terça-feira, setembro 08, 2009

Fez apenas dois golos nos últimos 23 meses

Está assim explicada uma das razões do nosso insucesso. Mas não tem sido apenas Ronaldo a falhar. Os seus colegas também falham e alguns deles não têm concretizado oportunidades escandalosas. É por isso extremamente injusto culpar Queiroz por estes maus resultados. Até porque a selecção tem jogado bem. Tivessem eles dado sequência ao bom futebol praticado e a esta hora estaríamos no 1º lugar e com o apuramento garantido.

7 comentários:

Joaquim Martins disse...

Curioso como este comentário resume, em essência, a crónica de Miguel Sousa Tavares postada hoje, no Jornal "A Bola"...

No entanto, tanto essa crónica, como este comentário estão , a meu ver, certos, mas apenas até certo ponto: Impressionante como em Portugal nunca se soube, não se sabe (e duvido se alguma vez se saberá), rematar a uma baliza. A insistente incapacidade de que falamos, e que constitui seríssimo "handicap" de que sofremos de forma crónica, aliada á falta da cultura de ataque continuado, simples, e incisivo que tem levado as melhores selecções aos grandes títulos (com excepção da Itália, que, inteligentemente, sabendo das sua inferioridade face ás selecções do Brasil e Argentina, acabou por apostar num cinismo Superdefensivo, mas de ataque repentino e letal, ao jeito do crocodilo, paciente e aparentemente imóvel - defesa e meio-campo recuados e pressionantes - mas que, se tem oportuniidade de atacar, fá-lo supersónica e infalivelmente - pontas de lança letais, como Inzaghi ou Luca Toni - para, depois, se resguardar na protecção da sua impenetrável pele rochosa - catenaccio- táctica que lhes vale,hoje, o título de 2ª selecção com mais títulos Mundiais ganhos, a seguir ao Brazil), tem sido a nossa perdição.

O Jogador Português é capaz de muitas coisas "bonitas": driblar, tabelar, e povoar o meio-campo, que é incapaz, depois, de materializar em golos, por falta de treino.Que não lhes é ministrado. Unicamente por isto.

Ensinar o remate para golo é algo que nunca vi nenhum treinador em Portugal fazer, á excepção de Trapattoni.Pense-se por exemplo, na precisão quase milimétrica do remate Alemão, com a qual tantos dissabores temos tido ao longo dos anos...Matthaus, Klinsman,Shweinsteiger, estão fartos de nos mostrar que esse treino específico compensa!

Espero sinceramente que o Futebol Português acorde para esta realidade e aja em confornmidade: sem pontaria não há golos, sem golos não se ganham jogos, sem se ganhar jogos, impossível ganhar títulos. È necessário suprir esta lacuna ONTEM.

É nesse sentido que até estou de acordo com a chamada de Liedson á selecção: o fuinha, se tem hipótese, não falha.

Mas é aqui que Queiroz também tem culpa: o futebol de posição rígida que defende, quando praticado ao mais alto nível, traz consigo a catástrofe anunciada. Portugal não sabe jogar como a Itália, nem os seus jogadores e treinadores são, pouco mais ou menos, igualmente sagazes.

No fundo, é simples: queremos ganhar títulos Mundiais e Europeus?

1- Contrate-se um Bom Seleccionador, nem que seja estranjeiro, equilibrado, mas que previlegie o ataque.E ensine a rematar á baliza com eficácia.

2- Obrigar os jogadores a praticrem os remates até á exaustão.

3- Quer o seu compnheiro seja Simão,Hugo Almeida,ou Cristiano Ronaldo (o que até acho mal, pois não é ponta-de-lança, e rende mais quando tem espaço para correr), Liedson deve jogar de início, pois sabemos que marca.

Ou oremos a Deus e a todos os Santinhos que surja outro Pauleta.

Anónimo disse...

Sem dúvida que isto ando um bocado mau...
Vamos esperar ganhar tudo e, ao mesmo tempo, que a dinamarca se dê ao «luxo» de só sofrer golos com portugal !!!
Repare-se que, até ao momento, só portugal conseguiu marcar golos á dinamarca!!!
E esta hein ???

Puyol disse...

LOL , Mas acham que é o queiroz que os deve ensinar a rematar a baliza??

Será que os treinos da selecao devem ser destinados a isso? Será que uma coisa tao singular como a finalização nao é e nao deve ser treinada no clube durante o ano inteiro?

Face à adversidade de jogar com jogadores diferentes da sua equipa habitual, nao devem os treinos de seleçao incidir quase totalmente sobre aspectos tacticos e entrosamento entre os jogadores?

Alguem acha que é o queiroz que tem de ensinar homens feitos, jogadores profissionais a marcar um golo?

Na minha opiniao queiroz tem estado bem, pois da a equipa o que ela precisa, poe-nos a criar opurtunidades. O resto já é com os jogadores. Se falham...

Podem apontar que entao deve ele chamar outros jogadores, mas ai entramos nos campo dos "ses" e pra essa conversa nao contem comigo.

Jaquim Martins disse...

Caro Puyol, permita-me discordar.

É essa mentalidade,precisamente, que nos mantém na completa incompetência quanto ao acto de rematar: ex: se uma pessoa não sabe ler nem escrever aos 40 anos, o que deve então, fazer? Aprender sozinho, Ou ser ensinado por alguém???

Obviamente que o remate deve ser treinado afincadamente nos clubee, mas, porque cada jogador é um homem, e por isso, diferente dos outros, conclui-se que existem alguns que não precisam de treino. Mas, que diabo! É óbvio que alguns não só precisam, como precisam urgentemente desse treino! Ou parece-lhe que, em 34 remates apenas marcámos UM GOLO por acaso?

Não interessa se são homens feitos ou não. A aprendizagem destina-se apenas aos míudos, e não aos graúdos? Decerto concordará comigo que não.

A táctica é importante, claro. Mas ela nada vale se não houver concretização, e apesar do trabalho principal em termos do remate (e todos os outros aspectos do jogo) dever vir de raiz e dos Clubes, e depender muito do grau de dedicação do próprio atleta, não lhe parece que, depois do que aconteceu no último jogo na Selecção, treinar o remate também na Selecção não fará mal nenhum, antes pelo contrário?

Óptica complexa: "Se é uma falha, temos de a eliminar".

Óptica Simplista: ou rematamos, marcamos, passamos e ganhamos, ou "de cona" vamos.

Puyol disse...

Aprendizagem: Essa aprendizagem ja foi feita tinham eles 10 anos, senao nao eram jogadores profissionais. Estamos a falar de jogadores que jogam em grandes clubes. Eles sabem rematar, tiveram de dar provas disso antes, e ninguem duvida.

O facto é que ultimamente falham. Acha que é por nao saberem? Falham porque...falham. Falta de concentracao, azar, azelhice por exemplo. Quando o simao falhou aquele golo frente a baliza no jogo da dinamarca nao foi por nao saber rematar (estamos a falar dos pes do simao, usualmente os mais certeiros nos livres), em 10 opurtunidades iguais o simao marcava 9.

Para mim o selecionador tem é de passar a mensagem, ou seja, dizer ao simao que "naquela situaçao deve rematar".

Acha mesmo que é o queiroz que lhe vai dizer pra usar a parte de dentro ou fora do pe? Para inclinar o corpo para baixo pra bola ir rasteira, ou o inverso pra ir mais alta?

Quanto muito poderia po-los a fazer remates a baliza... Mas exige-se a um selecionador que faça isso, com tao pouco tempo que passa com eles? É claro que fazem, mas uma coisa tao basica como rematar a baliza deve estar ja sedimentada a nivel de clubes.

Mas realmente é uma situaçao dificil, a de jogar bem (ou pelo menos criar opurtiniodades) e depois nao ganhar.

Mas nestes ultimos jogos a culpa nao tem sido do queiroz. Terá sido com as invencoes que fez nos primeiros jogos , isso sim.

Joaquim Martins disse...

Caro Puyol

Peço desculpa pelo tardio da resposta, mas estas semanas têm sido muito trabalhosas...Aqui vai.


Não querendo alimentar muito mais discussão sobre um tema tão subjectivo como este, uma vez que temos opiniões distintas, e aqui não se trata de convencer ninguém, não escreverei muito mais acerca disto, a não ser que:

Não importa o que dissermos, você ou eu, a verdade é esta: estes tipos não sabem rematar a uma baliza. E não falham " porque falham". Falham porque não sabem rematar. Isto é óbvio.

Agora é assim: ou aprendemos a rematar, venha lá quem vier ensinar, ou continuaremos a perder ou empatar, mesmo jogando mais e melhor do que outras equipas.Isto é incontornável.É só ter atenção á enxurrada de golos que perderemos pelo caminho de Queiroz, quando o "fuinha" não estiver em campo.Espere, e verá se não tenho razão.

E isto é um problema crónico, que tem a ver com a mentalidade futebolística tão típicamente Portuguesa, na qul o que interessa é a "técnica individual" (pelo que se entende por cá: fintar todos e mais algum), para depois falhar na cara do guarda-redes.

"já deram provas"??? Está a brincar comigo??? Este problema SEMPRE EXISTIU nas nossas selecções e campeonato, tendo, inclusivamente sido o responsável por tantos desaires futebolísticos das nossas Selecções desde os 80's a esta parte. Se "provas" demos, foi de que a cultura de remate para golo não existe no nosso futebol.

Deixo aqui, e como despedida desta thread, um comentário feito á aproximadamente 12 anos atrás por Franz Beckenbauer, ao jornal " A Bola":

"O futebol português possui uma incapacidade já porverbial para fazer golos, o que prejudica grandemente: Não sabem rematar, e deviam aprender a fazê-lo...".


Abraço

Joaquim Martins disse...

Ah, já agora, e só para que fique registado:

Quem contratou Queiroz para seleccionador devia ser chicoteado por estupidez abissal.