segunda-feira, fevereiro 29, 2016

Sábado é o dia da verdade

Exibição paupérrima mas com vitória que não oferece contestação e que podia ter sido mais ampla não fosse a excelente exibição do guarda-redes do União.
Sábado temos o jogo que pode definir quem vai ser campeão esta época. Em caso de vitória o Sporting assegura praticamente a conquista do título. Faço votos para que os nossos jogadores encarem o jogo com o máximo de seriedade e ambição e que o treinador não monte a equipa em 4-4-2. É só isso que eu peço e acho que não é pedir muito.

domingo, fevereiro 28, 2016

Preocupante

Numa fase decisiva da época estamos com jogadores influentes lesionados o que só complica a nossa tarefa. Acresce a situação dos jogadores em risco por causa dos amarelos. Em Alvalade, jogo decisivo para as nossas aspirações, só jogando na máxima força é que podemos ter alguma hipótese de conquistar os três pontos. Se formos para lá diminuídos a derrota é certa.

sábado, fevereiro 20, 2016

Melhor o resultado que a exibição

Os jogadores acusaram o desgaste físico do jogo de 3ª feira e isso teve consequências no nível exibicional que foi sofrível. Não fizemos pressão alta, falhámos demasiados passes, fomos pouco agressivos perdendo muitas bolas divididas, e fomos lentos nas transições defensivas possibilitando autênticas auto-estradas aos adversários. O que importa é que ganhámos mesmo sem nota artística.
Para além de Eliseu, Renato Sanches deveria ter provocado um amarelo para não haver dúvidas da sua presença em Alvalade, o jogo em que tudo se decidirá.

terça-feira, fevereiro 16, 2016

Finalmente uma vitória frente a um adversário de qualidade

Depois do que tem sucedido em jogos frente a boas equipas, este foi um resultado positivo que embora escasso nos dá a possibilidade de resolver a eliminatória a nosso favor. Além disso, espero que reforce a moral da equipa para os jogos decisivos que aí vêm. Pena os amarelos a André Almeida e Jardel que os impede de estar presentes na Rússia, embora o Zenit também terá duas baixas importantes.
Foi um jogo equilibrado, muito calculista, em especial na 1ª parte. Na 2ª parte, o jogo esteve mais partido, fruto da falta de frescura física, o que permitiu que construíssemos algumas jogadas de perigo, sendo que uma delas foi escandalosamente falhada por Gaitán. Felizmente que muito perto do final da partida, Jonas, ele que nunca marca em jogos desta natureza, resolveu o embate a nosso favor.
Destaque especial para a exibição de Lindelof que se estreou na Champions com uma exibição de grande qualidade. 

Mostrem que são homens de fibra

Esta época tem ficado bem patente a dificuldade que o Benfica tem em jogar frente a adversários de qualidade. Os resultados estão aí para o confirmar. É chegada a hora de contrariar este cenário e ganhar esta noite ao Zenit. Os benfiquistas merecem e a grandeza do clube também. Isto de ser forte com os fracos e fraquinho com os fortes tem que acabar. De preferência já hoje.

segunda-feira, fevereiro 15, 2016

Tão previsíveis

Como tinha previsto num dos últimos posts, algumas figuras leoninas, incluindo obviamente o seu presidente, aproveitaram a jornada proveitosa do fim de semana para virem achincalhar o Benfica. A estratégia tem sido esta desde o início da época e a verdade é que tem dado resultado. Vão continuar nesta senda enquanto estiverem na mó de cima e o Benfica for colecionando maus resultados. No final, caso sejam campeões, o achincalhamento atingirá proporções gigantescas sem fim à vista.

domingo, fevereiro 14, 2016

Mais uma desilusão

Pode-se dizer que este foi um fim de semana em que fomos comidos pelo FC Porto. Os nossos basquetebolistas, num gesto de solidariedade para com os seus colegas do futebol, decidiram entregar a Taça da Liga ao FC Porto. No jogo de hoje a incompetência foi gritante. Convém avisar o Carlos Lisboa que, ao contrário dos últimos anos, esta época temos concorrência e que o título vai ser discutido palmo a palmo.

A eliminatória com o Zenit

O jogo com o Zenit não me preocupa minimamente. Para além do dinheiro pouco mais está em jogo. Talvez o prestígio mas este iria sofrer uma enorme machadada na eliminatória seguinte, caso nos calhasse, e as probabilidades seriam imensas, um dos tubarões que estão na competição. Sofrer humilhações frente a esses adversários abalava e muito o nosso prestígio isto já para não falar na autoestima dos nossos jogadores. Resumindo: eliminar os russos sim senhor, mas com o coração nas mãos sabendo o que nos espera a seguir.

sábado, fevereiro 13, 2016

Vitória mais do que anunciada

Tal como previ ontem, após a nossa inadmissível derrota, o Sporting aproveitou a benesse e ganhou facilmente na Madeira. Rui Vitória e os seus jogadores resolveram entregar o ouro ao bandido. Agora tudo fica mais difícil, para não dizer impossível, e para a coisa se tornar ainda mais humilhante lá vamos ter que levar com Bruno de Carvalho e as suas nojentas ironias com que adora brindar-nos, sobretudo quando os resultados desportivos lhe correm de feição. Esta noite, Inácio, o seu cão de fila, vai ser o primeiro a abrir as hostilidades. Habituemo-nos, porque nos próximos tempos estes senhores não nos vão dar um momento de descanso. E imagine-se o que será se, ao que tudo indica, forem campeões.

As contas que são precisas fazer depois da derrota de ontem

Se o Sporting ganhar hoje na Madeira pode praticamente encomendar as faixas de campeão. Fica com uma vantagem confortável de 3 e 6 pontos sobre os mais diretos adversários que dificilmente será desperdiçada. Acresce que o Benfica ainda vai a Alvalade. Tendo em conta o saldo que temos esta época com os leões a grande probabilidade é sairmos de lá com mais uma derrota o que significa na prática uma desvantagem de 7 pontos para o nosso rival (isto se ganharmos em Paços de Ferreira). Perante este cenário, acho que nem é preciso dizer mais nada quanto às nossas possibilidades de conquistar o tri. Concentremo-nos na luta pelo 2º lugar que essa é uma tarefa bem mais ao nosso alcance. Isto não é pessimismo, mas antes puro realismo, por muito que nos custe afirmá-lo.

sexta-feira, fevereiro 12, 2016

Enorme deceção

Frente a um FC Porto preso por arames, de rastos psicologicamente, e a ter ultimamente resultados e exibições dececionantes, o Benfica estava obrigado a ganhar. Infelizmente não foi isso que aconteceu porque mais uma vez provámos à evidência que não temos uma equipa com estofo de campeã. Uma equipa que ambiciona o tri não pode, repito, não pode, perder os três jogos que até agora fez para o campeonato com os seus rivais diretos, com a agravante de dois deles terem sido na nossa casa. E, ainda por cima, estivemos à frente no marcador. Perder assim é impensável e uma enorme frustração para nós benfiquistas.
A derrota de hoje funcionará como motivação extra para o jogo de amanhã do Sporting. Obviamente que os leões, com outra estaleca, não vão desaproveitar uma benesse destas. E quando formos a Alvalade fazemos a quadratura do círculo: 4 jogos e outras tantas derrotas. Mas alguém pensa que vamos ser campeões perdendo todos os jogos com os rivais? Nunca aconteceu e ainda não é esta época que vai acontecer.
Rui Vitória que vinha mostrando trabalho nestes últimos tempos volta a despistar-se frente a equipas do nosso nível. Conseguiu inclusive um feito inigualável: perder 5 clássicos numa mesma época. Não há memória de uma coisa destas Treinador que se preze tem que saber preparar psicologicamente os jogadores para este tipo de embates e Rui Vitória até agora não o conseguiu. Os jogadores parece que entram atemorizados, sobrestimam a capacidade do adversário e não conseguem render o que está ao seu alcance. Jonas, então, é um caso paradigmático. Como é que um jogador deste nível não consegue marcar golos às equipas grandes? Não dá para entender.

Fundamental ganhar

Mais do que o FC Porto o que me está a preocupar neste momento é o estado em que o terreno de jogo possa estar logo à noite. Se estiver muito alagado o jogo tornar-se-á numa lotaria, baseado sobretudo no pontapé para a frente e aí ganha quem melhor se adaptar à intempérie e quem tiver mais sorte. Espero que não. Faço votos para que o campo permita um jogo fluído onde possamos explanar as nossas capacidades. Nesse caso as hipóteses de vencermos serão maiores, até porque este é mais um jogo em que temos que obrigatoriamente ganhar. Não há outro resultado possível. Chegados ao 1º lugar é aí que queremos permanecer e que temos que estar.

terça-feira, fevereiro 09, 2016

Bom árbitro

Não vai ser por causa do árbitro que não vamos ganhar ao FC Porto. É um bom árbitro, talvez o melhor que temos em Portugal, por isso mais do que a arbitragem o que será decisivo é a forma como estivermos em campo. Se entrarmos determinados, sem acusar a responsabilidade, e repetirmos as exibições que temos vindo a fazer nas últimas partidas é óbvio que as possibilidades de vitória aumentam substancialmente. É isso que os benfiquistas esperam. É isso que vai acontecer.

segunda-feira, fevereiro 08, 2016

Finalmente na liderança

E pela primeira vez esta época o Benfica chega à liderança. Esperemos que não seja uma liderança apenas de uma semana. Feito o mais difícil há que agarrar o lugar com unhas e dentes por muito difíceis que sejam os jogos que ainda temos pela frente. A começar pelo embate com o FC Porto na próxima jornada. Jogo de alto grau de dificuldade e que permitirá aferir da real capacidade da nossa equipa. Ganhar é fundamental. Veremos se somos capazes de responder positivamente a este desafio.

domingo, fevereiro 07, 2016

De mal a pior

A equipa B vai de mal pior quanto ao futebol praticado. Não há uma ideia de jogo, os miúdos andam completamente perdidos em campo, o individual sobrepõe-se ao coletivo com claro prejuízo para a equipa e a qualidade dos jogadores deixa muito a desejar. Os que entraram nesta janela de mercado que fechou não trouxeram valor acrescentado, antes pelo contrário. Dálcio e Saponjic são de uma banalidade confrangedora que não se percebe como os foram buscar.

É uma pena

Bem sei que os valores oferecidos são astronómicos o que impossibilita que Renato Sanches fique no Benfica após esta época. Mas ver sair um jogador deste calibre, ainda tão novo e com enorme potencial, sem que o Benfica venha a colher benefícios desportivos do seu contributo, custa imenso. O Benfica está desde há muito transformado num entreposto de jogadores o que impede que se possa formar uma grande equipa que possa jogar junta pelo menos durante 3 épocas. Se isso fosse possível não havia limites para as nossas ambições desportivas.

sexta-feira, fevereiro 05, 2016

Máquina goleadora

O Benfica está a viver um momento de enorme qualidade futebolística que se sustenta na grande capacidade de circulação de bola e numa capacidade de finalização impressionante. A questão está em saber se vamos conseguir manter este nível quando defrontarmos adversários da nossa igualha. Aí ficaremos a saber se estas exibições se devem à menor qualidade dos nossos adversários ou se elas correspondem realmente ao verdadeiro valor da equipa. Apesar de estarmos exuberantes com este grande momento a verdade é que esta época perdemos os jogos que realizámos com as equipas grandes, exceção feita ao jogo de Madrid em que a sorte esteve connosco. E isso deixa-nos desconfiados.
Uma palavra final para a evolução de Renato Sanches que se tem vindo a revelar um elemento imprescindível no onze titular e que a continuar nesta senda tem de ter forçosamente um lugar na seleção que vai disputar a fase final do Europeu. Só se Fernando Santos não estiver no seu perfeito juízo é que o deixaria de fora. O miúdo é presentemente o melhor 8 português. Uma força da natureza e uma capacidade de transporte de bola que nenhum outro médio em Portugal possui.

quinta-feira, fevereiro 04, 2016

E agora?

Com a recaída de Luisão, a necessitar de nova operação, e a lesão muscular de Lisandro, o Benfica vai enfrentar uma fase decisiva da época com apenas dois centrais: Jardel e o miúdo Lindelof, a quem falta tarimba para jogos deste quilate. Não tenho dúvidas que isto constitui um enorme rombo nas aspirações da equipa para a conquista do tri. O Sporting tem a partir de agora o caminho muito mais facilitado.

quarta-feira, fevereiro 03, 2016

Desbaratar milhões e milhões de euros

Como é possível dar-se 2,9 milhões de euros pelo Francisco Vera que nem na equipa B se consegue impor? Este é só mais um a juntar a tantos outros em que se desbarataram milhões que tanta falta nos fazem para contratar jogadores de qualidade.

terça-feira, fevereiro 02, 2016

Sporting confirma Carrillo no Benfica

O Sporting acaba de informar, através de comunicado, que Carrillo tem contrato assinado com o Benfica para a próxima época. Só espero que não seja mais um daqueles negócios esquisitos de LFV pelo que há que esperar para ver se efetivamente o peruano vai vestir a nossa camisola na próxima época.

segunda-feira, fevereiro 01, 2016