quarta-feira, dezembro 10, 2008

Canal Benfica

Saúda-se o início das emissões do canal Benfica. É um marco na história do clube, o início de uma nova era (pelo menos eu espero que seja) mas confesso que me chateia que a Zon esteja fora disto. E chateia-me porque desta forma não tenho direito a nada. Pode ser que entretanto as partes se entendam e num futuro próximo mais benfiquistas possam ter acesso ao canal. É que a maioria deles está na plataforma Zon e por lá irá permanecer. Não sou daqueles que acreditam que os benfiquistas vão passar em massa para a Meo só por causa do canal Benfica. A não ser que a programação do canal fosse de tal maneira aliciante, com transmissões em directo das várias modalidades p.ex., que fizesse as pessoas pensar em dar o salto. Ora, não é com notícias e acompanhamento dos treinos da equipa de futebol que as pessoas se decidirão a mudar.

4 comentários:

Unknown disse...

Se o preço da mensalidade for parecido, os pacotes similares. O BenficaTV desequilibra. Eu espero até para o ano a ver se a Cabovisão vai ter. Se não logo que possa mudo para a Meo!

Anónimo disse...

Caro Karadas,

É mais que óbvio que a Zon para já está fora da corrida. Se o futebol tem um cancro ainda mais para lá de Pinto da Costa, é o de Joaquim Oliveira. Se Vale e azevedo tinha razão numa coisa, foi dos contratos ruínosos feitos pela direcção de Manuel Damásio com a Olivedesportos em que hipotecaram receitas futuras em troca de migalhas. No caso do Benfica, em que Vale denunciou os contratos (embora não o pudesse fazer numa coisa tinha razão é que estes eram ruinosos!) e a Olivedesportos veio ganhar a acção em tribunal. Esta não quis indeminização em dinheiro, mas sim uma participação (que tem) ainda considerável, na SAD do Benfica tentando dessa maneira influenciar nas decisões em relação às transmissões, sendo que até ao momento sem sucesso. O Benfica descobriu finalmente o segredo. Não é necessário falar com intermediários, mas sim com aqueles que estão disponíveis para pagar o valor real da marca Benfica. E são muitos!
Sabe o amigo karadas quanto vai receber o Benfica da transmissão do jogo da Taça com o Leixões? 60 mil euros. E estamos a falar do 1º e segundo classificado da Liga principal. O que quer dizer que a assistência será consideravelmente superior por esse motivo. Gostava eu de saber agora quanto é que a TVI pagou à Olivedesportos, e quanto é que o Millenium BCP pagou pela prova e vemos quem é que ganhou o quê!
Para em Portugal haver qualidade no campeonato só pode passar por haver mais receitas. E os clubes pequenos estão hipotecados, não há banca mas sim à Olivedesportos, que faz sucessivos adiantamentos de verbas (receitas antecipadas) em troca de prorrogações de contratos e/ou participações nas SAD´s. Em Inglaterra e Espanha os clubes descobriram a "mina" quando começaram a negociar directamente com as televisões, deixando os intermediários de lado. Porque é que os estádios em Inglaterra estão cheios? Não é só pela paixão do futebol ou pela qualidade de jogo, é que equipas como Portsmouth, Sundeland e afins podem comprar jogadores como Crouch e Cissés e isso meu caro karadas leva pessoas aos estádios. Quem é que quer ver Valdisneis e coisas do género? Ninguém!

Anónimo disse...

Isto vai ficar muinto mau para o Jornal a Borla os Galinaceos vão estar a olhar prá TV como os putos,e não vão ler os Salmos da Biblia que valorizam o Glorigoso.

Anónimo disse...

É verdade que a concretização do projecto do canal Benfica (quase três anos depois de anunciado) representa um importante avanço na vertente empresarial do clube e contém um valor intrínseco que pode vir a dar frutos, nomeadamente exponenciando mais-valias financeiras em caso de sucesso desportivo do nosso clube.

No entanto, a excessiva parcialidade e exaltação dos jornalistas que lhe dão corpo, além de desnecessária, retira elevação a um canal que, mesmo de um clube, se pretendia o mais abrangente possível.
A propósito, espero que a bajulação e o assentimento acrítico no comportamento dos profissionais do clube não se tornem condição indispensável para ser jornalista ou opinador na tv ou outros órgãos de comunicação oficiais do clube. É que a alegada interpelação de José Nuno Martins pelo inefável João Gabriel na sequência de um editorial corajoso e incómodo (quanto a mim um pouco exagerado também) por ele redigido no Jornal O Benfica não auspicia nada de bom...

Quanto à exclusão da Zon da transmissão, embora de facto limite a capacidade de alcance e a notoriedade do canal, justifica-se se no comportamento negocial da operadora tiver transparecido o ressabio que esta há muito exibe em relação ao SLB (a transmissão do Olympiacos-SLB num canal ad hoc e a utilização abusiva do nosso emblema foi só mais um episódio nas hostilidades). Não podemos permitir que prepotentemente desvalorizem e enxovalhem o nosso clube, nem deixar que explorem a nossa marca sem nos pagarem o justo valor, por mais que isso nos custe. Se o canal provar a sua viabilidade e triunfar, com certeza que a Zon abordará as negociações com bem mais seriedade.
Abraço,
Zé Amaral