domingo, fevereiro 28, 2010

A vitória dos leões serve-nos às mil maravilhas

O resultado desta noite encheu as medidas de todos os benfiquistas. Fica a ideia de que o F.C. Porto está praticamente arredado do título mas isso não significa que seja o Benfica a conquistá-lo. O Sp. Braga tem um calendário mais favorável do que nós para atingir esse objectivo. Estamos na frente mas falta-nos jogar com os três primeiros. Já os bracarenses só lhes falta vir à Luz. Enfim, uma coisa é certa: vamos ter uma tarefa árdua pela frente, embora tenhamos todas as condições para atingirmos os nossos objectivos. A ver vamos.

sábado, fevereiro 27, 2010

Das melhores exibições da época

Afinal um jogo que se previa difícil acabou por ser fácil para o Benfica. E foi fácil porque os jogadores encarnados trabalharam para isso, nunca dando a mínima chance ao adversário. Pena foram as demasiadas oportunidades desperdiçadas que levariam este resultado para um patamar ainda mais elevado.
De salientar a boa estreia de Airton, num estilo não tão vigoroso como Javi, mas jogando simples e errando pouco. Veremos o que fará num jogo com outro grau de dificuldade. Éder Luis fez a sua estreia a marcar embora pouco mais tenha feito do que isso. Já Di Maria foi a grande estrela da noite com uma exibição memorável, porventura a melhor que realizou desde que está em Portugal. Pena que esta seja a última época em que vestirá a camisola do Benfica, pois são jogadores deste calibre que o clube precisa e que empolgam os adeptos e os levam aos estádios.
Agora para o fim-de-semana ser perfeito, falta que o F.C. Porto amanhã perca pelo menos dois pontos em Alvalade. Com a entrada de Ruben Micael, os portistas adquiriram outro estatuto e outra confiança, o que obriga a que os leões estejam ao nível do que fizeram frente ao Everton para não saírem derrotados. A ver vamos se conseguirão repetir a proeza. Eu estarei a torcer por isso.

Vais ser um daqueles jogos de lotaria

Hoje espera-nos um jogo debaixo de chuva, muito provavelmente com o campo impraticável e com a presença maciça dos super-dragões. Ou seja, vai ser muito complicado sairmos de Matosinhos com os três pontos no bornal.

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Venha de lá essa ajuda

Esperemos que a vitória do Sporting dê aos seus jogadores moral suficiente para tirar pontos ao F.C. Porto na próxima jornada. Qualquer ajuda é bem-vinda, mesmo que seja por parte do nosso rival da 2º Circular.

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Com exibições destas já gosto

Apenas pude ver a 2ª parte. E do que vi gostei, aliás bem melhor do que havíamos feito em Berlim. Ainda bem. Agora vêm aí os francesas do Marselha que são um osso bem mais duro de roer.

Declarações destas é que são uma canalhice

Miguel Sousa Tavares para José Socrátes, na entrevista de ontem:
"(as escutas) uma vez reveladas não podem ser ignoradas"

Miguel Sousa Tavares sobre as escutas de Pinto da Costa:
"uma canalhice que nem ouvirei"

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

É para ganhar

Jogo em casa às 17h, num dia de semana, não lembra a ninguém. Com a maior parte das pessoas a trabalhar a essa hora, é bem provável que venha a estar no estádio muito menos público do que seria previsto. Seja como for, essa não poderá ser uma desculpa para não passarmos a eliminatória. Somos melhores, jogamos em casa, estamos em vantagem na eliminatória, logo temos a obrigação de vencer. Esperemos é que a condição física não seja a que demonstrámos na Alemanha. Porque se for, as coisas podem-se tornar difíceis.

domingo, fevereiro 21, 2010

Preferimos brasileiros de qualidade duvidosa

Ruben Micael, Falcao e Alvaro Pereira. Tivemos todas as possibilidades para os contratar e não o fizemos. Ainda vamos verter lágrimas de sangue por os termos deixado fugir para o F.C. Porto.

sábado, fevereiro 20, 2010

Contratar sem nexo

O Benfica foi ao mercado de Inverno contratar três brasileiros, supostamente para reforçar o plantel. Afinal parece que não vieram reforçar coisíssima nenhuma - a não ser aumentar o número de jogadores do plantel - pois praticamente mal tocaram na chicha, sendo que um deles ainda nem sequer se estreou. Só espero que esta não seja mais uma fornada de jogadores que vem apenas passar férias a Portugal.

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Justiça à portuguesa

Tenho quase a certeza que Hulk não vai cumprir os 4 meses de suspensão aplicados pelo CD da Liga. Como é que chego a esta conclusão? É simples. Uma vez que o F.C. Porto irá recorrer para o Conselho de Justiça da FPF, e sabendo nós como este orgão costuma julgar os processos em que o F.C. Porto está envolvido, é certo que a pena será reduzida subtancialmente ou, quem sabe, até mesmo anulada (seria preciso um grande descaramento, mas em Portugal tudo é possível). É só aguardar e verão como não estarei longe da verdade.

P.S. - Não deixa de ser curioso que um mesmo acto de agressão seja julgado de forma diferente. Sapunaru apanha 6 meses e Hulk apenas 4. Ou isto acontece simplesmente porque o brasileiro é uma pedra fundamental no xadrez portista enquanto o romeno já nem faz parte do plantel?

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Frente ao último classificado do campeonato alemão exigia-se muito mais

Os últimos jogos que vimos fazendo dão-nos claros motivos para, nós benfiquistas, ficarmos preocupados. Agora que estamos a entrar numa fase decisiva da época verificamos que a maioria dos jogadores apresenta um índice físico deplorável. Vê-se que eles querem mas não podem. A sucessão de passes transviados é um reflexo disso mesmo, as transições rápidas já não acontecem, a recuperação defensiva é cada vez mais lenta, as jogadas divididas são quase sempre ganhas pelos adversários. Enfim, e o pior é que não se vê como é que os nossos jogadores vão poder recuperar energias com o calendário sobrecarregado até ao final da época. Sinceramente começo a temer o pior.

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Obrigatório ganhar

Como muito bem disse Jorge Jesus, na antevisão do jogo de amanhã, a prioridade do Benfica é o campeonato. Plenamente de acordo. Mas isso não invalida que não estejamos na Liga Europa para fazer o nosso melhor. Trata-se de uma prova europeia com prestígio, em que estão presentes grandes clubes europeus, e tendo em conta o nosso historial faz todo o sentido que nós façamos tudo o que está ao nosso alcance para chegarmos o mais longe possível nesta competição. E este Hertha de Berlim dá-nos todas as possibilidades de encararmos esta eliminatória com optimismo. É uma equipa fraca, como atesta o último lugar no campeonato alemão, e que nós temos toda a obrigação de ganhar. Mesmo no seu campo.

P.S. - Se no nosso campeonato fosse validado um golo contra o F.C. Porto, como foi hoje o 2º golo contra o Arsenal, caía o carmo e a trindade. Imagine-se o que diriam Miguel Sousa Tavares, Rui Moreira, Pôncio Monteiro e outros que tais.

terça-feira, fevereiro 16, 2010

Dúvida existencial

No F.C. Porto-Sp. Braga da próxima jornada haverá muito benfiquista dividido. Haverá aqueles que não conseguem pôr de lado o seu ódio pelos azuis-e-brancos e por isso vão querer a vitória dos bracarenses; haverá aqueles mais pragmáticos que estarão mais interessados em defender os interesses do Benfica e asim sendo vão querer a derrota dos bracarenses; e, por último, aqueles que conjugando as duas possibilidades vão preferir o empate. No meu caso concreto, ainda não me decidi se vou pela vitória do F.C. Porto ou se pelo empate. Uma coisa eu sei: não quero a vitória do Sp. Braga, pois isso significaria que o clube da cidade dos Arcebispos daria um passo, quiçá decisivo, rumo à conquista do título.

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

A coisa está preta

Na próxima jornada, o F.C. Porto joga uma cartada decisiva. Em caso de empate ou derrota com o Sp. Braga diz adeus ao título e a conquista de um lugar que lhe dê acesso à Liga dos Campeões fica também muito comprometida. Se nem com as receitas da Liga dos Campeões e da venda de jogadores o F. C. Porto consegue equilibrar as contas, seria interessante verificar como os portistas na próxima época iriam sobreviver sem a torneira da Champions.

domingo, fevereiro 14, 2010

Assim não vale

Início da jogada que deu o 2º golo ao Sp. Braga. Será que o árbitro auxiliar, em cima do lance, não viu que a bola estava fora? Ele ver viu mas achou por bem não marcar. É preciso descaramento. Com o F.C. Porto fora da corrida há que dar uma mãozinha aos bracarenses. Afinal de contas também é uma equipa do Norte.

sábado, fevereiro 13, 2010

É só cansaço ou é mais qualquer coisa?

Este foi um daqueles jogos que se analisam em duas ou três frases. Somámos três pontos mas não jogámos literalmente nada. A equipa está cansada e a falta de Di Maria foi notória. Aconteça o que acontecer nesta jornada continuaremos leaders. Resta saber até quando.

Bagão Félix opina sobre o Benfica Stars Found

O economista Bagão Félix, adepto do Benfica e antigo ministro, considerou hoje que o Benfica Stars Fund "é uma forma inteligente de combinar gestão de activos com gestão de tesouraria" para o clube da Luz.
Em declarações à agência Lusa, numa semana em que o Benfica alienou percentagens de mais cinco futebolistas ao fundo e encaixou mais 10,2 milhões de euros, Bagão Félix falou na importância deste tipo de fundos, sobretudo para entidades que têm problemas de liquidez a curto prazo."Parece-me uma solução inteligente, porque além do mais permite compatibilizar a questão da gestão dos activos com a liquidez de curto prazo e permite uma melhor gestão de alienações e de aquisições de jogadores, o que por exemplo no mercado de inverno é importante", disse.
O economista admitiu os riscos inerentes nas transacções, mas que estes vão nos dois sentidos: para o Benfica quando cede uma percentagem e vê mais tarde o jogador ser transaccionado por valores mais elevados, ou para o fundo quando um futebolista acaba por valer menos.
Um aspecto crucial para Bagão Félix é que este tipo de operações permite adequar "o ritmo temporal": "Por um lado temos a utilização e amortização do passe do jogador, e por outro a futura transacção dos mesmos direitos do jogador". "Parece-me aquilo que podemos chamar de economia de congruência", referiu Bagão Félix.
Nos tempos que correm e num mercado global de grandes dimensões, o antigo ministro das finanças e também do trabalho e segurança social, reiterou a ideia de se tratar de uma "gestão inteligente, correcta e moderna", com uma opção por "engenharia financeira inteligente" em detrimento de uma visão artesanal das coisas.
Para Bagão Félix, no entanto, um ponto fundamental é perceber "se o preço definido para a transacção parcial dos direitos do jogador para o fundo é um preço de mercado e se atende minimamente às condições de mercado, sob pena do risco poder ser maior e sobretudo a transacção não fazer sentido".
O economista acredita que as entidades com participações no fundo zelam pelos seus interesses - em que o risco pode ser de sinal contrário - e por isso tendem a encontrar "um preço que equivale mais ou menos ao preço de mercado".
Desde a criação do Benfica Stars Fund - Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado (gerido pela ESAF - Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário SA), o Benfica já alienou passes de 17 dos seus futebolistas, num encaixe total para a SAD do Benfica na ordem dos 32,2 milhões de euros.Entre os passes subscritos pelo fundo estão David Luiz (25 por cento por 4,5 milhões de euros), Di Maria (20 por cento por 4,4 milhões de euros) ou mais recentemente Cardozo (20 por cento por 4 milhões de euros).
O empresário Joe Berardo já disse ser um dos subscritores do fundo (com um milhão de euros) e a própria Benfica SAD tem capitais no fundo, depois de em Outubro ter feito uma subscrição de cinco por cento no total de seis milhões de euros.
BENFICA STARS FUND:David Luiz: 25% / 4,5 MEDi Maria: 20 por cento / 4,4 MEOscar Cardozo: 20% / 4 MEJavi Garcia: 20% / 3,4 MEFábio Coentrão: 20% / 3 MERoderick: 25% / 2 MENelson Oliveira: 25% / 2 MERuben Amorim: 50% / 1,5 MEFelipe Menezes: 30% / 1,5 MEShaffer: 40% / 1,4 MEMaxi Pereira: 30% / 1,35 MEUrreta: 20% / 1,2 MEMiguel Vítor: 25% / 500 000 eurosHalliche: 20% / 400 000 eurosLeandro Pimenta: 25% / 375 000 eurosDavid Simão: 25% / 375 000 eurosYartey: 25% / 375 000 eurosTOTAL: 32 275 ME (encaixe realizado pela Benfica SAD)

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Arregaçem as mangas e metam-se ao trabalho

Após a derrocada no Bonfim, amanhã não se espera outro resultado que não seja a vitória, uma vez que a partir de agora não há lugar a mais escorregadelas, sob pena de deitarmos tudo a perder. É certo que continuamos em 1º lugar, mas essa posição é ilusória dado que o Sp. Braga tem menos um jogo e em caso de vitória ficará com dois pontos de vantagem. Daí que frente ao Belenenses não só se exige uma vitória concludente, mas uma exibição a condizer, e que nos deixemos de desatenções, desconcentrações e displicências que nos têm custado pontos perdidos ingloriamente.

terça-feira, fevereiro 09, 2010

O melhor da festa foi o golão de Cardozo

Não obstante a vitória continuo a dizer que esta é uma competição menor e para mim tem pouca relevância. Claro que ganhar ao Sporting é sempre motivo de regozijo, ainda para mais no seu estádio e com goleada, mas é no campeonato que a nossa atenção deve estar centrada, pois é isso que vai ditar o sucesso ou insucesso da nossa época desportiva.
Hoje, em vários períodos da partida, voltámos a evidenciar os mesmos erros do jogo de Setúbal. Valeu que o Sporting desde cedo ficou reduzido a dez unidades e esses erros acabaram por se diluir face à fraqueza do adversário. Mas noutros jogos, frente a outros adversários, e jogando em igualdade de circunstâncias, estas debilidades podem deitar tudo a perder como aliás já tem acontecido. É tempo de os jogadores se consciencializarem que têm de ser humildes, menos displicentes e que devem entregar-se em cada jogo como se de uma final da Liga dos Campeões se tratasse. Sem essa atitude podem ter a certeza que não alcançaremos os nossos objectivos.

Competição menor

Hoje é um daqueles jogos que vou ver descansado. A Taça da Liga é uma competição menor que gostaria que o Benfica ganhasse, mas se isso não acontecer pouco me apoquentará. Aquilo que efectivamente me interessa é o campeonato, e é para aí que eu quero que o meu clube aponte as baterias e demonstre claramente que merece ser campeão, algo que ainda não se verificou.

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Elogios a quem os merece

Este Sp.Braga caminha a passos largos para ser campeão nacional. Em Belém, com apenas 10 jogadores, quase desde o início do jogo, os bracarenses sofreram um penalti não convertido e mesmo assim conseguiram fazer das fraquezas forças e enfiar três batatas nas redes do Belenenses. Ora isto meus amigos tem nome: categoria e estofo de campeão. Aliás estou convencido que o título irá ser decidido no Dragão, aquando do jogo F.C. Porto-Sp. Braga. Se os bracarenses não perderem serão campeões; em caso de derrota destes, os azuis-e-brancos também terão possibilidades de lá chegar.
Infelizmente o meu Benfica tem dado mostras que não tem estofo para estas andanças. Treme que nem varas verdes quando a pressão aperta, o que o leva a falhar nos momentos decisivos, e isso é algo que não pode acontecer a uma equipa que quer ser campeã. Assim sendo, palpita-me que ainda não vai ser esta época que o troféu de campeão irá para as nossas vitrinas. Lamentavelmente.

Teimosia inexplicável

Jorge Jesus mantém a confiança em Cardozo para a marcação de penaltis. Ele que não se esqueça de fazer a contabilidade aos penaltis falhados, pois se o fizer irá perceber porque é que perdemos o campeonato.

domingo, fevereiro 07, 2010

Motivo para preocupação

Ainda não consegui digerir o empate de ontem no Bonfim. Uma equipa que quer ser campeã não pode esbanjar pontos com equipas do fundo da tabela. Isto só aconteceu porque estivemos displicentes, pouco concentrados, nervosos e apresentámos uma condição física deficiente. Este desgaste físico deixa-me preocupado, pois tem-se vindo a acentuar de jogo para jogo. Um exemplo disso mesmo é Javi Garcia que anda estoirado e por força disso trapalhão, não revelando a mesma consistência táctica de outros tempos. E as transições defensivas ressentem-se deste momento menos bom do espanhol. Mas não é só ele que anda a deitar os bofes pela boca. Muitos outros apresentam os mesmos sintomas. E isto é motivo para me deixar apreensivo.

sábado, fevereiro 06, 2010

Assim se perdem campeonatos

Dois pontos perdidos que nos podem custar a conquista do campeonato. Com este penalti falhado Cardozo já vai no terceiro, sendo que à conta da sua azelhice já perdemos quatro pontos. Será que não há mais ninguém na equipa com capacidade para marcar penaltis? Será que Jorge Jesus ainda não percebeu que o paraguaio em situação de pressão falha consecutivamente?A teimosia de Jorge Jesus dá nisto. E o que dizer da quantidade de auto-golos que David Luiz faz por época? A sua displicência também nos tem custado vários pontos. Aliás, no jogo de hoje, a displicência pegou-se a toda a equipa que devia estar convencida que este era mais um jogo a feijões. Enganaram-se. E, além disso, faltou atitude, faltou clarividência e faltou classe. Quando as coisas não correm bem esta equipa perde completamente o tino, enervando-se sem qualquer justificação para isso, e esbanjando pontos de uma forma estúpida e inadmissível. Se viermos a perder o campeonato não será por mérito dos nossos adversários, mas sobretudo por demérito nosso que não conseguimos provar em campo a nossa tão propalada superioridade.

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

A fotocópia

Desde que se tornou amigalhaço de Pinto da Costa, António Salvador, presidente do Sp. Braga, copiou-lhe a mafiosice. Não sei se o discurso é encomendado ou não mas o que é certo é que a personagem se parece uma fotocópia, ainda que reles, do "papa". Atente-se nas declarações do homem:
"Há muito que manobras estranhas e inqualificáveis estão a ser urdidas nos corredores do poder tendo apenas um objetivo: parar o Sporting de Braga"; "O que os adversários não têm conseguido fazer em campo, tem sido tentado nos bastidores por alguém que tudo tem feito para manchar o bom-nome do Sporting de Braga e tirar brilho à sua excelente campanha futebolística".
Entre este discurso e o discurso habitual de Pinto da Costa não vejo quaisquer diferenças, mas admito que o problema seja meu que não as consigo descortinar. A existirem gostaria que alguém mas apontasse. Vá lá, ajudem-me.

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Finalmente na liderança

Demorou 10 minutos a resistência dos homens de Leiria. Um jogo que se antevia mais difícil acabou por ser um passeio para o Benfica, que se não tivesse descansado sobre a vantagem inicial, teria obtido certamente um resultado mais volumoso. Não fizemos uma exibição de encher o olho, mas, ainda assim, aqui e ali, construimos jogadas do mais fino recorte sempre sob a batuta de Saviola e Aimar. Com esta vitória assumimos finalmente a liderança do campeonato ainda que por caprichos do calendário, mas isso pouco importa. Pode ser que isto nos dê um alento acrescido e, ao invés, exerça uma maior pressão sobre os nossos principais adversários. A ver vamos se será assim.

terça-feira, fevereiro 02, 2010

Má notícia

Como era de esperar Javi Garcia apanhou um sumaríssimo. Lá vamos ter de jogar sem o espanhol nos próximos dois jogos. Veremos como a equipa vai responder face à sua ausência. Os nossos rapazes têm que se capacitar de uma vez por todas que não podem dar trunfos aos nossos adversários. E estes sumaríssimos são perfeitamente escusáveis.

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Andamos a facilitar em demasia

No jogo de sábado houve duas coisas de que não gostei no Benfica: as transições ataque-defesa, demasiado lentas e com pouca gente, e o lado esquerdo da nossa defesa que continua a meter água por tudo quanto é lado. Se no primeiro aspecto se pode admitir que foi apenas um caso pontual, já no segundo coloco as maiores reservas. As duas alternativas para esse lugar continuam (só não vê quem não quer) a não dar o mínimo de garantias: César Peixoto defende mal e Fábio Coentrão ainda pior. O mercado fecha hoje e não se antevê nenhuma contratação de última hora, pelo que não estou a ver como é que JJ vai resolver este problema. E não me digam que não há razão para preocupação porque há. Os próprios treinadores das outras equipas apercebem-se deste handicap e exploram sempre que podem aquele sector. Tenho receio que este desleixo ainda nos vá custar bem caro. Ai tenho, tenho!