ser verdade que Jardel não entra nos planos de Jorge Jesus para a próxima época, fico surpreendido.  Das duas uma: ou o Benfica se prepara para contratar dois centrais de qualidade superior ao brasileiro, ou então comete um erro, porque os que lá tem, excepção feita a Luisão, são-lhe inferiores.

Pontos fortes da entrevista de LFV

- a PJ é sempre bem-vinda à Luz, mas já agora que desse também um saltinho ao Dragão, de vez em quando;
- o processo de transferência de Júlio César e de Roberto decorreu com a maior lisura e transparência;
- Rui Costa terá de trabalhar mais e melhor;
- Fábio Coentrão só sairá caso algum clube bata o valor da cláusula de rescisão.
E mais não disse LFV porque não houve tempo para mais.

segunda-feira, maio 30, 2011

Craque a caminho do Benfica

Pai de Fernández insatisfeito com as poucas oportunidades dadas ao filho

O pai de Fernández que me desculpe mais ainda hoje estou para perceber como é que se foi buscar este argentino. É que o rapaz nem lugar teria numa equipa da nossa II Divisão. Confesso que tinha curiosidade em saber quem foi a personagem que o indicou ao Benfica? Terá sido Jorge Jesus, algum olheiro ou empresário? Não sei porquê este é um daqueles negócios que tresanda a comissão. Doutra forma não se entende como é que LFV fez um investimento num jogador deste calibre.

A estratégia do Real Madrid para levar Fábio Coentrão

O Real Madrid vai pressionando os responsáveis encarnados ainda que de forma indirecta. Depois de Fábio Coentrão manifestar o desejo de saída, é agora a vez de Cristiano Ronaldo pressionar. A estratégia tem apenas um objectivo: baixar o valor da cláusula de rescisão. E, ou muito me engano, vão conseguir. Basta ver o que aconteceu com Di Maria. Sem dinheiro, LFV é uma presa fácil.

Escutas tramam dirigentes da Luz

"São diversas escutas telefónicas feitas ao longo de meses.
A maioria são conversas que envolvem homens fortes do futebol português e dirigentes do Benfica. Foram obtidas noutro processo, que está em investigação no Ministério Público, e chegaram à Polícia Judiciária em forma de certidão. Deram origem à investigação que desde o final do ano passado atinge os encarnados e dizem respeito a diversas transacções de jogadores.
Há suspeitas de comissões nas transferências e também indícios de que a valorização dos atletas foi feita de forma pouco ortodoxa. As suas inclusões no fundo criado para gerir os principais activos do clube também estão em investigação, já que a valorização dos mesmos pode esconder o crime de burla.
Uma das intercepções em causa é precisamente a que o CM já noticiou e que envolve o empresário Jorge Mendes e a sua colaboradora Bárbara Vara. O CM sabe que Mendes terá falado na compra de Roberto pelo Benfica e terá admitido que iria ajudar o clube no negócio. No entanto, a sua interferência não terá sido directa, o que fará com que não deva ser constituído arguido. Para já também ainda não há suspeitos formais no processo, já que a investigação não entrou nessa fase. A PJ suspeita de que, no caso de Roberto, o atleta não custava os 8,5 milhões que foram anunciados como sendo o custo do seu passe, mas um valor muito inferior. Ao valor real terá acrescido uma série de comissões e até o prémio ‘acordado’ com o treinador Jorge Jesus pela vitória do campeonato na época anterior".

CM 

domingo, maio 29, 2011

Forçámos a negra

Foi sofrer até ao fim. Agora com a eliminatória empatada está tudo em aberto, embora o F.C. Porto seja favorito porque joga em casa. Para ganhar no Dragão Caixa temos que melhorar significativamente no aspecto defensivo, ser muito mais eficaz na linha de lance livre (falhar 18 LL não lembra a ninguém), e ter uma mentalidade vencedora. A receita é simples, é preciso é saber aplicá-la em campo.

Já era sem tempo

24 anos depois voltámos a ganhar a Taça de Portugal. Estão de parabéns os nossos andebolistas, mas é importante que se diga que esta vitória não apaga a derrota no campeonato. Face ao investimento que foi feito exige-se mais qualidade e consistência de jogo, algo que não aconteceu ao longo da época. Fomos uma equipa demasiado irregular, com o individualismo a sobrepôr-se ao colectivo, e por isso não tivemos o êxito que pretendíamos. Há que reflectir nos erros cometidos e tenho sinceras dúvidas de que continuar com este técnico seja a melhor opção.

Falta de qualidade ou estratégia? Qual das duas prevalece?

O Barcelona tornou-se ontem campeão europeu utilizando oito jogadores vindos da sua "cantera". Não deve haver clube no mundo que faça melhor aproveitamento do trabalho desenvolvido nos escalões de formação. Este devia ser o caminho a seguir por todos os clubes, em especial por aqueles que têm parcos recursos financeiros, como é o caso dos clubes portugueses. Infelizmente, no Benfica estamos muito longe desse modelo. Contam-se pelos dedos de uma só mão os jogadores que vindos da formação do clube conseguiram singrar no plantel senior. Ora isto é preocupante. Dantes alegava-se que o Benfica não tinha infra-estruturas para poder formar talentos. Hoje essas infra-estruturas existem, mas a verdade é  que não aparecem jogadores de qualidade. Ou então eles existem, mas o clube prefere apostar em jogadores provenientes de outras paragens, mesmo que sejam de qualidade duvidosa.

Fiquei desiludido

contigo, Fábio Coentrão. Participares na campanha do indivíduo que levou o país à bancarrota e tanto tem prejudicado os portugueses, é uma atitude pouco louvável. Foste usado, manipulado, por quem não olha a meios para atingir os seus fins. Bem sei que quiseste fazer um favor ao teu amigo, Mário Almeida, presidente da Câmara de Vila do Conde, mas ainda assim não o devias ter feito. Quanto mais não fosse pelo respeito aos 700.000 mil desempregados, que vivem um drama de proporções insuportáveis graças à incompetência governativa do teu "amigo" Sócrates.

sábado, maio 28, 2011

Mais um que associam ao Benfica

Excelente vitória no Andebol

Mas que não terá qualquer significado caso não consigamos ganhar amanhã.

Mais um para acrescentar à lista

Não vejam fantasmas onde eles não existem

Não sou daqueles que vêem na ida da PJ à Luz um ataque escandaloso ao Benfica. Se há suspeitas relativamente à transferência de Júlio César, elas que sejam esclarecidas e que os responsáveis pelas falcatruas sejam devidamente punidos. Mesmo que haja pessoas do Benfica envolvidas. Tão simples quanto a isso.

Fábio Coentrão estica a corda e LFV também

Fábio Coentrão estica a corda e pressiona LFV a deixá-lo sair: "Quero assinar pelo Real Madrid, só tenho é de ir para lá. Os adeptos vão compreender a minha posição". Mais claro do que isto não podia ser.
Por sua vez, LFV não vai de modas e afirma que só vende o jogador pelo valor da cláusula e com pagamento a pronto. O que faz muito bem, diga-se desde já. Resta saber se vai cumprir a exigência. Sinceramente tenho dúvidas. Mais tarde ou mais cedo vai acabar por ceder e por valores abaixo do que exige agora, tal como aconteceu noutras situações. De qualquer forma isto é novela para se arrastar durante uns tempos. Veremos como acaba.

sexta-feira, maio 27, 2011

Este homem vive noutra realidade

“creio que estamos com um bom espírito e uma boa dinâmica”, palavras de José António Silva, treinador de Andebol do Benfica, na antevisão do jogo com o F.C. Porto para a Taça de Portugal.

Assino já um contrato vitalício com o Benfica

Isto foi o que disse Fábio Coentrão há umas semanas atrás. Entretanto parece que mudou de ideias: “quero é que as negociações sigam no bom caminho e que daqui a um mês me apresente no Real. O que eu quero é assinar pelo Real Madrid depois pode vir quem vier. Quero ser mais um para ajudar o Real. Tem lá um grande jogador que é o Marcelo, mas não posso ter medo de nada, e vou para lá é para trabalhar, e depois de ser jogador do Real Madrid fazer o meu trabalho para jogar. Espero que as coisas sigam o melhor caminho porque o Benfica merece fazer um bom negócio comigo”.
Obviamente que não censuro o jogador pela escolha feita. Por aquilo que deu ao Benfica, este é daqueles que merece um futuro risonho. Mesmo que seja com outra camisola.

Ficámos hoje a saber

- que Jorge Jesus é suspeito de fraude fiscal por, alegadamente, ter recebido comissões na transferência de Julio César do Belenenses para o Benfica.
- que Salvio promete não ir para o F.C. Porto, caso não fique no Benfica;
- que o Benfica terá feito uma proposta por Guardado;
- que Nolito é um grande craque, no entender de Del Bosque;
- que Cardozo, aparentemente, estará renitente em transferir-se para o Dínamo Kiev;
- que o Benfica oferece melhores condições financeiras a Rodríguez do que o Sporting.

quinta-feira, maio 26, 2011

Ainda não foi desta

que ganhámos na casa do F.C. Porto. E agora já só nos resta uma oportunidade.

Chegou e ainda ninguém deu por ele

Alguém ainda se lembra do Jan Oblak? Guarda-redes com grandes referências, contratado pelo Benfica no início da época, titular do Olimpia da Eslovénia e da selecção de sub 21 daquele país, chegou a Portugal e eclipsou-se. Foi emprestado ao Beira-Mar e não jogou. Posteriormente, foi para o Olhanense e continuou sem jogar. Ou seja, uma época completamente parado. Está urgentemente a precisar de ir para um clube onde possa jogar com regularidade, pois a continuar assim não vai longe. E o Benfica só tem  a perder com esta situação.

Surpreendam-nos

O Basquetebol do Benfica joga hoje uma cartada quase decisiva no Caixa Dragão. É a penúltima oportunidade para ganharmos em casa do nosso adversário, e temos obrigatoriamente de lá ganhar, caso contrário não conseguiremos revalidar o título. Sabemos das enormes dificuldades que as nossas equipas têm em vencer o F.C. Porto na sua casa, mas o Basquetebol é talvez a única modalidade que nos últimos anos conseguiu esse desiderato, o que nos faz ter alguma esperança, ainda que diminuta. Esperemos que as duas últimas vitórias tenham trazido a moral necessária para que possamos encarar este jogo com mais confiança nas nossas possibilidades.

É capaz de ser uma boa solução

Rodríguez seria uma boa opção para o eixo central da nossa defesa. Não sendo propriamente um portento, é um jogador de qualidade que poderia de facto ser um bom parceiro para Luisão. E tem a vantagem de ser a custo zero.

Renan apontado à baliza do Benfica

"De acordo com a imprensa brasileira, os encarnados ofereceram 1,5 milhões de euros por 70% do passe do guarda-redes do Avaí, do Brasil.

Depois de Artur Moraes, o Benfica pode estar prestes a contratar mais um guarda-redes. Segundo a imprensa brasileira, mais concretamente a rádio Guarujá, a SAD benfiquista já terá inclusivamente feito uma proposta pelo guardião de 20 anos, que recentemente chegou a estar nos planos do Corinthians e do São Paulo. Renan mede 1,92 metros e pesa 82 quilos.

Renan deverá abandonar o Avaí em Agosto, após a Copa do Brasil, com destino à Luz. O guarda-redes termina contrato em 2012 e já foi uma vez convocado para representar a selecção brasileira".

DN

Russos serão os mais complicados

Já são conhecidos os nossos possíveis adversários na terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. São eles o Rubin Kazan (Rússia), Zurique (Suíça), Odense (Dinamarca), Trabzonspor (Turquia) e Timisoara (Roménia). Parece-me que qualquer destas equipas estará ao nosso alcance, sendo que o adversário mais complicado serão os russos do Rubin Kazan.

quarta-feira, maio 25, 2011

Sempre a ganhar

Tal como nos havia prometido, José António Silva continua a ganhar...juízo!!! Ou se calhar nem isso, porque se o tivesse já tinha apresentado o pedido de demissão.

Espero que não seja verdade

Os jornalistas espanhóis falam em 22 milhões, o valor que o Real Madrid pagará pela transferência de Coentrão. Espero que esta informação esteja errada e que o jogador, a sair, não saia por um valor abaixo da cláusula de rescisão, conforme promessa de LFV.

Triste confirmação

"O departamento que gere as bases de dados da FIFA esclareceu à agência Lusa que a Taça Latina, que o Benfica conquistou em 1950, “não merece o reconhecimento oficial” do organismo.
O mesmo departamento explicou à Lusa que as leis do jogo em vigor na altura “não eram aplicadas nessa competição”, pelo que a FIFA “nunca se referiu aos vencedores da Taça Latina em quaisquer das suas publicações”.
Desta forma, a Taça Latina não deve figurar na lista de troféus internacionais oficiais conquistados pelo Benfica, pelo que o FC Porto passou mesmo a ser o clube português com mais títulos desde o último domingo, quando conquistou a 16.ª Taça de Portugal da sua história, somando um total de 69, contra 68 do Benfica".

Jornal Público

E em troca vem o Marcelo?

Coentrão está cada vez mais próximo do Real Madrid, se é que já não está lá com os dois pés. E para o seu lugar quem virá? Alguém com a sua qualidade? Pois, esse tem sido o nosso problema. Vendemos os melhores e depois contratamos promessas cuja qualidade está por comprovar. Quer-me parecer que é o que vai acontecer mais uma vez.

Mais um rumor

"Segundo um rumor que corre no Brasil, o Benfica estará em negociações com o Santos para adquirir o passe do médio Marcos Arouca da Silva, de 24 anos. Arouca foi formado no Fluminense, tendo passado pelo São Paulo antes de chegar à equipa do Santos. Na época passada o atleta foi considerado o segundo melhor jogador da sua posição do Brasileirão".
Futebol Portugal

Ora aí está uma boa notícia

A ser verdade, a renovação de Maxi Pereira é de facto uma excelente notícia. Tem sido ao longo dos anos um dos indiscutíveis no onze titular, exibindo uma regularidade impressionante nas suas actuações e jogando com uma determinação que merece os maiores elogios. Houvesse mais jogadores destes no plantel e certamente que os resultados seriam outros. 

terça-feira, maio 24, 2011

Este senhor, pelos vistos, acha que fizemos uma grande época

“Entrámos nesta última fase competitiva conscientes de que teríamos quatro jogos onde disputamos tudo. Qualquer jogo e qualquer falha acarreta perder conquistas importantes, mas penso que temos lidado bem com isso e é assim que queremos continuar a vencer”, afirmou, em declarações à Benfica TV, José António Silva, treinador de Andebol do Benfica.

Continuar a vencer? Mas o que é que nós ganhámos de relevante até agora que lhe permita fazer uma afirmação destas?

Poupem-nos

Ele há com cada notícia mais espatafúrdia que não lembra a ninguém. Agora é o "Futebol Portugal" a aventar a hipótese de Miguel Veloso poder estar a caminho do Benfica. Sinceramente, era só o que nos faltava. Jogadores sem qualidade já nós temos por lá muitos.

Há quem tenha fezada no rapaz

Nolito ainda não envergou a camisola do Benfica, nem sequer foi apresentado como reforço para a próxima época, mas é desde já um jogador que está a suscitar grandes expectativas em muitos benfiquistas. Cheira-me a pura fezada. Sendo um céptico prefiro vê-lo em acção para comprovar se de facto confirma todas as credenciais com que vem rotulado. Uma coisa eu sei: até hoje só Javi conseguiu singrar no Benfica.

O melhor de Artur Moraes

Para mim é um mau negócio

"Coentrão e Cardozo vão proporcionar um excelente encaixe financeiro à SAD. Mas o bom vem sempre acompanhado do mau. Sai o melhor jogador do Benfica e o avançado que marcou mais de 100 golos na Luz. Só uma incursão cirúrgica no mercado – e uma elevada verba – pode permitir que o plantel não perca qualidade".
Jornal i

Preocupante

"O Benfica prepara uma verdadeira revolução no plantel para a próxima época, praticamente desbaratando a equipa que conquistou, sob o comando de Jorge Jesus, o título em 2009/10. E uma vez que o mercado de transferências promete ser animado para as bandas da Luz, entre entradas e saídas, do onze-base que se sagrou campeão apenas Luisão tem nesta altura presença assegurada no plantel que vai tentar voltar ao caminho do sucesso em 2011/12".
O Jogo

segunda-feira, maio 23, 2011

Mentira piedosa

Francisco Jordão, ex-basquetebolista do Benfica, foi suspenso por dois anos pela FPB. Na altura que abandonou a equipa disseram que a razão do seu afastamento se devia a um problema de coração. Afinal soubemos agora que o problema era outro.

Pergunta pertinente

Di Maria, Ramires e David Luiz tiveram substitutos à altura? Não me parece. O que nos leva então a pensar que relativamente a Coentrão e Cardozo não vai acontecer o mesmo?

Quando é que LFV aprende?

Hoje não houve novidades quanto a possíveis entradas no Benfica, mas começa a ser perceptível que Fábio Coentrão estará de saída. São demasiadas evidências para que não haja algum fundo de verdade nestes rumores. Assim sendo, gostava que LFV me explicasse como é que podemos ambicionar ser campeões na próxima época deixando sair os melhores jogadores. É algo que não consigo entender. Nem eu nem ninguém. Pinto da Costa lá vai dizendo que irá manter os melhores jogadores a não ser que alguém bata o valor das cláusulas (e por norma sabemos que o presidente portista costuma ser intransigente nesta matéria). Ora tendo em conta o banho que apanhámos esta época, como é que LFV está a pensar destronar o F.C. Porto, deixando sair mais uma pérola e reforçando-se com uma camioneta de jogadores cujo valor é uma incógnita?

Mais um negócio à LFV

Na venda de Coentrão prevê-se mais um negócio à LFV que normalmente acaba com o Benfica prejudicado.

Estranho

Estranhamente, os jornais desportivos não apontam hoje nenhum jogador para o Benfica.

domingo, maio 22, 2011

Dia triste para todos os benfiquistas

Hoje foi o dia em que o F.C. Porto ultrapassou o Benfica em número de títulos oficiais conquistados. Um marco histórico pela negativa que nenhum benfiquista gostaria de ver alcançado.

Aí está mais um

Segundo a imprensa alemã, Diego pode estar a caminho do Benfica. Pelos vistos toda esta especulação à volta da transferência de jogadores não é um exclusivo da imprensa desportiva portuguesa. Lá como cá, os jornais precisam de ser vendidos.

Incongruências

No ano da aposta nos resultados desportivos, Pinto da Costa e o F.C. Porto conquistam praticamente tudo o que havia para ganhar. Mais valia LFV ter ficado calado.

Endereçado a Henrique Vieira e seus jogadores

Querem conquistar o tri? Então ganhem no Caixa Dragão. São capazes de o fazer? Não acredito. Mas gostava de ser contrariado.

Derrota anunciada

Como era de esperar perdemos a final da Taça Challenge. É mais uma competição perdida, mas neste caso não há que tecer críticas porque não é todos os dias que se chega a uma final europeia. Agora há que reunir todos os esforços para ganharmos a Taça de Portugal. É a última possibilidade de atenuarmos a perda do campeonato.

Vão-se os anéis para se salvarem os dedos

O Benfica pode, segundo o Correio da Manhã, embolsar cerca de 30 milhões de euros com a transferência de Fábio Coentrão para o Real Madrid. Segundo a publicação de hoje o clube da capital espanhola terá apresentado uma proposta de 25 milhões de euros, aos quais se acrescentariam cinco milhões dependentes do cumprimento de certos objectivos.
Os encarnados, ao que parece, terão aceite a tal proposta e, por isso, já se encontram no mercado à procura de uma alternativa ao internacional português, já quem nem Carole nem Peixoto dão totais garantias.
E assim se vai destruindo uma equipa. Vendem-se os melhores jogadores e depois esperam-se milagres. O mandato dos resultados desportivos vai originar títulos para o F.C. Porto, ao contrário do prometido por LFV. Alguém imagina Pinto da Costa a fazer uma coisa destas? Claro que não. Por isso continua na sua marcha triunfal que não cessará enquanto for presidente.

Outra coisa não seria de esperar

Como era de prever o At. Madrid não está disposto a facilitar nas negociações com o Benfica por Salvio. O negócio é simples: ou o Benfica bate os 15 milhões ou não há jogador. E obviamente LFV não tem esse dinheiro. O mesmo é dizer que o argentino não voltará a vestir a camisola encarnada. Relembro que o início do descalabro começou quando Salvio se lesionou e deixou de poder dar o contributo à equipa. Com a sua saída é mais um buraco que temos que tapar. Começam a ser muitas as lacunas, e como sabemos que o dinheiro não abunda antevê-se uma época complicada.

sábado, maio 21, 2011

Quantos destes entram de caras na equipa?

Artur, Matic, Bruno César, Wass, Rodrigo Mora, Nolito e Leó Kanu. Estes são os jogadores já contratados pelo Benfica (espero não me estar a esquecer de alguém). Quantos destes entram de caras no onze inicial é o que me apetece perguntar. E a não entrarem, será que são boas opções como segundas escolhas? O futuro se encarregará de dizê-lo.

Para que lado cairá Witsel?

Benfica e F.C. Porto, aparentemente estarão na corrida por Witsel do Standard de Liege. É bom lembrar que Luciano D'Onofrio, dirigente do clube belga, tem, desde há muitos anos, um excelente relacionamento com Pinto da Costa. Acresce que o treinador adjunto é Sergio Conceição, que enquanto jogador fez carreira no F.C. Porto. Poderá isto constituir um factor decisivo no desfecho da negociação? Não faço ideia. Mas que pode ajudar, lá isso pode.

O jeito que agora nos fazia o dinheiro empatado em 25% do passe de Reyes.

Alguém acredita que o At. Madrid aceite incluir Roberto no negócio de Salvio para baixar o preço deste? Não acredito. Devo dizer, aliás, que se Roberto se mantiver irredutível em ser emprestado ficamos com um problema bicudo entre mãos. É que não acredito que haja algum clube que o queira comprar pelo dinheiro que pretendemos. A não ser que em fase de desespero façamos um grande abatimento no preço. O que também não me parece crível.

Apesar desta vitória continuo a não ter grandes ilusões quanto ao desfecho deste campeonato.

O Basquetebol deu-nos hoje uma pequena alegria que, infelizmente, não é ainda suficiente para acalentarmos grandes esperanças na revalidação do título conquistado nas últimas duas épocas. Porquê? Porque o adversário tem-se revelado superior e porque continuo a achar que não conseguimos vencer no Dragão Caixa. Só por isto. E já não é pouco.

Será que é desta


que vamos ter um guarda-redes em condições?

sexta-feira, maio 20, 2011

Os conselhos de Manuel Boto a LFV

"(...) Acho que o primeiro tema a corrigir é muito simples. Quem manda no futebol? Dito de outra maneira, quem fica entre o presidente e o treinador para o supervisionar no dia a dia, para suprir as óbvias lacunas de liderança que perpassam à vista de todos? Eis a resposta que esperei ouvir LFV precisa de alguém entre ele e Jesus. Alguém que perceba e muito de bola, alguém que seja seu braço-direito, alguém em quem deposite toda a confiança (como deposita em bem em Domingos Soares de Oliveira para a parte financeira).
Não caia LFV na asneira de puxar a bola para si. Exímio negociante, creio que não se ofenderá se lhe disser que de bola e liderança de homens percebe pouco. Somos como somos - mas temos de nos conhecer a nós próprios. Donde a sugestão: vá buscar alguém que reúna os requisitos que menciono. Não é Rui Costa, como já vimos nestes anos, por várias razões que não interessa citar. Não tem as características requeridas - é um erro de casting que estamos a pagar. Outro, please.
Depois, a equipa do Benfica não vive com jogadores promessas - que vêm com 21 ou 22 anos e que talvez sejam craques. Orçamentos de 50 milhões não são compagináveis com promessas de grandes jogadores. Vendas como a de David Luiz não são supridas com promessas como Jardel ou Sidnei. Craques a entrar e pegar de estaca, precisam-se. Podem fazer mescla com estas promessas, mas só com estes ovos não nos queixemos das omeletas...É necessário cash? Pois é, mas temos de o inventar e a renegociação da Tv tem de ser antecipada para ajudar."

Manuel Boto, Sol

Cardozo, o mal amado

Há muito benfiquista desejoso de ver Cardozo fora da Luz. Para os mais desatentos, é bom não esquecer que o paraguaio já é o melhor marcador estrangeiro que alguma vez passou pelo Benfica. Não sendo um predestinado, longe disso, a verdade é que a maior parte das bolas que colocamos dentro das balizas dos nossos adversários são marcadas por ele. Reconheço que esta será, provavelmente, a última oportunidade de o vendermos a bom preço, mas ou muito me engano ou ainda vamos ter saudades dos seus golos na próxima época pois tenho sérias dúvidas que quem vier ocupar o seu lugar venha a ter a mesma veia goleadora que o paraguaio.

Será mais um a acabar de dragão ao peito

A imprensa belga faz, esta sexta-feira, eco da alegada notícia do “Record” que noticiou o interesse do Benfica no médio Axel Witsel, mas avança também que o FC Porto pode estar na corrida pelo internacional belga do Standard Liège.
Se isto for verdade já estão a ver o que nos vai acontecer. Será mais um a juntar à lista dos jogadores que nos escapam por entre os dedos a caminho do F.C. Porto. Aliás, todas as épocas somos confrontados com um número destes. Não há que estranhar.

À atenção de LFV e Jorge Jesus

Com tanta contratação não se esqueçam de um defesa central, porque Jardel e Sidnei não são suficientes e não inspiram confiança a ninguém.

Mais três a juntar à lista

Danilo, Witsel e Leandro Damião são o trio pretendido pelo técnico benfiquista para dotar o plantel encarnado de capacidade para tentar retirar o título de campeão ao FC Porto. Mesmo sem saber se a notícia tem algum fundamento, tenho para mim que nenhum destes vai envergar a nossa camisola. Vai uma aposta?

Luís Filipe Vieira tenta forçar a saída de Rui Costa

"A remodelação que Luís Filipe Vieira quer fazer na estrutura do futebol profissional pretende atingir o director desportivo Rui Costa. O presidente do Benfica está a procurar esvaziar os poucos poderes que ainda restam ao antigo jogador.
O DN sabe que nos corredores da Luz ninguém tem dúvidas: o objectivo de Vieira é forçar a demissão de Rui Costa. O líder do clube responsabiliza o director desportivo de não ter dado a devida cobertura a Jorge Jesus na imposição de regras e resolução dos normais conflitos que surgiram no plantel.
Na entrevista que deu à Benfica TV na segunda-feira após a eliminação nas meias-finais da Liga Europa, em Braga, Vieira definiu que a próxima época terá "um maior grau de exigência", acrescentando que será necessário que todos sejam "mais rigorosos e responsáveis no campo". Um dos alvos desse discurso era, sabe o DN, Rui Costa".

Tal como o país caminhamos para a falência

Apesar de algumas transferências milionárias realizadas, a verdade é que as contas do terceiro trimeste apenas apresentam um lucro de 3 milhões. Tão magro pecúlio para quem diz ter uma gestão de excelência. Tão excelente que nos obriga a vender os melhores jogadores e, mesmo assim, os cofres continuam vazios. Imagine-se o que será quando não tivermos jogadores para vender.

quinta-feira, maio 19, 2011

Ainda há dias dizia que queria ficar no Benfica

Salvio: «Espero ganhar um lugar no Atlético Madrid».

Lista de possíveis reforços começa a engrossar

Só nestes últimos dias tivemos Canella, Loic, Witsel, Miccoli, Dzsudzsak, Lisandro Lopez e, eventualmente, mais um ou outro que me esteja a esquecer. E ainda a procissão vai no adro. Se me desse ao trabalho de os contabilizar por certo chegaríamos ao final de Agosto com uma lista acima da centena.

LFV não se pode esquecer

que este era o mandato dos resultados desportivos. Um ano já passou e resultados... nicles. A não ser que se estivesse a referir a maus resultados desportivos e, nesse caso, teria cumprido integralmente a promessa.

Espero que os responsáveis do meu clube saibam o que estão a fazer

Será verdade que Cardozo, Saviola e Kardec estarão de saída? A ser assim precisamos de refazer todo o sector atacante. Tendo em conta os antecedentes estas notícias deixam-me preocupado.

Estratégia simples para se conseguir conquistar títulos

Manter no plantel os jogadores mais importantes. É a estratégia seguida desde há muitos anos por Pinto da Costa com os resultados que se conhecem. Qualquer leigo percebe isto. Aparentemente, só LFV não consegue entender.

quarta-feira, maio 18, 2011

Ai, Vieira! (3)

No Domingo, o F.C. Porto vai ultrapassar o Benfica em número de títulos. E que tens a dizer sobre isto, Vieira?

Ai, Viera! (2)

Desde 1982 na presidência do FC Porto, Pinto da Costa já soma 52 títulos no Futebol. E tu Vieira, quantos já somaste?

Ai, Vieira!

Não quiseste dar 6 milhões pelo homem e ele anda a oferecer títulos ao F.C. Porto.

Querem apostar?

Após a vitória no jogo desta noite, as primeiras palavras de Pinto da Costa serão dirigidas ao Benfica.

Desculpa lá, Roberto

Mas não tens que estar furioso. Foram-te dadas inúmeras oportunidades de provares o teu valor, e se não as aproveitaste a responsabilidade é tua. Outro treinador não teria sido tão transigente com as tuas falhas como foi Jorge Jesus. Compreende-se porquê: foi ele que te foi buscar e teve dificuldade em admitir que tu não eras o guarda-redes certo para o Benfica. Mas isto não é motivo para desanimares. Não te faltarão clubes em Espanha e, sendo novo como és, terás todas as possibilidades de voltares à ribalta. E quem sabe, um dia, singrarás num grande clube europeu. Potencialidades não te faltam. 

Oxalá me engane

No jogo desta noite haverá muitos benfiquistas de olho na prestação de Artur Moraes. E eu vou ser um deles. Não sei porquê estou com um mau pressentimento relativamente a esta contratação. Tantas têm sido as desilusões, relativamente aos guarda-redes que nas últimas épocas têm vestido a nossa camisola, que me vejo obrigado a ficar de pé atrás. 

Há coisas difíceis de entender

Urreta certo no plantel de 2011/2012. Apetece perguntar o que é que de repente mudou para que o uruguaio passasse a merecer a confiança de Jorge Jesus?

terça-feira, maio 17, 2011

Só faltava, mesmo, mais um "intelectual" no Benfica

Octávio Machado chamado por Vieira para impor disciplina no Benfica

Amanhã vai ser um dia de profunda tristeza para todos os benfiquistas

Saber que podíamos estar amanhã em Dublin e, ao invés, vermos dois dos nossos principais adversários a disputar uma Taça que podia muito bem ser nossa, é algo que nos causa uma profunda tristeza. E tudo isto acontece porque não soubemos ter a atitude necessária e escolher a melhor estratégia para derrotar os bracarenses. Costuma-se dizer que os erros se pagam caro. Neste caso foi a perda de uma das poucas possibilidades que vamos ter para conquistar uma competição europeia. A última conquista data de há 50 anos. Será que ainda vamos ter que esperar mais 50? 

Esta é de gritos

Segundo o "Record", Miccoli pode estar de regresso à Luz. E para que é que o Benfica queria um jogador de 31 anos, que se lesiona frequentemente, e que usufrui de um ordenado elevado?

segunda-feira, maio 16, 2011

Há que vender jornais, nem que para isso se massacre os leitores com mentiras

Com o terminus da época desportiva, vamos começar a assistir na imprensa desportiva ao anúncio diário de jogadores para o Benfica. Hoje tivemos o Lisandro Lopez, um jogador de créditos firmados, com grande cartel em Portugal, e que seria muito bem vindo ao plantel encarnado, caso houvesse essa possibilidade. Acontece que, infelizmente, está é uma daquelas notícias sem qualquer fundamento, dado estarmos perante um daqueles jogadores a quem o Benfica nunca pode chegar. Por uma razão muito simples: não temos dinheiro para isso. E como quem não tem dinheiro não tem vícios, o melhor é não acreditarmos no que os jornais nos querem vender.

Masi uma revolução no plantel

O jornal "A Bola" aponta para a saída de 14 jogadores no Benfica. Mesmo que não sejam tantos não andará longe deste número, o que significa que, mais uma vez, vamos recomeçar praticamente do zero. Não há nenhuma equipa no mundo do futebol que consiga resistir a revoluções destas. E depois admiram-se que os resultados não aparecem.

domingo, maio 15, 2011

Aconteceu o esperado

Não vale a pena comentar a Taça Challenge porque essa é mais uma taça que não vai parar à nossa sala de troféus. Mas também já se esperava que assim fosse. Também é bom que se diga que chegar a uma final de uma competição europeia não deixa de ser um acontecimento positivo, independentemente de não a conseguirmos ganhar.

Erros que se pagam caro

Eu já havia alertado que o Benfica este ano no Basquetebol não teria qualquer possibilidade. Mesmo jogando com quatro americanos. Fui insultado, houve até alguns que disseram que não percebia nada da modalidade. Eu que fui jogador durante muitos anos e fui campeão nacional enquanto treinador. E a verdade é que não é preciso ser um entendido na matéria para se perceber que o campeonato esta época seria entregue ao F.C. Porto, tal a superioridade relativamente aos restantes adversários. Não, não foi o facto de termos jogado nas competições europeias que nos retirou possibilidades de podermos lutar pelo título nacional. Nem sequer é um problema de orientação técnica. O problema esteve na construção do plantel. A política de contratação de americanos foi um desastre e a saída de João Santos foi outro erro estratégico. Por incrível que pareça ficámos sem jogo interior e exterior, o que não se admite numa equipa que quer ser campeã.

Era bom que desta vez acertássemos

Parece que já é uma certeza a vinda de Artur Moraes para o Benfica, havendo até quem diga que amanhã assina um contrato válido por 4 épocas. Será que é desta que acertamos no guarda-redes que nos garanta os tais 15 pontos por época? Eu por mim prefiro não fazer vaticínios tantas têm sido as desilusões.

Salvaram a honra do convento

No Futebol, somos Campeões Nacionais de Juvenis. Numa época em que escassearam os títulos, parabéns aos nossos miúdos por conseguirem aquilo que os maiores não conseguiram. E, ainda por cima, venceram o F.C. Porto nos dois encontros disputados. Quantos se podem gabar do mesmo?

sábado, maio 14, 2011

Acabar em beleza

Finalmente acabou o suplício. Agora há que preparar a próxima época convenientemente, não cometendo os mesmos erros desta que findou. Sou de opinião que Jorge Jesus não devia continuar à frente da equipa mas LFV tem outra ideia. Veremos qual de nós tem razão.

Que mais nos irá acontecer?

Mais uma equipa destroçada psicológicamente. O futsal do Benfica somou a 4ª derrota consecutiva e, desta feita, frente à desfalcadíssima equipa do Fundação Jorge Antunes. Uma vergonha. Francamente já não há paciência para tanta incompetência.

Salvar a honra

Depois da derrota na UEFA Cup e na final da Taça de Portugal, pede-se aos nossos futsalistas que iniciem o play-off com uma atitude ganhadora não esquecendo que esta, sendo até a mais importante, é a única competição onde ainda temos a possibilidade de ganhar. Se perdermos o campeonato, o balanço final desta época é absolutamente desolador para uma equipa que tanto prometeu mas que tem vindo a claudicar nesta parte final da época.

A curiosidade

Quantos jogadores vamos hoje ver jogar pela última vez com a camisola do Benfica? E quais os seus nomes? Aceitam-se apostas.

sexta-feira, maio 13, 2011

Uma morte anunciada

Este play-off final no Basquetebol vai-se traduzir num enorme pesadelo para o Benfica tal a superioridade do F.C. Porto. Os próprios jogadores encarnados têm consciência disso mesmo. A sua atitude em campo não é a de quem está a disputar uma final dum campeonato mas antes quem está a cumprir calendário e quer ardentemente que isto acabe o mais depressa possível. A equipa defende mal, com rotações defensivas que não são admissíveis a uma equipa que ainda ostenta o título. O ataque é  confrangedor, com os movimentos ofensivos muito denunciados, a bola a circular muito pouco e o individual a sobrepor-se ao colectivo. Tudo isto acontece porque a equipa foi mal construída, deixando sair o melhor lançador e um dos melhores defensores (João Santos) e apostando em americanos de fraca qualidade que não acrescentaram valor à equipa. Bem antes pelo contrário.

Qual dos guarda-redes sairá do plantel?

A provável contratação de Artur Moraes implicará a saída de um dos guarda-redes do plantel. Na minha opinião a escolha deveria recair em Roberto, uma vez que não é razoável ter no banco alguém que nos custou 8 milhões de euros. Vendê-lo seria o ideal, mas afigura-se-me difícil que algum clube esteja disposto a pagar uma verba próxima daquela, ainda para mais numa altura em que o passe do espanhol estará desvalorizado. Assim sendo fará sentido emprestá-lo, de preferência a um clube espanhol, onde possa jogar regularmente e possa recuperar o prestígio perdido. Depois disso talvez encontremos compradores para o seu passe, não necessariamente pelo valor que pagámos mas por uma verba mais próxima daquilo que pretendemos.

quinta-feira, maio 12, 2011

Prometeu tem que cumprir

Vou esperar com grande curiosidade pelos tais 3/4 reforços que LFV prometeu para a próxima época. A verdade é que necessitamos deles como pão para a boca, ficando por saber para que posições eles vão ser contratados. Na minha óptica há três ou quatro posições cruciais: defesa-central; médio-centro; ponta de lança e médio direito, caso não seja possível ficarmos com Salvio. E se Coentrão sair será mais uma posição que temos que preencher. Resumindo: LFV e seus pares têm muito trabalho pela frente e é fundamental que o façam bem porque senão teremos mais uma época igual a esta ou pior.

Vão ser jogos bastante difíceis

Pois vão, Sérgio Ramos. E ou vocês começam a ter uma aitude mais colectiva e a jogarem um Basquetebol de qualidade ou então esta final do play-off vai ser um autêntico passeio para o F.C. Porto.

É para renovar e depressa

O Maxi é que não pode sair. Renovem depressa com ele antes que tenhamos mais um desgosto de ver um dos nossos melhores jogadores a rumar ao F.C. Porto. Os benfiquistas não iriam aguentar mais essa humilhação

Boa ou má opção?

Os jornais noticiam que Artur, actual guarda-redes do Sp. Braga, é forte hipótese para o Benfica. Sendo que o brasileiro não aceitou renovar pelos bracarenses e estes já contrataram Bracalli do Nacional, acredito que esta notícia tenha algum fundo de verdade. Devo dizer que tenho apreciado as suas exibições mas daí a ser uma boa contratação para o Benfica não sei.  É que estou farto de ver este tipo de jogadores, sem grande nome, que fazem óptimas épocas nos seus clubes, e chegam à Luz e acusam demasiado o peso da camisola. Oxalá não seja o seu caso a concretizar-se a sua transferência.

quarta-feira, maio 11, 2011

E depois querem que os portugueses acreditem na justiça

Quem pensa que alguma vez Pinto da Costa irá ser condenado pelos tribunais bem pode tirar o cavalo da chuva. O presidente portista é inimputável. Faça ele o que fizer (nem que fosse apanhado em flagrante delito), será sempre absolvido pelos tribunais. É ele e o Sócrates. Para os juízes as evidências não interessam, o que interessa são os procedimentos utilizados para se chegar a essas evidências. Ou seja, discute-se a forma mas não o conteúdo. Se fosse em Portugal o Madoff nunca estaria encarcerado.

Os benfiquistas agradeciam

Acho muito bem que os responsáveis do meu clube façam um esforço financeiro para ficar com Salvio, uma das pedras nucleares da equipa (veja-se o que aconteceu a partir do momento em que deixámos de poder contar com ele). Resta saber até que valores vai esse esforço. Será que vamos bater o valor da cláusula de rescisão? Duvido. Parece-me que LFV aposta na possibilidade de o At. Madrid baixar esse valor, face à lesão do argentino. Coloco algumas reticências nesta possibilidade uma vez que os madrilenos têm sido intransigentes no que toca à defesa dos seus interesses. A ver vamos.

E assim se destrói uma imagem de sucesso

As notícias dos jornais valem o que valem, sabendo nós que muitas delas não têm fundamento, mas se os rumores vindos a público de que Couceiro ou Humberto Coelho poderão entrar para o departamento de futebol do Benfica, isso poderá significar o esvaziamento das funções de Rui Costa (se é que ele ainda tem alguma). Será que perante um cenário destes ele permanecerá no clube? Sinceramente tenho alguma dificuldade em perceber como é que ele se presta a uma subalternidade destas. Estará assim tão mal de finanças? Ou o amor ao clube é tanto que aceita qualquer cargo, seja ele qual for?

Que todos os outros clubes façam o mesmo

Real Madrid desiste de contratar Fábio Coentrão. A ser verdade é uma excelente notícia. O ideal seria que nenhum clube o tentasse contratar, pois a falta que ele faria ao Benfica seria imensa. Se há jogadores insubstituíveis, este é um deles.

Carlos Martins diz adeus ao Benfica

"Carlos Martins pode dizer adeus ao Benfica este sábado, no jogo com a União de Leiria. Segundo o DN apurou, o jogador tem em mãos duas possibilidades para voltar a emigrar, ambas da Rússia. O Lokomotiv Moscovo e o Rubin Kazan estão interessados no médio encarnado. O número 17 já colocou mesmo a vivenda, que comprou há menos de um ano, à venda, alegando que ia jogar para a Rússia, soube o DN.
Paulo Barbosa, empresário do jogador, já fez saber desse interesse a Luís Filipe Vieira. O agente FIFA tem andado recentemente muito próximo do presidente do Benfica, que aceita negociar Carlos Martins por cerca de cinco milhões de euros no Verão".

DN

terça-feira, maio 10, 2011

Apostar em jogadores com provas dadas

LFV assumiu que o plantel não tinha qualidade suficiente para enfrentar os desafios que nos foram colocados esta época. Isto é uma assumpção clara de que houve erros nas contratações. Sendo ele o presidente, a responsabilidade é sua, dado que em última análise nada se faz sem o seu aval. Como ele muito bem diz devemos aprender com os erros. Espero bem que sim, assim como espero que para a próxima época aposte sobretudo em jogadores que entrem de estaca na equipa e não em jogadores que apenas vêm acrescentar número, pois essa tem sido a regra e não a excepção.

Oxalá não estejamos a cometer um erro em mantê-lo

É verdade que o Benfica não pode ser um cemitério de treinadores, até porque não têm sido eles os principais culpados pelo descalabro desportivo das últimas duas décadas. Mas a verdade é que Jorge Jesus está a pôr-se a jeito para ser o próximo treinador a cair em desgraça. Tem falhado sistematicamente nos momentos cruciais, parecendo não ter um conhecimento real dos adversários e escolhendo a estratégia errada para os contariar. Por outro lado, adoptou uma forma de jogar que esgota fisicamente os jogadores e, além disso, não tem sabido prepará-los mentalmente por forma a que entrem em campo de cabeça limpa e sem receio de enfrentarem os adversários. Há esperança de ele mudar de atitude na próxima época? Sinceramente tenho receio de que isso não vá acontecer.

Precisamos de explicações

LFV reconhece que a qualidade do plantel não é a ideal. E eu pergunto: de quem é a culpa? Convinha que fôssemos elucidados sobre essa questão.

Onde é que eu já ouvi isto?

LFV diz que quer que Coentrão fique e que este só sairá se algum clube bater a cláusula de rescisão. Se bem estou lembrado também disse o mesmo relativamente a outros jogadores e eles acabaram por sair por valores abaixo da cláusula. Disse também que vai fazer um esforço financeiro para ficar com Salvio. Cá ficarei a aguardar pelo cumprimento dessa promessa.

segunda-feira, maio 09, 2011

Sensação de déjà vu

Cansei-me de ver a entrevista do nosso presidente. E porque é que me cansei? Porque LFV tem repetido ao longo dos anos este mesmo discurso. É quase um copy/past de entrevistas de anos anteriores. Nem vale a pena perder tempo em analisar o que ele nos diz. Já o sabemos de cor e salteado.

Cheguem-se à frente porque temos mais para vender

Yebda foi vendido ao Nápoles. Este teve um final feliz, embora o dinheiro arrecadado não nos dê motivo para grandes euforias. Mas antes pouco do que nada. Se assim não fosse arriscávamo-nos, tal com tem sucedido com tantos outros, a vê-lo ser emprestado até acaber o contrato. Já agora: não há quem queira comprar o Férnandez, o Filipe Menezes, o Kardec, e tantos outros que estão a mais no plantel, mesmo que seja a preço de saldo?

A explicação devida

Acusam-me de não ter destacado o apuramento para a final no Basquetebol. É verdade, não dei. Mal seria que não o tivéssemos conseguido, tendo em conta o valor do nosso adversário e o facto de, neste último jogo, ter actuado sem um dos norte-americanos. Dois norte-americanos contra quatro é uma diferença abismal quando, ainda por cima, os nossos portugueses são bem superiores aos da Académica.
Agora na final contra o F.C. Porto cá estarei para os parabenizar caso consigam o tri. Mas é bom que nos preparemos para que isso não aconteça uma vez que os portistas se têm revelado bastante superiores. Além disso, quem é que acredita que vamos ganhar no Caixa Dragão com a força mental que as nossas equipas demonstram sempre que lá jogam?

domingo, maio 08, 2011

Jogo de fim de festa

Frente a um Rio Ave muito macio e com Cardozo a marcar cedo, o Benfica jogou a seu bel-prazer, em ritmo de passeio, e ganhando sem contestação. Ainda pensei que conseguíssemos chegar ao fim do jogo sem sofrer golos mas ainda não foi desta. Felizmente já só falta o U. Leiria para acabarmos com este calvário.

O nosso altruísmo merece os maiores elogios

E mais uma competição perdida. Depois da UEFA Cup,  os nosso futsalistas, num gesto de puro altruísmo, resolveram entregar ao nosso rival a Taça de Portugal. Num ano em que LFV apostou tudo nos resultados desportivos e onde foram investidos milhões e milhões de euros no futebol e nas modalidades, o que é que ganhamos? Praticamente uma mão cheia de nada. Sempre quero ver o que LFV nos vai dizer 2ª feira. Provavelmente o discurso do costume: "peço desculpa a todos os benfiquistas, mas podem ficar descansados que nós sabemos o que estamos a fazer e na próxima época tudo vai ser diferente".  Jorge Jesus já lançou o mote.

Vira o disco e toca o mesmo

O dia até tinha começado bem com a vitória do Hóquei na Taça CERS. Mas os rapazes do Futsal estão a fazer tudo para que as coisas voltem à normalidade com uma exibição miserável na 1ª parte, o que possibilitou que o Sporting garantisse uma vantagem que dificilmente vai deixar escapar. Enfim, mais do mesmo. Nem vale a pena dizer nada.

Aleluia


Até que enfim uma alegria. Vinte anos depois o Benfica ganha novamente uma competição europeia. Parabéns rapazes.

Já é sem tempo

Será que hoje fechamos o ciclo de derrotas e conquistamos a Taça CERS no Hóquei em Patins e a Taça de Portugal no Futsal? É que os adeptos estão a precisar que o clube lhes dê algumas vitórias como de pão para a boca. Já chega de desilusões.

sábado, maio 07, 2011

A derrota passou a fazer parte do nosso ADN

E para não fugir à regra o Andebol perdeu também. A continuarmos assim, qualquer dia, a cada jogo que fizermos, não precisamos de perguntar pelo resultado mas antes perguntar por quantos perdemos, uma vez que a derrota passou a fazer parte do nosso ADN. Deve haver milhares de benfiquistas a darem voltas na tumba ao verificarem o estado a que chegou o nosso, em tempos, glorioso clube.

Promessas e mais promessas

"Para o ano vamos voltar a ser campeões" - Jorge Jesus, hoje em conferência de imprensa.

Já cansa ouvir tanta promessa. Prometer é fácil, o difícil é concretizar essa promessas. Se os títulos fossem proporcionais às promessas feitas nesta última década, a nossa sala de troféus era exígua para tanta taça conquistada. Só que a realidade é outra e não se compadece com juramentos.

O que LFV devia ter feito e não fez

Após ter sido campeão, LFV devia ter procurado manter os principais jogadores e comprado dois ou três de real categoria, o que lhe permitiria ter uma equipa ainda mais forte. Durante uns quatro, cinco anos, mantinha esta estrutura e terminado este ciclo, por certo com alguns títulos ganhos, venderia, muito bem vendidos, uma ou duas peças desse excelente plantel. E iniciaria um novo ciclo. É uma estratégia simples, que dá titulos e permite gerar milhões. Lamentavelmente, LFV ainda não conseguiu perceber o que salta à vista de qualquer leigo.

O que irá fazer LFV

Mantido Jorge Jesus, LFV anunciará uma figura de prestígio e querida dos adeptos para integrar a estrutura do futebol (fala-se em Humberto Coelho) e com isto apaziguará a cólera de muitos dos adeptos descontentes. Em seguida, irá vender alguns dos melhores jogadores do plantel, porque a isso o obriga a grave crise financeira causada por uma gestão desregrada, e despejará mais uns milhões de euros em jogadores de segunda qualidade, pensando que tem ali pérolas que lhe renderão uma fortuna num futuro próximo. Puro engano. O que acontecerá é que estes jogadores ser irão juntar ao enorme grupo de emprestados que irão constituir um autêntico sorvedouro de dinheiro nos próximos anos. É este o renovado ciclo que LFV promete todos os anos, infelizmente com os resultados que todos nós conhecemos.

Jorge Jesus vai manter-se

Tenho sérias dúvidas de que LFV retire o tapete a Jorge Jesus. Não só porque isso iria custar muito dinheiro aos cofres do clube, mas também porque isso poderia significar um sinal de fraqueza se cedesse às pressões de quem quer ver o técnico fora da Luz. A ver vamos o que nos dirá LFV na entrevista de 2ª feira à Benfica TV.

Uns sofrem, outros nem por isso


Penso que, por esta altura, não há nenhum adepto benfiquista que não se sinta como este que vemos na foto. Resta saber se os jogadores estão com o mesmo estado de espírito. Pessoalmente tenho dúvidas que assim seja.

sexta-feira, maio 06, 2011

É absolutamente impressionante

A espiral de derrotas não tem parança. Nunca se viu nada assim. O Benfica acumula derrotas atrás de derrotas seja em que modalidade for (hoje foi no Basquetebol) e não se vê um fim para isto. Nunca pensei que o meu clube, alguma vez na sua história, conseguisse chegar a um estado destes. Incrível.

O amadorismo da Benfica TV está bem patente nesta imagem

Brilhante texto que deve ser lido por todos os benfiquistas

"Perder um jogo com o Sp. Braga não é uma humilhação, não. O que é humilhante, para mim e demais benfiquistas que se prezam, é levar um baile do Porto na Supertaça jogada em Agosto de 2010, com um frango daquele que é simultaneamente o pior e o mais caro guarda-redes que jogou em Portugal e cujo preço, dizem alguns, esconde uma negociata que muito prejudicou o Benfica mas beneficiou a empresa de construção do presidente do clube; são as três derrotas consecutivas com que o Benfica entrou na Liga e que o nosso treinador contava conquistar de caras; é o apelo que os dirigentes do Benfica fizeram aos adeptos para não irem aos jogos fora do Benfica, prejudicando jogadores e adeptos, e enfurecendo os clubes adversários que, não por acaso, mantêm relações próximas ou de simpatia com o nosso principal rival; é ser eliminado da Liga dos Campeões -- a mesma que o nosso actual treinador sabe que irá vencer -- na penúltima jornada e envergando uma camisola que celebra os cinquenta anos da primeira que o Benfica venceu, levando três secos de uma equipa chamada Hapoel e sendo repescado nos últimos minutos do último jogo por obra e graça de terceiros; é ser brindado com uma goleada nas Antas (cinco a zero) sem estar perto, sequer, de marcar um golo, e ouvir o estádio repleto de portistas cantar "a todos um bom Natal"; é saber que o clube gastou cento e tal milhões de euros para montar uma equipa que, contra os fracos, jogou muitíssimo bem durante a época passada e, depois da inarrável preparação de época imediatamente seguinte, assistir ao seu lento desmornamento e a uma desvalorização gravíssima dos principais jogadores; é saber que a SAD do Benfica decidiu, depois de vender os seus principais activos abaixo das cláusulas de rescisão, em desespero de causa e sem qualquer sucesso visível, tentar impingir 50 milhões de euros em papel comercial a um país em bancarrota; é saber que a equipa do próximo ano será maioritariamente constituída por jogadores contratados a custo zero e que o passe do Salvio, pelo qual o presidente do Benfica irá vergonhosamente e sem sucesso pedinchar ao Atlético de Madrid, clube no qual ainda hoje joga um jogador cujo passe é inutilmente detido por nós a 25%, só não acabará nas mãos do Porto se Pinto da Costa o não quiser; é perder a esperança de revalidar a Liga portuguesa após perder um jogo com o Braga, com um frango de Roberto e a expulsão de um jogador (Javi) que bem podia ter sido expulso nos dois jogos anteriores; é entregar o título ao Porto e a um treinador de 33 anos num jogo em casa, com um golo do Hulk, nova fífia de Roberto e um penalti inexistente a favor do Benfica, e que tudo isto aconteceu no único momento esta época em que nós, benfiquistas, nos podíamos arrogar de ter a melhor equipa em Portugal; é ver o Porto festejar o título na Luz e que os dirigentes do Benfica, não contentes com o culminar de uma época enxovalhante, decidem apagar a luz do estádio e ligar o sistema de rega, oferecendo aos adversários um forte motivo para ridicularizarem o Benfica até ao fim dos tempos; é assistir à falta de brio de quem manda no clube e que acha normal, depois de perdido o título, baixar os braços, empatar com um Portimonense e um Olhanense, jogar miseravelmente com um Beira Mar e acabar a 21 pontos do campeão; é ver o Porto eliminar-nos da Taça de Portugal espetando-nos três golos na Luz e dando a volta a uma eliminatória que poucas equipas no mundo conseguiriam inverter, e nisto constatar que, nos dias que correm, ninguém no Benfica mostra ter alma para sequer lutar por algo semelhante; é ver o Porto golear os adversários fortíssimos que lhe aparecem pela frente com três jogadores que deveriam estar no Benfica (Álvaro Pereira, Falcão e James Rodriguez) e outro que por lá andou e não nos quis mais (Cristian Rodriguez); é saber que o Porto vai finalmente passar o Benfica em títulos e liderar o ranking por dois (com Taça, Supertaça e Liga Europa); é saber que o Porto dificilmente não termina esta época com o dobro dos títulos europeus do Benfica e que os respectivos dirigentes, não satisfeitos com isso, apostam em manter os principais jogadores de uma equipa que tem mais do que qualidade para ser campeã europeia; é saber que o Braga está dez lugares (33) acima do Benfica (44) no ranking da UEFA e que o Porto é, neste momento, o terceiro melhor clube do mundo; é, por fim, depois de tudo isto, sim, perder, e bem, no estádio do Braga e com o Sporting Clube de Braga, a possibilidade de ser goleado na final da Liga Europa pelo Porto, e acabar a noite a ouvir Pinto da Costa lamentar, com ironia, a eliminação do Benfica, afirmando, carregado de razão, que este seria o adversário mais fácil para o Porto.

Nenhum adepto do Benfica deve o quer que seja aos dirigentes e treinadores que por lá andam e serão precisas décadas para esquecer a humilhação que esta época representa. O Benfica já não é grande".


Tão parecidos que nós somos


Revelador

Desde que é presidente, LFV já viu o F.C. Porto, Sporting e Sp. Braga chegarem a finais europeias. Só ele é que não consegue colocar o Benfica em final nenhuma.

Todos fossem como ele e outro galo cantaria

O que vão dizer, LFV e Rui Costa

Estou curioso em saber o que vão dizer desta época desastrosa, LFV e Rui Costa. Até sou capaz de adivinhar. LFV, tentará sacudir a água do capote, como em tantas outras vezes, dizendo que as contratações não foram da sua lavra e que tudo fez para criar as condições para que a equipa tivesse êxito. Rui Costa, provavelmente voltará a não dizer nada. O homem não fala, o homem não sabe. Nunca se lhe ouviu uma ideia, uma opinião, sobre o que deveria ser feito no futebol. Sabemos que ele está lá mas desconhecemos o que por lá faz. Vêmo-lo, isso sim, no final dos jogos, a refilar com os árbitros, a empurrar ou a separar jogadores e não mais do que isso. Comparem-no com o seu antecessor, José Veiga, e veja-se a diferença. Enquanto um fazia valer a sua autoridade o outro limita-se a ser uma figura decorativa. E pensar que muitos benfiquista o queriam ver como presidente. Haja paciência.

Os benfiquistas e os portugueses ensandeceram

Os benfiquistas, porque perante mais um descalabro desportivo e um prejuízo financeiro que nos faz caminhar para o abismo continuam a manter a confiança em Luís Filipe Vieira. Os portugueses, porque estando o país na eminência de bancarrota, e sabendo qual o responsável por esta desgraça, insistem em achar que Sócrates é o primeiro-ministro indicado para nos tirar deste pântano em que estamos atolados até ao pescoço. Será que alguém no seu perfeito juízo consegue compreender uma coisa destas?

quinta-feira, maio 05, 2011

O sucessor de Jorge Jesus

Não sendo Jorge Jesus o principal responsável por esta hecatombe que se abateu no Benfica, a verdade é que também já se percebeu que o seu ciclo no clube terminou. Parece-me que há uma quebra no relacionamento com os jogadores, motivada não sei bem porquê mas que é evidente e, além disso, vem dando provas sucessivas de que não é capaz de incutir nos jogadores e a si próprio a força mental necessária para ultrapassar os momentos de adversidade. E numa equipa que joga sempre para ganhar esta é uma pecha que não se pode tolerar. Aqui chegados teríamos que pensar no treinador que melhor serviria os interesses do Benfica. E não tenho a menor dúvida que Domingos seria a melhor escolha neste momento. Porquê? Porque é português e conhece a realidade do futebol nacional, porque tem demonstrado que mesmo com poucos recursos consegue montar uma equipa ganhadora, pela sagacidade táctica e pelo espírito guerreiro que incute nos jogadores, e pela sobriedade e humildade com que está no futebol, algo não muito habitual nos tempos que correm e que devia constituir um modelo para muitos treinadores, incluindo o nosso. Bem sei que tudo aponta para que já tenha acordado um vínculo com os leões. Mas se ainda fosse possível resgatá-lo, eu não hesitava.

Quando é que os verdadeiros benfiquistas vão acordar?

Quando se desfaz uma equipa campeã vendendo os melhores jogadores é natural que estas humilhações sucedam. É preciso que os benfiquistas percebam de uma vez por todas que LFV não tem condições para continuar à frente dos destinos do Benfica. Quem gere o clube desta forma não pode ter o apoio dos benfiquistas. Infelizmente, vá-se lá saber porquê, a maioria continua incondicionalmente ao lado do presidente. Se o homem tivesse um pingo de vergonha fazia o mesmo que o Bettencourt. Mas obviamente que não o fará. Está agarrado ao poder que nem uma lapa (nisso é um clone do Sócrates), defendendo apenas os seus interesses e estando-se a borrifar para os do clube. E tudo isto acontece porque os benfiquistas o permitem. Até quando é aquilo que apetece perguntar.

Será que vamos ser capazes?

A mim tanto me faz. Ou nesta ou na outra baliza. Temos é que meter uma bola dentro de uma delas.    Penso que uma será suficiente.

O fim da linha para Roberto?

Roberto não tem nenhuma margem de erro até ao final da época. Falhar significa o terminus do seu vínculo no Benfica e aos responsáveis do clube só lhes restará vendê-lo. Fica por saber se conseguiremos recuperar o investimento feito.

Obrigados a passar à final

Com ou sem Roberto, não nos resta outra alternativa que não seja ir à final da Liga Europa. Uma eventual eliminação iria ter consequências desastrosas em toda a estrutura encarnada. Treinador incluído.

quarta-feira, maio 04, 2011

Cardozo devia ter sido vendido?

"A indústria-futebol regula-se por três princípios essenciais:
Comprar jogadores (‘activos’) de boa qualidade e a bom preço; Rentabilizá-los desportivamente; Rentabilizá-los financeiramente. São três momentos distintos que correspondem a uma gestão muito criteriosa. Em mais ou menos tempo. O ideal, quando os jogadores se revelam importantes nos respectivos planteis (‘peso desportivo’), é mantê-los, sem nunca perder a oportunidade de negócio. As vendas são contudo incontornáveis, em nome de uma gestão financeira sustentável.
O mercado de transferências, no futebol, está a sofrer as mutações próprias da economia mundial. Não é possível dissociá-los.
Por outro lado é preciso olhar para a especificidade do mercado português. É muito difícil competir com outros mercados.
No caso do Benfica houve um investimento forte nas últimas épocas. O Benfica resistiu o que pôde. Valorizou muitos dos seus ‘activos’, conservou uns e vendeu outros. Esta gestão tem de ser cirúrgica.
Convenhamos que era muito difícil manter Di María e Ramires, por razões diferentes. Já o ‘timing’ da saída de David Luiz pareceu-me muito discutível. A meio da época, com muita coisa para ser decidida.
Por outro lado, creio que o Benfica fez muito mal em não vender Cardozo, quando a sua cotação estava em alta. E porque a saída de Cardozo seria sempre mais fácil de ver compensada. Agora vai ser complicado encontrar quem dê pelo paraguaio o valor que o Benfica já poderia ter encaixado".

Rui Santos

Nota - Cardozo devia ter sido vendido se tivéssemos a garantia de que conseguíamos arranjar melhor. E isso não é um dado adquirido. Além do mais, é bom não esquecer que o paraguaio é só o melhor marcador estrangeiro que passou pelo Benfica.



Isto só lá vai acenando com o vil metal

LFV decidiu oferecer um prémio de 3 milhões de euros ao plantel das águias, caso a equipa consiga vencer a segunda prova mais importante da UEFA. Uma vez que o amor à camisola é coisa de outros tempos, pode ser que, com este incentivo, os jogadores façam das tripas coração e se esfarrapem todos para vencer a Liga Europa. Tenho dúvidas que isto chegue. Mas que pode ajudar, lá isso pode.

Será que é desta?

Que este indivíduo (Martins dos Santos) assenta os costados na cadeia?

terça-feira, maio 03, 2011

Assino por baixo

"Recorda hoje antónio magalhães, no 'record', a propósito dos incidentes verificados no jogo do passado domingo em 'braga', e passo a citar, 'qualquer acto que provoque condicionamento, intimidação, constrangimento ou pressão sobre o árbitro será julgado naqueles termos, remetendo as consequências para o art. 52, cuja moldura penal refere a baixa de divisão e multa.'
é isso que a lei diz e concordo com a mesma.
mas a questão aqui é saber: qual a 'intensidade' - como diria o saudoso doutor pôncio no que respeitava ao julgamento dos 'encostos' dentro da área - do condicionamento, intimidação, constrangimento ou pressão provocada pela introdução sub-reptícia, por debaixo da porta da cabina do árbitro, de uma fotografia reveladora de um lance mal ajuizado por este no decorrer do encontro?
será esse tipo de intervenção coerciva maior ou menor do que aquela que amiúde se regista nos campos de futebol, nomeadamente o insulto, a ameaça física, o encostar da testa ao nariz do árbitro, os pontapés na porta do balneário da equipa de arbitragem, isto para não falar das declarações feitas antes dos jogos pelos treinadores com o intuito único de condicionar o juiz indicado para dirigir a partida?...
no caso da imagem que este caso regista - o 'scan' de um 'frame' televisivo do jogo da 'pedreira', em papel a4 - qual a diferença entre o mesmo e aquelas a que os árbitros têm acesso disponibilizadas pelos televisores que os 'donos' dos estádios instalam em todas as cabinas, de todos os árbitros, em todo o mundo?...
ou não estou a ver bem este 'filme' ou todo o estardalhaço que está a ser feito à volta dos acontecimentos do passado fim-de-semana só existe porque se trata do 'sc de braga'?
mais precisamente: será porque o clube minhoto se tornou particularmente incómodo nesta fase final de temporada ao intrometer-se, em disputa com dois chamados 'grandes', por um lugar no pódio do principal campeonato pátrio ou pela condição de finalista na segunda prova mais importante do calendário dos emblemas europeus?..."

Boa escolha

Com um árbitro inglês a dirigir o jogo de 5ª feira fico descansado. São os árbitros que mais gosto de ver apitar, porque além de serem pedagógicos, ainda que nos jogos europeus ponham isso um bocado de lado, garantem imparcialidade. E face ao ambiente que habitualmente apanhamos em Braga é importante saber que não temos um árbitro com o intuito de nos prejudicar. Só espero que esta escolha acalme os jogadores e lhes permita porem em campo todas as suas capacidades.

Dúvida persiste

O Jogo diz que é Júlio César que vai para a baliza em Braga. Por sua vez. o Record diz que Jorge Jesus aposta em Roberto até ao fim. Sinceramente, nem eu próprio sei em quem acreditar. No entanto, uma coisa é certa: quem lá estiver tem que ser o maior obstáculo ao ataque do Sp. Braga e é obrigado a ter uma noite imaculada. Caso contrário, a contestação vai ser enorme e Jorge Jesus sairá chamuscado.

segunda-feira, maio 02, 2011

Discurso recorrente mas compreensível

José António Silva: «Cimos Koper é uma equipa fortíssima»

Com esta declaração, o treinador de Andebol do Benfica já está a preparar o terreno para o que aí vem. No caso de as coisas correrem mal, justificará o desaire com o poderio do adversário. Se sair vitorioso da contenda dirá que é um grandioso feito exactamente pela mesma razão. Tudo bem. É uma estratégia recorrente utilizada por muitos treinadores, que se compreende e não há que censurar. Eu se estivesse na sua posição provavelmente diria o mesmo. O que eu quero, muito sinceramente, é que ele ultrapasse este obstáculo porque perdido que está o campeonato a conquista de uma prova europeia seria um bom prémio de consolação.

Era de prever

A julgar pelos relatos nos jornais parece que houve tentativa de pressão sobre o árbitro, por parte dos bracarenses, no intervalo do jogo entre Sp. Braga e U.Leiria. Nada que me surpreenda tendo em conta  a amizade entre Pinto da Costa e Salvador. Mais tarde ou mais cedo o presidente bracarense iria pôr em prática os ensinamentos do papa. O Benfica que se prepare pois o ambiente em Braga na 5ª feira vai estar escaldante. Ou lá se vai. O que nos vale é que a arbitragem não é portuguesa, o que em princípio nos dá garantias de imparcialidade.

Dá que pensar

A 2ª linha do F.C. Porto passeou no Sado. A 2ª linha do Benfica só ganhou um jogo e já fez vários, sendo que em todos eles jogou muito pouco. Por aqui se pode aferir da qualidade dos dois plantéis.

Falta o último passo

O Andebol do Benfica desta vez portou-se bem ao apurar-se para a final da Taça Challenge. Veremos agora como se portam na final.

domingo, maio 01, 2011

Mais do mesmo

E vão 16 jogos sempre a sofrer golos. O empate tem pouco significado mas estas desatenções são reveladoras da fragilidade da equipa. Enfim, não adianta bater mais no ceguinho porque todos nós sabemos com o que podemos contar.
Agora há que pensar no jogo de quinta-feira onde tudo pode acontecer. Para o bem ou para o mal. Esperemos que seja o nosso dia pois já é tempo de termos uma alegria. 

Enigma

Esta necessidade de estar constantemente a vender jogadores choca com a tão propalada excepcional gestão financeira que LFV não se cansa de nos dizer. Tão excepcional que é copiada por outros clubes em Portugal. Ora se assim é, porque é que Pinto da Costa não vende e nós aproveitamos todas as aberturas de mercado para despacharmos os nossos melhores jogadores? Será que o presidente portista tem alguma atracção pelo abismo ou é a nossa gestão financeira que afinal não é assim tão boa?