sábado, abril 30, 2005

Académica bate record na Superliga.

A Briosa está de parabéns após a vitória de hoje sobre o Boavista que lhe abriu, provavelmente em definitivo, as portas da manutenção na Superliga. Acresce o facto, de estar há 11 jogos consecutivos sem perder, o que se para qualquer equipa seria um feito assinalável, mais o é quando estamos em presença de um clube de modestos recursos humanos e materiais. Para este êxito muito contribuiu o trabalho de Nelo Vingada, um dos bons treinadores portugueses a quem não se tem dado o merecido destaque. Realce-se ainda as suas palavras relativamente ao seu antecessor no clube, João Carlos Pereira, que só o engrandecem. Homens com esta estatura moral precisam-se no futebol português.

sexta-feira, abril 29, 2005

O estado do ensino em Portugal segundo a revista "Sábado".

A revista "Sábado" no editorial desta semana fala-nos da educação em Portugal nos termos que a seguir transcrevo:
"Esta semana Portugal descobriu outra vez que os seus alunos são analfabetos, ignorantes e estão mal preparados. O Governo divulgou um estudo da OCDE sobre os conhecimentos dos adolescentes de 15 anos em Matemática, Leitura e Ciência - ficámos em 25º, 24º e 27º lugar, respectivamente, num total de 41. Mesmo aqueles que se confundem com os números (pelos vistos, a maioria) reparam facilmente que isto, sejamos simpáticos, não é bom.
José Sócrates pareceu surpreso, mas não se entende porquê. Já devia ter percebido que a ideologia "moderna" que tem dominado o Ministério da Educação nos últimos anos ia dar este belo resultado.
Na Coreia do Sul, em segundo lugar no ranking, quase nenhum aluno reprova, porque os professores e colegas ajudam os que ficam para trás. Em Portugal, também quase nenhum aluno reprova, mas porque os professores têm de dar tantas justificações para um chumbo que precisam de tirar uma semana de férias para preencher papéis. O objectivo é evitar "traumas" e não "discriminar" os alunos menos capazes; o resultado é acabar com a disciplina e a exigência, favorecendo, objectivamente, os alunos sem problemas económicos, que têm ajuda e podem recorrer a explicadores.
Em Portugal, os professores são obrigados a dar aulas de forma "comunitária", com actividades "fora da escola", sendo pressionados a "cativar" os alunos e a certificar-se de que eles se divertem nas aulas. O objectivo é virar o ensino para a "vida prática"; o resultado é evitar que os alunos aprendam coisas básicas, como datas, números e acontecimentos.
Esforçado, o primeiro-ministro anunciou na quarta-feira (27) as suas medidas para resolver o problema. São duas. As escolas do primeiro ciclo vão estar abertas mais tempo para dar apoio aos alunos com dificuldades. E no próximo ano lectivo, além de conseguir colocar os professores a horas (o que pelos vistos é um milagre), vai estabilizar o corpo docente no 1ºciclo.
Está tudo muito certo. os alunos vão, portanto, passar mais tempo com os professores. Mas o que é que é suposto aprenderem com eles? Se a filosofia da educação não mudar, tudo ficará na mesma.
As escolas precisam de rigor, avaliação e trabalho. Os estudantes precisam de aprender e de perceber a utilidade de uma formação completa no futuro. Em Portugal, nunca houve uma educação inteligente - passámos do excesso de teoria autoritária ao excesso de informalidade irresponsável.
Os alunos precisam de aprender a matéria básica de forma competente para depois poderem compreender como aplicar os conhecimentos na sua vida. Isso faz-se com um investimento sério na educação básica e pré-escolar e com uma avaliação constante e uma responsabilização efectiva dos professores.
Enquanto o Governo não tiver coragem de enfrentar os sindicatos e exigir mais dos professores, não poderá tão cedo exigir mais dos alunos. E sem exigência não há educação de qualidade."

Sem dúvida que neste artigo se levantam algumas questões polémicas.

Miguel OK.

Aparentemente Miguel está recuperado para o jogo de sábado contra o Belenenses. A confirmar-se, será uma boa notícia para o Benfica, dada a sua preponderância na manobra da equipa. Só espero que não seja mais um reaparecimento precipitado que tenha como consequência uma recidiva na lesão, algo já verificado com este jogador e que tantos amargos de boca nos criou.

Sporting a um passo da final.

O Sporting sem ter feito uma exibição de encher o olho, longe disso, acabou por ganhar este primeiro round contra os holandeses do Az Alkmaar. Estou mesmo convencido, por aquilo que os holandeses evidenciaram, que os leões com maior ou menor dificuldade vão estar presentes na final da Taça UEFA. Assinale-se neste jogo o grande golo de Pinilla e deseja-se que a sua veia goleadora, que ao longo da época não se tem manifestado, não se venha agora a revelar no final da Superliga. Quanto a golos nas balizas dos adversários já me bastam os que Liedson tem marcado e que tantas arrelias me têm causado.

terça-feira, abril 26, 2005

Breves.

1- Valentim Loureiro reassumiu a Presidência da Liga de Clubes e no seu estilo truculento já começou a disparar contra Cunha Leal, acusando-o de falta de solidariedade. Obrigado a estar calado durante largo período por força das circunstâncias (leia-se Apito Dourado), por certo, até ao final da Superliga, ainda o vamos ouvir muitas vezes. Para quem faz do culto da personalidade a sua imagem de marca deve ter sido bastante penosa esta longa abstinência;
2- Carlos Xavier na sequência do que aconteceu no jogo Estoril-Benfica foi hoje suspenso por 12 dias pela Comissão Disciplinar da Liga. Se bem se recordam, foi este senhor que nos mimou com insinuações de que o Benfica tentara corromper o árbitro pelo facto de lhe ter emprestado as botas que este utilizou durante o jogo;
3- O Milan apresta-se para chegar à final da Liga dos Campeões depois de derrotar no seu campo, o PSV por 2-0. Desejo que o Chelsea amanhã faça o mesmo no seu confronto com o Liverpool. Confesso que ver Mourinho numa consecutiva terceira final europeia me deixaria agradado;
4- E por falar em Chelsea que dizer do contrato que assinaram com o seu novo patrocinador, a Samsung, no valor de 15 milhões de contos? Já me contentava com um terço desse valor para o meu Benfica. Uns com tanto e outros com tão pouco!

A tristeza do futebol português.

Na ordem do dia temos a troca de galhardetes entre a equipa técnica do Estoril e os dirigentes encarnados. É uma polémica completamente estéril que não leva a lado nenhum: não traz benefícios aos seus autores, acicata os ânimos dos adeptos e, em última instância, lesa o futebol porque o descredibiliza. Os media, claro está, agradecem, fazem eco destas picardias com grandes parangonas, o que suscita nos adeptos mais sensíveis os seus mais primários instintos guerreiros. Infelizmente o futebol indígena, não consegue viver sem este constante espalhafato completamente injustificado.

segunda-feira, abril 25, 2005

Bracarenses atrasam-se na corrida pelo título.

A derrota do Sp.Braga, veio-nos confirmar que o nosso jogo em Penafiel, vai ser um osso bem duro de roer. Nada que já não soubéssemos mas que convém relembrar àqueles que julgavam que dali pudessem advir facilidades. Desenganem-se os que assim pensam.

domingo, abril 24, 2005

Benfica apesar da vitória continua sem convencer.

O Benfica fez hoje mais uma exibição absolutamente deplorável. Não fora o Estoril ter duas expulsões e os encarnados dificilmente teriam ganho este jogo. Verdade se diga que o árbitro não teve influência no resultado pois as expulsões foram inteiramente justas, não se justificando assim, as declarações inflamadas do treinador canarinho contra a arbitagem. Os estorilistas nada fizeram para ganhar a partida, limitaram-se a gerir a vantagem de um golo inicial fortuito remetendo-se a partir daí a uma defesa porfiada que quase os levava a conseguir os seus objectivos. Daí que a haver um vencedor este só poderia ser o Benfica porque foi a equipa que mais atacou, mais oportunidades de golo construiu e que por isso acabou por ganhar. Apesar da vitória o Benfica não jogou absolutamente nada. Jogámos cerca de 70 minutos em superioridade numérica e mesmo assim não conseguimos ao longo desse tempo fazer uma única jogada digna de registo. Estas acabavam invariavelmente no despejo de bolas para a área estorilista, na maior parte das vezes de forma deficiente (os nossos jogadores não sabem fazer um cruzamento: nos cantos e nos lances de bola parada nas faces laterais da área contrária parece não haver nada preparado o que nos leva a admitir que estas jogadas são pouco treinadas); a desorganização ofensiva foi evidente( não temos ninguém que pense e assuma o jogo; não conseguimos fazer circulação de bola; as acções individuais prevalecem em detrimento do colectivo); a equipa tem dificuldade em controlar os níveis de ansiedade o que leva a que haja muita vontade, muita aplicação, mas total falta de discernimento; há jogadores de quem se esperava uma prestação mais consentânea com as suas capacidades: refiro-me concretamente a Petit, Nuno Gomes e Simão (este último tem-se revelado um jogador com pouca personalidade e muito frágil psicológicamente: é inadmissível estar há 14 jogos sem marcar um golo); salta à vista a pouca qualidade do plantel que se torna evidente quando jogadores como Manuel Fernandes e Miguel, como foi o caso de hoje, não podem dar o seu contributo: João Pereira e Bruno Aguiar pese embora a boa vontade não os fazem esquecer minimamente. Trapatonni também ajudou à festa ao fazer alterações perfeitamente despropositadas no escalonamento inicial da equipa: não se percebe a inclusão de Fyssas do mesmo modo que não se percebe a entrada de Moreira quando Quim tem estado à altura das responsabilidades (logo por azar Moreira tem culpas no golo estorilista).
Volto a insistir na mesma tecla: a continuarmos a jogar assim, só um milagre nos levará ao tão almejado título. A vitória do F.C.Porto hoje em Aveiro complicou-nos a vida já que os azuis-e-brancos têm um calendário bastante acessível. Ganhámos 2 pontos ao Sporting mas temos o F.C.Porto a apenas 4 pontos e veremos o que fará o Sp. Braga amanhã em Penafiel. Nos próximos dois jogos é imperioso que o meu clube não perca pontos. Por aquilo que tenho visto é difícil este desiderato. Gostava de ser mais positivo mas a realidade não me permite grandes optimismos.

Baixas significativas.

A juntar à de Manuel Fernandes, a provável ausência de Miguel no jogo de hoje por motivo de lesão, deixa-me bastante preocupado. Nesta altura em que tudo se decide, o Benfica precisa das suas principais estrelas e sem elas as dificuldades avolumam-se. João Pereira e Bruno Aguiar são certamente os escolhidos para substituir os seus colegas. Espero que o façam com qualidade.

Empate em Alvalade baralha contas do título.

Confesso que não esperava este meio desaire do Sporting frente à Académica. Foram dois pontos perdidos que lhes podem vir a fazer falta nas contas finais da Superliga. É verdade que a haver um vencedor este só poderia ter sido o Sporting dado o caudal ofensivo que imprimiram ao seu jogo a que se juntaram algumas oportunidades de golo desperdiçadas. Também é bom que se diga que a meio da 1ªparte, os leões tiveram uma ajuda preciosa do árbitro que num lance claro de expulsão, deixou André Polga em campo. A Académica limitou-se a defender, raramente contra-atacando e quando tal aconteceu, só por uma vez tiveram uma chance de golo. No final aceita-se o resultado face à inoperância dos verde-brancos que revelaram ao longo de toda a partida, grandes dificuldades em ultrapassar a bem organizada defesa academista.
Ao Benfica exige-se que amanhã frente ao Estoril não deixe passar esta oportunidade de aumentar a sua vantagem relativamente ao Sporting. Jogamos em campo neutro, frente ao lanterna vermelha do campeonato,perante um público que nos é afecto, pelo que não se admite outro resultado que não seja a nossa vitória. Temos de honrar o lugar que ocupamos e mostrar à concorrência que tem de contar connosco na decisão do título.

sábado, abril 23, 2005

Benfica faz a "dobradinha" no Voleibol.

Hoje escreveu-se uma página de ouro no voleibol encarnado. Catorze anos depois da última vez, conseguimos conquistar o título de campeão nacional. Este é apenas o 3º título conquistado pelo Benfica na modalidade, o que reforça a importância do feito. É bom não esquecer também que já esta época havíamos ganho a Taça de Portugal. Para uma modalidade que chegou a ser banida do nosso clube esta conquista deve constituir motivo de grande regozijo para todos os benfiquistas. Um emocionado obrigado à equipa técnica e aos jogadores por esta enorme alegria que me proporcionaram.

quinta-feira, abril 21, 2005

Sporting agradece.

Ao Sporting tudo corre sobre rodas. João Alves, jogador decisivo na manobra bracarense, não vai poder jogar com os leões em virtude de uma lesão no joelho. Tudo se vai conjugando assim, para que o Sporting chegue ao final da época com a Superliga debaixo do braço.

Optimismo exagerado.

O jogo com o Estoril ainda não se realizou mas é como já tivesse acontecido. Pelo simples facto de o dito se realizar no Algarve toda a gente já decidiu o desfecho do encontro: o Benfica já ganhou. Como se o jogo fosse de carácter amigável e os estorilistas não precisassem dos 3 pontos para ainda poderem sonhar com a permanência. Os jogadores encarnados que se deixem ir na onda, entrem dentro de campo com esta certeza e pode ser que se venham a lamentar no final do mesmo. Para os mais optimistas recordo-lhes o jogo da 1ªvolta onde esteve para acontecer uma surpresa. Além disso, ainda se está para ver como é que o Benfica vai reagir à ausência de Manuel Fernandes.

quarta-feira, abril 20, 2005

Benfica no Jamor.

Apuramento para a final da Taça de Portugal conseguido com toda a naturalidade, ainda que sem deslumbrar. Manuel Fernandes arrancou o 5ºamarelo ficando de fora no jogo com o Estoril. Sábado veremos se foi uma decisão correcta. A estreia de André Luís não permitiu avaliar o jogador, uma vez que este ao longo da partida não foi minimamente importunado pelos adversários. Simão continua em baixa produtividade; o mesmo se pode dizer relativamente a Nuno Assis que contudo, teve a seu favor, a marcação do 2ºgolo que sentenciou a eliminatória; Nuno Gomes reencontrou-se com os golos. Fyssas demonstrou que não é alternativa a Dos Santos. Moreira cumpriu.

Ainda a questão dos amarelos.

Afinal parece que sempre é verdade o facto de Manuel Fernandes estar à bica no que concerne ao número de cartões amarelos. Não só ele como também Luisão. Assim sendo, alguém me consegue explicar como a equipa técnica não aproveitou o jogo de hoje da Taça de Portugal para os ditos jogadores limparem os cartões? Ainda por cima parece que eles não vão jogar. Está tudo doido ou andam a brincar com a sorte? Será que Trapattoni entende que o plantel é tão valioso que se pode dar ao luxo de prescindir dos dois jogadores para as batalhas que se avizinham? Ou será que dá o campeonato como perdido e por isso tanto lhe faz jogar com o Manuel Fernandes ou o Bruno Aguiar, o Luisão ou o André Luís? Responda quem souber.

terça-feira, abril 19, 2005

Dúvida sobre o número de cartões amarelos a Manuel Fernandes

Esta história dos 9 amarelos que estão a ser creditados ao Manuel Fernandes está, quanto a mim, a ser mal contada. Pelas minhas contas, e já consultei as estatísticas da Liga, o nosso jogador só tem 8 amarelos. No entanto, a ser verdade o que os jornais dizem, a nossa equipa técnica estaria completamente a dormir pois teria a oportunidade de amanhã no jogo da Taça limpar o cartão.

Os candidatos à vitória na Superliga.

Depois da última jornada quanto a mim, três candidatos se perfilam para a conquista da Superliga: Sporting, Sp.Braga e F.C.Porto. Os dois primeiros encontram-se numa posição mais favorável mas é bom não esquecer que os azuis-e-brancos têm um calendário bastante favorável por isso ainda têm uma palavra a dizer. Fora destas contas por paradoxal que pareça, o meu Benfica. Apesar de ainda se encontrar na liderança, não o vejo capaz de conseguir atingir tal desiderato. Estou mesmo convencido que vamos assistir à débacle encarnada nas próximas jornadas. Nem mesmo a qualificação para a Liga dos Campeões vamos alcançar, o que na minha perspectiva até é bom para não sofrermos humilhações como a que sofremos no ano transacto com o Anderlecht. A realidade é dura: não temos nem plantel nem arcaboiço psicológico para andarmos em tais batalhas. O nosso lugar é na Taça UEFA mais acessível às nossas capacidades e onde com alguma sorte à mistura, podemos fazer uma carreira interessante à semelhança do que tem acontecido este ano com o Sporting.

A Triste Sina de um Benfiquista.

Performance do Benfica nas várias modalidades no passado fim-de-semana:
Andebol- 2 Derrotas;
Basquetebol - Derrota;
Voleibol - Derrota;
Rugby - Derrota;
Hóquei em Patins - Empate (dado que foi contra o 1ºclassificado, FCP, isso significa que ficámos mais afastados do título);
Futebol - 2 Empates ( na Superliga, entregámos o campeonato; na 3ªDivisão, de uma situação clara de subida já estamos em igualdade de pontos com o 2ºclassificado)
Futsal - única vitória.

Resumindo: contrariamente ao que se possa pensar, esta não é uma situação atípica no nosso clube. De há longos anos a esta parte isto tornou-se o pão nosso de cada dia. Esta é a prova provada do quão difícil é, nos dias de hoje, SER BENFIQUISTA!

domingo, abril 17, 2005

Análise ao jogo.

O Benfica teve ao longo da 1ªparte períodos de muito bom futebol pecando unicamente na finalização, umas vezes por culpa própria, outras vezes, por mérito do Costinha que teve uma actuação soberba. O golo sofrido foi mais uma daquelas desatenções em que a nossa defesa é fértil.
Na 2ªparte tudo foi diferente para pior, valendo apenas o golo nos últimos instantes da partida. Muita vontade mas pouca clarividência, sobressaíndo a falta de classe dos nossos jogadores. Estes têm revelado nas últimas jornadas altos níveis de ansiedade o que demonstra claramente que acusam em demasia a responsabilidade de ganhar. Um exemplo claro do que acabei de dizer é Simão, que está muito longe daquilo a que nos habituou: dos seus pés raramente sai uma jogada de perigo; golos nem vê-los. Trapattoni também não está isento de culpas: mal na substituição de Geovanni (deixámos de ter um flanqueador de que tanto necessitávamos)e na saída tardia de Nuno Assis.

sábado, abril 16, 2005

Em duas jornadas Benfica desbarata vantagem de 6 pontos.

Que melhor dia desportivo poderia desejar um benfiquista? Início de tarde com uma derrota no Basquetebol. De seguida o Voleibol trouxe-nos mais uma derrota e para acabarmos em beleza, o Futebol deu-nos um empate com sabor a derrota. Este nosso clube tem esta particularidade singular de nos envergonhar a cada momento. Eu pessoalmente, sinto-me vexado com a prestação dos nossos atletas. O Benfica actual conspurca os feitos gloriosos do passado. Melhor seria que em definitivo encerrasse as portas para que nós adeptos deixássemos de viver em permanente agonia.
No tocante à equipa de futebol eu já tinha dito que para o Benfica o campeonato estava sentenciado desde a última jornada. Aliás fui o único bloguista benfiquista a chegar a essa triste conclusão. Todos os outros escreviam que não obstante a derrota contra o Rio Ave, as esperanças de vencer a Superliga se mantinham intactas porque 3 pontos constituíam ainda uma vantagem confortável. Havia alguns até que prognosticavam, que ela se consumaria antes da derradeira jornada. Porventura ainda haverá alguns que depois do jogo de hoje se vão agarrar à vantagem de um ponto, para virem a terreiro dizer que tudo está em aberto e que a conquista da Superliga ainda é possível. Enquanto matemáticamente for possível este será o discurso de muitos benfiquistas. No entanto, no final da época, seguramente, cá estaremos todos a carpir mágoas.

Benfica em várias frentes, hoje na televisão.

Hoje é dia de overdose benfiquista na televisão. Ele é o Basquetebol, ele é o Voleibol, ele é por fim o Futebol. Quer isto dizer que os benfiquistas que não podem marcar presença nos recintos desportivos,lá terão mais um dia de emoções fortes, ainda que no sofá das suas casas. Os primeiros a entrar em palco são os basquetebolistas mas dado que nesta modalidade a procissão ainda vai no adro, o meu coração por essa altura ainda estará a aquecer os motores. A seguir a coisa fia mais fino com o Voleibol, onde tudo pode ficar decidido em caso de vitória encarnada. Que bom seria que tal acontecesse pois significaria um título nacional para o meu clube o que nesta modalidade, há semelhança de outras, é algo que não conquistamos há muitos anos. Finalmente lá mais para a noitinha teremos o Futebol com mais uma jornada da Superliga. Aqui chegados o meu coração está na sua rotação máxima. Para ajudar à festa a contabilidade diz-nos que nos últimos três embates que tivemos com o U. Leiria não lográmos obter o sabor da vitória o que por si só nos deixa de sobreaviso e não é nada animador. Escusado será dizer que é mais um jogo onde é proibido perder pontos sob pena de as nossas aspirações irem pelo cano. Peço por isso aos nossos jogadores, a mesma aplicação dos últimos jogos mas mais cabecinha que é algo que tem faltado em demasia. A este propósito, estou-me a lembrar de um jogador em especial, Manuel Fernandes, que já leva 8 amarelos e a quem, mais 2 amarelos o colocam "fora-de-jogo". Ora todos sabemos que nesta altura do campeonato, ao Benfica será imprescindível entrar em cada jogo na máxima força - única forma de conseguirmos os nossos objectivos - pelo que se pede a este jogador em particular, cautelas redobradas na abordagem aos lances. Façamos pois votos que os nossos jogadores estejam em dia sim e nos proporcionem um resto de fim-de-semana sem angústias e desesperos.

quinta-feira, abril 14, 2005

Sporting a caminho da final da Taça UEFA.

Os leões chegam às meias-finais depois de ultrapassarem os ingleses do Newcastle. Mesmo sem poderem contar com o contributo de Liedson, o Sporting venceu esta eliminatória com toda a naturalidade, revelando uma grande superioridade sobre o seu adversário. Agora fica a faltar o derradeiro passo para chegarem à tão ansiada final que, deve dizer-se, está perfeitamente ao seu alcance. Não me parece que os holandeses do AZ Alkmaar venham a constituir um entrave às ambições leoninas. Tudo aponta assim, para que mais uma equipa portuguesa venha a ganhar uma competição europeia o que seria um feito notável para o futebol português que em 3 anos consecutivos ganharia 2 Taça UEFA e 1 Liga dos Campeões. Algo impensável num passado recente.
Por outro lado, esta vitória trará aos jogadores leoninos uma motivação acrescida para a Superliga, onde surgem, na minha opinião, como o principal favorito à conquista do troféu mesmo tendo em conta o facto de estarem a 3 pontos do Benfica e terem um calendário complicado pela frente.

quarta-feira, abril 13, 2005

Ganda Figueiredo.

António Figueiredo antigo dirigente benfiquista e actual presidente do Estoril revelou esta noite que chegou a acordo com a direcção encarnada, no sentido de realizar o jogo Estoril-Benfica no Estádio do Algarve. Numa altura em que o Estoril luta pela manutenção não deixa de ser surpreendente esta atitude do presidente estorilista. Prescinde do factor casa em prol de uma receita choruda num estádio que estará repleto de benfiquistas. Tenho para mim que António Figueiredo entre a descida do Estoril à Liga de Honra ou a conquista da Superliga por parte do Benfica prefere a 2ªhipótese. Só por isto já subiu na minha consideração.

terça-feira, abril 12, 2005

Chelsea segue em frente.

O Chelsea fez o que se previa e já está na meia-final da Liga dos Campeões. Não me digam que Mourinho ainda consegue o 3ºtítulo consecutivo em provas europeias. Se isso se vier a verificar é com certeza um feito inédito na história do futebol. Para Mourinho seria a consagração definitiva. Para nós portugueses um motivo de grande orgulho.

Abatido e indignado.

Ainda em fase de luto depois da derrota de domingo a vontade de postar é quase nula. As derrotas do meu clube custam-me imenso a digerir e mais difícil se torna, quando pouco depois, vemos o nosso principal rival ganhar com uma ajuda preciosa da arbitragem. Como se isto não bastasse, ainda temos de levar com o presidente leonino a insurgir-se contra as péssimas arbitragens que o seu clube tem sido vítima o que, na sua opinião, o impedem de estar à frente do campenato. Perante afirmações deste calibre um homem atinge o zénite da indignação!

domingo, abril 10, 2005

Benfica entrega campeonato.

Por muito que me custe dizê-lo, o meu clube disse hoje adeus à conquista do campeonato. Em posts anteriores eu já antevia esta possibilidade porque a equipa nunca me deu motivos suficientes para acreditar nela. Este ano tivemos uma oportunidade soberana que provavelmente não vamos ter nos próximos anos, e não a soubemos aproveitar. Num ano atípico como este, em que F.C.Porto e Sporting tudo têm feito para nos entregar o campeonato numa bandeja de prata nós o que fazemos? Fazemo-nos de esquisitos e não aceitamos tão generosa oferta. Já que os nossos adversário estiveram 19 e 17 anos sem ganhar o título, entendem os nossos dilectos jogadores, porventura num gesto solidário, que há que esperar mais uns anitos para as contas ficarem acertadas e só nessa altura pensarão em fazer a vontade aos sócios. Nós os adeptos, é que já estamos fartos de tanta parcimónia, cansados de tanto sofrimento. Ano após ano não param as decepções. Começo a acreditar que morro sem voltar a ver o Benfica campeão. Eu que durante tantos anos me habituei a ver o meu clube ganhar jamais imaginei passar por um jejum de 11 anos sem alcançar um título.
O jogo de hoje foi uma cópia de tantos outros ao longo desta época. A burrice impôs-se à clarividência. Alguma vez uma equipa que quer ser campeã pode sofrer um golo daquela forma? Nos últimos 15 minutos os nossos jogadores atacaram completamente à toa sem quaisquer cautelas defensivas o que se veio a revelar fatal. Nesse período os jogadores do Rio Ave aparecerem junto à nossa área 2 ou 3 vezes em superioridade numérica face à nossa defesa, o que se revelou premonitório do que viria a acontecer no último minuto.
Numa breve análise à prestação dos nossos jogadores dizer que Simão, há semelhança do que vem acontecendo há uma dezena de jogos, não fez rigorosamente nada falhando incusivé uma flagrante oportunidade de golo que o Simão de outros tempos não falharia. Presentemente é uma unidade a menos (pena que no plantel não haja alternativas). Nuno Gomes e Nuno Assis foram outras nulidades, dois zeros absolutos.

F.C.Porto travado no Bessa.

Com a derrota esta noite no Bessa, o F.C.Porto pode ter hipotecado definitivamente a hipótese de chegar ao título. A sua situação na tabela classificativa ficará mais clarificada, após os desfechos dos jogos dos seus mais directos adversários nesta jornada. Prefiro não fazer conjecturas para não dar azar, esperando tão só que o meu clube amanhã em Vila do Conde, não perca a oportunidade de cimentar a sua posição face aos azuis-e-brancos. Por sua vez, o Boavista com esta vitória ganhou novo alento na disputa por um lugar que dê acesso à Liga dos Campeões.

sábado, abril 09, 2005

O Voleibol encarnado ganha vantagem na final do play-off.

O Benfica somou a segunda vitória frente ao Sp.Espinho, ficando a faltar mais uma vitória num dos próximos dois jogos para conquistar o almejado título nacional. Os encarnados redimiram-se da derrota e da má exibição do encontro do fim-de-semana passado, vencendo os espinhenses por 3-1, muito embora já não revelem a mesma consistência de jogo e a mesma confiança que exibiram durante toda a primeira fase. Ganharam com dificuldade mas com justiça este terceiro jogo da final, frente a um adversário que tudo tem feito para contrariar o favoritismo encarnado. Esperemos que o factor casa que tem sido determinante nestes jogos do play-off, não se faça sentir no próximo embate em Espinho.

O Cantinho da música.

Tenho dúvidas que dos poucos que aqui passam pelo meu estaminé, haja algum apaixonado por música. Seja como for, na eventualidade de por cá aparecer algum, aproveitaria esta ocasião, para lhe recomendar um novo debutante na música americana que merece os mais rasgados elogios e que dá pelo nome de Gavin DeGraw. Este "Chariot", com uma sonoridade bastante melodiosa, onde se mistura rock, soul e R&B, revela-nos um músico de grande talento, quer na composição quer nas suas capacidades como "singer". Álbum imperdível, o melhor que ouvi nos últimos tempos, com 12 faixas (na versão "stripped")onde é difícil escolher qual a melhor. Adquiram-no e deliciem-se!

sexta-feira, abril 08, 2005

Critérios de graduação de professores.

Coloco aqui uma questão aos bloguistas que se debruçam sobre as questões da educação: faz sentido que os critérios de graduação de professores numa dada escola continuem a assentar exclusivamente na classificação académica, na classificação profissional e no tempo de serviço? Não fará mais sentido que esta se baseie em critérios bem mais credíveis que tenham em conta o empenho, a competência, o mérito...? Como podemos operacionalizar tudo isto e conceber critérios justos e exequíveis?

quinta-feira, abril 07, 2005

A eterna discussão sobre a pertinência dos exames.

A propósito da questão recorrente sobre os benefícios ou malefícios dos exames, e que mais uma vez o abnóxio traz à discussão, um seu leitor faz uma pergunta pertinente e que eu bem gostaria de ver respondida: "Se não existirem exames, mesmos que estes só consigam incidir numa parcela limitada do currículo, e com todas as deficiências que são conhecidas, como é que se avalia, no seu todo, a qualidade das aprendizagens?". Será que bastam as avaliações internas? Já alguém se deu conta que, por exemplo, em muitas escolas num mesmo grupo disciplinar a disparidade nas classificações chega a ser gritante?

quarta-feira, abril 06, 2005

Chelsea vence, mesmo sem Mourinho.

Os ingleses quase carimbavam a passagem às meias-finais da Liga dos Campeões, não fosse o árbitro ter inventado uma grande penalidade já no final do encontro que mantém intactas as aspirações dos germânicos. O 4-1 dava outras garantias que não dá o 4-2, mas mesmo assim estou convencido que Mourinho e os seus rapazes, não vão perder a oportunidade de estar na eliminatória seguinte. Não tendo sido um jogo de encher o olho, confirmou-se mais uma vez, que esta equipa inglesa para lá da reconhecida capacidade técnica e cultura táctica, os seus jogadores, revelam ainda, uma tenacidade, uma entrega e um espírito de sacrifício, dignos dos maiores elogios (até cansa vê-los jogar!). Há um jogador que me enche as medidas: Lampard. Joga todos os jogos, raramente é substituído e mesmo assim mantém uma condição física invejável. A sua eficácia no remate é impressionante: em cada 10 remates que faz, 9 vão direitos à baliza. Imagine-se um jogador destes no meu Benfica...

domingo, abril 03, 2005

Benfica - 4 - Marítimo - 3

Tal como previra foi uma 2ªparte de grande intensidade, com uma vitória arrancada a ferros e onde mais uma vez se pôs à prova a resistência dos corações benfiquistas. Os jogadores encarnados têm uma enorme dificuldade em controlar a ansiedade, a tremideira é uma constante o que faz prever um resto de campeonato bastante sofrido. Por maior que seja a vantagem que o Benfica disponha num qualquer jogo, nós adeptos, em momento algum podemos estar descansados, pois a qualquer altura o adversário pode conseguir a reviravolta. Felizmente tudo acabou em bem mas a sorte que hoje tivemos, pode não nos acompanhar em jogos futuros. Faltam sete jogos, sendo que o próximo vai ser contra o Rio Ave, equipa que conseguiu fazer na Luz o que o Marítimo esteve hoje prestes a alcançar. Escusado será dizer que vai ser mais um jogo de resultado imprevisível e onde espero que os nossos jogadores revelem estabilidade emocional, aspecto fundamental sem a qual dificilmente se ganham jogos.

Malfadados jogadores encarnados.

Esta equipa encarnada tem o condão de me arrasar os nervos. 3-2 ao intervalo quando já podia ter o jogo resolvido. Os jogadores são de uma inconstância futebolística e revelam uma falta de cabeça exasperante. Prevejo uma 2ªparte de grande sofrimento para as nossas cores.

sábado, abril 02, 2005

Sporting despacha Boavista com imprevista facilidade.

O resultado desta noite foi péssimo para as aspirações do meu clube. Era essencial que o Sporting tivesse perdido pontos nesta sua deslocação ao Bessa. Infelizmente tal não se verificou tendo os leões demonstrado inequivocamente que são de longe a equipa que melhor futebol pratica em Portugal. A nossa sorte é que eles não o fazem com a regularidade necessária, caso contrário estava encontrado o campeão. Desenganem-se aqueles que pensam, em especial os benfiquistas, que o leão está arredado na corrida ao título. É bom não esquecer que ainda os temos de defrontar na penúltima jornada e se jogarem connosco da forma como o fizeram hoje, dificilmente não perderemos. Seria fundamental chegar a esse jogo com uma vantagem que nos permitisse ficar salvaguardados para a eventualidade de uma derrota. Todo este meu receio deve-se ao facto de não acreditar que os jogadores encarnados tenham estofo psicológico para aguentarem a pressão que todas as semanas se vai exercer sobre eles. O futuro se encarregará de provar se a minha análise tem razão de ser.

Voleibol encarnado decepciona em Espinho

Numa exibição muito apagada o Benfica foi cilindrado pelo Sp.Espinho por 3-0. Sendo a final à melhor de cinco, ainda temos pelo menos, mais dois jogos pela frente. De qualquer forma, se os benfiquistas pretendem conquistar o título de campeão nacional, terão de jogar bem melhor do que o fizeram hoje.

sexta-feira, abril 01, 2005

O Inglês no ensino básico.

A introdução do Inglês a partir do 3ºano do ensino básico aparece como a medida emblemática do governo socialista para a área da educação. Não contestando minimamente a sua implementação que todos reconhecemos ser pertinente face à importância que assume o domínio da língua inglesa nos nossos dias, começam no entanto a surgir os primeiros engulhos a esta medida : ficámos a saber que a leccionação desta disciplina irá concretizar-se a partir do próximo ano lectivo mas apenas em cerca de duas mil escolas e em horário extracurricular;ficámos também a saber,que só em 2009, segundo previsões do governo (estas previsões como todos sabemos costumam pecar por defeito), a generalização do Inglês se estenderá às restantes escolas do País. Ou seja, mais uma vez, as escolas menos capacitadas e preparadas (zonas pobres e do interior) terão de esperar, o que é um sinal claro de discriminação algo a que estas escolas há muito estão habituadas.