quarta-feira, maio 30, 2007

Mais dois companheiros para Cristiano Ronaldo

Numa viagem relâmpago a Portugal , o Manchester United consegue, de uma penada, assegurar o concurso de Anderson e Nani. Tudo simples quando se tem dinheiro. Cerca de 50 milhões de euros e o assunto ficou resolvido num ápice. Assim até dá gosto negociar. Quando vejo o meu Benfica a vasculhar o mundo inteiro à procura de jogadores a custo zero até me sinto envergonhado. O LFV que ponha os olhos nisto e se deixe de discursos populistas que só o fazem cair no ridículo.

Sportinguistas em sofrimento

O Sporting acaba de engolir um elefante com a ida de Tello para o Besiktas depois de, aparentemente, este ter tudo acordado com os leões para a renovação do contrato. Por isso mesmo, os dirigentes leoninos não se conformam com a quebra do compromisso verbal e prometem accionar judicialmente o jogador. Infelizmente (para eles), bem podem esperar sentados se pensam que vão ser ressarcidos monetariamente: o chileno estava em fim de contrato, não assinou nada, pelo que estava livre de rubricar por quem entendesse. Compreendo que doa ver sair a custo zero um jogador em que se havia investido 7,5 milhões de euros. Mas é assim a vida hoje em dia no futebol. Estamos todos fartinhos de saber que o que motiva os jogadores é o vil metal sendo poucos aqueles para quem o amor à camisola ainda significa alguma coisa. O Sporting não está isento de culpas pois teve tempo de sobra para acautelar esta situação. Não o fez, tramou-se. Apesar de tudo não vejo motivo para tanta indignação, até porque estamos em presença de um jogador banalíssimo para o qual os leões não terão dificuldade em encontrar um substituto. Em todo este episódio, o que não deixa de ser curioso é o facto de um clube de 2ª linha do futebol turco ter mais poder financeiro do que um clube de topo em Portugal. Para nós portugueses, que passamos a vida a dizer que queremos ombrear com os melhores clubes do futebol europeu, acontecimentos como este são a prova inequívoca da nossa fragilidade.

terça-feira, maio 29, 2007

Eventual reforço para o Benfica

Jorge Jesus diz em entrevista à revista "Fócus" ser um dado adquirido que, pelo menos, um jogador do Belenenses irá jogar num dos grandes em Portugal. Assim sendo, e tendo em conta recentes rumores tudo aponta para que um destes três jogadores venha a envergar a camisola do Benfica: Ruben Amorim, Rodrigo Alvim ou Daddy. Inclino-me para que seja Ruben Amorim embora Daddy também possa constituir uma possibilidade. Veremos o que os próximos dias nos ditarão sobre esta matéria.

segunda-feira, maio 28, 2007

Balanço da época

A época desportiva chegou ao fim e, no que ao Benfica diz respeito, não deixa saudades. Duas Taças de Portugal foi o melhor que conseguimos arranjar até ao momento - ainda há esperança que no Futsal conquistemos o campeonato - o que sendo habitual nas duas últimas décadas não deixa de constituir um desastre tendo em conta a grandeza e o historial do clube.
Concentrando-nos no Futebol, a modalidade que suscita as maiores paixões, todos estaremos de acordo que muito terá de ser feito neste período de defeso para que possamos encarar a próxima época com tranquilidade e com legítimas esperanças de virmos a ser campeões. O défice de qualidade no plantel é por demais evidente (ainda agora o podemos verificar nesta digressão pelos States) e terá de ser combatido. Há muitas correcções a fazer restando saber se o clube tem condições, leia-se dinheiro, para comprar os jogadores necessários. Que não se pense que podemos fazer face às exigências de uma nova época com um núcleo de apenas 12 ou 13 jogadores. Este número tem de ser alargado para, pelo menos, 17 ou 18, caso contrário, estaremos condenados a repetir o 3º lugar no campeonato. Com ou sem Fernando Santos.

quinta-feira, maio 24, 2007

Falar é fácil

No seu habitual registo populista, LFV afirma categóricamente que para o ano o título nacional vai ser do Benfica. Fernando Santos não faz a coisa por menos e alinha pelo mesmo discurso. Nada de novo portanto: todos os anos é a mesma lengalenga e no final o campeonato acaba sempre por ir parar à mão dos outros. Não tenho a mais pequena dúvida que se os campeonatos se decidissem pelo número de promessas feitas nós seríamos invencíveis. O pior é que eles se ganham e perdem dentro do campo. E aqui é que reside o nosso grande problema.

quarta-feira, maio 23, 2007

A triste realidade do Benfica

Para os mais desatentos, aqui se deixam as performances do Benfica nos campeonato nacionais das últimas onze épocas:

2006/2007 - 3º
2005/2006 - 3º
2004/2005 - 1º
2003/2004 - 2º
2002/2003 - 2º
2001/2002 - 4º
2000/2001 - 6º
1999/2000 - 3º
1998/1999 - 3º
1997/1998 - 2º
1996/1997 - 3º

Será que a responsabilidade destas classificações deve ser atribuída em exclusivo aos treinadores que têm passado pela Luz? Parece-me bem que não!

A disparidade de orçamentos entre o Benfica e os maiores clubes europeus

O Chelsea oferece mais de 50 milhões de euros por Tévez do West Ham. Ou seja, num só jogador, a equipa de Mourinho está disposta a gastar cerca de 10 milhões de contos. Por cá, o Benfica dispõe de apenas 20 milhões de euros para reforçar o plantel. Perante estes números, dá-me vontade de soltar uma enorme gargalhada, quando oiço LFV dizer que o meu clube será um dos melhores do mundo dentro de poucos anos.

segunda-feira, maio 21, 2007

Mais um campeonato que chega ao fim

Parabéns ao F.C. Porto pela 22ª segunda vitória no campeonato. Não tendo praticado o melhor futebol foi, contudo, a equipa mais pragmática que soube aliar as exibições aos resultados e por isso cortou a meta à frente dos seus adversários.
O Sporting foi aquele que mais encantou, conseguindo uma recuperação espectacular que por muito pouco não lhe permitiu atingir o 1º lugar. Tem agora a oportunidade, já no final da semana, de atenuar esta desilusão com a mais que provável vitória na Taça de Portugal. Se a isto juntarmos a entrada directa na Liga dos Campeões conseguimos compreender porque os leões chegam ao final da temporada moderadamente satisfeitos.
Já o Benfica constituiu-se na maior desilusão do campeonato. Repete pela segunda vez consecutiva o 3º lugar e volta a não fazer jus ao seu historial. Muito terá de mudar no meu clube para que as desejadas vitórias comecem a aparecer. É imperioso que dirigentes, equipa técnica e jogadores reflictam sobre os erros cometidos por forma a que a próxima época não nos traga, de novo, o sabor da derrota. O meu maior receio reside em saber se estes intervenientes têm capacidade para fazer a análise correcta. Oxalá a tenham para bem da nação benfiquista.

domingo, maio 20, 2007

Inadmissível

Absolutamente inacreditável aquilo que acabei de presenciar na final da Taça de Portugal de Andebol. Depois de ter o troféu praticamente nas mãos, ganhando por 17-11 a 15 minutos do fim, o Benfica consegue fazer o impensável perdendo para o F.C. Porto por 19-18. Só um grupo de perdedores consegue fazer uma performance destas. Infelizmente, situações como esta, vamos assistindo com regularidade em equipas do Benfica. De nada serve passarmos a vida a dizer que somos os maiores quando no campo os títulos são sempre conquistados pelos outros. Maiores? Só se for nas desilusões que vamos acumulando ao longo dos anos.

sábado, maio 19, 2007

Defesa central ou lateral direito?

LFV confirmou a contratação de Marc Zoro. Depois de Fábio Coentrão este é o segundo reforço para a próxima época. Trata-se de um defesa-central que pode também jogar como lateral-direito. Espero que tenha sido contratado para jogar no centro da defesa e não para fazer concorrência a Nélson uma vez que, ao que se diz, o costa-marfinense sente dificuldades em termos ofensivos. Ora a um lateral exige-se não só que defenda mas que seja eficiente a atacar. E esta exigência é tanto maior quando se joga numa equipa como a do Benfica que joga habitualmente em ataque continuado e contra equipas normalmente remetidas à sua defesa. Esta falta de espaços no meio-campo adversário obriga a que nas faixas laterais se encontrem homens rápidos e fortes num um contra um, característica que só um lateral de raíz possui. Os defesas adaptados, como Alcides e Ricardo Rocha, não têm essa particularidade. Como todos sabemos, o recurso a adaptações nas zonas laterais da defesa tem sido um dos erros do Benfica nas últimas épocas que tantos prejuízos tem provocado ao clube. Sendo assim, deseja-se que os dirigentes encarnados tenham aprendido a lição e contratem um verdadeiro lateral direito, de preferência melhor do que o que lá temos.

quarta-feira, maio 16, 2007

A questão do guarda-redes

Já aqui o disse e volto a repetir: clube com objectivos a nível nacional e internacional não pode prescindir de ter um grande guarda-redes no seu plantel. O Benfica tem presentemente três guarda-redes mas nenhum de categoria inquestionável. Não me lembro de nenhum deles, algum dia, ter feito uma exibição extraordinária: limitam-se a fazer os serviços mínimos e isso não chega para uma equipa que luta pela vitória em todos os jogos que disputa.
Resumindo: se o Benfica pretende construir um plantel ganhador tem de pensar, forçosamente, em contratar um guarda-redes que faça a diferença; se assim não for, os objectivos da equipa ficam irremediavelmente comprometidos.

segunda-feira, maio 14, 2007

Futuro sombrio

Após a última jornada não restam dúvidas quanto à atribuição dos três primeiros lugares. O F.C. Porto será o campeão; o Sporting terá acesso directo à Liga dos Campeões enquanto o Benfica repete o 3º lugar da época passada.
Para nós benfiquistas é mais uma temporada em que o insucesso nos bate à porta. É bom lembrar que nos últimos 10 anos só por 4 vezes fomos além do 3º lugar o que é bem revelador da degradação a que o Benfica chegou. Ainda por cima, olhamos para o futuro e não vemos o clube com capacidade para alterar esta situação. O plantel actual não oferece o mínimo de garantias e mesmo que venham reforços, estes não vão ser em número e qualidade suficiente para podermos sonhar com grandes conquistas. Só para se ter uma ideia do esforço financeiro que era preciso fazer, basta dizer que precisamos de um guarda-redes de topo (numa equipa que quer ser campeã o lugar de guarda-redes é fundamental); na defesa estamos obrigados a adquirir um central e dois laterais; no meio-campo, seriam necessários dois jogadores para as alas e um médio criativo; no ataque dois pontas-de-lança de real valia que garantissem qualquer deles 10 a 15 golos por época. Há capacidade financeira para resolver estes problemas? É óbvio que não!
Sendo assim, o que vai suceder é aquilo que temos vindo a observar no decorrer das últimas épocas: dum lote de 6 ou 7 reforços, só um será de qualidade reconhecida (isto se tivermos sorte) enquanto os outros vêm apenas fazer número, à semelhança do que já se verificou com os jogadores que virão a ser dispensados. E no final da próxima época volta a repetir-se a dose. Com os resultados que nós bem conhecemos.

sábado, maio 12, 2007

O dia das decisões

Embora fique ainda a faltar uma jornada, estou em crer que a questão do título fica amanhã definitivamente resolvida. F.C. Porto ou Sporting, um deles irá levar o caneco para casa. Os azuis-e-brancos têm o pássaro na mão e por isso é difícil acreditar que entreguem o ouro ao bandido em Paços de Ferreira. O Sporting terá de contentar-se com o 2º lugar e ficar a aguardar pela vitória na Taça de Portugal. Ao Benfica é que nem uma coisa nem outra. Eliminado da Taça e afastado das contas do campeonato resta-lhe sonhar com que a próxima época lhe traga as conquistas desejadas. Enquanto tal não acontece, os adeptos encarnados vão desesperando.

terça-feira, maio 08, 2007

De desaire em desaire

Mais um campeonato nacional que não se conseguiu conquistar. Hoje foi o de Basquetebol que fugiu, como já tinha acontecido com o Hóquei, o Voleibol, o Andebol e o Futebol. Os anos sucedem-se e títulos nem vê-los. Nem dá para acreditar. Só pode ser praga!

Sondagem

domingo, maio 06, 2007

Atitude de campeões

Independentemente do treinador e da sua incapacidade, das primeiras e segundas-linhas, tivessem os jogadores do Benfica metade da raça demonstrada pelos jogadores do Chelsea, hoje no jogo contra o Arsenal, e talvez a época não tivesse sido tão desastrosa como foi. É que algumas vezes o querer suplanta muitas limitações.

Um regalo para os olhos

Depois do que vi esta noite tenho que dar a mão à palmatória. Efectivamente, aqueles que dizem – e são muitos – que o Benfica tem o melhor quadro de jogadores em Portugal, têm toda a razão. Foi bonito vermos as segundas-linhas encarnadas darem um show de bola à Naval como há muito não se via no Estádio da Luz. Os mais cépticos – nos quais eu me incluía – podem agora dormir descansados, pois o futuro do Benfica está garantido. LFV não terá de abrir os cordões à bolsa dado que vão ser necessários muito poucos reajustamentos para termos um plantel à altura dos pergaminhos do clube e que nos possibilite lutar em todas as frentes com justificadas hipóteses de sucesso. Manu, Derlei, Mantorras, Pedro Coimbra, Paulo Jorge, Miguelito, são todos eles jogadores com qualidade suficiente para levarem o Benfica às grandes conquistas. Tivesse Fernando Santos sabido rentabilizar o enorme potencial futebolístico destes valorosos atletas e provavelmente estaríamos agora a saborear o título de campeão nacional. Infelizmente não foi isso que aconteceu. Por manifesta burrice e teimosia do Engenheiro, claro está.

sexta-feira, maio 04, 2007

O regresso de Veiga

Veiga está de regresso à Luz. Confesso que não me agrada este seu retorno à chefia do departamento de futebol. A razão fundamental reside no facto de ele ser a pessoa com mais responsabilidades na construção dos plantéis das últimas épocas no Benfica. Plantéis esses que têm ficado bastante aquém das expectativas conforme comprovam os resultados desportivos e que de forma alguma se coadunam com a grandeza do clube. O Benfica tem que definitivamente alterar a sua política de contratações baseada na quantidade em detrimento da qualidade, isto se quiser voltar aos tempos em que o “Glorioso” era glorioso. Comprar muito e barato tem sido o nosso desastre. Não que o barato tenha necessariamente de nos sair caro. O problema é que os jogadores mais em conta necessitam de uma prospecção cuidada e rigorosa tudo aquilo que não tem acontecido por manifesta incompetência de quem dirige o futebol.
Duvido que o tempo em que permaneceu afastado do clube o tenha ajudado a reflectir nos erros cometidos e a inflectir a sua estratégia. Desconfio que vamos ter o mesmo Veiga: arrogante, conflituoso, teimoso e com uma tendência ilimitada para a asneira no que diz respeito aos assuntos do futebol. O homem precisa de rédea curta, mas LFV teima em dar-lhe carta branca para fazer o que bem entende, aparando-lhe o jogo e não manifestando a menor intenção em o contrariar. Tudo normal para quem partilha ideias e convicções, mas que para nossa desgraça se têm revelado altamente comprometedoras para o clube.

quinta-feira, maio 03, 2007

O departamento médico do Benfica

Fernando Santos não estranha o elevado número de mazelas no plantel benfiquista e diz confiar em absoluto nos clínicos do clube. Não acredito que este seja o seu sentimento. Cheira-me a resposta politicamente correcta para não ofender os visados e não criar desestabilização. Deu para perceber que um homem bom e sério não acusa os seus colegas e muito menos na praça pública.
Acontece que não precisamos da opinião do treinador encarnado para tirarmos as nossas conclusões. Toda a gente já se deu conta de que reina a incompetência no departamento médico do Benfica. Nestes dois últimos anos, o historial de lesões no plantel encarnado fala por si: as recidivas frequentes, os erros de diagnóstico acumulados...enfim, razões mais do que suficientes para pôr em causa o trabalho dos profissionais de saúde dentro do clube. Esperemos que neste caso, LFV não prejudique os superiores interesses do nosso emblema com a sua habitual teimosia. A gravidade do problema exige medidas drásticas que passam naturalmente por uma profunda remodelação do departamento clínico. Manter a aposta nos actuais profissionais é um erro com custos elevados que o futuro se encarregará de comprovar.

quarta-feira, maio 02, 2007

Os comentadores desportivos nacionais

Já não há pachorra para aturar os comentadores portugueses que sempre que vêem uma equipa a perder, imediatamente sugerem substituições e mais substituições porque, pensam eles, só assim se podem virar resultados. Vem isto a propósito do jogo de hoje entre Milan e Manchester em que, logo após o golo dos italianos, Rui Pedro Rocha e Joaquim Rita não se cansaram de criticar Ferguson por não proceder às alterações que eles achavam necessárias para dar a volta aos acontecimentos. O mesmo tinha acontecido no confronto entre Liverpool e Chelsea onde, os comentadores de serviço, também acusaram Mourinho da mesma passividade. Nos jogos nacionais, temos o exemplo de Fernando Santos que invariavelmente tem estes senhores à perna pelo mesmo motivo.
Mas quem é que disse a estes pseudo-especialistas em futebol que o facto de durante um jogo se recorrer ao banco isso significa que a equipa que o faz vai colher frutos dessa situação? Porque carga de água um treinador tem de mudar só porque está a perder? Há algum estudo que indique que as equipas que no decorrer dos jogos procedem a substituições têm ganho mais vezes do que aquelas que não o fazem? Só por curiosidade, no jogo de hoje, logo a seguir à entrada de Louis Saha o Manchester sofreu o terceiro golo. Coincidência ou não, o que é certo é que a entrada do francês não acrescentou nada ao jogo da sua equipa.
É preciso que esta gentinha começe a respeitar mais o trabalho dos treinadores. Estes, melhor do que ninguém, sabem o que têm a fazer e o que é melhor para as suas equipas. Acusá-los constantemente de não saberem ler o jogo (no caso concreto, estamos a falar de dois dos melhores treinadores do mundo pelo que alguma coisa devem saber do seu ofício) é soberba demais, sobretudo quando estamos em presença de pessoas cujos conhecimentos sobre futebol não vão além do "bê-a-bá". Enxerguem-se e calem as matracas que já enjoa.

terça-feira, maio 01, 2007

O futuro do Benfica

Depois de mais uma época desastrosa, os benfiquistas, como seria de esperar, entretêm-se a pedir a cabeça de Fernando Santos, por entenderem ser ele o responsável máximo pelo descalabro. Treinador que aterre na Luz tem sempre vida complicada. Desde logo, porque se não for campeão já sabe que não terá dos apaniguados benfiquistas a menor condescendência. É-lhe imediatamente indicada a porta da rua. E isto serve para qualquer treinador, seja ele quem for, ainda que tenha o melhor currículo do mundo. Os adeptos encarnados não são dados a conceder segundas oportunidades. Se falhou, ele que se vá embora e venha outro. Provavelmente teremos aqui uma das explicações para o recorrente insucesso dos últimos 20 anos.
Os últimos técnicos que passaram pelo Benfica, Koeman e Trapattoni, nunca caíram nas graças da massa adepta encarnada. Nem mesmo o italiano, com um currículo acima de qualquer suspeita e ganhando o campeonato que fugia há 11 anos. Curiosamente, os dois foram agora campeões na Holanda e na Áustria. Ou seja, não servem em Portugal mas noutros países conseguem resultados. Factos que nos levam a concluir que há aqui alguma coisa que não bate certo.
Para que não restem dúvidas: não gosto de Fernando Santos e desde a 1ª hora manifestei o meu desagrado pela sua contratação. Apesar disso, não o considero o principal responsável pela temporada decepcionante. Outros há com mais culpas no cartório e que não são chamados à colacção. É fundamental que se tenha consciência de que sem a resolução dos verdadeiros problemas a mudança de treinador não servirá de nada. Os resultados serão os mesmos e, no final da época, o técnico residente arrisca-se a ter o mesmo destino que os anteriores. Enquanto isso, os títulos que nós tanto desejamos continuarão a ser conquistados pelos nossos adversários.