sexta-feira, outubro 03, 2008

Magistral

Tento recordar-me da última vez que o Benfica teve uma semana tão gloriosa como a que passou e confesso que a minha memória não consegue alcançar em que altura isso terá sucedido. Por certo, há muitos anos atrás. Na última década, tenho a certeza, nem uma vez.
Temos assim que, duma possível descida ao inferno, o Benfica se encontra agora à porta do paraíso. Quem diria! Nesta inversão de trajecto, o mérito recai todo sobre Quique e na sua equipa técnica e, porque não dizê-lo, em Rui Costa também. O espanhol tem apostado num trabalho sério que começa a dar os seus frutos. Com serenidade (muita), perseverança (muita), rigor (muito), humildade (em dose q.b.) e apoiando-se num discurso inovador, pouco habitual no nosso burgo, o espanhol, em pezinhos de lã, começa a construir uma equipa capaz de levar o Benfica a patamares que, nós benfiquistas, não sonhávamos poder alcançar nos tempos mais próximos.
Só espero que este enorme entusiasmo que se está a apoderar de todos os benfiquistas não nos retire cabeça fria para o resto (e que resto!) que aí vem. Os nossos jogadores têm de perceber que nada está conquistado, que não passámos a ser os melhores do mundo e que a atitude que vêm mantendo nestes últimos jogos é para perdurar ao longo da época, pois só assim podemos alcançar os êxitos que todos nós desejamos. Devem ainda acreditar no trabalho da equipa técnica que vem dando provas de ser merecedora da nossa confiança. Quanto aos adeptos podem ficar descansados que esses estão conquistados (basta que continuem a jogar assim e o 12º jogador poderá constituir-se num elemento decisivo na conquista das vitórias).
Por tudo o que escrevi atrás, fica claro que desaproveitar esta onda de entusiasmo em redor da equipa e esta dinâmica de vitória, seria um crime lesa-pátria que, de forma alguma, nos poderemos dar ao luxo de desperdiçar. Segunda-feira, em Matosinhos, o trilho das vitórias e das boas exibições tem de continuar a ser o nosso caminho. A bem da nação benfiquista.

7 comentários:

Unknown disse...

Pela primeira vez, concordo plenamente com todas as ideias expressas neste post. Sabem bem ter um Benfica assim!

nn1992 disse...

Concordo com quase tudo, mas dizer que nada ganhámos parece-me injusto. Nesta Semana Ganhámos:

2 Centrais de 19 anos para o futuro

2 jogos Importantissimos ( 1 Contra os Lagartos)

1 treinador de futuro

Respeito ( recorde-se das palavras do trinador italiano no final "Não perdêmos com um equipa qualquer. Perdemos contra o Benfica".

Niguém para o Benfica
Niguem para o Benfica
Niguém para o Benfica

Anónimo disse...

Até que enfim um post sem algo de sombrio...de facto esta equipa técnica é uma lufada de ar fresco no nosso futebol. Até o Nulo Golos desatou a jogar à bola!!!!

Saudações Benfiquistas,

Pedro Sousa

Anónimo disse...

Só para dizer que nem caibo em mim de contente por finalmente o SLB me deixar sem nada para debater e crticar neste excelente blog senão uma expressiva vitória europeia (frente a uma equipa que ainda não perdera esta época e se encontra no topo da série A italiana, 2º salvo erro), sobretudo em face da exibição e do domínio exercido. Pena que nem tudo seja perfeito, pois ainda há muito para afinar neste SLB, mormente no processo defensivo (as bolas paradas são ainda um ai Jesus!), e o próximo desafio terá emorme grau de exigência. Temos de continuar com esta dinâmica de vitória, que é afinal, a mola impulsionadora das equipas coesas e maduras. Houve já demasiados casos no futebol de equipas que rapidamente, muito por causa de euforias prematuras, passaram "de bestiais a bestas", não podemos deixar que o mesmo se passe com esta, que tanto promete.
Finalmente o nosso futebol conhece um projecto em que vale a pena acreditar! You´ll never walk alone!
Agora que acordámos o monstro, se tivermos uma progressão sustentada e serena, vão mesmo ter de apanhar connosco em cima!
Abraço,
Zé Amaral

Anónimo disse...

Caro Pedro Sousa, em relação ao Nuno Gomes, não posso concordar que ele só tenha começado a jogar agora, pois a sua influência na equipa (quase) sempre me pareceu inquestionável, tanto mais porque é um dos últimos "históricos" ainda restantes no plantel, mas de facto a sua produtividade em termos de finalização, aquilo de que mais se espera de um ponta-de-lança mesmo com as características dele sempre me pareceu estranhamente irregular, talvez por questões de ordem psicológica ou emocional. Tanto pode apresentar muito boa veia goleadora, que só surge a espaços desde o seu regresso à Luz (normalmente no arranque da temporada), como passa por períodos negros, incapaz de suprir ou esconder deficiências da equipa e falhando na cara do golo, muitas vezes em momentos decisivos. Espero que este belo início de época seja fruto do trabalho desta equipa técnica (não da incerteza do seu futuro contratual com o SLB) e para ter continuidade, pois se assim continuar é provável que ou Cardozo ou Suazo sejam relegados para o banco de suplentes (Mantas e Maku parecem preteridos à partida, o que levanta a questão de como rentabilizar o avultado investimento neste último) e que a Luz volte a entronizar um dos seus maiores marcadores. A propósito, aquele golo 150 ao serviço do SLB foi de antologia. A fazer lembrar Rui Águas.
Abraço, Zé Amaral

utopia disse...

Caro Karadas, no name... e restantes (inclusivie Zé Amaral, relativo a Nuno G)...

Concordo com todos... aliás eu já tinha dito lá bem atrás que me parecia que Rui Costa tinha acertado em quase tudo (talvez não tenha ido mais além, pk não existe nenhum poço de petróleo na Luz... k'eu saiba...lol...)... kt a Quique pois já vos tinha avisado k'o gajo é mesmo mt bom... melhor que Mourinho pk não tem akele discurso arrogante k bastas vezes enjoa e pode mt bem ter kengolir algo de gd se calhar já este ano... observem bem o Inter e as suas conquistas ao longo desta época... veremos se me engano.
Kt a nós mt paciência... não me esqueço do principio do campeonato e do sentimento de mais do mesmo que me enchia o espirito. Se a equipa ganhar os próximos 3-4 jogos... então sim podemos finalmente começar a acreditar. Eu não acredito em passes de mágica... isso no futebol por principio não existe... agora de este gajo (treinador) é mesmo um génio (motivacional e organizativo) então posso acreditar... porque na genialidade eu acredito.

Saudações cordiais.
VItor

Anónimo disse...

grande texto