domingo, fevereiro 22, 2009

A aposta em Quique Flores

Quique Flores foi apresentado no início da época como sendo um grande treinador que tinha todas as condições para singrar no Benfica.
Porém, analisando o currículo do treinador espanhol, fica-se sem perceber o que Rui Costa viu nele que justificasse a sua contratação. É jovem, falta-lhe experiência e, acima de tudo, não conseguiu até agora resultados que lhe conferissem o estatuto de bom treinador. Um técnico com este perfil, se fosse português, certamente que não teria sido contratado. Fica a ideia que para os responsáveis benfiquistas, é determinante ser-se estrangeiro para se treinar o Benfica. Os exemplos sucedem-se, ano após ano, mas os resultados continuam sem aparecer. Porquê então esta aposta continuada?
É verdade que os poucos técnicos portugueses que por lá têm passado também não têm tido sucesso. Mas se a opção é ter treinadores estrangeiros, ao menos que se aposte em técnicos com cúrriculo porque os de valor mediano têm sido um desastre. É que treinadores de valor semelhante ao de Quique não faltam em Portugal, sendo que os técnicos portugueses têm a vantagem de conhecer e estar adaptados ao futebol que se joga por cá. Além disso não estão desejosos de sair de Portugal, algo que acontece com demasiada frequência com os treinadores estrangeiros.

6 comentários:

Anónimo disse...

Este "post", com todo o respeito devido e merecido entre Benfiquistas, repete mais ou menos o que foi dito de Mourinho.
Quando Mourinho veio para o Benfica, era "velho", tinha "muita experiência" de treinador, até lhe chamavam o tradutor.
E a equipa nova que Quique teve e tem de reconstruir? E conhecer os cantos à casa, as exigências de adeptos?
Manda-se já embora e começa-se tudo de novo?
No Benfica, dirigentes e adeptos, de há 15 anos para cá, parece que toda a gente é devota da Rainha Santa Isabel e esperam que ela chegue lá, abra o avental e diga: «são rosas, Senhor»...
E está tudo milagrosamente feito!
É preciso dar tempo ao tempo! Conheço o Benfica a partir dos meados dos anos 50. Até a estes últimos 15 anos que referi, sempre se respeitaram os treinadores e os contratos. Agora, é treinador sim, treinador sim!
Compreende-se a angústia, mas as coisas levam tempo a compor. Se vamos recomeçar constantemente é que nunca mais lá chegamos.

Anónimo disse...

Volta Fernando Santos e Perdoa os males que te fizemos

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o Hogga Vermelho há que dar tempo ao Tempo. Roma e Pavia não se fizeram num dia. Este treinador ganhou e perdeu com o Sporting e empatou com o Porto esta época, tendo o jogo do dragão sido uma autentica farsa. Isto para não falar das arbitragens escandalosas que nos fizeram perder muitos pontos.O importante é construir e ninguém melhor de quem lida com os atletas saberá o que é preciso para melhorar.Serão o F. Santos o Jesualdo ou o Cus Adrianse melhor que o Quique? Dois deles já passaram por lá e o que fizeram? Vamos mas é continuar a trabalhar e dar tempo a que as árvores peguem.Não queiramos entrar noutra onda de mandar tudo embora e começar de novo isso será péssimo.
Abelourinha.

Anónimo disse...

AI OLARILOLELA COMO ESTE NÃO Á NENHUM TUDO CANTA EM PORTUGAL O FADO TRINTA E UM ;Liedson o depenador de aves, ou melhor, o CARRASCO do CABEÇUDOS

utopia disse...

Caros amigos,

Todos detestavam F. Santos, mas o seu único pecado foi ter-se ido abaixo com o excelente negócio da venda do Simão. Não era fotogénico mas nunca se mostrou frouxo.
Quanto a Quique já o disse e redigo a rotatividade de treinadores é estúpida... a única coisa que peço é que a direcção tenha a certeza de que é com este treinador que quer continuar a trabalhar, se é... força.

Um bom treinador:
- Sabe treinar.
- Sabe estratégia.
- Sabe motivar.
- Sabe reconhecer os seus erros e emendá-los.
- Sabe comunicar.
- Sabe compreender as grandezas e limitações da instituição.
- Sabe trabalhar com jogadores menos mediáticos e torná-los - pela sua capacidade - maiores.
- Sabe dar espaço à formação.

- Um bom treinador coloca uma equipa a jogar bom futebol.

Se Quique que é isto tudo... força continuemos com ele...

Viva o Benfica.

Anónimo disse...

Vou propor-te para treinador. Já agora o Mourinho quando esteve no Benfica era muito experiente...
Que raio de benfiquistas.