sábado, fevereiro 28, 2015

Demasiado fácil

Exibição de gala na 1ª parte permitiu que cedo o Benfica resolvesse o jogo e chegasse ao intervalo com um score de quatro golos sem resposta. Na 2ª parte baixámos o ritmo de jogo, a exibição foi paupérrima, mas ainda assim deu para conseguirmos mais dois golos e chegarmos à maior goleada da época. Agora é esperar que o Sporting faça uma gracinha no Dragão.

sexta-feira, fevereiro 27, 2015

Jorge Jesus não se deixa convencer facilmente

Jonathan Rodriguez, apesar do bis frente ao Oriental, vai continuar de fora das opções de Jorge Jesus. Foi o próprio que o disse hoje na conferência de imprensa. Jorge Jesus tem as suas ideias e não abdica delas. Acresce que o uruguaio, muito provavelmente não foi uma escolha dele. Assim sendo, vejo muitas poucas probabilidades de Jonathan vir a jogar na equipa principal esta época, até porque já só faltam 13 jornadas e Lima e Jonas são claramente as apostas do treinador encarnado. Mesmo Derley dificilmente deixará de ser a 3ª opção. Só espero que ao menos vá jogando pela equipa B. Sem jogar é que não pode evoluir.

terça-feira, fevereiro 24, 2015

Bravo, miúdos

Estão de parabéns os Juniores do Benfica ao apurarem-se, depois da vitória desta tarde perante o Liverpool, para os quartos-de-final da UEFA Youth League. Agora só falta ultrapassar os ucranianos do Shakthar para repetirmos a presença em Nyon. Vamos a isso.

segunda-feira, fevereiro 23, 2015

O puto tem pinta de jogador

Uma das recentes aquisições da equipa B tem revelado excelentes pormenores que a confirmarem-se constituirão uma excelente notícia para o Benfica. Estou a referir-me ao russo Lystcov que ao que parece já terá despertado a cobiça de alguns clubes russos. O miúdo tem pinta de jogador: sereno, boa técnica, forte na marcação e boa colocação no terreno de jogo. Aguardemos pelos próximos jogos para ver a evolução do miúdo.

domingo, fevereiro 22, 2015

Bons apontamentos de Jonathan Rodriguez

Estive a seguir com toda a atenção o jogo da equipa B, principalmente para poder avaliar a capacidade futebolística de Jonathan Rodriguez. Na 1ª parte esteve apagado, aliás como toda a equipa. Na 2ª parte já mostrou alguns pormenores de qualidade. Em apenas um jogo é prematuro tirar grandes conclusões mas deu para perceber que estamos perante um jogador muito rápido, explosivo e com sentido de baliza, como atestam os dois golos que marcou. O que parece evidente é que o uruguaio não pode estar parado o resto da época. Tem que jogar com regularidade nem que para isso tenha que atuar na equipa B.

Excelente decisão

As chamadas de Rubem Amorim, Jonathan Rodriguez e Benito para o jogo de hoje da equipa B é uma excelente decisão. Os jogadores precisam de ritmo e só o conseguem jogando. O mesmo devia suceder com Muhktar que vai estagnando no plantel principal.

sábado, fevereiro 21, 2015

Mais um susto

Um golo de Luisão na sequência de um pontapé de canto mal assinalado e a expulsão de André Simões do Moreirense, poucos minutos depois, modificaram o cariz do jogo a favor do Benfica. Conquistámos os 3 pontos mas há que dizer que foi uma vitória sem brilho dos nossos rapazes. Mais uma vez Jorge Jesus borra a pintura e é expulso numa altura da época em que todos os detalhes são importantes no apuramento do campeão. Vêm aí jogos difíceis e temos que jogar mais do que fizemos hoje se queremos continuar na liderança do campeonato.

Inconcebível

Frente a uma equipa que não consegue fazer três passes seguidos e marca na única vez que chega à nossa baliza, o Benfica consegue estar a perder ao fim da 1ª parte. Depois de Paços de Ferreira e agora em Moreira de Cónegos fica provado que os nossos jogadores não conseguem jogar em campos pequenos. Falta o espaço, a criatividade não existe, os desequilíbrios não se conseguem concretizar e o adversário bem posicionado no campo, vai obstaculizando sem grande dificuldade o futebol do Benfica que embora dominando não consegue criar ocasiões de golo. A continuarmos na 2ª parte com este nível exibicional é certo que mais pontos vão ser perdidos. Resta saber se dois ou três.

Desta vez nem o Jobey Thomas nos valeu


Nas provas nacionais é muito raro o Benfica somar alguma derrota. Mas hoje perdemos em Guimarães, frente àquele que poderá ser o nosso grande obstáculo rumo à conquista do campeonato. Perder é sempre mau, especialmente quando isso acontece com o nosso principal adversário porque isso lhes dá motivação acrescida para os jogos que irão disputar connosco nos play-off. Oxalá consigamos manter o 1º lugar na fase regular por forma a podermos decidir o campeonato em nossa casa. Temos essa obrigação dada a qualidade do nosso plantel.

Jogador desaproveitado pelo Benfica

É natural que LFV se sinta incomodado com os observadores do nosso clube a propósito de Derlis Gonzaléz pois foi um jogador desaproveitado pelo Benfica. Vendido por tuta e meia pelo Benfica, o paraguaio é um jogador com cartel na Europa sendo que já se fala no interesse da Juventus. O que parece certo é que ele vai render uma verba choruda ao Basileia, dinheiro esse que podia ter entrado nos nossos cofres caso tivéssemos avaliado melhor as suas capacidades futebolísticas.

quarta-feira, fevereiro 18, 2015

Derrota natural

A equipa B voltou a claudicar, desta vez na Covilhã, e por números esclarecedores. Com as constantes alterações que têm sido feitas ao plantel, é natural que estes desaires aconteçam e por certo irão suceder mais vezes sobretudo nos jogos fora. Não é preocupante pois o que interessa é que os jogadores vão jogando porque só dessa forma poderão atingir patamares mais elevados. O importante é que os miúdos não desmotivem, encarem todos os jogos com a máxima seriedade pois só dessa forma é que um dia poderão concretizar o sonho de envergar a camisola da equipa principal.

terça-feira, fevereiro 17, 2015

Não se percebe.

Ainda não percebi a compra do alemão Mukhtar. Se tivesse sido emprestado para rodar e poder evoluir ainda compreendia. Agora estar no Benfica apenas para treinar não me parece que seja benéfico quer para o Benfica quer para o jogador. Seis meses parado é muito tempo para um miúdo desta idade. E ou muito me engano o mesmo vai acontecer com Jonathan Rodriguez.

domingo, fevereiro 15, 2015

Vitória sem contestação

Repetiu-se a exibição e o resultado de 4ª feira. Sem nota artística, o Benfica fez o suficiente para levar de vencida um V.Setúbal que nunca chegou a incomodar Artur. Pizzi foi o nosso melhor jogador e, porventura, terá tirado Talisca do onze titular, embora com Jorge Jesus não se possam ter certezas. O facto mais significativo da jornada foi o adeus definitivo do Sporting, relativamente à questão do título. A partir de agora vai ser uma luta a dois, entre Benfica e F.C. Porto, sem que nesta altura se possa dizer quem está em melhores condições de o conquistar. Estamos na frente mas isso significa pouco.

sábado, fevereiro 14, 2015

Bela vitória

Os putos da equipa B hoje estiveram bem, superando as expectativas. Podes ser que esta robusta vitória frente ao 2º classificado lhes dê a tranquilidade necessária para encararem com confiança o resto do campeonato. Destaque para os golos do montenegrino e de Nuno Santos que sendo minorca conseguiu apontar dois golos de cabeça. João Teixeira vai aqui e ali mostrando pormenores de classe mas continua a adornar em demasia os lances e em ser demasiado individualista.

quarta-feira, fevereiro 11, 2015

Cumprir calendário


Jogo sem história tal a superioridade do Benfica. Pena que Jorge Jesus com o jogo ganho não dê mais minutos a Cristante e a Gonçalo Guedes. Já Eliseu que continua a acumular erros em demasia tem lugar garantido durante os 90'. Percebe-se porquê: foi Jorge Jesus que insistiu na sua contratação, logo tem que jogar.

terça-feira, fevereiro 10, 2015

segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Jorge Jesus que ponha as mãos para o céu

Um golo caído do céu, marcado por Jardel, já no período de descontos, deu-nos o empate que claramente não merecemos. Foi um Benfica à semelhança daqueles que se costuma apresentar quando joga com equipas da sua igualha. Demasiado temeroso, recolhido no seu meio campo, e sem um único rasgo individual ou coletivo que permita criar desequilíbrios no adversário. O facto de Rui Patrício ser um mero espetador durante toda a partida é revelador do nosso nível exibicional.
Quem quer ser campeão tem que jogar muito mais do que vem demonstrando. Não se pense que esta qualidade de jogo vai dar para revalidarmos o título. O F.C. Porto já está só a 4 pontos e dificilmente os vejo a perder pontos. Estão a jogar bem melhor do que nós e estão bastante motivados. Aparentemente, a derrota em Paços de Ferreira deixou feridas difíceis de sarar.

domingo, fevereiro 08, 2015

Vida difícil para Hélder Cristovão

O desmantelamento da equipa B deixou Hélder numa situação muito delicada para preparar e organizar a equipa. Os jogadores são praticamente novos, com o recurso a alguns juniores e a outros comprados ainda esta semana. O treinador vai ter que fazer quase uma nova pré-época com a agravante de o conjunto de jogadores que tem agora ao seu dispor estar a anos-luz do anterior. Somar pontos nesta 2ª volta vai ser uma tarefa hercúlea e ele sabe disso.

sábado, fevereiro 07, 2015

O primeiro duelo do fim de semana

Os futsalistas do Benfica têm tido um comportamento praticamente irrepreensível no decorrer desta época. Hoje frente ao Sporting vão ter um importante teste às suas capacidades e desejo ardentemente que saibamos estar à altura da responsabilidade do desafio. O adversário é de respeito, é o atual campeão nacional, mas jogamos em nossa casa e temos demonstrado que nesta fase da época estamos mais forte que o nosso adversário. Oxalá consigamos confirmá-lo dentro de campo.

quarta-feira, fevereiro 04, 2015

Jorge Jesus de saída

A ser verdade que Jorge Jesus exige 6 milhões para renovar contrato com o Benfica é porque se quer ir embora, pois só um LFV completamente fora do juízo é que ia aceitar esses valores que são proibitivos para o futebol português (já o seu atual contrato o é) e que não se coadunam com o que o técnico tem dado ao clube. Se julga que algum dos colossos dos clubes europeus o vai querer a treinar as suas equipas bem pode esperar sentado. Jorge Jesus é um treinador de recursos limitados, que só sabe falar português e mal, e, além disso, não tem currículo desportivo que leve a que os dirigentes desses clubes venham a apostar nele. Fora de Portugal só em equipas pequenas e nunca pelos valores que ele deseja.

terça-feira, fevereiro 03, 2015

segunda-feira, fevereiro 02, 2015

Baixas de peso num jogo de enorme dificuldade

Numa altura da época em que precisávamos dos principais jogadores disponíveis, eis que as lesões continuam a bater à porta de alguns dos nossos melhores executantes. A ausência de Júlio César no embate de Alvalade é uma baixa de enorme peso. É daqueles guarda-redes que garante pontos, faz defesas impossíveis e em sua substituição vai jogar Artur que foi só quem ofereceu o empate ao Sporting, no jogo da Luz. Acresce que ainda não sabemos se Gaitán estará em condições de jogar o que a confirmar-se será mais uma baixa importantíssima. Num jogo deste calibre e com esta importância não jogar na máxima força é uma condicionante para a nossa equipa. Só espero que Jorge Jesus não ajude à festa e se ponha a inventar. Por exemplo, André Almeida tem que ser o lateral esquerdo. Insistir em Eliseu que tem comprometido em demasia é dar trunfos ao adversário que tem nos corredores as sua principais estrelas. É fundamental não perder em Alvalade. Já nem falo em ganhar que esse seria o resultado ideal.

domingo, fevereiro 01, 2015

É a modalidade que mais títulos dá ao Benfica

O Basquetebol do Benfica tem-nos habituado ao longo dos anos a vitórias e títulos. Hoje conquistámos mais um título: a Taça da Liga, derrotando na final o nosso principal oponente no campeonato, o V. Guimarães. Há que continuar nesta senda nas restantes provas em que estamos em compita. A nação benfiquista agradece.