quarta-feira, dezembro 30, 2015

Apostas falhadas obrigam a empréstimos

Para o Benfica o mercado de inverno não vai apenas servir para contratar, mas para engrossar o número de emprestados que temos por esse mundo fora. Nada contra os empréstimos, até porque há que dar competição a jogadores que praticamente não têm jogado e outros que embora jogando não têm correspondido às expectativas. O problema é quando estes empréstimos se prolongam sucessivamente até ao final dos contratos. O ideal seria vender para recuperar algum do dinheiro investido, mas raramente isso tem acontecido. E quando acontece ficamos quase sempre a perder. Significa isto que temos que ter mais cuidado quando adquirimos jogadores. Mais qualidade e menos quantidade era o que se exigia. Infelizmente não tem sido essa a postura de quem dirige o clube.

terça-feira, dezembro 29, 2015

Ganhar sem jogar bem

Mais uma prestação a roçar a mediocridade e onde os habituais suplentes não aproveitaram a oportunidade que lhes foi concedida por Rui Vitória. O Nacional jogou melhor, esteve bem organizado e podia ter saído da Luz pelo menos com um empate. Nós fomos inconsequentes, trapalhões e acumulámos erros em demasia.
Domingo, em Guimarães, temos que ser muito mais equipa se quisermos trazer os três pontos que são fundamentais para continuarmos na luta pelo título.

Quem fez o melhor negócio?

Feito o acordo do Sporting com a NOS, agora vai ser a altura de os adeptos das 3 equipas se porem a comparar o tamanho das pilinhas.
Clubismos à parte qualquer do 3 clubes fez um ótimo negócio, ainda que, aparentemente, o Benfica tenha sido o mais prejudicado tendo em conta a sua maior expressão nacional.

domingo, dezembro 27, 2015

O acordo do FC Porto com a MEO

Tal como já esperava, o F.C. Porto acabou por conseguir um acordo semelhante ao do Benfica nos valores envolvidos. Sabendo-se  que o F.C. Porto não tem a dimensão do Benfica (leia-se número de adeptos/sócios) a capacidade negocial de Pinto da Costa sai reforçada ao conseguir fechar este acordo. Mas mais do que saber qual dos clubes fez o melhor acordo o facto a salientar é que ambos fizeram excelentes negócios tendo em conta a realidade nacional. No entanto, a questão essencial é saber o que vai cada um dos clubes fazer com esse dinheiro. Aí é que poderá residir a diferença no futuro de FC Porto e Benfica. 
Com estes acordos a guerra das operadoras está ao rubro e quem vai desempatar é o Sporting. Adivinham-se tempos escaldantes.

quarta-feira, dezembro 23, 2015

O 1º reforço de janeiro



Há muito que precisamos de um lateral esquerdo de qualidade. Não sei se o espanhol reúne as condições necessárias. Esperemos que sim para bem do Benfica.

domingo, dezembro 20, 2015

Vitória sofrida mas justa

Apesar de voltarmos a fazer uma exibição sofrível fomos a única equipa a mostrar que queria vencer a partida. Tivemos uma boa entrada em jogo, com um golo logo nos primeiros minutos, mas a igualdade no marcador que o Rio Ave impôs 10 minutos depois condicionou os nossos jogadores que a partir daí  perderam discernimento e não souberam encontrar a melhor forma de chegar à baliza do adversário. Abusámos em jogar pelo centro do terreno não explorando as alas o que facilitava as marcações ao jogadores do Rio Ave que ocupavam muito bem esse espaço do terreno.
Na 2ª parte jogámos com mais intensidade e as entradas de Carcela e Jimenez vieram agitar o nosso jogo, dando-lhe  mais ofensividade e objetividade. E para não variar, Jonas voltou a ser decisivo ao marcar o 2º golo e fazer a assistência para o 3º. Ficou claro que precisamos urgentemente dos regressos de Gaitán, Salvio e Nélson Semedo para podermos ser mais competitivos.

Quem manda pode

A avaliar pelo que tem vindo nos jornais, LFV prepara-se para na reabertura do mercado continuar a apostar apenas na contratação de jovens jogadores. Pensar que se ganham títulos apenas com miúdos é um erro que, como se tem verificado, vamos pagar muito caro. LFV continua assim a demonstrar a sua ignorância em matéria de gestão desportiva.

quarta-feira, dezembro 16, 2015

Voleibol do Benfica em grande

Mesmo perdendo 3-2, os voleibolistas do Benfica estão de parabéns depois de conseguirem a passagem à próxima eliminatória da Challenge Cup. Pelos vistos têm que ser as modalidades a darem-nos alegrias já que o Futebol está apostado em fazer uma pausa no sucesso durante esta época.

Rui Vitória

Como treinador não gosto de Rui Vitória. Nunca gostei. As equipas por onde tem passado nunca apresentaram um futebol de qualidade e os resultados desportivos foram sempre sofríveis, salvo aquela Taça de Portugal de má memória conquistada frente ao nosso clube. Agora também deve dizer-se, em abono da verdade, que lhe foi posto à disposição no Benfica o pior plantel das últimas épocas. Qualquer dos plantéis de Jorge Jesus era superior ao desta época. Sobre isso não restam dúvidas. Mas é bom que se diga também que, mesmo com este naipe de jogadores, exigia-se-lhe muito mais. Por esta altura a equipa já devia apresentar fio de jogo, coisa que não se vislumbra. É um futebol de muita posse mas com pouca objetividade e em que os aspetos individuais se sobrepõem ao coletivo. Os próprios jogadores dão a impressão de ainda não terem apreendido o que o treinador pretende. E se isso acontece não é aos jogadores que se devem assacar responsabilidades. Cabe ao treinador saber passar a mensagem. Acresce que Rui Vitória tem um discurso muito redondo e pouco motivador, que não ajuda nada a sairmos deste buraco em que estamos metidos. O homem é acima de tudo um gajo porreiro. Mas para um treinador que se preze e que treina um grande clube esse traço de personalidade não chega. Há que acima de tudo perceber do ofício. E nesse particular, Rui Vitória apresenta muitas lacunas.

terça-feira, dezembro 15, 2015

Absolutamente vergonhoso

Como benfiquista sinto-me envergonhado com o que se passou hoje na Madeira. Frente a uma das piores equipas da nossa Liga, e que encaixou 10 golos nos dois últimos jogos, o Benfica não vai além do empate e, pior do que isso, não consegue marcar um único golo nem criar situações para que isso acontecesse. Prova disso, foi o facto de o guarda-redes do U. Madeira praticamente não ter sido chamado a intervir. Isto só foi possível graças à péssima atitude dos nossos jogadores que porventura devem ter pensado que mais tarde ou mais cedo os golos iriam aparecer sem ser necessário grande esforço. Paralelamente, Rui Vitória voltou a demonstrar que não tem mãos para isto. Não há voz de comando, não há consistência de  jogo, não há rigorosamente nada que nos permita dizer que estamos em presença de um candidato ao título. Aliás, essa possibilidade ficou hoje totalmente descartada. Num campeonato como o nosso estar a 7 pontos do líder é uma diferença irrecuperável. Para a humilhação ser total só falta Jorge Jesus ser campeão esta época no Sporting. E ainda vamos ouvir o nosso presidente dizer que está tudo bem e que este é o caminho que deve ser trilhado. Haja paciência!

segunda-feira, dezembro 14, 2015

Bom sorteio

Depois de ter terminado a fase de grupos em 2º lugar, previa-se um sorteio adverso para as nossas aspirações. Afinal, de entre os adversários possíveis, coube-nos, em teoria, o adversário mais acessível. O Zenit será um obstáculo complicado mas está longe de ser intransponível. É caso para dizer que melhor era impossível. 

domingo, dezembro 13, 2015

Moral em cima

Mais uma vitória. A 5ª consecutiva em jogos para o campeonato e uma clara demonstração de que a equipa tem vindo gradualmente a subir de rendimento. Esperemos que os próximos jogos confirmem esta tendência positiva.
O Benfica entrou bem na partida, com uma excelente pressão, permitindo recuperar inúmeras bolas no meio-campo adversário, e uma boa circulação de bola. Aqui e ali com jogadas de bom recorte, sendo que neste particular Pizzi foi o elemento em destaque. Na 2ª parte baixámos um pouco o ritmo, após o 3º golo, e cometemos demasiados erros defensivos que nos podiam ter custado mais do que os 2 golos que sofremos.
Nas próximas jornadas há que continuar a somar os 3 pontos e esperar que os nossos principais rivais venham a perder pontos. 

terça-feira, dezembro 08, 2015

Ganhou o melhor

Frente a um adversário poderoso e superior em todos os aspetos do jogo, o Benfica claudicou e não conseguiu atingir o seu principal objetivo que era ficar em 1ºlugar do grupo. Os jogadores tiveram atitude, deram o máximo, tiveram muita posse de bola mas foram pouco objetivos. 
Chegados aos oitavos de final as hipóteses de passar são praticamente nulas tendo em conta o poderio dos adversários.  Talvez o Zenit seja o adversário mais acessível. Bayern, Barcelona e Real Madrid são os adversários a evitar uma vez que corremos o risco de sermos cilindrados.

Importante não perder

Esta noite vamos defrontar uma das melhores equipas da europa. Seria importante não perdermos para garantirmos o 1º lugar no grupo e dessa forma evitarmos os tubarões. Não vai ser uma tarefa fácil mas não é impossível. Tudo depende da atitude que tivermos em campo, da disciplina tática e da inspiração dos nossos jogadores. Numa noite em que estes fatores se conjuguem favoravelmente podemos alcançar o nosso objetivo. 

sexta-feira, dezembro 04, 2015

Valeu pelo momento de esplendor



Até agora o melhor golo do campeonato. Espero que LFV não se lembre de o vender na primeira oportunidade.

quarta-feira, dezembro 02, 2015

Benfica vende direitos televisivos dos seus jogos

A grande notícia de hoje é a venda dos direitos televisivos dos jogos do Benfica à NOS por 400 milhões de euros. Se é um bom ou mau negócio é algo que iremos saber quando forem explicados os seus contornos. Até lá não emito opinião.

terça-feira, dezembro 01, 2015

Ultrapassámos um grande obstáculo

Vitória importantíssima, num campo onde habitualmente temos enormes dificuldades, e que espero nos dê alento para o resto do campeonato. Num jogo bastante equilibrado foi a nossa eficiência que falou mais alto. Entrámos a matar e depois soubemos defender a vantagem adquirida. Júlio César voltou a ser decisivo e Renato Sanches justificou plenamente a titularidade.