terça-feira, março 27, 2012

O campeonato que ninguém quer ganhar

"Porto e Benfica não jogam nada, essa é que é essa. Não me admirava que a Académica engasgasse hoje o Braga, depois de ter empatado com o Benfica e o Porto. Estou proibido de ir à Luz amanhã, ordens do médico, mas a verdade é que, ao contrário do que parece acontecer com a equipa, eu quero é o campeonato. E este já devia estar ganho há que tempos. A exibição de Olhão conseguiu ser à altura da de Guimarães, e eu achava isso impossível. O discurso fácil da arbitragem esconde culpas próprias que são evidentes, pelo menos para mim: a equipa joga muito pouco, não existe plano B quando as coisas correm para o torto e sobretudo, há ali qualquer coisa que falha, na liderança. Só isso explica a falta de atitude e a maneira fácil como qualquer equipa, mesmo um Olhanense desfalcadíssimo, consegue evitar que o Benfica faça golos. Os jogadores, simplesmente, não fazem ideia do que devem fazer para mudar o jogo. 
Dicas de treinador de bancada: experimentem ir à linha de fundo cruzar, abrindo espaços ao meio. Se tiverem dúvidas, Nolito, Bruno Cesar, Gaitan, Witsel...perguntem ao Maxi, que é o único que sabe fazê-lo. Se abrirem o jogo nas alas e não meterem sempre para o meio, o campo vai tornar-se maior, vão aparecer mais espaços, vão aparecer mais jogadores da defesa com dificuldade no posicionamento. Os avançados terão assim espaço para se mexerem e trocar as voltas às marcações, até aqui fáceis demais. Com mais intensidade, (sim meninos têm de correr mais, e cansar-se com nexo, sem ser o correr à toa, têm de saber pensar o jogo a cada momento) Nélson Oliveira pode explorar a sua própria velocidade, Cardozo ganha razão de existir (senão está só perdido o jogo todo, sem que lhe chegue uma bola). Rodrigo torna-se letal. E outra coisa: não sejam burros. Um tipo com a categoria do Aimar não pode ser tanso e fazer aquele movimento ao ir à bola, está mesmo a pedir chuva. Só pode queixar-se de si próprio, não me lixem. Por falar em burrice no campo: Emerson não inventes. Nada. Cortas a bola quando conseguires, entregas ao companheiro que estiver mais perto. Não fintes. Tipo autómato mesmo, nada de criar. Witsel: acorda para a vida. Tanto talento tem de aparecer em campo, não te escondas do jogo por baixo do penteado afro. Faz-te à vida, puto, não sejas preguiçoso. Gaitan: a sério, vais para Inglaterra no fim da época, ser milionário e isso, mas até lá deixa de passares o tempo armado em bom e sê bom mais vezes. Deixa-te de toques da treta e mete a bola nos avançados ou na baliza que é para isso que te pagam. Podes fazer os golos bonitos que quiseres, mas evita perder a bola por querer fazer sempre bonitinho. Jardel, diz ao Jesus que o Miguel Vitor é melhor. Javi, obrigado, pá. Dá uns carolos aí à rapaziada que anda a dormir no campo. Saviola: a sério, não podes fazer ar de calimero o ano inteiro e depois falhar um golo daqueles no último minuto. Tens categoria para muito mais, deixa-te de amuos. Luisão, reza mais, que não está a chegar. E se um ou outro passe longo chegam là à frente, não é por isso que vais passar o jogo a fazer a mesma coisa! Nolito e Bruno Cesar, só isto: chegar à linha de fundo vá...duas vezes em cada parte. Serão, ao todo, 8 cruzamentos para a área, dá-me ideia que estaremos mais próximos do golo, do que com aquelas vossas fintas para dentro, que acabam quase sempre com a bola na equipa dos outros. 
Metam garra a disputar cada lance como se fosse o último. Joguem como equipa, sejam mais espertos que os adversários, mas não os substimem que o jogo das suas vidas é sempre o jogo contra o Benfica.
E metam isto na cabeça: vocês têm a obrigação de fazer mais, a vossa camisola é a do Benfica. E se conseguirem ser campeões não fiquem convencidos que são os maiores: terão feito, apenas, a vossa obrigação. JJ é duro?
Passem pela bancada, um dia destes".

Pedro Ribeiro
Diretor da Rádio Comercial

Sem comentários: