domingo, janeiro 31, 2016

Brilhante

O Benfica está com um nível de jogo impensável para quem viu a 1ª fase da época. Resta saber se os jogadores vão estar no topo das suas capacidades quando defrontarem os nossos principais rivais, sobretudo no capítulo mental.
Infelizmente a lesão muscular de Lisandro vem retirar estabilidade defensiva à equipa, ele que tem sido o pilar do setor defensivo. Com Luisão ainda ausente tenho enorme receio que Lindelof não dê conta do recado e faça abanar a estrutura que tão bem tem estado nestes últimos jogos.

Necessidade de ganhar

Mais um jogo extremamente difícil que estamos obrigados a ganhar. Esperemos que os jogadores entrem em campo com a mesma determinação dos últimos jogos e que não vão em facilidades só porque goleámos o Moreirense esta semana. O nosso adversário está com o orgulho ferido e vai com certeza querer dar outra imagem do seu valor. Cabe-nos a nós jogar aquilo que sabemos porque se o fizermos os 3 pontos serão nossos.

sábado, janeiro 30, 2016

Já era sem tempo

Ao fim de dois meses, a equipa B finalmente conseguiu ganhar um jogo. Muito empenho, muita luta, mas muito pouco futebol. O que mais importa é que os 3 pontos foram conquistados o que nos permite, muito provavelmente, sair dos lugares de descida.

sexta-feira, janeiro 29, 2016

Bruno de Carvalho sofre choque anafilático

A ser verdade que Carrillo vem para o Benfica, Bruno de Carvalho dá-lhe uma coisinha má. Como bem se sabe um choque anafilático é uma reação alérgica grave e potencialmente fatal.

quarta-feira, janeiro 27, 2016

Exibição de gala

Exibição de gala, ontem em Moreira de Cónegos, com pinceladas de génio (o golo de Gaitán é de outro  mundo e o de Talisca não lhe ficou muito atrás). A veia goleadora da equipa é o que mais impressiona e muitos golos ficaram ainda por marcar. Vê-se uma equipa alegre, empenhada, demolidora que dá gosto ver jogar. Resta saber durante quanto tempo vamos aguentar este nível exibicional. Domingo, como bem disse Rui Vitória, a tarefa vai ser bem mais complicada porque o adversário vai apresentar a melhor equipa e está com o orgulho ferido. 

segunda-feira, janeiro 25, 2016

Estratégias diferentes

Enquanto o Sporting continua a reforçar-se com jogadores experientes, o Benfica mantém a estratégia de apostar em jogadores jovens para a equipa B. No final veremos qual foi a estratégia vencedora.

domingo, janeiro 24, 2016

Vitória consistente

Fizemos a nossa obrigação e desta vez até com nota artística. O 1º golo, logo nos primeiros minutos, ajudou e muito a que os nossos jogadores adquirissem os níveis de confiança necessários para jogarem o futebol que está ao seu alcance. Foi uma vitória sem espinhas que podia ter sido bem mais dilatada tantas foram as oportunidades de golo construídas e não concretizadas. Esta é sem dúvida a melhor fase do Benfica esta temporada. Esperemos que se prolongue no tempo e que o Sporting vá tendo aqui e ali algum percalço.

sábado, janeiro 23, 2016

Mais uma final

Não esquecer que o Arouca nos tirou 3 pontos na 1ª volta num jogo de má memória para nós. E nem sequer os enfrentámos na casa deles. Quer isto dizer que hoje vamos ter uma tarefa bem complicada pela frente mas que temos que vencer para continuarmos a alimentar a ilusão do tri. Não convinha nada que o Sporting iniciasse o seu jogo sabendo que o Benfica tinha claudicado. Que melhor motivação poderiam ter?

sexta-feira, janeiro 22, 2016

Azar dos diabos

Fejsa faz muita falta para o jogo de amanhã porque tem sido a trave mestra do meio-campo, o jogador que consegue os equilíbrios defensivos naquela zona do campo. Pena estar frequentemente lesionado porque é um jogador de eleição apesar de não ser um primor de técnica mas é excelente taticamente e um exímio recuperador de bolas. O seu substituto será muito provavelmente Samaris que não tem a qualidade do sérvio e está muito longe do que rendeu na época passada. Oxalá a sua ausência não se faça notar. Era sinal de que as coisas tinham corrido bem.

terça-feira, janeiro 19, 2016

Cumpriu-se o objetivo

O principal objetivo foi alcançado mas fizemos uma exibição muito pobre. Bem sei que o estado do terreno não ajudava mas apesar dessa contrariedade tínhamos obrigação de fazer melhor. Os que menos têm jogado voltaram a não aproveitar a oportunidade concedida por Rui Vitória e ainda não foi desta que vimos Grimaldo em ação. Se não foi agora também não vai ser tão cedo a não ser que vá ganhar ritmo para a equipa B.

domingo, janeiro 17, 2016

O que se passa?

A participação da equipa B do Benfica no campeonato da II Liga está a ser um verdadeiro pesadelo. É óbvio que as constantes mexidas têm criado imensos problemas na preparação da equipa mas não pode ser só essa a explicação. O plantel tem jogadores com qualidade suficiente para se fazer melhor. A continuarmos nesta onda de derrotas sucessivas caminhamos a passos largos para o CNS, o que não é de todo desejável. Alguma coisa te que ser feita para estancar este completo desvario. Nem que seja com a mudança de treinador que dá mostras de não conseguir dar volta à situação.

Leão mais perto

Era imperioso ganhar e conseguimo-lo graças a uma enorme atitude mormente na 2ª parte. Entrámos com ganas de resolver o jogo cedo. Criámos suficientes oportunidades que não conseguimos concretizar e o Estoril na única vez que vai à nossa baliza abre o marcador. A equipa acusou esse golo, desuniu-se e não mais voltou a jogar o futebol que tinha praticado no início.
Na 2ª parte entrámos decididos a dar a volta ao resultado, com uma pressão alta que asfixiava o adversário e o obrigava a perder a bola constantemente. O golo de Mitroglou veio dar ainda mais motivação à nossa equipa que continuou a não dar tréguas ao adversário e Pizzi acabou por resolver a partida.
Destaque para mais uma grande exibição de Fejsa que se constitui no pêndulo que a equipa precisa dando-lhe estabilidade a meio-campo, recuperando imensas bolas e dando liberdade a Renato Sanches para avançar no terreno. Pizzi voltou a ser decisivo e Mitroglou deu a presença na área de que precisávamos. Júlio César, como vai sendo habitual, fez uma enorme defesa que nos garantiu os 3 pontos.
O adversário que se segue é o Arouca, adversário difícil, que nos ganhou na 1ª volta. Há que por isso estar bastante atento para continuarmos neste caminho vitorioso que ultimamente temos vindo a trilhar.

sábado, janeiro 16, 2016

Há que aproveitar o deslize do Sporting

Continuamos sem poder perder pontos, mais a mais depois do empate do Sporting. Hoje no Estoril temos que meter toda a carne no assador, sermos ambiciosos, disciplinados e mentalmente fortes porque a vitória é o único resultado que nos interessa.

sexta-feira, janeiro 15, 2016

Não há paciência para aturar este indivíduo

O paladino da verdade desportiva, Bruno de Carvalho, vem-nos dizer que a pressão sobre os árbitros já mete nojo logo ele que aproveita praticamente todos os dias para os criticar. Esta personagem consegue enervar o mais pacífico dos mortais. Vale e Azevedo ao pé deste indivíduo era um menino de coro.

quinta-feira, janeiro 14, 2016

Não se esperam mudanças na estratégia

O mercado reabriu mas o Benfica parece continuar a apostar em projetos de futebolistas ao invés de apostar em jogadores experientes e de créditos firmados. A avaliação sobre a mudança de paradigma far-se-á no final da temporada e nessa altura saberemos se foi uma boa ou má opção. A meses de distância inclino-me para a 2ª hipótese.

segunda-feira, janeiro 11, 2016

Vitória contundente

A melhor exibição dos últimos tempos. Vitória sem espinhas mas um golo oferecido digno de uma equipa das escolinhas. Fejsa dá uma enorme consistência ao meio-campo (a quantidade de bolas que recuperou foi impressionante) e Pizzi vem subindo de rendimento a ponto de se tornar um elemento chave na equipa. Jonas com a sua classe e poder de finalização foi o abre-latas de que precisávamos. Carcela também merece nota de destaque, criando vários desequilíbrios e a mostrar que pode ser uma aposta válida para o resto da época.


Imperioso ganhar

Temos que acabar a 1ª volta do campeonato com uma vitória. Não há volta a dar-lhe. As consequências de uma não vitória já todos sabemos qual é.

domingo, janeiro 10, 2016

Já mete nojo

A situação dos jogos na Choupana, em que raramente se joga devido ao nevoeiro, começa a ser insustentável e merecia da parte da Liga uma solução em definitivo. As equipas grandes são sempre as mais prejudicadas porque por força das competições nacionais e internacionais em que participam têm o calendário sobrecarregado pelo que se torna difícil encontrar uma data disponível para a repetição destas partidas. Os horários dos jogos também não ajudam, já que o nevoeiro acontece principalmente à noite, e as más relações entre Marítimo e Nacional não permitem que nesta ocasiões o jogo se realize nos Barreiros. Uma coisa é certa: um campeonato que se preze não pode estar sujeito a macaquices destas.

Os nossos principais rivais agradecem

Já se percebeu que o Benfica vai continuar a apostar na compra de jovens jogadores na reabertura do mercado. O objetivo é valorizá-los e vendê-los por muito milhões logo que a oportunidade surja. Fica assim evidente qual a estratégia dos responsáveis encarnados. O que importa é fazer dinheiro. Os resultados desportivos deixaram de ser prioridade. Os nossos principais rivais agradecem.

A coisa complica-se

A continuar na senda de derrotas a equipa B do Benfica arrisca-se a baixar ao Campeonato Nacional de Seniores o que seria péssimo para a evolução dos nossos jovens jogadores. A constante subida de jogadores à equipa A, sendo que a maioria só lá vai treinar, tem prejudicado imenso a preparação da equipa. Se a isto juntarmos muitos jogadores com idade de junior está explicado o lugar que ocupamos na tabela classificativa. Hélder não tem uma tarefa fácil entre mãos.

sexta-feira, janeiro 08, 2016

Porque LFV não denuncia este escândalo?!

A questão dos VMOC's do Sporting é um escândalo nacional. Estamos perante concorrência desleal que não pode ser tolerada. Uns pagam juros astronómicos à banca enquanto outros adiam os pagamentos por largos anos e sem juros o que se traduz num perdão de dívida escandaloso. Esperava-se de LFV uma resposta condizente com a gravidade da situação. Mas o que faz o nosso presidente? Mantém-se mudo e quedo. Será porque é um dos maiores devedores particulares do Novo Banco e não lhe convém levantar ondas?

quinta-feira, janeiro 07, 2016

Nojo de homem

As palavras de JJ, ontem, sobre Rui Vitória, têm apenas um qualificativo: execráveis. Tenho as mais sinceras dúvidas que a maioria dos sportinguistas se reveja naqueles comentários. Se no Benfica o homem se conseguia conter, talvez porque a estrutura não o permitisse, a chegada ao Sporting retirou-lhe essa amarra. Em Alvalade ele está rodeado de pirómanos (Bruno de Carvalho, Octávio Machado e Inácio, só para citar de alguns), gente anti-benfiquista primária, que faz da provocação ao Benfica e aos benfiquistas o seu modus operandi. Obviamente que devidamente enquadrado numa trupe destas, o homem sinta que todo o tipo de excessos lhe são permitidos. E enquanto for à frente do campeonato esta escalada de episódios vai continuar regularmente. Por si protagonizados e/ou pelos vários elementos da pandilha encabeçada pelo presidente.

quarta-feira, janeiro 06, 2016

Goleada das antigas

Num jogo que se antevia difícil, o Benfica igualou a maior goelada conseguida esta época. Nos primeiros minutos o jogo esteve repartido, sendo que ambos os conjuntos tiveram oportunidades para abrir o marcador, mas os três golos marcados praticamente de rajada ditaram desde logo o vencedor. A partir daí foi um descanso e o resultado podia ter sido bem mais dilatado se algumas ocasiões flagrantes de golo tivessem sido aproveitadas.
Foi uma entrada em grande no novo ano com duas vitórias muito importantes. Agora há que continuar nesta senda e trazer da Madeira mais uma vitória que nos mantenha perto do topo da classificação, e esperar que sobretudo o Sporting tenha algum percalço nos próximos jogos.

terça-feira, janeiro 05, 2016

Mais um que sai sem glória

Cristante era uma grande promessa, mas passou pelo Benfica sem praticamente calçar. O miúdo precisa de jogar pelo que vejo com bons olhos o empréstimo. Mas não concordo com o facto de ser um empréstimo de borla, ainda que, suponho eu, o Palermo tenha o encargo dos vencimentos. No caso de os italianos virem a exercer a opção de compra fica por saber se o montante fixado é um valor justo. Seja como for, só o futuro poderá responder a esta dúvida.

segunda-feira, janeiro 04, 2016

domingo, janeiro 03, 2016

Intragável

O maior gozo de Bruno de Carvalho é achincalhar o Benfica. Fá-lo quase diariamente. Imagine-se o que será se o Sporting, como tudo parece indicar, ganhar o campeonato. A personagem consegue ser mais intragável do que Pinto da Costa nos seus tempos áureos.

Teve que ser o miúdo a resolver

Num campo tradicionalmente complicado, teve que ser o miúdo Renato Sanches a resolver uma partida que se encaminhava para uma repartição de pontos. Tivessem os colegas a sua garra e determinação e talvez o nosso lugar na tabela classificativa fosse outro. O seu golo foi o melhor que fizemos no jogo porque, mais uma vez, a nossa exibição esteve ao nível da bitola habitual, ou seja, fraca.
Esta vitória permite-nos a aproximação a um dos rivais, embora o Sporting esteja com uma vantagem confortável que vai ser muito difícil de superar tendo em conta o futebol que estão a praticar. Mas enquanto há vida há esperança, esperando nós que eles tenham algumas escorregadelas e nós consigamos vencer  todos os jogos que formos tendo pela frente. Os regressos de algumas peças importantes podem ajudar mas há que sobretudo jogar melhor. Sem isso não há milagres.

sábado, janeiro 02, 2016

Só a vitória interessa

Correr atrás do prejuízo obriga-nos a em nenhuma circunstância  perdermos pontos para os nossos rivais. Por isso, hoje em Guimarães, só a vitória nos interessa se nos quisermos manter focados na conquista do tri. Outro resultado que não seja esse pouco nos importará o que se vier a passar mais tarde em Alvalade.

sexta-feira, janeiro 01, 2016

Há negócios que não se compreendem

14 milhões de euros por Pizzi é uma exorbitância que não tem correspondência na qualidade do jogador. São negócios como este que explicam porque é que o Benfica está tão endividado.