segunda-feira, setembro 19, 2005

Vitória tranquila dos encarnados

Finalmente uma vitória do meu clube na Liga. Uma goleada que pode indiciar uma grande exibição que na realidade não aconteceu. Foi um U. Leiria de menos para um Benfica que terá de fazer bem melhor se quiser repetir a façanha do ano passado. Curiosamente, concretizámos quatro golos sem que o guarda-redes contrário tivesse muito trabalho durante a partida. Aliás, não me lembro de lhe ver fazer uma única defesa digna de registo. Chego ao final da partida, olho para a minha equipa e continuo a ver por ali muitas limitações e imperfeições. Vejo a seguir o Sp. Braga - F.C. Porto e confirmo que para o Benfica chegar ao nível de jogo destas duas equipas, ainda tem muito que penar. Organização de jogo, cultura táctica, dinâmica ofensiva, compleição física são alguns aspectos nos quais a equipa encarnada está num patamar inferior.
A sorte que tem faltado noutros jogos, teve-a o Benfica logo no início de jogo com o golo esquisito de Anderson. Depois do golo, os encarnados caíram numa toada amorfa que os leirienses estiveram à beira de aproveitar por Néné. A partir daqui começaram as cavalgadas de Nelson pelo corredor direito que culminaram com um golo no final da 1ªparte, após um excelente cruzamento do defesa-direito a que Nuno Gomes deu o melhor seguimento. Estava assim traçado o destino da partida. Com 2-0 ao intervalo dificilmente o Benfica não ganharia o jogo. Foi o que aconteceu. Na 2ª parte, o U.Leiria limitou-se a ver jogar e os encarnados sem carregarem no acelerador, marcaram mais dois golos e esbanjaram outras oportunidades.
Destaques para a exibição de Nelson que continuando a jogar desta forma depressa vai fazer esquecer Miguel e para Nuno Gomes pelo hat-trick alcançado, algo que já não fazia há muitas épocas.
Próxima jornada em Penafiel, frente a um adversário que necessita desesperadamente de pontos, o Benfica está obrigado a ganhar. Veremos se o consegue.