sábado, janeiro 28, 2006

Falta de estaleca

Exibição absolutamente deplorável do Benfica. Inexplicável atitude dos jogadores que não se compreende numa equipa que pretende revalidar o título. Alguns irão acusar os jogadores de falta de profissionalismo, outros dirão que foi um problema de cansaço, eu diria que foi uma questão de índole psicológica: os jogadores encarnados simplesmente acusaram a responsabilidade do encontro, a responsabilidade de terem de ganhar o jogo e isso inibio-os de jogarem aquilo que sabem. Foi uma reacção à Fernando Mamede. Acontece que este medo de falhar não pode surgir em jogadores que vestem a camisola da águia, pois trata-se de um clube que está habituado a lutar pela vitória nas provas em que participa. Mal estaremos se cada vez que tivermos um jogo decisivo, em que defrontamos conjuntos do nosso nível, os jogadores venham a ter uma atitude semelhante à de hoje. Espero bem que não, mas confesso que tenho as mais sinceras dúvidas. Veremos como a equipa vai reagir à derrota com o Sporting, em que medida os jogadores vão querer e poder demonstrar, que o que aconteceu esta noite foi apenas um acidente de percurso que não se voltará a repetir. Os próximos jogos, especialmente aqueles que vamos disputar com o F.C. Porto e o Liverpool serão decisivos quanto às nossas reais capacidades.
Quanto ao jogo propriamente dito, o Sporting foi um justíssimo vencedor mais parecendo que estava a jogar em Alvalade e não na Luz, tal o à vontade com que jogou, mesmo depois de estar a perder. Dominaram o encontro a seu bel-prazer, através de uma boa dinâmica de jogo, fazendo uma boa circulação de bola, com os seus jogadores a chegarem quase sempre primeiro à bola, ganhando inavariavelmente as bolas divididas e criando oportunidades suficientes para sairem da Luz com uma goleada. Liedson provou, se é que era necessário demonstrá-lo, que é o melhor futebolista a actuar em Portugal e fazendo juz ao que dizem os adeptos leoninos, voltou a resolver uma partida. Ele sózinho desbaratou por completo a defesa encarnada.
O Benfica não existiu em nenhum momento dos 90 minutos. Não houve um único jogador encarnado que se destacasse pela positiva. Desde o guarda-redes ao avançado foi o descalabro total. Nem Petit conseguiu agarrar no jogo. Foi uma equipa sem ideias, sem norte, completamente amarrada, não conseguindo fugir às fortes marcações do adversário, jogando de forma muito lenta e previsível, falhando constantemente no capítulo do passe o que não lhe permitia ligar uma jogada e dessa forma criar situações de perigo para a baliza leonina ( Ricardo foi um espectador durante toda a partida). Incompreensivelmente, depois de estarem a ganhar, recuaram imenso no terreno ( no que poderia ser entendido como uma atitude estratégica, mas que cedo se verificou ser um sinal de fraqueza perante o maior poder do adversário), dando a iniciativa de jogo ao Sporting que obviamente não se fez rogado. Poderiam nessa altura ter aproveitado as recuperações de bola para contra-atacar, mas infelizmente nem isso conseguiram.
Mais do que a derrota o que impressionou foi a falta de capacidade para dar a volta aos acontecimentos, o que não deixa de ser preocupante tendo em conta as ambições da equipa. Os jogadores terão de se consciencializar de que não podem ter mais nenhum percalço sob pena de os objectivos a que se propuseram irem todos por água abaixo. Têm de demonstrar por actos e não por palavras, que têm estaleca para servir o Glorioso. É que de amostras de jogadores está o clube farto.
P.S.- Pinto da Costa deve estar a rir-se às gargalhadas. Preparem-se para ouvir o homem caso o F.C. Porto ganhe amanhã em Vila do Conde.

2 comentários:

dan disse...

Caro Karadas. Sou do sporting e acabei de descobrir este blog. Gostava deixar os meus parabéns e as minhas melhores saudações pelo tom do discurso que vem rareando quando tocam as rivalidades na bola. Dá gosto "conversar" assim.

Parabéns pelo desportivismo. Para o meu Sporting este resultado recolocou-o na corrida, melhor ainda com o resultado do Porto. Ainda temos 14 jogos e as emoções ainda vão ter muito espaço para acontecer..

Saudações Desportivas!

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. paintball guns justin ovens