quinta-feira, novembro 27, 2008

Arredados da Europa

Numa noite tenebrosa como esta não vale a pena bater no ceguinho. O que aconteceu é fruto das imensas lacunas desta equipa às quais tenho dado o devido destaque noutras postagens. Até agora, tem-nos valido o facto de jogarmos em Portugal e face aos adversários que aqui encontramos tais deficiências conseguem ser mascaradas. Já quando nos defrontamos com equipas europeias de algum gabarito o caso muda de figura, pois as lacunas tornam-se demasiado evidentes e os resultados negativos aparecem com naturalidade. A copiosa derrota desta noite deixa-nos obviamente tristes mas tem o condão de nos dar um imagem real do verdadeiro potencial da equipa. Que é limitado mas, apesar de tudo, suficiente para disputar com alguma hipótese de sucesso as competições nacionais. Desde que Quique saiba transmitir aos jogadores o que pretende e, por outro lado, estes saibam absorver o que lhes é pedido.

7 comentários:

utopia disse...

Correctissimo post caro Karadas,

Eu por mim vou de férias... mas mantenho-me sócio.
Este espaço é muito bom, cordial, inteligente, insatisfeito qb...

Parabéns até um dia.
Saudações cordiais.
Viva o Benfica, futebol de ataque e toda a arte ao serviço do desporto.
Vitor

Anónimo disse...

Caro karadas,

Em primeiro lugar uma correcção...nem sequer considero o Olimpyakos uma equipa de gabarito. Depois a equipa de ontem foram uma série de equívocos que apenas têm dado resultado devido a alguma sorte que temos tido. Usualmente não gosto de atribuír culpas a ninguém, mas a paupérrima exibição não só da equipa, mas em especial do David Luiz foi de bradar aos céus. Acho que não houve um golo sequer a que ele não tivesse ficado ligado. Outro equívoco é o dejogarmos com Yebda, Binya e Nuno Gomes. Nenhum destes jogadores consegue dar mais de dois toques na bola para sair para o ataque, e isso ficou provado quando entrou Carlos Martins em que foi o nosso melhor período. Dos três que referi o menos mau foi mesmo aquele de quem menos se esperava. Binya, deverá inclusivé ter sido dos menos maus do Benfica. Continuo a dizer que Yebda é um Fernando Aguiar e pouco mais. Assim não vamos lá...

Saudações,

Pedro Sousa

karadas disse...

Caro Pedro Sousa
O que eu gostava de saber, é se temos soluções dentro do plantel que nos permita chegar ao título nacional? O que é que o meu amigo acha?

Anónimo disse...

Boa Tarde karadas,

Sinceramente penso que sim. Dificilmente acho que com esta tática vamos lá. E passo a explicar; 0 sistema de 4-4-2 é dos mais difíceis de se jogar; mais, o 4-4-2 em losango ainda mais dificíl o é. É um sistema "chato" para os jogadores pois requer muito, mas mesmo muito treino, e isso para os jogadores é "chato", daí a maioria das equipas optar quase sempre pelo 4-4-3, que é simples e fácil.Para se jogar em 4-4-2 clássico ou losango precisa-se no caso do primeiro que os dois médios centro tenham para além de pulmão, uma técnica acima da média. No fundo os dois médios centro teriam de ser uma espécie de dois "Maniches" (foi o primeiro jogador que me lembrei) lado a lado. Ora aí está uma coisa que o Benfica não tem, ou seja, katsouranis, é lento, binya falta qualidade de passe (entre outras), Yebda não distrói nem constrói, R.Amorim e C.Martins aguentam meia parte, partindo do princípio que R.Amorim jogue pelo meio. Ora quem é que sobra? Aimar? Para além das sucessivas lesões(não tem capacidade para os 90 min.)é limitado defensivamente. Para além do meio campo, precisa de ter dois extremos bastante agrassivos, que neste caso só temos um...Reyes. os pontas de Lança têm de ser rápidos e técnicistas, e de todos só Suazo. Penso que em meia dúzia de linhas apresentei algumas lacunas. Assim de repente, lembrei-me de duas equipas espanholas que jogam desta forma, como por exemplo o Atl. Madrid com Maniche e Raul Garcia no meio, Maxi na direita, Simão na esquerda, Aguero e Forlan na frente. A outra o Real antes do V.Nistelrooy se lesionar, com Diarra e Guti (ou Gago/Snejder/Van der Vaart)) no meio robben (ou drenthe) na esquerda e na direita o Higuain, embora este ultimamente jogue a Ponta de Lança. Agora em respeito ao 4-4-2 losango, dizem os entendidos na matéria que é o sistema mais pefeito de se jogar. No entanto os jogadores para interpretar este sistema de jogo têm de ter uma cultura futebolistica acima da média. O expoente máximo desta táctica são as equipas Italianas. Milão à cabeça e o Inter de Mancini, já para não falar da selecção de Itália que já joga neste sistem à séculos.
Apeteceu-me divagar um pouco...mas respondendo à sua questão depende da "mossa" que fez no plantel o resultado de ontem. Se o Benfica jogava até agora para em poucas oportunidades marcar, agora terá adversários que vão tentar aproveitar alguma tremideira especialmente nas fixas laterais. Ainda assim penso que temos plantel para sermos campeões, uma vez que não vejo o Sporting a jogar o que quer que seja e o porto anda muito intermitente. Ainda assim devemos estar atentos ao mercado.

Espero ter respondido às suas questões.

Um abraço,

Pedro Sousa

Anónimo disse...

Só um reparo...onde se lê 4-4-3 deveria ser 4-3-3 obviamente.

Um abraço,

Pedro Sousa

karadas disse...

Caro Pedro Sousa
Fique descansado, pois estou em crer que a "débacle" de ontem à noite não vai fazer mossa. São competições diferentes e os jogadores têm a perfeita noção disso.

Anónimo disse...

Foi realmente uma noite tenebrosa - Aliás, nada do que aconteceu me causou surpresa: Este foi apenas mais um aviso de que o Benfica, ao comando da actual direcção, não vai no melhor caminho
Um presidente não joga futebol mas o impacto da sua personalidade e da sua presença é muito significativo - E eu não creio que Luís Filipe Vieira seja o Presidente que o Benfica merece. Bom, esta é a minha opinião - Aliás, de alguém que fala com sentido isento e desapaixonado, que não é benfiquista - Gosto do bom futebol e interesso-me sobretudo pela sociologia do fenómeno. Pela simples razão de que, sendo um desporto muito popular, sendo o fenómeno que mais impacto tem nas massas, por vezes faz com que entre no domínio das minhas vidências - Este é, pois, para mim o aspecto mais importante. a razão pela qual vejo e aprecio o futebol - Por isso mesmo, e indo ao encontro do que atrás disse, as minhas premonições indicam-me que,enquanto durar o consolado de Vieira, os benfiquistas vão ter mais tristezas do que alegrias.

vidente Vara de Deus - autor do blogue: vidências de vida e de morte
http://videnciasdavidaedamorte.blogspot.com/