quarta-feira, junho 24, 2009

A história da "candidatura" de José Eduardo Moniz

"José Eduardo Moniz decidiu candidatar-se às eleições do Benfica em Março, ainda sem qualquer apoio do movimento "Benfica, Vencer, Vencer", depois de desafiado por um grupo de amigos, entre eles o cineasta António Pedro Vasconcelos, Nicolau Breyner e Horácio Piriquito. O patrão da TVI recusou avançar - decisão depois enquadrada num cenário de eleições antecipadas e de apoio do grupo de José Veiga - surgiu depois de Moniz ter passado uma tarde no BES Investimento a estudar as contas do clube e da SAD.

"Disse-nos que estava disponível em Março", confirmou ontem ao "i" o empresário Horácio Periquito. "Mas o António Pedro Vasconcelos é que foi o pai da ideia, foi ele que se lembrou de José Eduardo Moniz", continua. O cineasta, em breve entrevista ao "i" (ver ao lado), confirma o filme do desejo de candidatura de Moniz e dá pistas para descodificar todo um argumento precipitado com as eleições antecipadas. Como? Moniz tinha adiado "para Agosto" a preparação da campanha mas acabou por ser surpreendido com a demissão dos órgãos sociais do Benfica e com a obrigação de ir a votos a 3 de Julho. A 15 de Junho, uma segunda-feira, aterrou em Lisboa proveniente dos Estados Unidos e só tinha até 22, limite para entrega das candidaturas, para definir a sua lista. Os contactos intensificaram-se. No dia seguinte, Varandas Fernandes e Rui Rangel apresentaram o movimento "Benfica, Vencer, Vencer" em conferência de imprensa, no Hotel Sheraton, ainda sem candidato presidencial. Nessa altura acentuaram--se ligações com José Eduardo Moniz: o nome tinha o impacto e a credibilidade necessários; e o movimento acolhia figuras que agradam a Moniz, como por exemplo Álvaro Dâmaso, ex-presidente da bolsa, outro sócio benfiquista açoriano.

Quarta-feira (no mesmo dia em que Bruno Carvalho oficializa em pleno voo outra lista de oposição), José Veiga entra em cena e reúne-se com o patrão da TVI, encontro que acabou noticiado pela RTP e, no fundo, oficializou a fusão do seu grupo com Moniz, resolvendo-se o grande problema: inexistência de um candidato presidencial (ao mesmo tempo, Moniz fala com a administração da Media Capital e com a Prisa).

Uma tarde no banco. Depois de ter uma lista definida (Bagão Félix para a assembleia-geral, embora Medeiros Ferreira tenha sido equacionado), José Eduardo Moniz deslocou-se (ainda nessa quarta-feira, já de tarde), à sede do BES Investimento (um dos principais parceiros de crédito do clube), onde tentou perceber o enquadramento financeiro do Benfica.

Seguiu-se um jantar em família - importante na decisão - e a resposta final seria dada na quinta-feira. E ao início da noite, em conferência de imprensa, Moniz disse que não avançava. "Não estão reunidas as condições [...]. É preciso tempo para estudar os dossiês, algo que a actual direcção resolveu encurtar através de um golpe de Estado estatutário", disse aos jornalistas, surpreendido com o facto de Luís Filipe Vieira dizer não ser necessário vender jogadores e, por outro lado, Domingos Soares Oliveira (administrador da SAD) garantir numa entrevista a "O Jogo" que a SAD precisava de encaixar dinheiro com a venda de activos. O não soou a sim adiado".

"I"

2 comentários:

MT disse...

nao sei se sabe, mas o dono desse jornal e de uma holding da editora LENA que por sua vez pertence a Media Capital, dona tambem da TVI... as coisas tem de ser ditas como elas sao.

Joaquim Martins disse...

E na cabeça de alguns, era Moniz que ia "tirar o Benfica do pântano..."

Estranho, era capaz de jurar que nos tentou foi enterrar num!

Eis nestas linhas a grande razão pela qual considero que Luís Filipe Vieira deve continuar a presidir ao Benfica: é claro que todo e qualquer indivíduo que se candidate á presidência do nosso Clube apenas quer, por regra, daí tirar dividendos. Para si e/ou para outros. Neste caso, tinham tudo orquestrado para "deitar a luva" á marca Benfica (apenas a maior em Portugal) e aos seus direitos de emissão televisiva!

Impressionantes a falta de vergonha, a ganância, e o desrespeito destes pulhas auto-intitulados Benfiquistas(capazes de vender a própria mãe ao Diabo por dinheiro), pelo maior Clube Português e pela sua história, encarando-o apenas como um meio para obtenção de poder, protagonismo, e enriquecimento rápido. Preparavam-se para nos "vender" aos espanhóis!Como foram capazes?

Inacreditável.

Impressionante, acima de tudo, não apenas a inércia dos adeptos (que assistem a isto sem um único grito de revolta ou uma atitude de força digna do seu Benfiquismo, ficando sempre em suas casa calmamente a assistir, de braços cruzados, a este fartar vilanagem), como ainda a sua impressionante estupidez, ingratidão, e total cegueira, não sendo capazes de discernir minimamente quem nos quer bem (LFV quere-o, como acaba de provar, cortando sumariamente as vazas a toda esta corja que tentou apropriar-se do nosso amado Clube, mesmo colocando a sua própria cabeça no cepo, e arriscando, como o foi, ser acusado de ditador e anti-democrata.Pois é, a democracia tem destas "pequenas falhas"...Felizmente Vieira sabe disto e estava atento), de quem nos quer mal. Que se lembre sempre deste triste episódio quem queria Moniz á frente do Benfica e tire daí a devida lição para o futuro: é preferível um Presidente que comete erros, mas honesto e trabalhador, a um emproado da televisão cujas motivações se desconhece e de ligações como as que pontificaram neste caso, que até Veiga meteu. Tivessem tido sucesso, e ter-nos-iam entregue á Prisa (Empresa de nome bastante
apropriado) que já nos esperava sentada á mesa de guardanapo e talheres na mão.

Mas como a porcaria vem sempre ao de cima e os cobardes tendem a flutuar, toda esta nojenta trama e seus orquestradores mostraram a sua verdadeira natureza após serem desmascarados: onde estavam os tais 200 apoiantes do movimento "Benfica, Vencer, vencer" aquando do desmantelamento da sua pérfida rede? Não se sabe. Nem um deu a cara. Claro.

Faz lembrar o golpe que um certo Senhor procurou dar no Boavista aqui há uns tempos atrás, sob o pretexto de "...cobrir todo o passivo do Clube", não faz?

É urgente que todos os Benfiquistas aprendam a de uma vez por todas reconhecer quem é nosso amigo e quem é nosso inimigo.Safámo-nos desta,mas estou convicto de que outras se seguirão. Temos de estar alerta. E Vieira também.

Isto se queremos realmente que o Benfica continue a ser o Benfica.