quinta-feira, abril 06, 2006

Eliminação anunciada

Um Barcelona a meio-gás foi o suficiente para eliminar o Benfica. No cômputo dos dois jogos o Barcelona foi sempre superior e por isso merece a passagem às meias-finais. Os encarnados voltaram a evidenciar neste jogo a grande limitação do seu futebol: carências efectivas ao nível da construção de jogo. Não me canso de repetir isto, porque entendo que esta lacuna tem sido a principal responsável pelos inêxitos desta época. Hoje em dia, no futebol moderno, é fundamental que as equipas sejam construídas com jogadores que não só saibam defender, mas que também saibam construir jogo ofensivo. E no Benfica esses jogadores não existem. Petit, Manuel Fernandes e Beto são bastante bons nos aspectos defensivos, mas não são capazes de fazer transporte de bola. Eles próprios têm consciência dessa sua limitação, ao esconderem-se frequentemente do jogo, por forma a não assumirem a responsabilidade nas transições defesa-ataque. Quando são obrigados a fazê-la, sucedem-se os maus passes e as dificuldades no controlo de bola. Os dois golos do Barça surgiram como consequência de percas de bola que não são admissíveis em alta competição. E foram estes erros que nos colocaram fora da Europa.
Para o Benfica a época praticamente chegou ao fim. Resta-nos a luta pelo 3º lugar no campeonato interno para, pelo menos, ainda podermos sonhar com uma presença na Liga dos Campeões na próxima época. Alcançado esse objectivo há que estruturar um plantel que nos dê garantias de melhores resultados. É na construção do plantel que os dirigentes encarnados têm cometido erros de palmatória. Já o disse e volto a repeti-lo: seja qual for o treinador na próxima época, com este plantel, o Benfica não vai a lado nenhum. Desiludam-se aqueles que pensam que o actual plantel encarnado tem possibilidades de poder ombrear com o Sporting e o F.C. Porto. Não tem. Basta tão só que comparem os meio-campos das três equipas para verificarem que a razão está do meu lado.

4 comentários:

Gabriel "O Ovo" Alves disse...

Concordo em parte com a tua análise. São precisos mais dois ou três jogadores de classe no plantel. Sobretudo no maio-campo, nas funções que identificas. Mas adquiridos esse jogadores, provavelmente com o passe do Simão, o Benfica tem tudo para se tornar equipa muito poderosa. A defesa é o que se sabe - uma das melhores da Europa. No meio-campo falta o tal transportador e, porque não, um antigo nº10, no ataque parece-me que estamos bem servidos. Por isso, parece-me que estamos no bom caminho. E, já agora, Koeman deve continuar.

FNV disse...

Sim Karadas, em contrapartida no ano passado fomos campeões porque tinhamos jogadores de classe mundial : Amoreirinha, Argel , Karadas, Bruno Aguiar e Carlitos.

karadas disse...

Caro FNV:
O campeonato do ano passado foi completamente atípico, pelo que não serve de exemplo.

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read Print free business cards to my printer Hard disk daa recovery 93 acura legend gas milage how to re-install deleted system files 1992 nissan transmission problems Bargain hard drive recovery Cold storage of fur coat Free+software+to+retrieve+deleted+files Free trial anti spyware provigil and wellbutrin interaction Dating simulator games Where are deleted html files cached Photos undelete big tits round asses