segunda-feira, maio 08, 2006

Balanço final da Superliga

F.C. Porto – Comandou a competição praticamente durante toda a época, foi a equipa que melhor futebol praticou, pelo que a conquista da Superliga não oferece a mínima contestação. Apesar de contestado, Co Adriaanse conseguiu levar a água ao seu moinho e, pela primeira vez na sua carreira, alcança um título. De negativo, registe-se a péssima prestação europeia.

Sporting – A certa altura, chegou a prever-se uma época desastrosa, mas com Paulo Bento no comando, os leões souberam dar a volta ao texto e graças a uma excelente 2ª volta, estiveram a um passo de conquistar o título. Ainda assim, asseguraram a sua presença na próxima edição da Liga dos Campeões o que não deixa de ser uma conquista significativa.

Benfica – Época para esquecer se exceptuarmos a excelente carreira na Liga dos Campeões. A nível nacional a equipa nunca se encontrou, as exibições deixaram sempre muito a desejar e a maioria das contratações foram um flop.

Sp. Braga – Mais uma excelente temporada dos bracarenses. Não se percebe, por isso, a não continuidade de Jesualdo Ferreira. Não fosse a saída de jogadores importantes no decorrer da época e talvez o Sp. Braga tivesse entrado na discussão do título.

Nacional – À semelhança dos bracarenses também os nacionalistas fizeram uma excelente época. Alcançaram a Europa e, tal facto, é merecedor dos maiores elogios. Só é pena terem um presidente da estirpe de Rui Alves.

Boavista – Chegaram a ter praticamente assegurada uma presença na Taça UEFA, mas ao não vencerem nenhum dos últimos dez jogos, deitaram tudo a perder. Este facto deve valer a não continuidade de Carlos Brito para a próxima época.

U.Leiria – Após a chegada de Jorge Jesus, o U.Leiria encarrilou e acabou por alcançar um lugar a que nos habituou.

V.Setúbal – Com uma 1ª volta de grande nível, os sadinos amealharam os pontos necessários que lhe permitiram ter uma época descansada. Ainda conseguiram chegar à final da Taça de Portugal e asseguraram uma entrada na Taça UEFA. Melhor do que isto era difícil.

E.Amadora – Com um orçamento reduzido e uma aposta em jogadores emprestados, os amadorenses não tiveram grande dificuldade em assegurar a manutenção.

Marítimo – Uma temporada sofrida, onde o espectro da descida chegou a estar no horizonte. Com a entrada de Ulisses Morais as coisas resolveram-se pelo melhor, embora o lugar alcançado fique aquém do que é habitual no clube madeirense.

P.Ferreira – Fez um campeonato dentro das suas possibilidades. Com a corda na garganta até à derradeira jornada, conseguiu assegurar a manutenção num jogo frente ao Benfica, o que constitui uma prova inequívoca da qualidade dos seus jogadores.

Gil Vicente – Chegou a estar com os dois pés na 2ª Liga, mas Carlitos e seus pares conseguiram, numa ponta final brilhante, assegurar a manutenção.

Naval – Ao descerem quatro, tudo indicava que a Naval seria um desses clubes. Afinal os figueirenses sempre acabaram por se manter nem que para isso tivessem que apostar em três (!) treinadores. Aprígio Santos, dos poucos presidentes que tem sempre as contas em dia, está de parabéns.

Académica – O sofrimento habitual. Umas vezes desce, outras aguenta-se. Esta temporada safou-se mesmo à justa.

Belenenses – Ninguém pensaria que a descida iria acontecer. De entre os aflitoa era aquele que na derradeira jornada tinha mais hipóteses de se manter na Superliga. A conjugação dos resultados empurrou-o para a Liga de Honra. Uma lástima para um clube com o historial do Belenenses.

Rio Ave – No início da época era um dos candidatos à descida. Não a conseguiu evitar apesar do esforço que fez para permanecer.

V.Guimarães – Foi a grande desilusão da época. Pela primeira vez no seu historial enfrenta uma descida de divisão. Os adeptos vimaranenses, por certo, ainda não acreditam no que lhes calhou em sorte. Que volte depressa ao convívio dos grandes é o que eu lhe desejo.

Penafiel – Bem cedo desistiu de lutar. Assim sendo, a descida à Liga de Honra é um castigo justo pelo que não fizeram ao longo da temporada.

1 comentário:

Galaad disse...

Por mim, o Belenenses bem pode andar a penar na 2º Liga durante muitos anos!!! Se tivessem jogado com o Marco Aurélio contra o Porto e se o José Coveiro não lhes tivesse aberto tanto as pernas, ainda estariam na Superliga... MUITISSIMO BEM FEITO!!!

Quanto ao Vitória, ainda tive pena pq simpatizava com eles. Mas depois do cordão humano contra o Benfica e da vergonhosa eliminição na Taça de Portugal com um golo marcado com a mão, espero que também penem durante uns bons anos, de modo a ganharem humildade!!!

E por mim o Gil também ia de vela, mas aguentou-se...