terça-feira, dezembro 09, 2008

Moreira convence

Este é um dos títulos do jornal Record de hoje. Uma pessoa lê a até lhe custa a acreditar. Como é possível que os autores do artigo (foram precisos dois para fazerem aquele belo naco de prosa)tenham a coragem de escrever que Moreira convenceu Quique Flores, quando o rapaz por muita vontade que tivesse não foi posto à prova uma única vez durante a partida. Que ele iria continuar a merecer a confiança do espanhol para os próximos jogos isso era uma dado adquirido por todos, até pelo próprio, mesmo que tivesse enchido um saco de golos na sua baliza. Ou os autores do artigo, estariam à espera que Moreira fizesse apenas um jogo?

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Karadas,

Todos conhecemos os exageros da imprensa desportiva...

Este comentário só serve para deixar aqui estas singelas perguntas:
- O que mudava no sistema de jogo do Benfica?
- Quem dispensava em Janeiro?
- Com que jogadores é que reforçava a equipa? Só se aceitam respostas com jogadores possiveis:)

Cumprimentos,
Ricardo

Unknown disse...

Ora ai está um comentário com que eu concordo plenamente.

(já não era sem tempo concordarmos em algo)

karadas disse...

Caro Ricardo
1- O problema do Benfica não está no sistema de jogo. O problema reside na falta de qualidade em alguns lugares-chave que comprometem a consistência do futebol apresentado .
É notório (os próprios resultados assim o indicam) que a equipa tem mais dificuldade em jogar em ataque organizado, quando é obrigada a assumir as despesas do jogo. Pelo contrário, sente-se melhor a jogar em contra-ataque porque tem jogadores com boas características para esse tipo de jogo. O busílis reside no facto de em Portugal, em grande parte dos jogos, e até porque os adeptos não o aceitariam, ser obrigado a jogar em ataque continuado e aí as coisas complicarem-se. Não só temos dificuldades na organização de jogo, como nos disposicionamos facilmente quando perdemos a posse de bola e damos todos os trunfos aos nossos adversários para chegarem com êxito à nossa baliza.
O sistema ideal na minha opinião seria jogar com os 4 defesas, os 4 do meio-campo, 1 jogador que fizesse a ligação meio-campo/ataque (Aimar) e apenas 1 ponta de lança (Suazo). Nas tarefas defensivas o jogador responsável por aquela ligação aparece a reforçar o meio-campo dando mais consistência ao sector. Resumindo: convidar o adversário a tomar as rédeas do jogo e desferir rápidos contra-ataques sempre que recuperássemos a bola. Poderia não ser bonito, a maioria dos adeptos não gostaria, mas os resultados iriam ser bem mais positivos. Disso estou certo.

2- As dispensas estariam sempre dependentes das compras. Digam-me quem vão comprar que eu lhes direi quem devem dispensar.

3- Eu não tenho que dar palpites. Quem tem um batalhão de olheiros tem a obrigação de não errar quando se decide por uma contratação. Uma coisa é certa: não faltam jogadores de qualidade por esse mundo fora, e muitos deles nem custam rios de dinheiro. Lembram-se do Deco, Derlei, Maniche, Liedson só para citar alguns dos mais mediáticos, e que na altura em que apareceram ninguém dava um tostão furado por eles?

Anónimo disse...

Caro Karadas,

Um reparo, tanto tem criticado a maneira de jogar do Benfica e as opções de Quique Flores, e pela resposta que deu ao Ricardo fiquei sem perceber.

"O sistema ideal na minha opinião seria jogar com os 4 defesas, os 4 do meio-campo, 1 jogador que fizesse a ligação meio-campo/ataque (Aimar) e apenas 1 ponta de lança (Suazo)."

Então, mas esta não é táctica em que o Benfica de Quique tem apostado desde o início do campeonato, ou estou a ver mal?

""Nas tarefas defensivas o jogador responsável por aquela ligação aparece a reforçar o meio-campo dando mais consistência ao sector. "

Continuo a ver mal??? Não é assim que tem jogado o Benfica???

Em relação ao ponto número 3, dos 4tivemos 3 e não aproveitámos nenhum, Deco, foi trocado ao Salgueiros por esse mago do futebol chamado Nandinho que a única coisa que fez de jeito na carreira foi espetar 3 batatas ao Sporting quabdo jogava no Alverca, o maniche ainda me lembro muito bem dele quando estava no Benfica...corria que até fazia cansar quem via mas estava sempre mal posicionado em campo e relembro que no benfica ora jogava nas alas, ora era o apoio ao Ponta de Lança mais ou menos na posição que joga o Aimar. Por último o Derlei que sempre foi um jogador que eu apreciei, lutador, rápido, muito forte, mas no Benfica nunca fez a diferença apesar de apenas ter estado 6 meses.

Isso de ser olheiro é muito bonito, mas por vezes, não por falta de qualidade mas de adaptação a modelos de jogo ou intensidade nos jogos a verdade é que há jogadores que não rendem e depois saiem e jogam que se fartam. Assim de repente lembrei-me do Ibson, do Diego Souza (estão na equipa do ano do brasileirão) e do Luis Fabiano, mas existem muitos mais...

Um abraço,

Pedro Sousa

karadas disse...

Caro Pedro Sousa
Um modelo com Aimar e Souza, não é igual a um modelo com Souza e Cardozo ou Souza e Nuno Gomes ou Cardozo e Nuno Gomes. No papel até pode parecer o mesmo, mas na prática é muito diferente.