quinta-feira, setembro 29, 2005

Prenda envenenada no Dragão

E o impossível aconteceu. Se em circunstâncias normais uma derrota do F.C. Porto frente ao Artmedia constituiria sempre uma surpresa, perder, depois de estar a ganhar por 2-0, atinge foros de escândalo. Face a este resultado, poder-se-ia pensar que os azuis-e-brancos jogaram mal. Mentira. O F.C. Porto até se exibiu a boa altura, praticando um futebol escorreito, jogando deliberadamente ao ataque e criando variadíssimas ocasiões para finalizar com êxito. Marcou dois golos e muitos mais poderia ter marcado. Acontece que um jogo de futebol não é só atacar, é também defender. E neste aspecto, o F.C. Porto cometeu deslizes em demasia que lhe foram fatais. Co Adriaanse disse no final da partida que esta derrota não o levará a mudar de estratégia. Penso que a sua decisão é acertada. Ela tem dado frutos na nossa Liga e vai continuar a dar. Por aí pode o holandês ficar descansado. Na Europa, é que as coisas mudam de figura. No plano europeu, jogar desta forma, apostando tudo no ataque e descurando a defesa tem, como se viu, enormes riscos. E o F.C. Porto está nesta altura em vias de se despedir da Liga dos Campeões embora as possibilidades não estejam de todo esgotadas. Os próximos jogos com o Inter vão ser determinantes.
Ao ver este jogo lembrei-me do Benfica e pensei na estratégia que os adeptos encarnados gostariam que Koeman tivesse utilizado em Manchester. Tem-se pedido ao treinador encarnado que adopte uma filosofia de jogo semelhante à de Co Adriaanse. Confesso que também gostaria. Todos nós gostamos de ver futebol de ataque e de ver a nossa equipa jogar perto da baliza adversária. Acontece, porém, que no Benfica não existem jogadores que permitam a implementação de um tal modelo de jogo. Imagine-se o que teria sido o Benfica a jogar à "Porto" ontem em Manchester. O mais provável era que tivesse acontecido uma goleada em vez de uma derrota pela diferença mínima. Cada equipa tem de jogar com as suas próprias armas e, as nossas, obrigam-nos a jogar de forma mais contida pois as características dos nossos jogadores assim o determinam.

5 comentários:

Pedro disse...

nem pouco mais ou menos desejo q Koeman aplique uma tactica à Co (se bem q temos uma defesa muito mais sólida q eles para isso).
Pura e simplesmente quero q Koeman não invente a polvora e ponha os jogadores nos lugares correctos.

karadas disse...

Com os jogadores a jogar nas suas posições teríamos Beto fora da equipa e Geovanni a entrar de início. Assim sendo, tínhamos entregue o meio-campo ao Manchester, e em vez de 2-1, o resultado teria sido bem mais folgado a favor dos ingleses. É a velha história da manta curta: tapa de um lado, destapa do outro. É preciso desmistificar o seguinte: a equipa encarnada não tem um bom plantel; para além da falta de qualidade é desequilibrado.

Pedro disse...

Ou então tinhamos explorado a fragilidade defensiva do MU com a velocidade e capacidade de remate do Geovanni e conquistado uma vitória histórica.

Apre disse...

Tens razão se compararmos com o sporting a exibição do Porto foi apenas infeliz!

Anónimo disse...

This is very interesting site...
add and ritalin