domingo, junho 11, 2006

Estreia nada auspiciosa

Os optimistas dirão que fomos pragmáticos já que o mais importante era vencer. Os pessimistas dirão que a jogarmos desta maneira dificilmente iremos longe neste Mundial.
As facilidades concedidas pelos angolanos nos primeiros minutos do jogo davam a entender que tudo iria ser fácil para a nossa selecção. Puro engano. Portugal entrou de rompante na partida, marcou o golo, mas inexplicavelmente acomodou-se, jogou de forma bastante lenta, esbanjou várias oportunidades de golo, e com o decorrer dos minutos foi-se apagando. Se na 1ª parte a equipa já não tinha agradado, então na 2ª chegou a ser confrangedor o nível exibicional. Não sei se foi a responsabilidade de termos de vencer ou se houve também por ali quebra física. O que eu sei é que frente a uma selecção tão frágil como a angolana, tínhamos obrigatoriamente de fazer bastante melhor.
Nos jogadores portugueses só Figo esteve à altura dos acontecimentos. Cristiano Ronaldo voltou a evidenciar tiques de vedeta, jogando para si próprio e esquecendo o colectivo. Pauleta marcou o golo, mas mais não fez. Simão não desequilibra. Tiago jogou a passo. Meira não inspira confiança. Miguel a anos-luz do jogador que esteve na fase final do Euro 2004. Nuno Valente sóbrio, mas limitadíssimo em termos ofensivos.
Os jogos que se vão seguir exigem de Portugal outra capacidade. Esperemos que os jogadores portugueses tenham consciência disso.