sexta-feira, setembro 19, 2008

As principais deficiências na equipa do Benfica

No jogo de ontem confirmaram-se aspectos bastante preocupantes:
- é gritante a falta que faz um defesa direito que não dê baldas a defender e que dê apoio no ataque. Maxi Pereira, tem manifestas dificuldades a defender quando apanha pela frente jogadores rápidos e, pior do que isso, "recusa-se" pura e simplesmente em participar nas acções ofensivas;
- a falta de agressividade na recuperação da posse de bola e a lentidão nas transições ataque/defesa. Só Yebda cumpre a sua função, todos os outros limitam-se a ver jogar os adversário. Desta forma arriscamo-nos, em cada jogo, a sofrer golos com relativa facilidade, fruto da pouca participação dos jogadores do meio-campo nas tarefas defensivas;
- as dificuldades na construção de jogo. Carlos Martins, aquele a quem compete ser o principal organizador de jogo, continua a não fazer o papel a contento. Pouco cerebral, arrisca passes em demasia, quase sempre condenados ao insucesso. Para atacar é preciso ter a posse de bola e nós perdêmo-la rapidamente e com demasiada facilidade;
- a falta de liderança dentro de campo. Necessitamos de alguém que seja a extensão do treinador no terreno de jogo e que saiba comandar a equipa nos momentos de maior aperto. Até agora não o encontrámos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Karadas,

Desde o inicio achei a escolha do Quique muito acertada.
Entre Erickson e Quique, mil vezes o espanhol.
Treinador em ascensão, ambicioso, com autoridade. Aplaudi de pé a contratação, achei que era a melhor da época.
Neste momento... já não sei.
É absolutamente impossivel com o plantel que temos jogarmos com aquela disposição táctica!!! E já jogamos assim contra o Porto.
Não é possivel defendermos só com 4 defesas (alguns de qualidade duvidosa) e o Yebda. É que mais ninguém defende nem tem caracteristicas para defender.Perdemos sempre no meio campo.
Tirando o Real Madrid de há uns anos atrás, não me lembro de ver no futebol equipa mais ofensiva...
Ontem tinhamos: Urreta, Martins, Reyes, Di Maria e Suazo. 5 jogadores que não defendem.
Todos os outros problemas são menores em relação a este.
Até no Paços a jogar assim... enfim.
Cumprimentos
Ricardo

Anónimo disse...

Caro karadas, esquceu a maior deficiência de todas: o próprio treinador, que, não querendo ser alarmista, cada vez mais me faz lembrar Del Neri. Ao menos, se era para contratar técnicos espanhóis, que arranjassem uns que prestassem, pois estes dois últimos além de casmurros mostrar perceber pouco disto. Tenho mesmo a impressão de que, se fosse um português a ter uma performance destas, há muito que lhe tinham acertado com "um pontapé no traseiro"! Mas a culpa, se seguramente não é dos jogadores, que com excepção de Reyes, deram tudo, também não cabe em exclusivo a Quique. O SLB tem mais custos para atingir resultados bem inferiores aos dos seus rivais directos, e isto tem um responsável, que está há já 10 (!) anos no clube e que, com ou sem Rui Costa, não pode merecer nova "carta branca" no próximo ano.
Abraço,
Zé Amaral

karadas disse...

Caros Ricardo e Zé Amaral
Eu em relação aos treinadores já nem me pronuncio. São tantos aqueles que têm passado pela Luz, alguns com um currículo invejável, e os resultados são invariavelmente os mesmos.
Salvou-se deste marasmo o Trapattoni, curiosamente um técnico que foi muito contestado pela massa adepta. Era acusado de ser um treinador demasiado defensivo, que punha a equipa a jogar um futebol pouco agradável mas no fim...ganhou! Há que reconhecer, no entanto, que foi uma época atípica em que o F.C. Porto esteve uns furos abaixo do que costumava valer.
Confesso que já estou cansado de as culpas das épocas desastrosas recairem sempre nos treinadores. Faz pouco sentido. Até porque alguns deles saem do Benfica e conseguem êxitos noutros emblemas. Vejam o caso do Jesualdo.
Dizer-se que temos obrigação de fazer muito mais, eu não vou por aí. Até porque ainda estou a tentar avaliar a valia dos jogadores contratados. Parece-me que muito boa gente se excedeu nas expectativas criadas em relação a este jogadores que vinham rotulados de grandes craques, mas que até ao momento nada provaram. É bom que se diga que todos eles, tinham estagnado nas suas carreiras, pelo que é arriscado pensarmos que vão voltar a ser os jogadores que eram num passado recente.

karadas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

o quique, o aimar, o martins, o reyes agora já nao prestam. se vamos vaia-los até ao fim do campeonato, entao nao vamos ganhar mesmo nada! os adeptos tb tÊm mta culpa no fracasso da equipa pois ajudam a Imprensa a destabilizar o Benfica! temos uma equipa mto boa mas ainda falta entrosamento. Paciencia mas esta é a melhor equipa dos ultimos 10 anos!