terça-feira, março 15, 2005

A avaliação no ensino básico.

O sistema de classificação que vigora no ensino básico, é uma forma camuflada de combater o insucesso escolar e permite que os alunos passem quase de forma administrativa. Quantos de nós professores não conhecemos casos de alunos que chegam ao final do 3º período, com 4 e 5 negativas e que por obra e graça do Espírito Santo acabam por transitar de ano. Situações destas não são tão pouco habituais quanto isso. Eu bem sei que a própria legislação convida a isso, ao determinar que a reprovação deve ter um carácter de excepção mas os abusos são mais que muitos. Depois não se admirem que o 10º Ano constitua hoje, o ano de escolaridade onde se verificam as mais altas taxas de insucesso escolar. E por que razão é que tal sucede? Simplesmente porque os alunos chegam ao Secundário sem a mínima preparação para enfrentarem os níveis de exigência deste grau de ensino. O certo é que apesar de todos estes facilitismos temos as maiores taxas de abandono escolar da Europa e uma taxa de reprovações que nos envergonha a todos.

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