quinta-feira, novembro 06, 2008

Banho de bola

Nada como uma derrota destas que nos coloque os pézinhos no chão e nos faça perceber que estamos ainda muito longe de constituir uma equipa que meta respeito a alguém. A exibição desta noite foi igual a tantas outras que temos vindo a fazer esta época com a agravante de que, desta vez, tivemos a contribuição de Quique no descalabro. Em equipa que ganha não se deve mexer. O espanhol resolveu inventar em demasia e sofreu as consequências desse enorme disparate. Hoje nem nas substituições esteve feliz.
Por muito que se diga que Ruben Amorim nos retira ofensividade, o que é certo é que com a sua ausência a equipa fica bastante desequilibrada defensivamente, dando espaços e mais espaços que os adversários vão aproveitando para jogar à vontade. Por outro lado, sem Aimar dentro de campo, ficamos coxos nas transições ofensivas porque não há ninguém que consiga organizar o jogo. Este défice na construção de jogo tem sido o nosso calcanhar de aquiles e não vejo antídoto para o resolver. Outro aspecto que me preocupa é a falta de capacidade física que a equipa denota, facto incompreensível dada a reconhecida capacidade do preparador físico. A não ser que tudo isto não seja um problema físico mas antes uma questão de atitude. Sinceramente tenho dúvidas. Não sei qual o factor que prevalece.
Com este resultado a nossa continuidade na europa fica comprometida. Pontuar em Atenas vai ser uma tarefa bastante complicada e não sei se estamos à altura desse desafio ( acresce que o empate pode até não chegar para nos qualificarmos). Quer-me parecer que a nossa aposta tem de se centrar nas provas nacionais já que nos falta estofo para medir forçar com os nossos congéneres europeus. Não é crime reconhecermos as nossas limitações. Antes isso do que sobrevalorizarmos as nossas capacidades e depois passarmos por vergonhas como a desta noite.

4 comentários:

Anónimo disse...

Benfica de Quique no seu melhor: laterais de recurso manifestamente inábeis, 2 trincos a engonhar, à Camacho, Aimar desperdiçado a extremo, Nuno Gomes uma nulidade, Di María exasperante. Embora o foco deva estar centrado na liga, será que uma equipa de estrelas com uma eliminação prematura da Europa estará à altura de ganhar o campeonato? Exibição muito sofrida como recomeça a ser hábito na Luz, e desta nem Cardozo nos safou na 2ª parte. Pena mesmo foi o desaire do Braga, esses sim mereciam bem mais que o que tiveram.
Mas não é altura para esmorecer, é nas alturas difíceis que se vêem os grandes clubes.
Zé Amaral

utopia disse...

Caros Zé e Karadas,

Ainda bem que não consegui ver o jogo... a internet não arrancava de maneira nenhuma.
Adorei a atitude do público - UMA ATITUDE ENORMISSIMA À ALTURA DOS MELHORES ADEPTOS DO MUNDO - OS DO LIVERPOOL - PARABÉNS MASSA ASSOCIATIVA DO SLB .
É isso, longo caminho a percorrer... pior existem lacunas graves...
Laterais + "alguéns" que pensem o jogo... meus amigos não é este o ano... mas acho que vou ver o Aves.

Saudações cordiais... olhem há coisas mais importantes que as nossas tristezas futebolisticas, os amigos, a família e outras formas de arte - a literatura, o cinema , o teatro...
Fiquem bem... Viva o Benfica, o futebol de ataque e a massa associativa do nosso fantástico clube.
Vitor

Anónimo disse...

Caro karadas e caros Benfiquistas que aqui vêm,

Ontem fui ver o Jogo (1º desta época ao vivo). Do local onde me encontrava (bancada central) foi óptimo para ver a movimentação dos jogadores, muito diferente de ver um qualquer jogo na TV. Bem por onde hei-de começar...vamos pela defesa; Do Quim nem vale a pena falar, se todos tivessem a sua atitude e concentração, não havia jogo que nos escapasse. Os centrais tiveram bem, não tendo sido por eles que o jogo não foi ganho. Muitas das vezes vimos inclusivamente estes a tentarem pegar no jogo e a sair com a bola para o ataque, função que não deve ser a deles. Os laterais muito presos à defesa. Jorge Ribeiro ainda se foi aventurando mas não fez um centro que fosse de jeito. Já em relação ao Maxi, na 1ª parte ainda tentou subir, mas a verdade é que este desesperou com a quantidade de bolas que não lhe chegavam principalmente quando Yebda pegava na bola e não a soltava, principalmente no seu flanco em que quase sempre se encontrava sozinho. Mais...Katsouranis, jogou todo o jogo a passo. A falta de atitude com que se empenhou nos lances do dois golos foi gritante!!! Estava de rastos. Eu fui desportista durante muitos anos e sempre me disseram se estivesse cansado para dar lugar a outro. Arrastou-se e não foi uma mais valia. Nem a defender nem a atacar. Em relação ao Yebda, mau demais para ser verdade. E pior que isso é que me parece que este é o verdadeiro e unico Yebda. Soltou sempre mal a bola, não as recuperava, não fez um único passe...nada. Reyes, foi na minha opinião ainda assim a par de Suazo o melhor do Benfica principalmente na 1ª parte, e estranhamente é substiuído na 2ª deixando DiMaria em campo os 90 minutos!!! Já aqui neste mesmo espaço tinha afirmado que DiMaria tinha sido uma boa venda no verão aproveitando a cobiça (se é que a houve) dos grandes da Europa. arda em afirmar-se, já lhe foram dadas todas as oportunidades e mais algumas para jogar onde queria e como queria...zero...uma nulidade. Só tem uma finta e normalmente é para trás. Finalmente Nuno Gomes, de volta ao normal. Quando deve passar remata, quando deve rematar, passa.
Agora, Quique Flores, que para mim foi o pior da partida (embora já
a há muito tempo que não tinha um apreço tão grande por um treinador no benfica), leu muito mal o jogo. Não pode começar o jogo só com Yebda e Katsouranis em campo. Nenhum deles tem qualidade para sair com a bola para o ataque de cabeça levantada e encontrar linhas de passe de roptura, e isso foi notório no decorrer do jogo. Meio campo e ataque andaram quase sempre desligados. Mais tarde quando entra Aimar, encosta-o à linha e Carlos Martins já entra muito tarde no jogo. Ainda para mais estamos a falar dum Galatasaray muito desfalcado, com uma defesa com alto défice de qualidade, e um Meira que jogando a passo deu perfeitamente para colocar todo o meio-campo do benfica no bolso. Apenas mais duas notas. A primeira para Suazo...este jogador é um talento puro, no entanto tenho algumas dúvidas em relação a ele para uma equipa que jogue em atque continuado. É um jogador de contra-ataque, de jogadas rápidas, tal como fez em Guimarães. Basta ir ao YouTube e ver os golos que fez ao longo da carreira e quase todos eles são a papel químico do de Guimarães. A segunda nota é para o público presente que mesmo quando a equipa perde e não joga uma beata, sai sobre uma chuva de palmas, quando o que mereciam era um coro de assobios.
Desculpem lá me ter esticado no comentário, mas estava a precisar desabafar...

Saudações Desportivas,

Pedro Sousa

utopia disse...

Caro Pedro parabéns,

A sua atitude - aplaudir a equipa -e dos restantes associados e adeptos do Benfica enchem-me de orgulho. Aqueles que percebem, que a solidariedade, na hora da derrota e do fracasso é o cunho dos grandes seres humanos, são para mim seres superiores e registar isso em mais de 25 mil pessoas é uma ENORME lufada de ar fresco nesta socieade muitas vezes doente.

Mais uma vez parabéns.
Vitor.