domingo, maio 15, 2005

A um ponto da vitória na SuperLiga.

A vitória, o resultado que todos nós benfiquistas ambicionávamos, foi conseguido. Esta só foi alcançada, porque os nossos jogadores puseram em campo os requisitos que são fundamentais a quem quer ganhar: atitude competitiva, empenho, sofrimento, entreajuda e capacidade de superação. Respeitadas esta premissas fomos à procura da sorte sem a qual ninguém é campeão. Não esperámos que ela viesse ter connosco, fomos nós que fomos ao seu encontro como sempre deve acontecer. O lance do golo é disso um exemplo: numa bola aparentemente perdida, Luisão acredita e faz-se a ela, perturbando claramente a acção de Ricardo e com isso faz o golo que nos dá os três pontos.
Não foi um jogo de grandes primores técnicos, foi acima de tudo um jogo competitivo em que a emoção prevaleceu, face à incerteza do resultado, onde os dois conjuntos se equivaleram em jogo jogado (com um ligeiro ascendente dos encarnados), as oportunidades se repartiram (embora neste particular o Benfica tivesse as melhores chances de golo) e, como muitas vezes acontece, a decisão do encontro acabou por verificar-se através de um lance de bola parada. Estivemos uns furos acima daquilo que fizemos nos últimos encontros. Em termos defensivos estivemos quase irreprensíveis, a transição defesa-ataque fez-se com maior segurança circulando a bola com mais eficácia, o jogo pelas laterais foi melhor conseguido falhando contudo nos cruzamentos e na finalização que continua a ser a nossa grande pecha. Em termos individuais permito-me dizer que todos os jogadores estiveram em bom plano. Contudo, destaco as exibições de Geovanni que partiu muita pedra no lado direito do ataque; Nuno Assis que reapareceu ao seu melhor nível tendo sido um dos melhores na circulação da bola (fez ainda uma passe de morte para Simão que este não soube aproveitar); Manuel Fernandes que cada vez se parece mais com Makelele, na forma como ocupa os espaços e recupera a posse de bola; Petit pela sua cultura táctica e pelo arreguenho com que se entregou ao jogo; Luisão não só pela obtenção do golo mas porque demonstra ser daqueles jogadores que mais sente a camisola e vibra com o jogo, não se furtando a assumir a liderança da equipa, quando esta necessita (que falta nos vai fazer na próxima época); Quim que se mostrou intransponível ao longo de toda a partida com um punhado de boas defesas.
Agora falta-nos a última jornada onde não podemos perder sob pena de vermos a Superliga cair nas mãos do F.C.Porto, o que seria uma desilusão do tamanho do mundo, ainda para mais, quando pensamos no que se passou na Luz, aquando da recepção aos azuis-e-brancos, naquele golo que nos foi invalidado inadvertidamente e que nos impossibilita já hoje de estarmos a festejar o título. Só de antever essa possibilidade fico à beira dum ataque de nervos.
Em resumo: a conquista da Superliga está à distância de um empate o que à partida não parece nada de transcendente. Puro engano. É imperativo não entrarmos em euforias, conforme disse Trapattoni. Os resultados que o Benfica habitualmente tem alcançado no Bessa, permite-nos dizer que vais ser um encontro de resultado imprevisível, mesmo tendo em conta a fase menos boa que o Boavista atravessa, com o consequente afastamento dum lugar na Taça UEFA, mas que seguramente contra o Benfica, os seus jogadores vão querer dar uma outra imagem de si mais condizente com o seu potencial. Ademais, a possibilidade de poderem retirar o título aos encarnados funcionará como um factor motivacional acrescido isto já para não falar dos habituais incentivos (pecuniários) que seguramente virão da parte do seu clube vizinho.

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo resultado!

karadas disse...

Apreciei essa demonstração de fair-play, caro cg.

Anónimo disse...

Os meus parabéns coninuam a ser sinceros, porque acho que quem marcasse merecia ganhar. Por outro lado, também achei que o Ricardo deu um buraco do caraças...Assim, o Ricardo continua a ser responsavel pela forma displiciente como se fez ao lance, mas há contacto.
vê aqui

http://home.ripway.com/2004-1/53404/gololuisão.jpg

http://premium1.uploadit.org/jordaz//Ricardo-tocado.jpg

Anónimo disse...

best regards, nice info »