quinta-feira, março 17, 2005

Ainda a avaliação.

Para os defensores da pedagogia moderna, se numa turma ou escola, uma parte substancial dos alunos não satisfaz as metas prescritas pelos professores ou pelos programas, duas justificações podem apresentar-se: ou as metas foram impropriamente estabelecidas, sem atender às reais capacidades dos alunos, ou então os métodos de ensino adoptados não foram os mais convenientes. Penso que não há nenhum professor que se preze, que perante um conjunto de maus resultados, não tente perceber porque eles acontecem e não tente reflectir sobre os meios que conduzam à sua resolução, modificando, se necessário, a sua forma de intervenção, retardando ou acelerando o desenvolvimento do programa e substituindo este ou aquele conteúdo. O que se esquecem frequentemente os defensores desta "corrente pedagógica" é o nível de responsabilidade dos alunos nos seus maus resultados ( é raro vermos os maus alunos corrigirem a sua metodologia de trabalho e concentrarem-se sobre os aspectos que requerem maior esforço e atenção). Chega de assacar exclusivamente as culpas aos professores, aos currículos, aos programas, aos exames, e sei lá que mais. Não pretendamos fazer do aluno o eterno coitadinho do nosso sistema de ensino.

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