quarta-feira, setembro 22, 2010

A predilecção pelo mercado sul-americano

Os responsáveis do meu clube continuam com as antenas apontadas ao mercado argentino. Ultimamente é só argentinos. E nos intervalos caímos em cima dos brasileiros. Quanto aos europeus é coisa rara. Costumam dizer-nos que esta preferência se deve a serem mercados mais acessíveis à nossa bolsa. Será? É que se formos a ver pelos que têm chegado nos últimos tempos verificamos que todos eles custaram uma pipa de massa. Não se retire da minhas palavras alguma antipatia pelos sul-americanos, porque, de facto, ela não existe, mas custa-me a acreditar que no mercado europeu não hajam jogadores com capacidade e que possam constituir mais-valias para o Benfica. Serei o único a pensar assim?

3 comentários:

Unknown disse...

Eu também penso como tu, até porque eles vêm para serem emprestados de novo ao clube que o vende!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/09/reys.html

nonickname disse...

Gaitan,di maria,jara,Aimar,Saviola,5 internacionais A pela Argentina,nao acha que valem o dinheiro que foi dado por eles?Quantos se podem dar ao luxo de ser internacionais numa selecçao como a Argentina?Mais sul americanos caros...Takuara,maxi,ramires,luisao,david luis,internacionais dos seus paises,portanto tenho a dizer que concordo consigo,era bom podermos ter internacionais portugueses,mas nao os há,outros portugueses nao teem valor para o glorioso!Aqueles que sao internacionais portugueses e o Benfica pode ter...já os tem!

Unknown disse...

A questão do mercado sul-americano ser financeiramente mais viável não passa pelo preço do passe.
A verdade é que esses jogadores, provenientes de Brasil, Argentina, Uruguai, custam, por vezes mais do que outros "craques" que alinham na Europa, mas vêm ganhar salários, por vezes, dez vezes inferiores, sendo jogadores que, com margem de progressão poderão dar lucro num futuro próximo.

Exemplo: Cardozo. Contratado por uma pipa de massa (11M€, creio). Nesse mesmo Verão, o habitual titular da selecção paraguaia transferiu-se para o Blackburn, do Bayern por meros 5M€, de seu nome Santa Cruz. Diferença? Cardozo ganhava cerca de 50 mil euros por mês; Santa Cruz ganha cerca de 50 mil euros semanais.

Concordo com a sua opinião no que toca ao excesso de sul americanos e à insistência nesse mercado. No entanto, a verdade é que, financeiramente, acaba por ser mais viável.

Saudações Benfiquistas