quarta-feira, agosto 05, 2009

Hipotecar o futuro

"O Benfica foi a grande estrela da pré-época. E não gostando de ser desmancha-prazeres, não posso deixar de falar numa notícia publicada no semanário “Sol”, segundo a qual fez um contrato de publicidade com a Sagres, no valor de 43 milhões de euros, relativo aos próximos 10 anos – mas esse dinheiro já está gasto e nem passará pelos cofres da Luz. Irá direitinho para o BES.
(…) Se o Benfica já gastou receitas relativas aos próximos 10 anos, como vai sobreviver durante esse tempo todo sem um tostão a mais? Será legítimo uma direcção lançar hipotecas sobre o futuro?
O problema é muito sério porque, com as novas leis, a própria sobrevivência dos clubes está em causa. Temos cá o exemplo do Boavista, que era uma das grandes equipas nacionais e está hoje a estrebuchar. E lá fora os exemplos também abundam (veja-se o que se passou em Itália). O Benfica está em maré de euforia e deve gozá-la. Mas atenção: nos tempos que correm, a má gestão significa brincar com o fogo".

José António Saraiva
Record

25 comentários:

LC disse...

Mas sua excelência tem ideia de que contrato foi feito? é que não tem nada de exclusividade (a não ser de marcas de cerveja) e além disso, o mesmo contrato que se fez com a sagres pode fazer-se com mais um sem número de empresas.

Anónimo disse...

este tipo de posts...nem devia de levar resposta, reparem:
fonte: record
asunto: dor de coto.
problema: por muito que lutem, vão ter que levar com o benfica durante toda a vida.

saudações benfiquistas.

li disse...

shhh... ta tudo bem no benfica!

(sabemos que nao está, mas paremcom isto antes que os lagartos e os tripas saibam senao começam a gozar conosco

eu tb tou preocupado mas o q temos de fazer é abafar o assunto

toca a arranjar os argumentos mais parvos pra contradizer esta noticia)

como dizia ta tudo bem!! a gestao é excelente e quem fala mal é porque tem inveja!!

Anónimo disse...

Por mim, que não gosto de falar do que não sei, embora algumas vezes o faça, é um negócio que me preocupa dadas as notícias que sobre ele vêm sendo produzidas.
Como não tenho biblioteca nem percebo nada de finanças (como Jesus), pouco mais me resta, enquanto Benfiquista, do que fazer figas no sucesso de quem gere o clube e deleitar-me com os comentários que certos antis aqui debitam sobre o tema.
Se é verdade que este é o ano do "ou vai ou racha", tudo estará nas mãos, ou melhor, nos pés, dos nossos jogadores. Por isso, espero que as notícias do interesse do SLB em Alvim sejam infundadas e que a tentação Peixoto tenha sido em definitivo abandonada.
Em relação à substituição de Máxi, se Jesus não consegue fazer de Patric um lateral que lhe ofereça garantias, duvido muito, mas mesmo muito, que o consiga com Luís Filipe (e só pronunciar este nome dá-me calafrios).
Mas se o SLB precisa de fontes de financiamento, parece-me que um passo prévio para melhorar a nossa situação é "despacharmos" os excedentários, que nos custam ao mês qualquer coisa como 450 mil euros. Essa será agora a nossa principal tarefa, se calhar mais árdua do que fixar reforços. Se conseguíssemos poupar este dinheiro e ainda fazer algum com a alienação destes activos (já nem conto com retorno líquido face ao investimento inicial), já seria uma importante ajuda. Se Rui Costa o conseguir, tiro-lhe o chapéu.
Abraço,
Zé Amaral

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!!! disse...

Fogo,Karadas...

Tu és um labaredas...
Então poes o pessoal aqui às voltas com uma noticia(?) do rascord(?!!!)Ainda(!!!!!!!!!!!!!)acreditas nestes gajos?!Tá tudo explicado...
Bem,há aqui gente que insiste em bater com a cabeça na parede...e depois chora a dizer que tem um galo...e que a culpa é do Benfica que não tirou a parede da frente,enfim...
Apesar de alguns dos comentarios já explicarem a realidade há quem insista em não perceber.
Então é assim e leiam devagar para ver se percebem:o dinheiro do contrato não foi à vida,UNICA E EXCLUSIVAMENTE ESTÁ A SER UTILIZADO COMO GARANTIA PARA CONSEGUIR MELHORES CONDIÇOES,funciona como que um fiador num credito normal para consumo ou para habitaçao,com este tipo de contrato por tras é obvio que se faz um negocio mais vantajoso.
Agora acreditem no que quiserem,ou na versão "palas nos olhos,eu quero é criticar" ou na realidade,que não é assim tão complicada,alias,acredito que muitos de voces já pediram emprestimos e de certeza que não ficaram com o vosso salario por causa disso(salvo incumprimento).
Karadas,vá lá,joga com o povo,não queiras ficar com a bola para ti.

bé disse...

ó benfica orgulho e gloria....


tu nao percebes nada disto pois nao?? nao tou a falar de futebol, mas sim do sector financeiro...

chama-lhe o que quiseres, dá as voltas que quiseres, usa eufemismos à vontade...

a verdade é que o futuro do benfica está hipotecado! ou somos tetra campeoes ou podemos chegar à ruina

achas que vamos ser tetra?? nem tri, nem bi acredito....

do que se tem visto, nem a champions conseguimos ir..

estamos preocupados, e nao sao as tuas palavrinhas mansas e falsas que nos vao deixar descansar

Anónimo disse...

oh ''bé''
tu és benfiquista?
se és...quem te enganou?
tu pareces portista pá.
outra coisa, tu é que não percebes nadinha, pois se achas que o benfica está hipotecado...espera sentado, essa alegria nem tu nem os da tua rês vão ter.

bé disse...

olha anonimo é por causa de gente como tu, vieirista, que daqui a uns anos vamos passar mal, muito mal

se nos acontece algo como aconteceu ao boavista eu ainda vou as trombas a alguem, alguem vai ter de pagar

eu tambem andei iludido como tu, vivia bem melhor ignorando o que se passa, mas temos de ser realistas

e portista es tu, que pelo que parece so queres o mal do Benfica

Anónimo disse...

''bé''
és mesmo cromo....enfim, é só rir.
pá tu com o teu tipo de comentário...pareces um portista infiltrado.
por isso, é como te digo, não tenhas medo, o benfica é muito grande, nós acabamos primeiro.

bé disse...

tu gostas muito de argumentar com o "é so rir"

nao dizes pão

sabes o que quer isso dizer? que falas falas mas nao se aproveita nada, es vazio de ideias, vens aqui dizer que o que os outros dizem +e pra rir mas acabas por nao dizer nada, defendeste a dizer que os outros sao portistas

enfim, nao tens fio de conversa, nao sabes discutir

mas estou a espera que me proves do contario

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!! disse...

Bé ou mééééé ou seja lá o que for

Reparaste que não me dei ao trabalho de te responder.
Não gosto de ter de explicar a mesma coisa duas vezes,por muitas voltas e eufemismos que uses não vais lá nem tão pouco tens razão.Se tens a explicação,expoe aqui,não fiques prai a dizer que os outros não tem fio de conversa.
E não perco mais tempo contigo porque já vi que é como tentar ensinar um arbusto a utilizar um computador.

Benfica - Orgulho,Honro,Gloria!! disse...

Ah..bé mé pé chulé

Do que se tem visto,até levantamos o alcatrao do chão,vê se te enxergas!!

bé disse...

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria:

dizer que nao te deste ao trabalho de responder é uma bos desculpa prá falta de argumentos, lol

e falas em explicar a mesma coisa duas vezes??? nem uma explicaste, ptra q estas ai a dizer q ias explicar duas??

a maneira como foges à discussao esta plasmada no teu post, so nao ve quem nao quer

da as desculpas que quiseres, que eu nao mereco, ou diz que sou portista faz como quiseres... foge à vontade, nao sou ninguem pra obrigar alguem a portar-se como um homem

ps:
é bé , nao é mééé...
acho que se vê bem, nao sei qual a sua confusao..
se foi uma piada foi muito seca.. a serio explique-e esse equivoco
foi pra gozar comigo? uau... voce é mesmo bom nisso

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!! disse...

Bem,Bé

Atendendo ao teu grau de teimosia,mais vale explicar-te pois parece que não leste nada do que disse,só querias mesmo ficar por cima a qualquer custo,não é?
Explicações deste ZERO,foi só critica facil e demagogia,esclarecimentos e respostas ZERO!
Já que mais uma vez não percebeste eu explico:
Como em qualquer operação de utilização de credito,é necessaria alguma especie de garantia,nos emprestimos mais comuns como de habitação ou consumo pessoal por norma requerem um fiador ou,em alguns casos,a utilização de patrimonio nominal ou fisico.Isto no que se refere a emprestimos de baixo valor e com baixo risco de recuperação.No caso do Benfica,para a obtenção de credito na Banca,e atendendo que o Benfica tem mais dividas,foi necessario apresentar como garantia o contrato da Sagres(digo necessario mas tambem poderá ser simplesmente conveniente),cujo valor é mais do que aliciante para quem concede o credito.O que pode acontecer é que,num cenario muito negro,imaginando que o Benfica fica fora das competiçoes europeias,ao não haver grande retorno financeiro,teremos de nos retrair em contrataçoes,por exemplo,mas ainda não significa que se execute a hipoteca do contrato.O que podes dizer é que temos pelo menos de ir à champions para podermos continuar a investir.
Se continuares a insistir que isto não é explicação então não sei o que fazer mais por ti senão recomendar-te o regresso à escola.
Depois eu não quero saber se és portista ou dos pescadores da caparica,o que interessa é que és mais um que não pensa pela propria cabeça,lê um jornal(ainda por cima o rascord)e acredita em tudo o que diz!Sabes que jornal eu leio?O Benfica!!E não leio mais nenhum.Se te dizes Benfiquista faz o mesmo e não alimente jornaleiros avençados.
Terminando,podes ver que argumentos não me faltam,não como essa demagogia barata de resposta vagas que me apresentas e não precisas de me obrigar a ser aquilo que já sou à muito tempo,um homem,e vou-te chamar garoto porque,independentemente da idade que tenhas,os argumentos que me apresentas são razos,vagos e sem sentido.
E,Bé,o mééé uma piada?Não achei graça nenhuma quando o escrevi...e não preciso de te explicar mais nada,agora é a tua vez de expores os teus superiores argumentos acerca deste tema.
E por favor,fala do tema e não da minha resposta porque é pra isso que tou aqui pra falar deste tema e não pra perder tempo a discutir infantilidades.

bé disse...

achas entao que o benfica descobriu uma jogada que uma mina de ouro? se isto fosse assim de tao baixo risco qualquer clube o faria, estamos a falar de uma operaçao arriscadissima que poe em causa o principio de nao consignaçao nas financas de qualquer entidade

e sim, ficamos completamente dependentes de resultados desportivos, e tendo em conta o historial do benfica nos ultimos anos, nao sei se este ano é o ano certo pra esta a meter em jogo os patrocinios de 10 anos

e como ficam as proximas direccoes no caso desta falhar? a menos que haja outra jogada anti-democratica como foi nesta, assim nao havera direccoes diferentes

pois, tu realmente explicaste, nao explicaste foi o que era necessário,ate podias vir aqui explicar como se faz bacalhau com natas, queria era que explicasses que isto seria uma boa politica para o benfica seguir, era isso que eu gostava de ler

no fundo a tua explicaçao foi mais do mesmo... se tudo correr bem, correrá, nao é?

e eu nao sou nenhum tapado que leio jornais, ja trabalhai muitos anos no sector bancario e financeiro

tu é que parece que es um adorador de vieira...

isto desde que o rui costa chegou, anda aí uma cegueira...

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!! disse...

Esqueci-me de te dizer(mas tambem o guardei pro fim)de te dizer o seguinte relativamente à tua frase:
"tu nao percebes nada disto pois nao?? nao tou a falar de futebol, mas sim do sector financeiro..."
Para teu azar,eu trabalho no sector financeiro e lido com um sem fim de situaçoes como essa(antes que digas que não devo perceber muito da poda digo-te já que trabalho numa empresa das melhores empresas de Portugal,portanto tenho credito pros argumentos que exponho),nem imaginas quantas empresas se expandem e evoluem à custa de operaçoes como esta,normalmente marcas já fortes(tal como o Benfica)pois só essas marcas ou empresas conseguem "convencer" a Banca a conceder credito,visto apresentarem grandes possibilidades de retorno,sem esquecer que a Banca tem interesse que grandes empresas recorram ao credito pois é assim que geram lucros,movimentando a maior quantidade de dinheiro possivel.
Bem,acho que estamos esclarecidos.Se ainda te apetecer dizer qualquer coisa força,agora só te respondo na 2.ª feira porque ao fim de semana tenho mais que fazer do que isto.
Espero que estejas esclarecido.Agora fico a aguardar a tua explicação acerca do tema,com sentido e com factos,se for pra comentar a minha resposta bem que ficas a falar pros peixinhos,tal como o padre...

Anónimo disse...

bem...
explica lá outra vez ao bé...ou mé, pois ele tem dificuldade em entender....
e depois diz que os outros é que não percebem....dassss, até o meu filho de 12 anos leu e percebeu...faz lhe um desenho.

Anónimo disse...

lol, sempre que falo sobre leis descubro que estou a falar com advogados experientes, agora sobre financas aparece-me uma pessoa ligada ao ...e ja me aconteceu com outras profissoes

ou isso é um clichê de blogs, ou entao tenho uma pontaria desgraçada

adiante....


as tuas palavras partem de um principio: o benfica pode faze-lo pois outram empresas o fazem

mas

o benfica nao é uma empresa, ou a se-lo nao é uma empresa qualquer, é um clube com milhoes de adeptos, socios, e acionistas, é o maior clube de portugal

assim, aceito que nessas empresas haja negocios de risco, é assim a vida do empresário. mas estamos a falar do benfica, logo este teu pressuposto errado de que partiste deita por terra o que disseste depois

essas empresas que conheces nao ganham a vida a jogar futebol... futebol é um jogo, é aleatorio, mas ha tendencias, e a tendencia é o porto ser campeao

agora está tudo bem, mas quero ver quando o LFV sair, o que dirao os novos presidentes... sujeitam-se a nao poder gerir o benfica com dinheiro de patrocinios que deveria ser atribuito aos proximos mandatos

Anónimo disse...

outro que não percebeu...
fogo...será assim tão dificil entender o que é escrito...
não se preocupem com o benfica....vai mais depressa o país a falencia (já está) que o benfica.

Anónimo disse...

mas quem es tu pra dizer pra alguem nao se preocupar com o benfica?

so dizes isso porque nao sentes o benfica, nem es accionista, senao preocupavas-te...

e vens ai dizer "outro que nao percebeu", ou será que tu é que nao percebes?

queres fazer crer que eu estou enganado, pois olha que tambem eu gostava de estar enganado

mas nao vale a pena discutir com adeptos cegos... gostava de partilhar com voces dessa opiniao, mas voces pertencem à classe dos "tá tudo bem e recomenda-se"

nao sei porque fazem isso, se temos problemas no clube deve-mos discuti-los e nao abafa-los

Anónimo disse...

e quem és tu para dizer que está tudo mal??
não me digas ...és o Veiga...
sim, para ti, era esse que ia por o benfica no top...pá, o vale já destruiu muito...

Anónimo disse...

responde primeiro ao que te perguntei:

quem es tu pra dizer pra alguem nao se preocupar com o benfica?

depois eu respondo ao que tu perguntaste, ou será que ja nao poes ca mais os pes?

Luis Batista disse...

Ahah, tambem me acontece quando tou no meio de discussoes em blogs aparecerem especialistas!!No outro dia por causa do jesus apareceu-me um delegado da CMVM e ex agente de treinadores...

Deve ser mesmo clichê, o benfica orgulho e honra, nickname o qual muito prezo, trabalha tanto no sector financeiro como eu no jardim zoologico.

Sejam sérios.

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!!! disse...

Oh Luis

Eu tambem sou Luis e entristece-me ver um homonimo a duvidar de outro! :) Fora de brincadeiras,se eu trabalho no sector financeiro como tu no zoo entao pergunto-te de que animal es tratador porque eu nao preciso de mentir acerca da minha profissao,nem a queria referir mas a isso fui obrigado para que as pessoas percebessem que falava de uma realidade com a qual lido diariamente(nao necessariamente e de forma permanente nestes moldes).Ja reparei que ha aqui muita gente indignada com o optimismo,mais vale deitar abaixo e criticar porque nao da trabalho,basta disparar da boca pra fora.Vamos la ver uma coisa,OBVIAMENTE que este tipo de jogadas acarretam riscos,que ninguem pense que nao existe a consciencia do risco assumido,ISSO E OBVIO!!!Mas,como em qualquer situaçao,temos de antes de mais fazer com que esse risco diminua,atraves dos resultados desportivos que por arrasto trarao proveitos financeiros.Tambem nao nos podemos esquecer da força da marca Benfica,o seu potencial e o proprio peso da instituiçao.Nao e qualquer clube que tem um canal proprio,que ostenta o titulo de maior clube do mundo,entre outros.Temos que perceber que sao factores que fazem a diferença.Agora se preferem criticar uma situaçao de risco em vez de se juntarem a onda vermelha e ajudar o clube,visto que inimigos temos muitos,por mim tudo bem mas se correr bem tambem gostaria de ver a vossa posiçao no final da epoca.A minha esta definida:apoio,com as naturais reservas mas apoio.Se correr mal,vou pensar que pelo menos tentaram fazer algo pelo clube.

António Martins disse...

Esta Notícia saiu no "Sol", não foi?...

Para quem não saiba, este jornal tem como director quem?...

O nada faccioso (e lagarto) senhor António Lima.

Sem mais comentários...