quinta-feira, outubro 13, 2005

Já cheira a clássico

É já depois de amanhã que o Benfica joga no Dragão. Petit sempre vai jogar, pese embora os esforços de Pinto da Costa para que tal não acontecesse. Estranha-se, ou talvez não, que tivesse partido do F.C. Porto a queixa que levou a Liga de Clubes à instauração do "sumaríssimo". Terão existido, certamente, nas jornadas já disputadas, situações similares à de Petit que poderiam dar azo a castigo semelhante. Não consta que nesses casos o F.C. Porto tenha produzido queixa junto da Liga. Curiosamente, fê-lo agora relativamente ao jogador encarnado. Provavelmente estamos em presença de uma simples coincidência. Veremos se, no futuro, a SAD portista se mostrará tão decidida na defesa da integridade física dos jogadores, quando estiverem em causa outros clubes.
O jogo frente ao F.C. Porto, aparece numa altura em que o Benfica se encontra a quatro pontos de distância dos azuis-e-brancos. Tal facto reforça a ideia do quão é importante este jogo para os encarnados. Há que evitar a derrota a todo o custo tendo em conta o que isso implica (cavar-se-ia uma fosso de sete pontos para o nosso rival, o que não sendo motivo para baixarmos os braços nos deixaria numa situação complicada). Um empate e, sobretudo, a vitória, relançariam o Benfica no campeonato e constituiriam, por certo, um excelente tónico para o embate decisivo com os espanhóis do Villarreal, na próxima terça-feira.
A forma como o Benfica encarar este jogo poderá ser determinante. Não basta jogar no Dragão com uma defesa porfiada, é preciso não ter medo de atacar (embora com naturais cautelas, pois os portistas têm um poder ofensivo que não pode ser ignorado), já que o F.C. Porto tem revelado fragilidades defensivas que urge aproveitar, se quisermos trazer do Porto um resultado positivo. Não sei qual a estratégia que Koeman pretenderá utilizar. Eu próprio me questiono sobre a melhor forma de abordar o jogo: reforçar o meio-campo abdicando de um ponta-de-lança ou, pelo contrário, apostar no 4-2-3-1 que ultimamente nos tem dado bons resultados? Seja qual for a decisão de Koeman, só espero que seja a escolha acertada.
Uma coisa é certa, no final da contenda, não serei daqueles que em caso de derrota (a não ser que os equívocos tácticos e técnicos sejam demasiado evidentes), irão, desde logo, zurzir no holandês acusando-o de incompetência e outros mimos do género. É preciso conhecer o historial do Benfica no reduto portista, para se perceber que é muito complicado desfeitear o F.C. Porto no seu estádio.
Enfim, os dados estão lançados. Enquanto indefectível benfiquista (há quem tenha dúvidas!) desejo um jogo digno de campeões, no campo e nas bancadas, e que no final o meu Benfica consiga trazer na bagagem, os três pontinhos da vitória. Será pedir muito? Provavelmente é. Mas como dizia o nosso querido José Torres: deixem-me sonhar!