quinta-feira, dezembro 30, 2010

De herói a vilão em poucos meses

"(...) Jorge Jesus viveu "uma vida" nos subterrâneos do futebol português (do Felgueiras ao Moreirense), conquistou os chamados "topo de gama" da sua segunda linha (de Belém a Braga) até que, por fim, já na ternura dos 50, abriu-se-lhe a porta de um grande, um Benfica em crise de auto-estima, orfão de heróis e títulos. Numa época, Jesus revolucionou o "mundo benfiquista" dentro e fora do relvado.
Redimensionou jogadores, acordou adeptos e, num clube ávido de encontar novos símbolos, tornou-se maior do que toda a estrutura que o rodeava. Ganhou e jogou bem. Mas o ano tem "armadilha futebolística" de dividir duas época. E a nova temporada mudou a realidade. Mudaram alguns jogadores, a bola passou a não entrar, alguns maus resultados, e, num clube confundido, o treinador-herói passou, num ápice a ser olhado com desconfiança. As mesmas páginas e páginas que se escreveram de elogios passaram a encher-se de críticas. Não faz sentido. Porque, na essência, o treinador que conquistou o título nacional em Maio, é exactamente o mesmo que foi eliminado da Liga dos Campeões em Israel em Novembro.
Por ter vivido entre esses dois mundos, êxito e fracasso, Jorge Jesus é um "treinador do ano" especial em no futebol português. Para além de muitas análises (tácticas e técnicas) que se podem fazer ao futebol do Benfica, esta "bipolaridade" de análise espelha na perfeição a subcultura de análise que, transversalmente, domina todo o status do futebol português (adeptos e imprensa). De herói a vilão em poucos meses. A história perfeita para explicar a secular "montanha russa" de competências na qual um treinador tem de trabalhar em Portugal. (...)"

Luís Freitas Lobo
Expresso

1 comentário:

Unknown disse...

Tudo certo, apenas falta os pontinhos a menos para nós e os pontinhos a mais para o clube da agencia de viagens dos árbitos e outros elementos do futebol...
Mas estamos a jogar muito menos este ano!!!! Só que sem os roubos do inicio do campeonato estavamos muito perto do clube da agencia de viagens dos árbitos e outros elementos do futebol...
Essa é que é a verdade