segunda-feira, agosto 20, 2007

Fernando Santos já não é treinador do Benfica

Duma forma demagógica e populista, LFV demitiu Fernando Santos do comando técnico do Benfica. Com esta atitude o presidente encarnado pretende agradar aos benfiquistas e, ao mesmo tempo, sacudir a água do capote. Para os mais ingénuos, esta é uma medida inevitável e merecedora dos maiores aplausos. Para os mais avisados, ela é apenas mais uma tentativa de salvar a pele e de desviar atenções sobre os reais problemas que assolam a “instituição” Benfica.
Estou à vontade para falar sobre Fernando Santos já que manifestei a minha total discordância logo aquando da sua contratação, por considerar estarmos perante um treinador sem carisma, com um relacionamento difícil com os jogadores e, sobretudo, por não ter um currículo que justificasse a sua vinda para o Benfica.
Isto não invalida que eu considere que o timing escolhido para este despedimento é de todo inoportuno, uma vez que Fernando Santos pouco terá contribuído para o clima de instabilidade que se vive actualmente no Benfica ( se é que alguma responsabilidade lhe pode ser assacada). Foi LFV que preparou esta época; foi LFV que deixou sair os principais jogadores e para os seus lugares trouxe jogadores jovens e inexperientes; foi LFV que correu com José Veiga e abandonou Fernando Santos à sua sorte; foi LFV que colocou demasiada pressão no plantel e equipa técnica ao afirmar que estávamos perante o melhor plantel dos últimos 10 anos, quando a realidade nos diz exactamente o contrário. Resumindo: se há pessoa que devia vir a público assumir toda a responsabilidade por um início de época miserável essa pessoa devia ser o presidente encarnado. Sempre tão lesto em defender a sua honorabilidade, LFV tinha aqui uma boa oportunidade de atestar a nobreza do seu carácter. Em vez disso, assobia para o lado e atira as culpas para cima de mais um treinador há semelhança do que tem feito noutras ocasiões.
Para substituir Fernando Santos anuncia-se a vinda de Camacho, o salvador da Pátria para a maioria dos benfiquistas. É bom que estes não se esqueçam que, curiosamente, o espanhol tem um currículo bem inferior ao do técnico Fernando Santos, sendo que o único título que tem na carreira foi uma Taça de Portugal conquistada aquando da sua passagem pelo Benfica. Ora isto não é suficiente para que estejamos perante um treinador de excelência. E era exactamente dum treinador de excelência que o Benfica precisava neste momento. Era absolutamente proritário que à frente do plantel encarnado estivesse alguém cuja competência não pudessse ser minimamente contestada. Por todas as razões e mais alguma, quanto mais não fosse para fazer cair o mito de que no Benfica os maus resultados são sempre devidos ao treinador.

7 comentários:

Anónimo disse...

para sua informaçao, pagaram a clausula de rescisao do simao que era de 20 milhoes....
quanto a isso nao podiamos fazer nada.. o jozé veiga saiu pk quis, pois estava a ser alvo de um processo judicial, e por fim, os jovens que vosse dis, serem inuteis, ainda nem jogaram de geito, pois quando os vir a jogar, vai calar a sua boca.
em relaçao ao camacho, ele vai salvar o benfica, e foram os adeptos que o pediram...
presidente como o nosso, nao se arranja em mais lugar algum

Anónimo disse...

Karadas compra um bom chpéu de chuva que vái chover açido,ler verdades custa muinto a muinta boa gente.

Anónimo disse...

Aprende a escrever português, analfabeto.

Anónimo disse...

olé olé ó
ninguém pára o Benfica
ninguém pára o Benfica
olé ó

P.S. A última vez q fiquei exuberantemente eufórico e desfraldei bandeiras do maior foi na final da taça contra os andrades do mourinho (lembram-se: Fyssas e simão)
Camacho camachinho és melhor q o Mourinho.
P.S.(2) Quanto ao LFV e ao seu futuro um grande ?
Tenho dito.

Benfica sempre até morrer.

silvino martins disse...

eu que até nem gosto nada do benfica queria deixar aqui mais uma vez uma palavra porque esta pessoa que escreve este blog não é estupida como muitos comentadores que por aqui passam.
ó sr. anónimo a clausula de rescisão não era de 20 mas sim de 25 milhões de euros, ok?
quanto ao vosso presidente, quando abrires os olhos já vai ser tarde.
sr. karadas como já disse e repito admiro muito a sua frontalidade e a forma atenta como vê os problemas, sem doentios como esses anónimos, parabens e já agora felicidades (para si não para o benfica lol)

Anónimo disse...

Li este post ataentamente e concoedo em pleno k a crise no Benfica é provocada não por F.Santos mas sim por LFV, no k toca a vendas,a do Simão ñ havia muito a fazer mas na saida de M.Fernandes penso k as coisas podiam ter corrido doutra forma. As aquisições desta epoca para ñ variar vão ficar no banco é um ritual já!

Quanto a Camacho ñ concordo consigo penso k foi o treinador k nos ultimos 8 anos pôs o Benfica a jogar melhor futebol!

Saudações

Anónimo disse...

"Em vez disso, assobia para o lado e atira as culpas para cima de mais um treinador há semelhança do que tem feito noutras ocasiões."

Salvo erro, F. Santos é o primeiro treinador despedido por LFV desde que é presidente do Benfica. Eu acho que grande parte das culpas por este "pesadelo" de pré-época devem ser assacadas a LFV, mas se há coisa que em que se tem que dar-lhe algum mérito é na forma como, geralmente, defende os treinadores contratados.