sexta-feira, dezembro 19, 2008

Será que perdemos a capacidade de nos indignarmos?

Consumou-se ontem, com mais uma derrota, o inevitável afastamento do Benfica da Taça UEFA. Foi uma eliminação humilhante, pois considerando o grupo acessível em que estivemos integrados, não se percebe como conseguimos chegar ao fim da prova com apenas um ponto alcançado e um goal-average francamente negativo de 2-8.
Quique, como não poderia deixar de ser - enalteça-se a sua coragem em ter dito o que disse na conferência de imprensa - mostrou-se indignado com os resultados da equipa e, mais do que isso, com a atitude pouco profissional com que alguns jogadores encararam os jogos. Infelizmente, nos dias que correm, são poucos aqueles que se indignam com aquilo que o Benfica vem fazendo nas últimas décadas. Dá a ideia de que os adeptos estão de tal modo anestesiados com os maus resultados que perderam a capacidade de se indignar, o que é verdadeiramente espantoso e incompreensível. Esta atitude é profundamente masoquista e convinha que fosse explicada para que alguns de nós, aqueles que ainda vão revelando alguma sanidade mental, conseguíssemos perceber o que fundamenta este estado de espírito. É que deve haver uma qualquer razão, por mais obscura que seja, que explique esta impassividade gritante que se apoderou da maioria dos adeptos encarnados. Se houver por aí alguma alma caridosa que me possa elucidar, eu agradecia.

4 comentários:

Anónimo disse...

2-9

Unknown disse...

Penso que tu observas os adeptos de um extremo (aqueles para quem tá quase tudo mal) e todos os outros te parecem os adeptos do outro extremo (aqueles para quem está sempre tudo bem), mas numa posição intermédia estão (aqueles que nesta época vêm uma boa equipa, bons treinadores, boa direcção; mas que já cometeram alguns erros GRAVES, mas também já realizaram EXCELENTES exibições).

Mais que tudo confio no que me dizem, este é ano zero (de mudança de mentalidade), e por assim nem tudo corre como queremos. Mas também não é desculpa para andar a passear na relva!!

Saímos da Taça UEFA humilhados e os jogadores têm de perceber isso! Mas estamos em primeiro e temos de lutar e apoiar para nessa posição continuarmos.

Acredito que ainda vamos viver coisas más este ano, mas também coisas boas (e em maior quantidade!, espero que mais para o fim do campeonato).

Anónimo disse...

Fói só um Traumatismo Ucraniano

utopia disse...

Bem eu continuo vivo...

Caro Karadas,
Vamos lá a falar claro. Afinal o que é que advogas?
Mudança de Presidente - já percebi que sim... quem achas que reúne o perfil?
Mudança de Director Técnic? Certamente que se vê no universo futebolístico alguém com melhor perfil que Rui Costa... ora bem ... quem?
Mudança de treinador, 'xelente... quem? Jesus... Mota... Carvalhal... um estrangeiro qualquer, salvador da pátria? Os portugueses não aguentam 3 meses quando começarem a perder pontos veja-se o Santos que após um empate com o Leixões borda fora - e no meio da época anterior o benfica apresentou o melhor futebol dos últimos 15 anos.

É verdade que a participação na UEFA foi miserável... mas a eliminação da Taça foi um azar... o campeonato que temos estado a fazer é bem razoável...

O que é que advogas? Mandar mais dinheiro para cima do problema? Mais meia dúzia de astros? Colocar os juniores, mas tu disseste e muito bem que não se vê nada de interessante... talvez o Miguel Rosa que 'tá no Estoril (a médio prazo)...

Qual é a solução?

Para mim é manter a actual equipa pluridisciplinar e ir tentando adquirir jogadores mais baratos para as posições chave, desde que tenham um perfil psicológico forte... para a direita da defesa acho que o miudo do Rio Ave seria uma boa opção - rápido, forte fisicamente, bom a cruzar, foi formado no Benfica. Precisamos de um defesa esquerdo, de um médio construtor de jogo que seja capaz de defender, de outro médio com características defensivas e de um extremo direito... é muita coisa para um clube com tantas limitações financeiras.

Milagres não há meu caro... nada de ilusões, pezinhos bem acentes no chão, deixemo-nos de megalomanias...

Saudações cordiais e boas festas.