segunda-feira, maio 07, 2012

Pinto da Costa, o intocável

"Ora, espantosa é a forma como Pinto da Costa consegue escapulir aos processos judiciais de que foi alvo – ainda recentemente, nas comemorações dos 30 anos na presidência dos «dragões» ufanava-se de nunca ter sido condenado apesar dos vários processos que lhe foram movidos. O mais mediático talvez tenha sido o célebre «Apito Dourado» no decurso do qual, nas vésperas de prestar depoimento em tribunal, chegou a fazer uma viagem para Espanha, tendo comparecido perante o juiz, depois de convenientemente escoltado até às portas do tribunal por uma «legião» da claque dos «Super-Dragões».
Estranha-se a forma como a Justiça tem tratado o todo poderoso presidente do FC Porto, sempre com pezinhos de lã e bastas reverências, ou não integrassem as estruturas dirigentes do FC Porto alguns iminentes juízes. Lembramos uma das escutas feitas pela PJ, em que Pinto da Costa foi apanhado a dialogar com o então presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Pinto de Sousa. Estávamos nas vésperas do encontro entre os «dragões» e o União da leiria que decidiria a Supertaça da época 2003-2004 e Pinto da Costa preocupava-se em saber quem seria o árbitro que iria dirigir esse confronto. Pinto de Sousa, à pergunta que lhe foi feita por PC sobre o árbitro que iria dirigir o jogo,não teve pejo em afirmar: «É o que a gente combinou». Assim mesmo, preto no azul.
PC- Quem é?
PS-O Proença!!! Então não é?!Falei contigo.
PC-Pois, eu sei.
PS-Ah?!
PC- Já sei!
PS- É esse! Foi nomeado ontem…oficialmente!
PC- Ai é…
PS- Foi ontem nomeado, só! Mas…antes de nomear, tinha falado contigo!
PC- Sei! Mas eu, se me perguntarem alguma coisa, eu vou dizer que não comento, como é óbvio!
PS- Claro!
PC-Não vou dizer que…
PS- Claro! Ah, ah! É evidente, é evidente! Pelo contrário! Até devias dizer que achas mal! Eh, eh, bom…
Esta conversa foi interceptada pela PJ no dia 30 de Julho de 2003.No dia 1 de Agosto, os dois personagens voltam a conversar:
PS- É…mas vou devagarinho, pá, calmamente …vou falar com Pedro Proença!
PC- Vais?
PS- Grande jogo em Guimarães, pá! Vai fazer um grande jogo!
PC- Com recados para não expulsar ninguém !
PS- Eh, eh, eh…
Nove dias mais tarde, no Estádio Municipal de Guimarães, Pedro Proença seria de facto o árbitro da final da Supertaça. O FC Porto venceu por 1-0, com um golo de Costinha que a generalidade da crítica apontou como tendo sido obtido de forma ilegal. E só houve uma expulsão, para o lado da União de Leiria, a do jogador João Paulo por acumulação de amarelos.
Que aconteceu a Pinto da Costa e Pinto de Sousa após esta conversa altamente comprometedora e indiciadora do jogo sujo e subterrâneo que vem caracterizando o nosso desporto-rei? Nada.
Quem se tramou acabaram por ser os jornalistas do semanário «Privado» que publicaram esta conversa, um acto que bem poderia ser interpretado como serviço público e de relevante interesse noticioso, pois o que estava em causa eram suspeitas de corrupção e tráfico de influência entre responsáveis máximos do futebol, no caso, um presidente de um grande clube de futebol e o presidente dos árbitros que combinaram qual o juiz que iria arbitrar um jogo dos «dragões». Mas não: o elo mais fraco acabou por ser os jornalistas que vão sentar-se dentro de meses no banco dos réus acusados de publicarem factos que aparentemente estavam em segredo de justiça e devassa da vida privada.
Para o MP, que promoveu a acusação contra os jornalistas, é mais gravosa esta actuação, ao publicarem factos comprovativos do lodaçal que povoa o futebol indígena e de evidente interesse público, do que o epíteto de que foi alvo apelidado por parte Pinto da Costa de ser uma «nova PIDE»… A velha questão de haver para a justiça «filhos e enteados», incluindo-se nestes últimos os figurões que através dos tempos ficam intocáveis, sejam quais forem as «malfeitorias» que cometam e que, amiúde, assumem o papel de «virgens ofendidas» quando a «careca» lhes é destapada".

6 comentários:

CarregaBenfica disse...

Sigo :)
Criei recentemente um blogue, o CARREGABENFICA.

http://bloguecarregabenfica.blogspot.pt/

Red Sniper disse...

O Al Capone também era, até que em 1929 apanhou 11 anos de cadeia por " fuga aos impostos " ...

karadas disse...

Infelizmente, a este ninguém lhe põe a mão em cima. É bom não esquecer que estamos em Portugal e por cá os poderosos safam-se sempre. Fosse ele um pobre coitado e a Justiça não teria contemplações.

Danilo Oliveira disse...

Caro karadas,

Hoje não tens cá insultos a ti, pelos vistos...
A conversa agrada-lhes...

Red Sniper disse...

Se a idiotice pagasse impostos, os nossos "irmãos" do Brasiu, resolviam rápidamente o problema ao Vitor Gaspar !

Fernando Tavares disse...

Curiosamente..............Vale Azevedo é o exemplo vivo do que acabam de afirmar sobre os poderosos os Al Capones e quejandos não é?

Boa noite Sr Red Sniper
ftavares