terça-feira, agosto 12, 2008

Os reforços do Benfica

Satisfazendo o pedido do anónimo do post anterior, aqui vai a minha opinião sobre os reforços do Benfica para a época que se avizinha:

Sidnei
- Jogador com potencialidades, mas ainda assim a 4ª opção para a posição de central;
Carlos Martins - Potencial não lhe falta, restando saber se consegue ter a cabecinha no lugar e se as lesões não o apoquentam como tem sido habitual;
Yebda - Foi uma agradável surpresa no jogo frente ao Feyenoord. Presença física assinalável, bom recuperador de bolas, conhece os terrenos que pisa, podendo vir a ser um bom substituto de Petit. Veremos se confirma esta opinião nos próximos jogos;
Rúben Amorim - Tem vindo a subir de rendimento. Tem capacidade técnica, é disciplinado tácticamente e dá um maior poder de circulação de bola no meio-campo. Com ele e Maxi Pereira no corredor direito a equipa perde em termos ofensivos mas ganha defensivamente. Titular ou não, é claramente uma boa opção especialmente quando quisermos guardar a bola;
Balboa - Assenta o seu jogo na velocidade mas é técnicamente limitado. Na sua posição é-lhe exigido capacidade de drible que ele manifestamente não parece ter. Até agora não justificou o investimento;
Jorge Ribeiro - Ainda hoje não percebo as razões da sua contratação;
Aimar - Qualidade não lhe falta. A questão que se coloca é saber se é naquela posição que ele obtém melhor rendimento. A mim parece-me que não. Jogando atrás do ponta-de-lança está pouco em jogo, recebe a bola quase sempre de costas para a baliza e com forte marcação, o que lhe dificulta as acções. Na minha opinião, um jogador com a sua capacidade sobressai é com a bola no pé, de frente para a baliza onde tem uma visão mais alargada do jogo e em que pode mais facilmente potenciar a sua habilidade técnica. Percebo a intenção de Quique Flores que quer o argentino a fazer o último passe e isso foi determinante, por exemplo, no golo de Cardozo.
Reyes - Vimo-lo durante pouco mais de cinco minutos mas foi o suficiente para percebermos que estamos em presença de um fora-de-série. Resta saber se ele está interessado em fazer uso das suas capacidades já que este tem sido o seu problema nos últimos anos.
Felipe Bastos - É um dos que ainda não me convenceu. Seja como for é um miúdo que tem uma larga margem de progressão. Se não for útil agora pode vir a sê-lo num futuro não muito distante;
Urreta - O miúdo tem superado as expectativas. Rápido, dá tudo o que tem, embora por vezes seja inconsequente nas suas acções. Nada que não possa ser ultrapassado com o tempo.
Nota - Continuo a considerar que falta um defesa direito e um avançado móvel para podermos enfrentar a época com a ambição que um clube como o Benfica merece.

13 comentários:

Anónimo disse...

Em comentários anteriores já fui atirando para cima da mesa algumas opiniões sobre os reforços.
Só queria deixar uma pequena nota.
Concordo em absoluto com a contratação do Jorge Ribeiro.
Veio a custo zero.
É um excelente substituto para o Leo.
Não defende mal, ataca bastante bem.
É um rematador com possibilidade de marcar vários golos importantes por época.
Vai à selecção sem favores.
Repito, custo zero.
Ricardo

ps: O Yebda não pode ser titular.O Katsouranis na mesma posição é dez vezes melhor.

karadas disse...

O Jorge Ribeiro parece-me ser um daqueles jogadores típicamente portugueses que qd vestem a camisla de um grande se apagam. Oxalá me engane.
Já quanto à inevitabilidade de o Katsouranis ser titular no meio-campo, é algo discutível. Depende qual o Katsouranis que tivermos esta época. Se for o do ano passado coloco bastantes reticências; se for o de há dois anos então aí não restam dúvidas de que o lugar é dele.
Yebda no meio garante-nos maior equilíbrio defensivo e mais poder de choque, coisa que nos tem faltado nos últimos anos e que constitui um factor decisivo no comando de uma partida . Por outro lado, tenho vindo a gostar do grego como central. Com ele e Luisão ficamos menos sujeitos às asneiras e falhas de concentração tão características de outras duplas que por lá têm passado.
Seja como for, a sucessão de jogos é que vai ditar quem deve ocupar as diversas posições emcampo.

Anónimo disse...

Pode ser que o Yebda melhore... no entanto, o que tenho visto é um trinco errante, constantemente desposicionado, que não defende bem nem constrói.
De facto, choca bem e o camaronês também.
É preciso realçar que estamos a falar de um jogador de terceira linha do campeonato francês. Jogava no Le Mans onde só foi titular na segunda volta do campeonato. Durante ano e meio foi suplente do Le Mans.
Mais, de 2002/2003 a 2007/2008 o Yebda fez 24 jogos no campeonato francês. Meus senhores, foram 24!!!
Só consigo louvar-lhe o preço pelo qual foi contratado...
Ricardo

karadas disse...

Ricardo:
Lembra-se do Deco que passou pela Luz e que não valia um tostão furado? Pois é, de vez em qd aparecem uns tipos que ninguém dá nada por eles e depois explodem como o brasileiro.
Entre o Yebda e o Bynia, prefiro o primeiro claramente. Não só dá menos cacetada como sabe o que fazer à bola, algo que o camaronês ainda não aprendeu.

Anónimo disse...

Karadas:
O Deco esteve ligado ao Benfica na época 97/98. Tinha 20 anos, vinha do Corinthians Alagoano, não tinha tido oportunidades.
O Yebda tem 6 épocas na primeira Liga Francesa. São muitos treinadores a não reparem...
O trinco desempenha um papel fundamental na equipa. Seria muito bom termos o Katso a desempenhar a função.
Ricardo

Anónimo disse...

Muito obrigado por ter tido em conta a minha sugestão.

Um abraço e boa sorte com o blog

Anónimo disse...

como podem falar assim do yebda?
nao vai ser titular?
nao consegue substituir o petit?
so vou dizer uma coisa, tenho muito respeito pelo petit mas na ultima epoca teve mal de mais, qualquer jogador o substitui, o yebda é dez vezes melhor do que ele.
é um jogador com uma estrutura fisica assinalavel, nao inventa muito, raramente erra um passe, enfim é um bom jogador.

com jogadores que marcam a diferença como aimar, reyes e carlos martins acho que podemos ser campeoes.
veremos

Anónimo disse...

Apenas mais uma opinião...seria interessante ver o Ruben Amorim naquela posição frente da defesa. Tem boa técnica e visão de jogo, algo que o limita enquanto estiver encostado à direita uma vez que não é um jogador rápido, embora tenha sido até ao momento uma das agradáveis surpresas.
Infelizmente eu até percebo a contratação do J.Ribeiro, não que ele seja uma grande espingarda, que não o é, mas como se lembra a "novela" Léo arrastou-se por demasiado tempo, e como diz o velho ditado "mais vale um na mão que dois a voar" e no final quem se lixou foi o Sepsi, pois o empréstimo deste levantava menos ondas...

Abraço,

Pedro Sousa

Anónimo disse...

Caro Pedro Sousa,

Lamento que o Sepsi tenha sido emprestado nas condições em que foi. O Santander tem opção de compra.
Pelo que vi parecia ter algum potencial.
Quanto ao Ruben:nunca foi trinco, nem pode ser trinco porque lhe falta intensidade a defender.
Yebda: Lembra-me o caso do Zoro. Quando chegou vinha de umas 6 épocas discretissimas no campeonato italiano... Por cá manteve o nivel...
Uma grande opção para o lugar de trinco seria o Fellaini do Standard Liege (não deve custar metade do Garcia), mas continuo a achar o Katsouranis um jogador fantástico.
Ricardo

karadas disse...

Ricardo:
A que se deve tamanha aversão pelo Yebda?!;)

Anónimo disse...

O trinco é dos lugares mais importantes. É quem equilibra a equipa.
Ricardo

Anónimo disse...

Caro Ricardo,

Perdoe-me discordar mas o Ruben Amorim no Belenenses que me recorde sempre foi trinco. Em relação ao Yebda também partilho da sua opinião, pois acho que não é mais que um Fernando Aguiar mais novo com um pouco mais de técnica...mas no geral...um jogador vulgar (no entanto dou ao Yebda o benefício da dúvida e espero estar enganado). Quanto ao Katsouranis na minha opinião a melhor posição para ele será a de nº 8 tal como tem na sua camisola, um pouco à imagem do que fez o Tiago quando esteve no Benfica.
Quanto ao Fellaini...lamento informá-lo é grande, mas não é grande coisa! E se fosse alguma coisa de jeito com a idade que tem, ainda à dois anos poderia ter saído a custo zero e por algum motivo ninguém o foi buscar.
Lembro-me sim a da selecção da Bélgica de sub-21 um miúdo ponta de lança que estava na altura no lille, que era muito bom de bola.
Apenas para terminar, o que realmente estou a gostar no Quique é finalmente por o Nuno Gomes no banco o qual espero que não renove contrato!

Saudações Benfiquistas!

Pedro Sousa

Anónimo disse...

Caro Pedro Sousa,

Devemos ter andado a ver campeonatos diferentes. Nos campeonatos que vi o Ruben Amorim não era trinco... talvez nos treinos...
Ricardo