sábado, agosto 31, 2013

Conclusão a retirar após o jogo com o Sporting

Campeonato entregue ao F.C. Porto ao fim de três jornadas. Incrível.

Clarinho como a água

Não ganhar esta noite em Alvalade significa o adeus do Benfica ao título.

Estranho

Estranha-se a ausência de Rodrigo na convocatória para o jogo desta noite com o Sporting. Será que está de malas aviadas do Benfica? Seja como for, da forma como tem jogado, ser ou não convocado é igual. Continua de ambas as maneiras a não estar em jogo e em campo.

quinta-feira, agosto 29, 2013

Bom sorteio

PSG, Olympiakos e Anderlecht. Melhor sorteio do que este era difícil. Temos todas as condições para nos apurarmos, seja no 1º ou no 2º lugar, desde que nos apresentemos ao nível a que jogámos na época passada.

quarta-feira, agosto 28, 2013

Já se percebeu

que os "trocos" empatados em Lisandro Lopéz e Mitrovic foi dinheiro deitado à rua. São mais dois, a juntar a tantos outros, que nunca irão vestir a camisola do Benfica e que se vão arrastar em empréstimos até ao terminus do contrato. Depois admiram-se que o passivo atinja valores exorbitantes que colocará o clube, mais cedo do que tarde,  na bancarrota.

terça-feira, agosto 27, 2013

Sempre a sofrer

A janela do mercado está a chegar ao fim e o coração dos benfiquistas aperta-se.

domingo, agosto 25, 2013

Vitória arrancada a ferros


Bem pode Jorge Jesus agradecer aos céus pois não é todos os dias que se ganham jogos marcando dois golos no tempo de descontos. A sorte que nos tem faltado noutros alturas, nomeadamente nos últimos jogos da época passada que nos retiraram títulos, desta vez esteve connosco. Jorge Jesus ganha assim um balão de oxigénio que lhe pode ser retirado já na próxima jornada caso não ganhe em Alvalade.
A equipa voltou a mostrar uma grande ansiedade e falta de confiança que não lhe permite tomar as melhores decisões durante as partidas. Além disso, há jogadores claramente em baixo de forma (o caso Enzo Pérez é paradigmático) e outros, particularmente os laterais, que não têm condições para jogar no Benfica ( Maxi Pereira é uma pálida imagem do que foi noutros tempos). Ainda temos o problema da falta de um avançado (espero que Cardozo não saia) que nos finalize as jogadas. Fazemos imensos cruzamentos que não têm o melhor seguimento porque aos nossos avançados falta-lhes altura para chegar a essas bolas e o discernimento necessário para concluir as jogadas com êxito.
Sábado, num jogo em que temos obrigatoriamente de ganhar (5 ou 6 pontos de desvantagem para o F.C. Porto seriam irrecuperáveis), vamos encontrar um Sporting supermoralizado que está a praticar um futebol de qualidade e, por isso, a nossa tarefa vai ser extremamente difícil. O aspeto psicológico vai ser determinante. Se entrarmos com a atitude destes primeiros jogos e se tivermos medo do nosso adversário, estarão reunidas as condições para sairmos derrotados. Esperemos que Jorge Jesus saiba preparar convenientemente os jogadores para este jogo e não cometa erros nas escolhas para o onze titular.
 

Estou com uma certa curiosidade

em saber qual vai ser a audiência do jogo Benfica-G. Vicente na Benfica TV.

sexta-feira, agosto 23, 2013

A entrevista de LFV à Benfica TV

Excelente prestação do entrevistador que não se encolheu e  fez todas as perguntas que os benfiquistas gostavam de ver respondidas. LFV esteve relativamente bem com exceção dos esclarecimentos que fez relativamente aos casos Roberto e Fariña. Ficámos a saber que Rui Costa é o braço direito do presidente no que toca ao futebol e o principal responsável pelas contratações. A melhor notícia desta entrevista foi a afirmação de que a Benfica TV vai ter dois canais a partir de Outubro, permitindo assim que muitos dos conteúdos que os benfiquistas apreciam sejam incluídos no canal. O zénite da foleirice foi ouvirmos o presidente apelar aos benfiquistas para cancelarem a subscrição da Sport TV. Dúvidas quanto à veracidade de algumas afirmações, nomeadamente: unanimidade na direção da SAD quanto à continuidade de Jorge Jesus; as subscrições na Benfica TV (pouco mais de 150 mil) já permitiram ultrapassar a verba oferecida por Joaquim Oliveira quanto à renovação dos direitos de transmissão dos jogos do Benfica.

Para onde vais Benfica?

"O atual Benfica recua aos tempos conturbados de Artur Jorge, época em que os jornais tinham delegações no aeroporto de Lisboa, tantos eram os jogadores que chegavam ao clube em contratações descontroladas e apenas entendidas pelo técnico.
O Benfica de hoje ameaça desbaratar o capital de confiança que os sócios depositaram na direção de Luís Filipe Vieira, vencedor incontestado das últimas eleições.
O momento da equipa de futebol sobressalta o projeto Benfica TV, agora alicerçado na transmissão dos jogos disputados na Luz. E, com isso, vem por arrasto a nuvem negra da diminuição de receitas, essenciais à sobrevivência.
A política de contratações mantém-se um mistério que os adeptos merecem ver desvendado. Os casos de Fariña e de Pizzi – um a rodar no competitivo campeonato do Dubai, o outro com 50% do passe adquirido por seis milhões de euros para logo ser emprestado – só não serão estranhos à estrutura que dirige o emblema, para todos os outros trata-se de impercetíveis bizarrias.
Mas não só.
O clube apresenta um futebol sem chama, que tem o reflexo nos resultados negativos. Depois de promessas, agora percebe-se, irrefletidas, o futuro não se apresenta risonho".
 
Paulo Fonte
CM

LFV ensandeceu de vez

Esta avalanche de sérvios só pode acabar mal. Faz-me lembrar a coutada de franceses no Newcastle com os resultados que se conhecem.

quinta-feira, agosto 22, 2013

LFV em entrevista na Benfica TV

LFV vai finalmente quebrar o silêncio dando uma entrevista amanhã, pelas 21h, à Benfica TV. O problema é que sendo na tv do clube, o mais provável é que as perguntas mais incómodas não lhe sejam feitas por razões que me parecem óbvias. Afinal de contas é LFV quem paga os salários àqueles jornalistas e o respeitinho é muito bonito.

quarta-feira, agosto 21, 2013

A equipa B continua sem vencer

Muito individualismo, muita ingenuidade e pouco futebol. Este foi o retrato da equipa, hoje em Aveiro. Após 3 jogos realizados não se vislumbram jogadores com qualidade para num futuro próximo integrarem a principal equipa do Benfica. O único que pode lá chegar é Bernardo Silva mas para que tal possa suceder ainda vai ter que penar muito.

Estranho

Que é feito do irmão do Markovic? Começou a época na equipa B, fez alguns jogos treino e logo que começou o campeonato deixou de ser opção para Hélder. Nem sequer é convocado.

Mais um sérvio



Não se compreende esta louca incursão no mercado sérvio. Isto vai com certeza acabar mal.

terça-feira, agosto 20, 2013

A incompetência de LFV faz desesperar o mais pacato benfiquista

LFV continua sem resolver a situação de Cardozo. Multou-o, reintegrou-o mas o paraguaio mantém-se a treinar longe do plantel. Não se entende. Só alguém destituído de inteligência poderá pensar que vai valorizar o jogador prolongando esta situação. LFV tem que perceber que não vai aparecer nenhum clube a dar os 15 milhões que ele exige pelo que só lhe restam duas possibilidades: ou mantém o jogador no clube ou vende-o por valores muito mais baixos do que pretende. Se valer esta 2ª hipótese, LFV vai ter que investir esse dinheiro num novo ponta de lança com as mesmas características do paraguaio e que garanta o mesmo número de golos. Se não o fizer compromete toda a época desportiva do Benfica.

Sempre quero ver como LFV irá resolver o imbróglio em que se meteu

Para despedir Jorge Jesus vão ser precisos 8 milhões de euros. Sabe-se que a restante direção do Benfica, assim como alguns conselheiros do presidente, defendiam a saída do treinador. Numa atitude de quero posso e mando, LFV decidiu renovar o contrato do treinador encarnado mantendo as verbas astronómicas do anterior contrato e reforçando-lhe os poderes. Sempre quero ver como irá LFV descalçar a bota caso os próximos jogos redundem em perda de pontos. É que não vai ser fácil resistir à pressão dos sócios e dos seus colegas de direção.

Benfica TV venceu no sábado a Sport TV

"Benfica TV venceu no sábado, mas perdeu no domingo para a Sport TV.
O primeiro fim de semana de confronto direto entre a Benfica TV e os canais Sport TV, com o arranque dos campeonatos de futebol, teve resultados mistos.
No sábado, a Benfica TV venceu a luta, com uma média de 10 800 telespectadores ao longo do dia. Para tal, contribuiu a transmissão do jogo do Benfica B, assim como das partidas do Liverpool, Arsenal e Manchester United na Liga inglesa. A SportTV 1, que nesse dia emitiu o V. Guimarães-Olhanense, foi vista por 9100 telespectadores, contra os 3200 da Sport TV Live. O Porto Canal, que sábado emitiu o FC Porto B, obteve 5200 espectadores.
No domingo, com a transmissão do Marítimo-Benfica e do V. Setúbal-FC Porto, a SportTV 1 liderou de forma clara, com uma média de 38 400 espectadores. Já a Sport TV Live, que emitiu o Sporting-Arouca, registou 13 300 espectadores. Na Benfica TV, o campeonato inglês, com jogos do Tottenham, de André Villas-Boas, e do Chelsea, de José Mourinho, garantiu uma média de 10 100 pessoas.
No total do fim de semana, a Sport TV liderou, com uma média de 23 700 espectadores. Contudo, a Benfica TV (que no próximo domingo emite o primeiro jogo do Benfica na Liga) venceu a Sport TV Live, lançado pela empresa de Joaquim Oliveira para combater o canal encarnado (ambos custam 9,90 euros por mês). A Benfica TV, que conta já com mais de 150 mil clientes, obteve uma média de 10 500 espectadores contra 8200 da Sport TV Live, cujo número de subscritores ainda não é conhecido".
 
CM 

segunda-feira, agosto 19, 2013

É tempo de LFV prestar alguns esclarecimentos

Sempre tão lesto a falar quando nada o justifica, desta vez, que bem preciso é que a sua voz se faça ouvir, LFV permanece num silêncio ensurdecedor. E há tanta coisa para explicar. Assim de repente, lembro-me dos casos Roberto, Pizzi e Fariña. Temos também o caso Cardozo que urge ser esclarecido. Explicar também o porquê de ainda não ter o plantel definido: será que vai vender o passe de jogadores fundamentais? Aguardará, porventura, o último dia desta janela do mercado para os transacionar, numa altura em que já não teremos tempo para os substituir? Mais questões: quem define e decide as contratações? O presidente? Jorge Jesus? Os dois em sintonia? Estas são algumas questões que gostaria que o nosso presidente me esclarecesse. Não só eu como por certo a maioria dos benfiquistas.

Os restantes elementos da SAD têm que dar um murro na mesa

Os elementos da SAD têm que dar um murro na mesa e fazer perceber a LFV que o futebol do clube precisa de uma vassourada geral, a começar pelo treinador. Pactuar com este estado de coisas significa que põem os seus próprios interesses, leia-se ordenados chorudos, acima dos reais interesses do Benfica. Se LFV se mantiver intransigente, o que estes senhores têm a fazer, caso não queiram ser cúmplices desta vergonhosa situação em que o clube vive, é demitirem-se das suas funções. LFV tem que ser encostado à parede e ninguém melhor do que estes senhores para lhe fazerem ver de que lado é que está a razão.

A caminho do abismo

Os principais problemas que o plantel tinha na época passada mantêm-se, pese embora já se terem gasto cerca de 30 milhões em contratações. Para ajudar à festa ainda faltam as saídas de alguns dos principais jogadores. Ou seja: caminhamos para o abismo e LFV não dá mostras de se aperceber da gravidade da situação.

domingo, agosto 18, 2013

É bom lembrar a LFV

LFV não se deve esquecer que o sucesso da Benfica TV está muito dependente do sucesso desportivo. Até por isso a demissão de Jorge Jesus se afigura indispensável.

Manteve-se a tradição

Jorge Jesus ao escalonar o onze mostrou claramente que estava com medo do adversário. Colocar Rúben Amorim no lugar habitualmente ocupado por Enzo e deslocando este para a ala retirou poder ofensivo à equipa. A juntar a isto tivemos uma enorme apatia da equipa, jogando com uma lentidão exasperante e sem objetividade no ataque.
LFV tem de perceber que Jorge Jesus não tem condições para continuar no Benfica. É mais do que evidente que os jogadores não estão com ele e prolongar este calvário não faz sentido absolutamente nenhum.

Muita falta de ambição

1ª parte deplorável do Benfica. Equipa sem ambição, muito lenta no processo ofensivo e sem argumentos para contrariar o esquema tático do adversário. Ou mudam radicalmente de atitude ou iremos somar o 9º ano consecutivo sem ganhar na jornada inaugural do campeonato.

Inconcebível

Um clube com as ambições do Benfica não pode estar 8 anos sem vencer na 1ª jornada do campeonato.

sábado, agosto 17, 2013

Dinheiro deitado à rua

Pela convocatória já se percebeu que Jorge Jesus não conta com os novos centrais Lisandro Lopez, Steven Vitória e Mitrovic. Pelos vistos, Jorge Jesus não lhes reconhece capacidade suficiente para jogarem no Benfica. Quer isto dizer que se Garay ou Luisão saírem estamos entregues aos bichos. Exceção feita a Garay, nos últimos anos não acertamos nas contratações do setor defensivo o que não deixa de ser pouco abonatório para Rui Costa, responsável pelo setor de prospeção.

Bruno Varela borrou a pintura

Um erro clamoroso do guarda-redes encarnado ditou a derrota do Benfica B. Com dez jogadores e ficando em desvantagem no marcador com a concretização do penalty, a tarefa ficou muito difícil apesar da boa atitude da equipa. Cinco pontos perdidos em seis possíveis não é a melhor forma de se começar o campeonato. Esperemos que na próxima jornada possamos chegar à 1ª vitória.

Certeza

Mais do que as vertentes técnica, tática e física, será a condição psicológica que irá condicionar o sucesso desportivo do Benfica.

quinta-feira, agosto 15, 2013

Será um jogo de tripla

Há oito épocas que entramos no campeonato sem ganhar, sendo que Jorge Jesus, no Benfica, nunca venceu na 1ª jornada. Será que é desta que matamos o borrego? Não faço a menor ideia. Mas uma coisa eu sei: habituei-me a não ter grande expectativas relativamente à nossa equipa pelo que, assim sendo, seja qual for o resultado não ficarei surpreendido. Sei também que os nossos primeiros cinco jogos serão determinantes para ajuizarmos das nossas possibilidades em conquistar o campeonato. Cinco vitórias deixam-nos no bom caminho. Pontos perdidos, deixam o F.C. Porto com o caminho livre para o tetra.

quarta-feira, agosto 14, 2013

O dilema de LFV

Se não vende jogadores, o Benfica fica numa situação financeira bastante complicada; se vende, compromete qualquer possibilidade de o clube ganhar títulos.

Era só o que faltava

Hoje os jornais falam na possibilidade de Hugo Vieira e Jardel serem emprestados ao Sp. Braga. A confirmar-se seria mais um erro colossal dos responsáveis do meu clube. Reforçar rivais nossos é de uma ingenuidade e estupidez que nem o Diabo se lembraria.

terça-feira, agosto 13, 2013

Bruma no Benfica?

A decisão sobre o caso Bruma está aí a rebentar. Algumas fontes garantem que caso ela seja favorável ao jogador, este já terá assinado contrato com o Benfica. A ser verdade não acho que seja uma boa decisão por parte dos responsáveis encarnados. Em primeiro lugar, porque já temos extremos em demasia e não me parece que Bruma tenha estofo e qualidade futebolística para ser uma aposta frequente de Jorge Jesus. Em segundo lugar, porque isso nos custaria uma guerra com o Sporting que só nos traria problemas. 

segunda-feira, agosto 12, 2013

Expliquem-me devagarinho para ver se percebo

Se Vieira passa a vida a proclamar que à frente de tudo está a defesa intransigente dos interesses do Benfica, como foram possíveis os casos Roberto, Pizzi, Fariña e outros que tais?

Conclusões a retirar desta pré-época

1. Continuamos sem laterais que possam dar a confiança que a equipa necessita.
2. Nos centrais, não temos substitutos à altura de Garay e Luisão.
3. Não há alternativa a Matic e Enzo Pérez.
4. O mesmo se aplica a Cardozo.
5. Falhas inadmissíveis nas ações defensivas, seja nas transições, seja nas bolas paradas.
6. Menos acutilância nas ações ofensivas. Conseguimos ter muita posse de bola mas somos inconsequentes e ineficazes na finalização.
7. Contratações sem o mínimo critério desportivo.
8. F.C. Porto bem mais forte e consistente que nós.

O que espera Funes Mori

domingo, agosto 11, 2013

Tudo se conjuga

para que o campeonato seja um passeio para o F.C. Porto, graças à sua manifesta superioridade futebolística e ao completo desnorte que paira no Benfica com um presidente que nada percebe de futebol e um Jorge Jesus completamente atarantado.

sábado, agosto 10, 2013

Verdade que dói

Nós temos o museu mas o F.C. Porto é que vai arrecadando troféus.

São cada vez mais os benfiquistas a dizer o mesmo


A jogar desta forma torna-se difícil pensar em títulos

Estamos a especializar-nos num futebol bonitinho, jogado a 30 m da baliza adversária e demasiado inconsequente. Estas eram as características do futebol português há umas décadas atrás e que na maioria dos casos redundava em fracasso dos nossos clubes e seleção. O Benfica atual limita-se a trocar a bola, jogando para trás e para o lado, e parece esquecer-se que os jogos se ganham rematando à baliza. Se a isto juntarmos o facto de sofrermos golos em todos os jogos, fruto de erros defensivos primários, torna-se difícil pensar que este Benfica tem futuro na época desportiva que está prestes a iniciar-se.

sexta-feira, agosto 09, 2013

Não vai ser apenas mais um "jogo treino"

Último "jogo treino" do Benfica antes do início do campeonato. Provavelmente, teremos hoje o adversário mais difícil da pré-época, o que até é bom para podermos aferir da verdadeira capacidade da nossa equipa. Nesta altura ainda não sabemos se o onze inicial será aquele que vai jogar na Madeira, dado que o mercado está aberto e é de crer que alguma "truta" da nossa equipa possa sair. Depois do desaire frente ao São Paulo, uma nova derrota poderá ter consequências nos níveis de confiança dos jogadores e colocará Jorge Jesus numa posição cada vez mais incómoda como treinador do Benfica.

quinta-feira, agosto 08, 2013

Absolutamente ridículo

Mais um que é contratado e logo a seguir é emprestado. Luís Fariña vai jogar num clube dos Emirados Árabes Unidos, num campeonato de péssima qualidade, onde não terá possibilidade de evoluir e ter um acompanhamento do staff encarnado. Alguém percebe estes negócios? Eu não.

Mais um tiro nos pés

Vamos desembolsar mais 3 milhões por um jogador de que não necessitamos, Funes Mori. Ninguém percebe estas contratações. Este é mais um daqueles jogadores que não tem o mínimo de qualidade para representar o Benfica. Se é para substituir Cardozo a burrice ainda é maior porque se o paraguaio sair precisamos de alguém com a sua estatura e as suas características e que marque mais de 20 golos por época. Este uruguaio, que agora chega, tem cerca de 1,80m, e marcou apenas 7 golos no último campeonato argentino. Não é preciso dizer mais.

quarta-feira, agosto 07, 2013

LFV que se deixe de tretas

Depois do Fenerbahçe ter saído da corrida por Cardozo, resta a LFV reintegrar o paraguaio no plantel pois já se viu a imensa falta que ele nos faz. Um pedido de desculpas público ao treinador e ao plantel, mais uma tachada no ordenado (que já terá acontecido), e a coisa fica resolvida. Rápido que se faz tarde, o campeonato está aí à porta.

terça-feira, agosto 06, 2013

Os indícios não são nada bons

A pouco menos de 15 dias para o início do campeonato, o Benfica ainda não tem definido o seu plantel. As incertezas são mais do que muitas e isso só nos prejudica. Sabemos que alguns dos jogadores fundamentais vão sair e que mais um ou outro jogador irá entrar. No entanto, analisando aquilo que temos vindo a fazer nos jogos da pré-época não me parece que haja motivos para encararmos com otimismo o futuro da nossa equipa. Bem pelo contrário.

segunda-feira, agosto 05, 2013

Espero que seja mentira



Espero que seja mentira mas com esta direção tudo é possível. Defesas de qualidade e um ponta de lança que substitua o Cardozo convenientemente, desses é que não vem nenhum.

A diferença entre Pinto da Costa e LFV

Enquanto Pinto da Costa põe os interesses desportivos à frente de tudo, LFV dá primazia aos interesses financeiros. E os resultados estão à vista.

domingo, agosto 04, 2013

Gostava de saber

o que é que Pizzi deve a Ola John ou a Sulejmani? Ah já sei: é português. E Jorge Jesus abomina jogadores portugueses.

Digno de figurar no Guiness

O campeonato português deve ser o único no mundo em que o campeão é conhecido antes da competição se iniciar.

Rescaldo do Benfica-São Paulo

1- O futebol do Benfica é muito rendilhado mas é pouco eficaz;
2- Centros para a área com jogadores baixos para cabecear, obviamente que dificilmente acabarão em golos;
3- Se Cardozo sair é a nossa desgraça;
4- Épocas consecutivas sem que a equipa aprenda a defender deve-se a atribuir a culpa a quem?;
5- A mesma questão para os lances de bola parada, ofensivos e defensivos;
6- Um equipa começa a construir-se de trás para a frente. Os nossos responsáveis ainda não aprenderam esta máxima.
 

sábado, agosto 03, 2013

Isto vai acabar mal

Se LFV fosse minimamente inteligente já teria percebido que o arrastar da novela Cardozo vai prejudicar seriamente o Benfica. Não só em termos financeiros mas também desportivos.

sexta-feira, agosto 02, 2013

A novela do verão

A novela Cardozo ameaça eternizar-se. Num dia o negócio com os turcos está praticamente fechado para no dia seguinte já não ser bem assim. Entretanto o jogador está proibido de frequentar as instalações do clube. Imaginemos que os turcos desistem do paraguaio. Como é que vamos descalçar a bota? JJ engole um elefante? O jogador em vez de sair por 12 milhões acaba por sair por metade?

quinta-feira, agosto 01, 2013

Surreal

Num país em bancarrota, haver um clube que compra 50% do passe de um jogador por 6 milhões de euros e a seguir o empresta, é completamente surreal.

Vai sobrar para nós

Com os 120 milhões provenientes da venda do Bale, preparemo-nos para o assalto do Tottenham a Salvio.