sexta-feira, maio 31, 2013

F.C. Porto, a primeira sucursal do Benfica

"O fenómeno já me irritou, mas agora acho piada à coisa: os portistas não comemoram a vitória do FC Porto, comemoram a derrota do Benfica. E há aqui uma diferença. O FC Porto é uma irrelevância na minha relação com o Benfica. Eu comemoro as vitórias do Benfica, eu sinto alegria pelo Benfica, ponto final. Os portistas, porém, não têm esta relação com o FC Porto. Para se sentirem portistas, eles têm de odiar uma coisa exterior ao clube, o Benfica, Lisboa, os magrebinos, os mouros, etc. Ou seja, a agremiação nortenha não é auto-suficiente, não é grande o suficiente, precisa do meu Benfica. Naturalmente, eu só podia achar piada a este fenómeno que deveria interessar aos departamentos de antropologia. Porquê? Porque confirma a superioridade do Benfica. Para existir como adepto, o portista precisa do Benfica. O benfiquista só precisa do Benfica. 
No dia-a-dia, eu não acompanho os jogos do FC Porto. Nem sei quando joga. Ao invés, cada portista é um especialista do Benfica. Sabem sempre quem está lesionado, quem é o árbitro do jogo do Glorioso e vêem os jogos do Benfica com mais intensidade do que os jogos do FC Porto. Naqueles corações em perpétua vingança, a derrota do Benfica é mais saborosa do que a vitória do FC Porto. Até apetece dizer que cada portista é um benfiquista em potência. É como se cada portista tivesse à espera do momento certo para fazer o seu coming out futebolístico, é pá, afinal eu sou benfiquista, ó paizinho, importa-se de passar o sal a um mouro? O portista é uma dependência emotiva do Glorioso.
E esta dependência chega a ser cómica. Estamos a falar de um clube que domina há uma geração (25 anos) o futebol português. Apesar deste domínio do tamanho dos Clérigos, a agremiação em causa mantém a mentalidade de cerco, a mentalidade do Asterix que vai desafiar o centro romano. Isto é um pouco ridículo, repito, porque passados 25 anos o centro do futebol português está no Norte e no FC Porto, em particular. O centro já não é o Benfica, que ganhou 4 títulos nos últimos 23 anos. Ao longo deste tempo, o FC Porto devia ter desenvolvido uma cultura autónoma, uma cultura de clube grande, uma cultura de Império do Meio que não precisa do "outro" para saber quem é. Mas de forma um pouco estranha isso não aconteceu. Porquê? A visão pequenina de Pinto da Costa não o permite: depois de tantos êxitos internos, depois de 2 Ligas dos Campeões e 2 Ligas Europa, o líder da agremiação diz que a sua maior alegria foi "vencer um campeonato na Luz". Ora, esta incapacidade do FC Porto para criar uma cultura sem a variável Benfica dá-me um certo conforto. Só ficarei preocupado quando descobrir portistas a comemorar as vitórias do FC Porto e não as derrotas do Benfica". 
 
Henrique Raposo
Expresso Online

Não deixa de ser extraordinário

que Jorge Jesus vá renovar pelo Benfica mantendo os valores do contrato anterior. Além disso, ainda vê os poderes reforçados na estrutura do clube passando a ser o responsável por todo o futebol profissional. Isto é uma perfeita anormalidade que só tem paralelo no Arsenal com Arsene Wenger. Pelos vistos gostamos de copiar os maus exemplos.

quinta-feira, maio 30, 2013

Sintonia total


Vamos iniciar a época com esta dupla indissociável. Resta saber se se mantêm unidos durante dois anos.

Obrigatório reformular o contrato apalavrado

Os últimos desenvolvimentos prenunciam a continuidade de Jorge Jesus no Benfica. A ser assim o bom senso aconselharia que LFV reformulasse o contrato apalavrado (fala-se em 8 milhões de euros por duas épocas, um verdadeiro escândalo face à realidade do nosso futebol e aos resultados alcançados) e que se acautelasse quanto à indemnização a pagar, caso Jorge Jesus venha ser demitido antes do término do contrato. É que se assim não for estaremos perante um péssimo ato de gestão financeira com consequências gravíssimas para o clube.

Não deixa de ser estranho

que quem vá decidir sobre a sua continuidade no Benfica seja o próprio Jorge Jesus e não LFV.

quarta-feira, maio 29, 2013

O silêncio ensurdecedor de LFV

Parece que ainda não vai ser hoje que vamos saber da continuidade ou não de Jorge Jesus no Benfica. Pelas informações que vão surgindo na imprensa, LFV quer renovar-lhe o contrato enquanto os restantes, ou alguns, elementos da SAD, entendem que chegou a hora de se ir buscar outro treinador. Perante esta última hipótese vários nomes têm sido apontados e confesso que todos eles me deixam bastantes reservas, uns mais do que outros. Aqueles que me agradam ou estão sob contrato de outros clubes ou são demasiado caros. Significa isto que LFV tem uma tarefa árdua entre mãos para resolver, sendo certo que não poderá falhar.

Vem isto a propósito da tão proclamada época "brilhante" do Benfica

Nós, benfiquistas, temos de perceber que o fracasso é uma coisa má e que, por isso, não deve ser elogiado nem celebrado. Só a vitória é triunfal. E não basta estar nas decisões. É preciso ganhá-las.

O grande receio de LFV

em não renovar com Jorge Jesus é que este vá para o F.C. Porto. Como se o F.C. Porto não fosse continuar a ganhar com ou sem Jorge Jesus. Para os menos atentos é bom não esquecer que os nortenhos ganharam 14 campeonatos nos últimos 20 anos. Graças à sua forte estrutura, seja quem for o treinador, há 99% de possibilidades de serem campeões. Claro que Pinto da Costa adorará ver o seu clube campeão com o "cabeludo" como treinador porque isso será mais uma machadada no orgulho dos benfiquistas. Da mesma forma que imagino a arrogância e o convencimento de Jorge Jesus caso venha a ganhar títulos pelo F.C. Porto. Mas isso não é nada com que nos devamos preocupar.

terça-feira, maio 28, 2013

Os adjuntos de Jorge Jesus servem para quê?

Será que os adjuntos de Jorge Jesus contribuem positivamente para o trabalho do treinador ou são meras figuras decorativas que se limitam a fazer número nos treinos e nos jogos. Contrariamente à maioria dos outros técnicos, basta acompanharmos as transmissões dos jogos, nunca se vê Jorge Jesus a aconselhar-se com o adjunto que tem ao seu lado no banco.  Não o faz porque não lhe reconhece competência, e sendo assim seria incompreensível mantê-lo na equipa técnica, ou porque se acha um supra-sumo que está acima de tudo e de todos e que não necessita da ajuda de ninguém? Que é uma relação estranha disso não me resta qualquer dúvida.

A SAD do Benfica adora brincar aos comunicados

Por tudo e por nada, na maior parte das vezes sem motivo minimamente justificável, lá aparece o comunicado da ordem. Emitir um comunicado apenas para desmentir uma pretensa reunião de emergência da SAD para analisar o futuro de Jorge Jesus, é absolutamente ridículo e só vem provar que em matéria de comunicação o Benfica é um desastre. Perdesse esta gente tempo com aquilo que é importante, isso sim é que era novidade.

Uma questão que eu gostava de ver respondida pelos responsáveis encarnados

Manuel Sérgio faz parte da estrutura do clube e é remunerado, ou é apenas um amigo e conselheiro de Jorge Jesus?

Sai Cardozo e entra quem?

Depois de Jorge Jesus será a vez de Cardozo seguir os passos do treinador e também ele sair do Benfica. Dada a idade do paraguaio esta será a última oportunidade de encaixar algum dinheiro com a sua venda. Resta saber se depois conseguimos arranjar alguém que consiga fazer o mesmo que ele em matéria de golos. E se quisermos arranjar um avançado que faça isso é necessário abrir os cordões à bolsa. Temos dinheiro para isso?

Novo treinador sem estrutura forte de pouco adiantará

Com a saída praticamente garantida de Jorge Jesus fica por saber quem será o novo treinador do Benfica. Os jornais de hoje apontam duas possibilidades: Paulo Fonseca e Rui Vitória. Não sei se será algum deles ou outro qualquer. O que sei é que quem vier tem que ter por trás dele uma estrutura forte que o apoie. E isso é coisa que no Benfica atual não existe. Nem me parece que vá existir na próxima época. Assim sendo, o futuro não será risonho.

segunda-feira, maio 27, 2013

Dar voz aos masoquistas

"Para mim, não há qualquer dúvida de que Jorge Jesus deve continuar no Benfica, e aqui deixo as 4 principais razões:
 
1 - O Benfica é o que mais fatura!
Se há coisa que Jesus trouxe ao Benfica foi faturação. Quando ele chegou, o FC Porto tinha receitas superiores ao Benfica. Com ele, ficámos sempre em primeiro lugar, com mais de 100 milhões de euros de receitas em cada um dos anos! 
Neste momento, o Benfica é o 22º clube do mundo com mais receitas e a Jesus se deve. Aumentaram os espectadores no estádio, o merchandising vendido, e as receitas com transferências atingiram valores que ninguém acreditaria antes de Jesus chegar.
Nas receitas, ninguém nos vence. 
 
2 - O Benfica é o 9º clube no ranking da UEFA
Antes de Jorge Jesus chegar ao Benfica, o clube estava muito lá para trás, em 22º lugar. Em apenas 4 anos, subiu 13º lugares, com boas prestações tanto na Liga dos Campeões como na Liga Europa.
Na próxima temporada, e pela primeira vez na sua história, o Benfica pode ser um dos cabeças-de-série da Liga dos Campeões, se o Arsenal não vencer o play-off que tem de disputar.
É um feito notável, e a maior subida de um clube europeu nos últimos cinco anos. E a Jesus se deve!
 
3 - O Benfica joga um futebol de ataque como poucos jogam na Europa
Muitos dos comentários de observadores internacionais, depois da final da Liga Europa, classificaram o Benfica como uma equipa que jogava um futebol entusiasmante, "que há muito não se via na Europa", como disse Cruiff. 
É esse o DNA do Benfica de Jorge Jesus, e isso deve-nos orgulhar. O futebol é golos e espectáculo, não é retranca e cinismo, e eu prefiro mil vezes as equipas de Jesus a outras, bem mais cautelosas mas que nos deixam ensonados e entediados. 
 
4 - Se Jesus sair do Benfica vai para o FC Porto
Sei, de fonte próxima de Jesus, que ele já foi convidado por Pinto da Costa para ir para o Dragão.
O almoço entre o presidente do FC Porto e Vítor Pereira foi para enganar o pagode, pois Pinto da Costa está à espera de saber se Jesus vai ou não ficar no Benfica.
Se Jesus sair, irá para lá, e essa será uma perda dramática e dolorosa, pois Pinto da Costa deseja uma vez mais humilhar o Benfica, provando que Jesus será um grande vencedor no Dragão.
E essa é uma óptima razão para ele não sair. Um dos graves erros do Benfica foi deixar sair talentosos treinadores (e jogadores) que depois saíram vitoriosos no Dragão, como Mourinho. Com Jesus isso não pode acontecer!
 
Explicadas essas quatro razões, há que acrescentar um ponto essencial, que a direção do Benfica e todos os sócios e adeptos têm de perceber. Só com grandes jogadores o Benfica é melhor que os outros!
A última vez que o Benfica foi campeão, tinha jogadores extraordinários. Cinco deles foram vendidos (Di Maria, Ramires, David Luiz, Fábio Coentrão e Javi Garcia); dois deles decaíram muito de qualidade (Aimar e Saviola); e três deles já estão mais entradotes (Luisão, Maxi Pereira e Cardozo).
Se compararmos a actual equipa com a que foi campeã em 2010, esta não é tão boa. Apesar de ter bons jogadores (Matic, Enzo, Garay, Gaitan, Salvio e Lima), não está ainda ao nível da equipa campeã.
É isso que o Benfica precisa outra vez: grandes jogadores! Sem eles, não seremos campeões. Com Jesus ou sem Jesus".
 
Domingos Amaral

Ainda pode ser pior


A continuarmos a trilhar o caminho que o nosso "querido" presidente tão diligentemente traçou, tenho receio que as próximas duas décadas ainda venham a ser piores que as apresentadas no quadro.

Ora aqui está o homem que tem faltado ao benfica

José Veiga, antigo dirigente do Benfica, criticou a atitude do presidente Luís Filipe Vieira na reta final da temporada e sublinhou que o problema da equipa encarnada está na estrutura do clube e não no treinador.
"Apenas culpo o Jesus pela forma como comunicou, principalmente quando falou em época brilhante. Mas a culpa está na estrutura do clube. Enquanto o Benfica não tiver uma estrutura forte, o Benfica não vai conseguir vencer nada. Vai continuar como nos últimos anos, a culpar os árbitros", começou por dizer, em entrevista à TSF.
O antigo dirigente do Benfica considera que Luís Filipe Vieira tem condições para continuar a dirigir os encarnados, mas precisa mudar de atitude.
"Se Luís Filipe Vieira se sentir capaz de emendar os erros sim, deve continuar. Mas ele tem de ter a capacidade de mudar. Ao fim de 12 anos, já devia ter essa capacidade. Vamos continuar com os mesmos problemas. O Jesus fez um trabalho fantástico no que toca ao futebol espetáculo, mas depois falta-lhe uma estrutura por trás. A comunicação também tem de mudar, não se pode continuar com populismos, só a atirar areia para os olhos dos sócios", continuou.
"O presidente achou melhor ir para o Brasil passear do que estar concentrado no jogo com o Estoril... Quando se está a lutar por um título tem de se estar concentrado, desde o presidente aos jogadores. Este presidente achou que era melhor ir para o Brasil do que assistir ao jogo. Agora, na última semana, foi para a feira das vaidades, em Londres, em vez de preparar a final da Taça", concluiu.
 
P.S. Curiosamente, é só mais um a pensar como eu.

Feeling

Jorge Jesus vai ser o próximo treinador do F.C. Porto.

Se bem conhecemos LFV

vem aí um novo ciclo. Este sim, recheado de vitórias.

domingo, maio 26, 2013

A única coisa positiva na derrota de hoje

é não termos de defrontar o F.C. Porto, na Supertaça. Sabendo como acabam os nossos confrontos com eles, seria extremamente desanimador entrar na nova época com uma derrota com o nosso principal rival. Que isso deixaria marcas profundas nos nossos jogadores não tenho a menor dúvida, tendo em conta a fragilidade mental que afeta toda a estrutura benfiquista.

Necessitamos de um outro presidente

Quando não se tem mentalidade competitiva, quando não se tem respeito pela camisola que se enverga, nem pelos adeptos que os apoiam incondicionalmente, derrotas com a de hoje podem acontecer. Eu nem culpo o Jorge Jesus, porque é só mais um treinador a somar a uma quantidade infindável de treinadores que têm passado pelo Benfica e que não conseguem ganhar nada. Este tem apenas a particularidade lamentável de receber um ordenado pornográfico sem que alguma vez tenha feito algo para o merecer. O problema do Benfica está na falta de liderança de quem preside ao clube. O LFV tem provado à saciedade que não tem estaleca para comandar os destinos do clube. Os resultados desportivos falam por si mas não só. As promessas que nunca se chegam a concretizar, as entrevistas em que denota uma grande sobranceria e que são dadas sem qualquer critério, a incapacidade de dar um murro na mesa e chamar à razão treinadores e jogadores quando estes não têm a atitude correta dentro de campo, etc. Infelizmente, assistimos à sportinguização do Benfica, sem que os adeptos façam nada para alterar este estado de coisas. Habituaram-se a perder e resignam-se facilmente, como se tudo isto acontecesse graças a um desígnio divino que nos impede de vencer.
 
 

Pode não servir de muito

A vitória do Bayern permite-nos integrar o pote 1 da próxima Liga dos Campeões, evitando assim os colossos do futebol europeu. É a 1ª vez que, desde que esta competição tem este formato, que ficamos no pote dos melhores. Isto não significa que não possamos vir a integrar um grupo mais complicado do que aquele que tivemos a época que findou. Veremos o que dita o sorteio.

Imperioso ganhar

Quem diria que hoje iríamos ter o jogo da época? Depois dos desaires no campeonato e na Liga Europa, a Taça de Portugal acaba por ser o único troféu que podemos vir a conquistar. Longe de salvar a época é um troféu importante que já não erguemos desde 2004. Mas não se pense que vai ser fácil, até porque todos sabemos como o Benfica se costuma comportar nos momentos cruciais. As duas finais com equipas pequenas, Boavista e V.Setíbal, perdemo-las. Daí que seria bom que os nossos jogadores se capacitassem que têm que entrar com tudo, não menosprezarem o adversário, porque os vimaranenses vão fazer desta final o jogo da vida deles.

sábado, maio 25, 2013

Já nem pela camisola que envergam têm respeito

O mais provável é sermos campeões (seria impensável se tal não acontecesse face à diferença de valor entre as duas equipas), mas a exibição que os nossos jogadores fizeram hoje em Coimbra foi absolutamente vergonhosa e um espelho fiel do que se passa atualmente no Benfica. Não existe sentido de conquista, sentido de responsabilidade mas antes um enorme desrespeito pela camisola que envergam. Hoje foi no Basquetebol, mas tem sido assim em todas as modalidades. E porque é que isto se repete época após época? Porque eles sabem que o chorudo salário que recebem estará todos os meses nas suas contas e que têm um presidente que ao invés de os encostar à parede passa-lhes a mãozinha pelo pêlo.

Crítica implícita à construção do plantel

«Espero que para o ano não seja preciso “inventar” jogadores» - Jorge Jesus.

Valores mais altos se levantam

Se fosse por uma questão de preferência gostaria que o Borússia Dortmund fosse o campeão europeu. Mas como isso implicaria a não inclusão do Benfica no pote 1 do sorteio da próxima Liga dos Campeões,  terei que puxar pela vitória do Bayern. Custa-me um pouco mas lá terá que ser.

sexta-feira, maio 24, 2013

Apesar das eventuais promessas de LFV

Não acredito que o Benfica vá manter todas as suas principais estrelas na próxima época. Poderá haver essa tentação por parte de LFV, até porque acalenta a esperança de estar na final da próxima Liga dos Campeões por muito irreal que seja esse sonho, mas os cofres da Luz precisam de dinheiro e isso vai obrigar a que um ou dois dos principais jogadores acabe por ser vendido. Aliás, basta olhar para o número de jogadores que temos para as alas para percebermos que nem todos poderão ficar.
No meio desta avalanche de contratações preocupa-me que a maioria seja para o setor ofensivo, onde até estamos razoavelmente bem apetrechados, e parece-me que continuamos a descurar o setor defensivo que está claramente deficitário. A ver vamos o que nos reservam os próximos tempos, esperando que desta vez consigamos construir um plantel equilibrado que nos dê garantias de atacar a próxima época com a confiança e a ambição necessárias para atingirmos os nossos objetivos, desde logo a conquista do título nacional que ingloriamente deixámos fugir nas duas últimas épocas.

Direitos televisivos

Foi-nos prometido que a questão dos direitos televisivos estaria resolvida no final de abril. Estamos a terminar o mês de maio e não temos qualquer novidade sobre o assunto. A Benfica TV vai estar em todas as plataformas, nomeadamente na Zon? Qual o preço da subscrição? Terá 1 ou 2 canais? Os jogos serão transmitido em HD? Estas são algumas perguntas que os benfiquistas gostavam de ver esclarecidas rapidamente mas pelos vistos ainda vamos ter que esperar mais algum tempo.

Vieira quer equipa de sonho para a Champions

"Luís Filipe Vieira prometeu a Jorge Jesus formar uma grande equipa para atacar campeonato e Liga dos Campeões na próxima época. O CM sabe que jogar a final da principal prova da UEFA, que se vai disputar no Estádio da Luz, é o grande sonho do líder dos encarnados, que se comprometeu com o técnico a envidar todos os esforços para que tal aconteça.
Apesar do fracasso na luta pelo título e também da derrota frente ao Chelsea (1-2), na final da Liga Europa, esta temporada, Vieira reiterou ao treinador a sua convicção de que o plantel poderá lutar por esses objetivos se for retocado.
Jorge Jesus, sabe o Correio da Manhã, comungou da mesma opinião do presidente do clube e foi com esses dois objetivos em mente que começaram a preparar a próxima época.
Vieira prometeu também tentar segurar a maioria das estrelas (Gaitán, Matic, Cardozo, e Garay) e dar atenção às lacunas da equipa. Contratar dois laterais (direito e esquerdo) e um médio-defensivo que seja alternativa a Matic ou o possa libertar para missões mais ofensivas é outra prioridade. Técnico e presidente convergiram em que o plantel terá de ser mais homogéneo do que o desta época, para evitar o desgaste evidenciado na ponta final. A falta de soluções no banco, na fase mais crítica da temporada, foi tema de diálogo entre ambos. O centro da defesa já foi reforçado com o sérvio Mitrovic, enquanto Sulejmani, Markovic e Rojas vêm preencher as alas, e Djuricic é considerado o substituto ideal para Pablo Aimar no meio-campo".

CM

quinta-feira, maio 23, 2013

Só conquistando títulos deixaremos de ser gozados

"O Benfica é como os nossos salários, vai tudo nos descontos", mais uma ironia de Pinto da Costa

Por muito comunicados da SAD a desmentir, a verdade é que é sempre esta imagem que fica

"Carlos Eduardo era um dos médios mais cobiçados da Liga. Agradava ao Sporting, cujos dirigentes sabiam não ter capacidade financeira para lá chegar; estava na mira do Benfica, que já negociava com o Estoril; e acaba de assinar pelo FC Porto. Pode dizer-se que o mercado já arrancou em força e com o resultado do costume", Bernardo Ribeiro, Record.
 
 

Diário de um benfiquista


O costume

O Record alimentou a ideia de que Carlos Eduardo, do Estoril, ia para o Benfica. Em vez disso, acabou por assinar pelo F.C. Porto. Conclui o Record: o Benfica foi mais uma vez ultrapassado pelo F.C. Porto. Foi, não foi? Não sei responder. O que sei é que este vai ser o primeiro de muitos que se diz que estão a um passo de ir para o Benfica e acabam por ir para o F.C. Porto. Já não constitui novidade. É assim todos os anos.

A triste sina de um benfiquista

 
 
 
 
 
 

Tem sido quase sempre assim nas últimas duas décadas. Quando é que vamos conseguir inverter esta situação?

quarta-feira, maio 22, 2013

A ler com muita atenção

E o vencedor é...Vítor Pereira. Ganhou por ter a equipa mais consistente e por nunca ter desistido, antes resistido até ao limite e quando tudo prenunciava fracasso. E mais ainda por ter apostado na identidade da equipa como resposta à saída de Hulk, o jogador mais determinante dos campeonatos anteriores. Com os pseudorreforços que lhe deram em janeiro não dava para muito mais na Europa, pelo que ganhou o mais importante que tinha ao alcance. E pela segunda vez, e sem derrotas. Outros - Mourinho, Villas Boas - fizeram melhor, mas ele fez bem e provou que é competente. Quantos o negaram e hoje mordem a língua?
Jorge Jesus é o maior derrotado, mesmo se a época esteve longe de ser má. Num primeiro ano no clube até seria honroso e promissor o que conseguiu: lutar pelo título até ao fim e chegar às finais da Liga Europa (mesmo desprezando a prova) e da Taça de Portugal. Ao quarto ano é curto, e a derrota no campeonato, com a meta à vista e repetindo os erros anteriores (má gestão do grupo e deficientes definição e comunicação de objetivos), é pouco menos que inaceitável. Passado este tempo, Jesus mantém todas as qualidades, e são muitas. O problema é que mantém também os defeitos todos.
Curioso é o facto de o treinador que ganhou poder partir, sem que ninguém exiba um só cartaz na bancada do Dragão a pedir "Vítor fica!", e o que perdeu surja como o redentor indispensável aos olhos de um estádio que na hora da derrota continua a gritar "Glorioso SLB", como se da orquestra do Titanic se tratasse. Em grande parte, os clubes são os seus adeptos, e é a cultura de cada um que aqui se espelha: habituados a grandes vitórias, os do FC Porto são exigentes ao máximo e não se satisfazem em reinar internamente; os do Benfica vivem os traumas de quando os campeonatos acabavam em dezembro e têm o grau de exigência ao nível da indigência. Os do FC Porto consideram que ganham com qualquer um como ganharam com Vítor Pereira. Os do Benfica consideram que só Jorge Jesus lhes permite perder com tanta honra.
Não é só um problema de adeptos, que são diferentes construções de identidade dos próprios clubes: o FC Porto quer sempre ser o melhor, acabar em primeiro, a qualquer custo; o Benfica satisfaz-se em ser o "maior", em número de sócios, nas audiências, nas receitas. Em Janeiro, o FC Porto contrata jogadores, e se não melhora a equipa pelo menos demonstra ambição; já o Benfica dispensa jogadores e não preenche as lacunas evidentes no plantel. Nos últimos anos, e sem tirar mérito à boa gestão de Luís Filipe Vieira (que tem dado ao treinador um plantel que permite lutar com o rival), há uma diferença que resume tudo e explica muito: o negócio do FC Porto são as vitórias e as vitórias do Benfica são os negócios.
Carlos Daniel (insuspeito benfiquista)
DN

Que fez ele para merecer tanta benesse?

Tudo aponta para que Jorge Jesus renove o contrato por mais duas épocas com o Benfica, devendo manter o seu salário na ordem dos 4 milhões de euros. Para um treinador que até agora praticamente não ganhou nada no clube, não deixa de ser estranho que para além de renovar o contrato, ainda continue a ser um dos técnicos mais bem pagos do mundo, com a particularidade de isto acontecer em Portugal, um país onde os seus cidadãos passam por enormes dificuldades financeiras.

Dizem que são os dois últimos reforços do Benfica



A ver vamos se é verdade que vêm para o Benfica. E caso venham, oxalá sejam reforços de qualidade.

terça-feira, maio 21, 2013

Os reforços que precisamos

Com o findar da época sucedem-se os nomes de jogadores apontados ao Benfica. Em tantos nomes lançados em algum os jornais hão-de acertar. Uma coisa eu sei: precisamos de reforços. A saber: dois laterais, um para a esquerda e outro para a direita (já perdi a conta ao número de épocas que já se passaram sem que estas lacunas sejam resolvidas a contento); um ou dois centrais de qualidade (dois se Garay sair); dois substitutos para Matic e Enzo Peréz; um ponta de lança porque Cardozo e Lima já vão nos trintas e Rodrigo tarda em convencer. Para quem já ouviu LFV e JJ dizerem que querem marcar presença na final da Liga dos Campeões ( a não ser que seja como espetadores) não restam dúvidas que temos de ter um plantel de inegável qualidade coisa que o atual não tem.

Pró ano é que é

No Benfica habituámo-nos de tal maneira à derrota que qualquer vitória numa competiçãozita qualquer é motivo de grande regozijo para os benfiquistas. Esta época perdemos praticamente tudo, mas se ganharmos a Taça de Portugal, como é  nossa obrigação, serão cantadas loas ao presidente, ao treinador e aos jogadores por tão fabuloso êxito. Tudo o que não conquistámos cairá no esquecimento e promete-se um novo ciclo de vitórias a iniciar na próxima época.

segunda-feira, maio 20, 2013

Somos uns anjinhos


Tivesse isto acontecido com o Benfica e o que não diria Pinto da Costa, Vitor Pereira, e mais uns quantos comentadores. Aconteceu na última jornada, jornada decisiva, uma falta que não existe, um penalty que é marcado e um jogador do Paços que é expulso. Assim se resolveu um jogo que poderia ser complicado para o F.C. Porto. De um campeonato "sujinho sujinho", passou-se num ápice para um campeonato "limpinho, limpinho". Da parte dos responsáveis benfiquistas, treinador incluído, nem uma palavra. São estes "pormaiores" que decidem campeonatos, época após época. LFV, depois do Apito Dourado, calou-se. Já lá vão 10 anos de presidência e tudo continua na mesma. Para ajudar à festa apoiou Fernando Gomes para a presidência da FPF.  Com estas atitudes dificilmente atingiremos os nossos objetivos.

Estivemos longe de fazer uma época brilhante

Jorge Jesus acha que se o Benfica repetir na próxima época o que fez nesta fica extremamente satisfeito. Se pensa assim, não faz sentido renovar o contrato. Esta época está longe de ter sido brilhante. Perdemos o campeonato por pura incompetência do treinador e jogadores; fomos afastados na fase de grupos da Liga doa Campeões quando tínhamos um grupo extremamente acessível; fomos eliminados da Taça da Liga; estamos na final da Taça de Portugal depois de afastarmos adversários de nível médio/baixo (estranho seria não nos apurarmos para a final enfrentando adversários destes). Onde realmente fizemos uma excelente carreira foi na Liga Europa mas também aí acabámos por perder. Ora se isto é uma época brilhante vou ali e já venho. Época brilhante seria se conquistássemos títulos importantes. Como isso não aconteceu o mais que podemos dizer é que realizámos uma época razoável bem longe do brilhantismo com que Jorge Jesus e muitos benfiquistas pretendem classificá-la.

domingo, maio 19, 2013

Vencer o temor de defrontar o F.C. Porto

No campeonato português, face ao desequilíbrio que existe entre F.C. Porto e Benfica e as restantes equipas (como se pode perceber pelo facto de o F.C. Porto apenas ter perdido uma vez nos últimos três campeonatos), os duelos entre estas duas equipas tornam-se decisivos na atribuição do título de campeão nacional. Ora, por norma, o Benfica claudica nos embates com o F.C. Porto. Daí que seja facilmente percetível que se queremos ser campeões temos que amealhar o maior número de pontos nestes jogos. E isso só acontecerá quando no Benfica se incutir nos jogadores uma mentalidade vencedora. Bem podemos ter os melhores plantéis e os melhores treinadores que enquanto houver um incompreensível temor sempre que defrontamos o nosso principal rival os campeonatos serão sempre vencidos pelo F.C. Porto.

Título ficou mais perto

No Basquetebol estamos bem encaminhados, depois de nova vitória, desta vez concludente, sobre a Académica. Se não acontecer nenhuma anormalidade estou convencido que no próximo fim de semana em Coimbra vamos revalidar o título. Outra coisa não será de esperar face à diferença de qualidade entre as duas equipas.

Um dia o Benfica terá direito a um milagre

Que bom seria que esse dia fosse hoje.

Não basta termos sido a equipa que melhor futebol apresentou

Tendo em conta que o F.C. Porto não costuma desperdiçar as oportunidades - esta apareceu-lhe quase do nada - são ínfimas as hipóteses de o Benfica ser campeão. E é uma pena e ao mesmo uma enorme desilusão para nós benfiquistas. Tivemos o pássaro bem preso na gaiola mas deixámo-lo fugir inexplicavelmente. Foram cometidos erros cuja culpa tem dono e todos eles integram a estrutura do futebol encarnado. E, contrariamente a outras épocas, desta vez nem sequer nos podemos socorrer de roubos da arbitragem para justificar o nosso insucesso.

sábado, maio 18, 2013

Coisas como esta emocionam-nos


João Cancelo a relembrar a morte da mãe. Quem sabe se não houve a mãozinha dela nos golos do filho.

Campeões nacionais de juniores

No meio de tanta desilusão, finalmente uma alegria. Gostei de saber que João Cancelo, depois do que lhe aconteceu, tenha sido o artífice da vitória, marcando os dois golos com que vencemos o Rio Ave. Parabéns à equipa técnica e aos jogadores por este título.

Medo aterrador do F.C. Porto

Não consigo compreender o pavor que se apodera dos nossos jogadores sempre que têm que defrontar o F.C. Porto. E isto acontece em todas as modalidades, menos no Basquetebol. É um complexo de inferioridade que nos tem retirado a possibilidade de conquistar muitos títulos e para a qual não consigo encontrar uma explicação racional. Ontem foi no Andebol. Hoje repetiu-se no Hóquei em Patins, e se mais modalidades houvesse em que o F.C. Porto participasse o cenário seria inevitavelmente o mesmo. Para quando o quebrar desta rotina que nos deixa a todos nós benfiquistas com um sabor amargo e um sentimento de impotência por saber que quem dirige o nosso clube não consegue descobrir o antídoto que ponha cobro a esta situação insustentável?

Voltar a ser sócio do Benfica

 
Em duas décadas de pântano futebolístico (1994-2009)   não sofri metade daquilo que tenho sofrido nos últimos dois anos. Durante aquela época negra , o Benfica só aguentava o verão, aquele espacinho entre a primeira e a quarta jornada, altura em que passávamos pelas Antas para a habitual sessão de sodomia com pitons. O Sporting não chegava ao Natal, não era? O meu Benfica pós-Artur Jorge não durava até ao verão de São Martinho. As castanhas já vinham com um encolher de ombros. Não havia sofrimento, havia resignação. O sofrimento implica falhar num momento de decisão. E nós não tínhamos momentos de decisão, éramos um clube de loseiros, habituados a ver os momentos de decisão dos outros. Agora as coisas são diferentes. Estas duas épocas estão a doer, porque tivemos o chupa-chupa na mão, porque julgámos que a miúda gira estava mesmo a olhar para nós e, afinal, estava a olhar para o pintas do lado.  
"O que fazer? O que dizer?", perguntavam anteontem algumas sms de amigos. Bom, já pensei em entrar em negação, já pensei em ser do Beleneses ou da Académica para ver futebol na anémica posição papai-mamãe, já pensei em desligar-me da bola, já pensei em seguir o conselho da minha mulher, isso é só futebol, ó doente, já pensei em não ir ao estádio, para quê sofrer, porra?, já pensei em não seguir os jogos pela tv, até poupávamos dinheiro, ouviste?, já pensei, no fundo, em cortar o cordão umbilical com o meu relógio biológico . "Para quê sofrer com isto?" parece ser uma pergunta tão lógica, tão certa, tão cartesiana, não é? Pois, mas acho que vou fazer exactamente o contrário, acho que vou voltar a ser sócio do Benfica. A solução é apanhar os pedaços do velho cartão de sócio que rasguei aquando do advento de Vale e Azevedo, a solução é não pensar no número de pacotes de fraldas que posso comprar com 120 euros. Sim, depois de quarta-feira, a única resposta aceitável passa por regressar ao rebanho oficial. O sacaninha do Bélla Guttman não se pode ficar a rir. 
 
Henrique Raposo
Expresso Online

Não se passa nada

Fim de semana onde se decidem campeonatos em duas modalidades: Andebol e Hóquei em Patins. Em ambas há a particularidade de os campeonatos se decidirem em jogos entre F.C. Porto e Benfica. No Andebol já temos campeão. Adivinhem quem foi? O F.C. Porto, o vencedor do costume, que se sagrou pentacampeão. Amanhã segue-se o Hóquei em Patins, onde se espera que o F.C. Porto volte a conquistar o ceptro. Se assim for ganham dez campeonatos em onze épocas. Uma enormidade.
Perante isto os responsáveis encarnados e muito adeptos benfiquistas vão continuar a assobiar para o lado. Tal como diz LFV, o nosso dia há de chegar. Só não se sabe é quando. Talvez daqui a um século.

sexta-feira, maio 17, 2013

Queremos é títulos

Com ou sem Jorge Jesus, para as próximas épocas, o que o Benfica necessita é de ganhar. Jogar bem, como temos vindo a fazer no reinado de JJ, de pouco nos tem servido porque nos finais das épocas quem conquista os títulos são outros emblemas que não o Benfica. O historial dos clubes não se faz de vitórias morais mas de títulos, algo que infelizmente nós não conseguimos conquistar, salvo uma ou outra competição menor que nem sequer dá para enriquecer a sala de troféus.

quinta-feira, maio 16, 2013

O rei das promessas

LFV apela à paciência dos adeptos porque, segundo ele, "a nossa hora há de chegar". Não acha o senhor presidente que 10 anos de presidência não são suficientes para essa hora já ter chegado há muito? Quantos anos ainda vamos ter de esperar para ele cumprir a promessa de sermos o maior clube de Portugal e um dos melhores do Mundo?

Sensatez acima de tudo

Jorge Jesus já o tinha dito, LFV voltou a repeti-lo ontem depois do jogo. Segundo eles, o Benfica quer estar na final da Liga dos Campeões da próxima época. Falar é fácil, concretizar o sonho é que é muito mais difícil para não dizer impossível tendo em conta o podrio económico dos nossos adversários. É óbvio que não vamos estar na final, melhor seria construirem uma equipa que nos permita conquistar o campeonato e fazer boa figura na Liga dos Campeões. A nossa equipa continua bastante desequilibrada, havendo posições onde há claramente um défice de qualidade e outras para as quais não temos substitutos à altura. Esta é que deve ser a preocupação dos nossos dirigentes ao invés de virem falar em coisas completamente irrealizáveis.

Percebe-se porque JJ hesita em continuar no Benfica

Ficar significa continuar na senda das derrotas. Ao contrário, ir para o F.C. Porto signfica ganhar títulos. Como eu o compreendo.

Depois do jogo de ontem uma pergunta se impõe

Porque é que não jogámos assim contra o F.C. Porto? E já não digo o mesmo no jogo com o Estoril porque aí tinhamos goleado.

quarta-feira, maio 15, 2013

Somos um clube sem sorte

Desta vez não há reparos a fazer. Realizámos uma excelente exibição, os adeptos foram simplesmente brilhantes mas, mais uma vez, a sorte não quis nada connosco. A maldição de Bella Guttman continua a fazer valer a sua força.

É hora de semos menos arrogantes e sobranceiros

Um dos grandes problemas dos adeptos do Benfica é a extrema arrogância e sobranceria com que encaram os jogos. Para estes as vitórias estão sempre mais que do, seja qual for o adversário, e isso tem-nos dado grandes amargos de boca. Esquecem-se estes apaniguados que esta sobranceria normalmente não passa para os jogadores, antes lhes dá uma responsabilidade maior e uma pressão acrescida com que habitualmente se dão mal. Bem vistas as coisas, bastando para isso olharmos para o nosso historial nas competições nacionais e internacionais, que a estratégia correta para enfrentarmos estes jogos, é sermos humildes, solidários, inteligentes e aplicarmo-nos ao máximo pois só dessa forma estarão reunidas as condições para, pelo menos, discutirmos a vitória nesta Liga Europa.

A tática para logo à noite

Na minha perspetiva, Jorge Jesus deve reforçar o meio-campo jogando apenas com um avançado. Já no jogo com o Estoril verificamos o quão importante é não debilitarmos essa zona O setor mais forte do Chelsea reside precisamente no meio-campo pelo que é obrigatório que não lhe demos vantagem nesse sector. A minha dúvida está em qual dos avançados devemos apostar: Cardozo ou Lima. O paraguaio é mais temido pelos ingleses e costuma ser mais eficaz nos jogos decisivos; Lima é um avançado mais móvel e ajuda mais nos aspectos defensivos. Caberá a Jorge Jesus decidir qual deles dará mais garantias de sucesso à equipa.

Não faço prognósticos para logo à noite

Mas uma coisa eu sei: se jogarmos como o fizemos diante do Estoril e F.C.Porto, a derrota é certa. É importante que os jogadores se capacitem que esta pode ser uma oportunidade única que têm de vencer uma competição europeia. A nossa principal pecha tem sido a falta de mentalidade vencedora.  Esperemos que desta vez os jogadores se deixem de tremideiras e que dêem tudo em campo.

terça-feira, maio 14, 2013

Boa notícia

A impossibilidade de Hazard poder jogar amanhã é uma boa notícia para o Benfica, dado que o belga é um dos motores da equipa e um dos seus elementos mais criativos. Já a possibilidade de também John Terry não poder jogar não fará grande mossa ao Chelsea, até porque, esta época, tem ficado muitas vezes no banco e isso pouca influência teve no rendimento da equipa.
Seja como for, as nossas possibilidades de vitória estão fortemente dependentes do empenho dos nossos jogadores, da sua força mental, das escolhas de Jorge Jesus e da adequação da estratégia de jogo face ao poderio do nosso adversário.

Um tipo lê e obviamente tem que se rir

"A próxima final da Champions é na Luz. Nos últimos anos, pelo que temos feito na Europa, pensamos que podemos estar nessa final de Lisboa", projectou Jorge Jesus, esta terça-feira, durante a antevisão da final da Liga Europa, com o Chelsea.

A continuidade de Jorge Jesus joga-se em Amesterdão

Uma eventual derrota do Benfica em Amesterdão poderá significar a saída de Jorge Jesus. Resta saber se por iniciativa do próprio ou do presidente.

segunda-feira, maio 13, 2013

Só nos gozam

É correto dizer-se

que não foi Vitor Pereira a ganhar o campeonato mas Jorge Jesus a perdê-lo?

Há quem pense como eu

"Afinal, Jesus não foi promovido a Deus, como todos os benfiquistas esperavam. Afinal, ele é humano, e também erra, e quando erra e perde, ajoelha, destroçado.
Infelizmente para os benfiquistas, Jesus não foi Deus, e não conseguiu vencer o medo de jogar no Dragão. Foi isso que nos derrotou, o medo.
No futebol, há verdades antigas que se repetem mil vezes, e mil vezes se irão repetir ao longo da eternidade. Uma dessas verdades é: quem joga para empatar, perde.
Custa muito mas é verdade, e vai ser sempre. Lembro-me que uma das vezes que mais admirei José Mourinho foi quando ele, treinador do Inter, teve de ir jogar fora, com o Chelsea, a segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.
Com a maior lata, apresentou-se em Stanford Bridge com 3 avançados, em pressão alta, e sempre ao ataque. É claro que ganhou, eliminou o Chelsea, e nesse ano ganharia a sua segunda Champions. O seu descaramento, o seu atrevimento, a sua coragem, deram-lhe a vitória.
Lá diz o provérbio que a sorte protege os audazes e foi isso que faltou ao meu Benfica na segunda parte. O Benfica não foi audaz, encolheu-se, encostou-se às cordas e no fim teve azar.
Ó Jesus, a meia hora do fim, tira-se um médio de ataque, Gaitan, e coloca-se um defesa, Roderick? E tira-se um extremo, Ola John, para meter um médio que não tem gáz para jogar linha, Aimar?
Por muito que me custe, desta vez foi Vítor Pereira que foi audaz. Retirou um defesa, Danilo, e um médio, Lucho, para meter um avançado, Liedson e um extremo, a Catatua Negra da Nossa Infelicidade, o tal de Kelvin.
Agora, só um milagre nos salva e devolve ao Benfica um título que até merecia".

Domingos Amaral

Esta não é a melhor altura para defrontar o Chelsea

O Chelsea está a passar a melhor fase da temporada enquanto o Benfica está na sua pior fase. Além disso, em termos psicológicos os jogadores encarnados estão claramente em baixo depois de verem o campeonato fugir-lhes de forma inacreditável. Claro que uma final é por si só geradora de uma motivação acrescida e, não raras vezes, os mais fracos conseguem vencer. Ainda este sábado vimos o Wigan  ganhar a Taça de Inglaterra diante de um opositor, o Man. City, manifestamente mais forte. Daí que se possa afirmar que o Benfica, embora não sendo o favorito, tem todas as condições para trazer a taça. Basta que os nossos jogadores tentem fazer por isso, jogando com alma e coração, e deixando em Lisboa aquela mentalidade perdedora que nos momentos cruciais os costuma afetar.

Começa a ser perceptível

que Jorge Jesus prepara a saída do Benfica para ingressar no F.C. Porto.

E desde quando isto é novidade?

Direção de Informação da Antena1 repudia agressões a dois jornalistas por adeptos do Porto.

domingo, maio 12, 2013

Esta foto é humilhante


É o retrato fiel das últimas décadas. Benfica ajoelhado perante o poderio do F.C. Porto. Mais humilhante do que isto é difícil.

Finalmente quebrámos o enguiço

Até que enfim. Somos campeões no voleibol. Nem sei se não poderemos dizer que fomos bi-campeões numa mesma época. Parabéns aos jogadores e ao treinador pela conquista mas podiam ter-nos poupado a este sofrimento. Esperemos que este seja o início de um ciclo de vitórias nos próximos anos.
 
P.S. Emocionei-me com as palavras de José Jardim. E mais não digo.

Já basta o que basta

Esta tarde temos mais um Benfica/Sp. Espinho, e espero que desta vez fique decidido quem será o campeão desta época. Situações anormais como a da semana passada só acontecem em Portugal. O Benfica terá obrigatoriamente de ganhar, não só porque joga em casa mas porque tem um plantel superior ao adversário,  pago a peso de ouro como tanto gosto de relembrar, e porque joga contra uma equipa que tem 7 meses, digo bem, de salários em atraso. Se os espinhenses, mesmo assim, encontram motivação para jogar e ganhar, o que se dirá da nossa equipa que tem todas as condições para trabalhar, salários incluídos.  Não haverá desculpa para mais um campeonato perdido. Os benfiquistas não desejam e não merecem sofrer mais uma humilhação.

Mais coisas que custam muito a engolir (II)

Como é possível que no jogo decisivo frente ao Estoril, LFV, em vez de estar com a equipa, como lhe competia, se ausenta para o Brasil para tratar de negócios pessoais? Acaso uma situação destas ocorreria no F.C. Porto? Alguma vez, Pinto da Costa faltaria a um jogo que poderia ditar que o seu clube fosse campeão? São estas pequenas coisas que ditam a diferença entre os dois clubes.

Mais coisas que custam muito a engolir

Nos últimos 11 campeonatos o F.C. Porto ganhou 9!!!!!!!!!!!!!
Será que isto não nos incomoda? Será que isto não merece uma reflexão sobre o caminho que o Benfica está a seguir?

Isto é que me dói profundamente


Ver sempre os mesmos a festejar. Ainda por cima sempre à nossa custa.
Lamentavelmente, muitos benfiquistas, continuam a assobiar para o lado e a apoiar incondicionalmente quem governa os destinos do Benfica. Para eles mais importante do que ganhar títulos o importante é construir museus, apadrinhar novas casas do clube que se vão multiplicando como cogumelos, deliciarem-se com discursos do presidente a anunciar que o Benfica está no caminho certo e com promessas de que será o maior clube de Portugal, etc, etc, etc. O que a realidade nos diz é que já lá vão quase três mandatos consecutivos e as promessas a nível desportivo estão quase todas por concretizar.

Enquanto Pinto da Costa for presidente só nos resta assistir às vitórias do F.C. Porto

Na minha ótica não basta ganharmos a Taça de Portugal para JJ renovar. Um treinador que em 4 anos apenas ganha um campeonato não pode continuar, ainda por cima com o ordenado que ele ganha no Benfica.  Aliás, ele próprio, deve estar mortinho em sair caso Pinto da Costa o chame. Claro que se isso suceder ele vai ganhar todos os campeonatos enquanto lá estiver. Não pela sua qualidade enquanto treinador mas porque no F.C. Porto todos são campeões. Enquanto Pinto da Costa estiver à frente do F.C. Porto, ao Benfica´apenas lhe resta colecionar segundos lugares. Nunca iremos além disso, até porque em nossa casa temos um presidente e uma estrutura de dirigentes e técnicos que não sabem incutir uma mentalidade ganhadora nas nossas equipas. Enquanto não houver uma cultura de vitória dentro do clube, coisa que o nosso rival tem de sobra, só pontualmente as nossas equipas conseguirão ganhar uma qualquer competição menor.

sábado, maio 11, 2013

Jorge Jesus provou mais uma vez que é um borrado

Ao colocar Roderick aos 64', retirando Gaitán, que mensagem é que ele transmite à equipa? O homem coleciona cagadas atrás de cagadas nos jogos decisivos e, no entanto, tem uma legião de benfiquistas que adoram o seu trabalho. Mas será que esta gentalha se contenta em apenas ganhar Taças da Liga?

Estou farto desta merda

Depois de fazermos o mais difícil que foi colocarmo-nos a ganhar não se podia perder este jogo. Simplesmente não podia. Um campeonato mais do que ganho e é perdido desta forma inglória. Inconcebível.

É sempre a mesma coisa

Nos juniores com tudo para sermos campeões deixamo-nos empatar com o F.C. Porto, perto do final da partida. Agora temos que ir ganhar na última jornada a Vila do Conde, onde iremos jogar sem os dois centrais titulares. Não vai ser nada fácil.

Isto hoje só lá vai com ajuda divina

Petardos durante a noite, tentativa de apedrejamento do autocarro do Benfica, é assim que os adeptos portistas fazem pressão psicológica sobre os nossos jogadores. Vai ser assim até ao início do jogo e imagine-se o que será durante o mesmo.

sexta-feira, maio 10, 2013

Pede-se a JJ que não invente

Caso Enzo Pérez esteja em condições de jogar, não tem nada que saber:

                                                      Artur
                              Maxi, Luisão, Garay, André Almeida
                                                      Matic
                                 Salvio, Enzo, Gaitan, Olá John
                                                      Lima

Com este onze, é entrar sem medo, jogar aquilo que está ao nosso alcance, esperar que a arbitragem seja imparcial e que a sorte nos acompanhe. Com esta conjugação de factores pode haver uma luzinha ao fundo do túnel. Ainda que pequena.

Diferentes níveis de confiança

Por esta altura, o nível de confiança de Vitor Pereira e dos seus jogadores é com certeza maior do que o de Jorge Jesus e dos seus pupilos. Os primeiros, sem que esperassem, recebem um acréscimo de motivação, ao contrário dos segundos que, após a derrapagem com o Estoril, vêem o campeonato, que pensavam ganho, fugir-lhes por entre os dedos. Este estado de espírito de treinadores e jogadores vai com certeza refletir-se no jogo de sábado. Ver-se-á um F.C. Porto a entrar com tudo, dominador e a querer resolver a partida o mais depressa possível e um Benfica medroso, acantonado no seu meio-campo, e à espera que um milagre aconteça. No final é provável que a balança venha a pender para os audazes.    

quinta-feira, maio 09, 2013

Uma boa escolha

Apesar das queixas que poderemos ter das suas últimas arbitragens em jogos do Benfica, a nomeação de Pedro Proença acaba por ser uma boa escolha dado que estamos em presença do melhor árbitro nacional que ainda a época passada foi considerado o melhor árbitro mundial. Além disso, está habituado a arbitrar jogos de grau de dificuldade máxima, como foram a última final da Liga dos Campeões e a final do Campeonato Europeu. Não é um árbitro que se deixe influenciar em ambientes adversos pelo que só não fará uma boa arbitragem se não quiser.

Acordem benfiquistas

Um treinador do Benfica não pode simplesmente ganhar 1 campeonato em 4, 1 Taça de Portugal (se é que a vamos ganhar) em 4. Que raio de benfiquistas somos nós que temos um nível de exigência tão baixo? Não apregoamos que o Benfica é o maior clube de Portugal? Se assim é porque nos contentamos com tão pouco?

A razão principal que impede que o Benfica faça um resultado positivo no Dragão

Se as hipóteses do Benfica trazer um resultado positivo do Dragão são praticamente nulas (não é necessário explicar as razões porque elas são sobejamente conhecidas por quem acompanha o futebol com um mínimo de atenção), elas reduzem-se a zero caso Enzo não possa dar o seu contributo à equipa. Para um jogo desta importância e sendo o adversário o F.C. Porto, o Benfica precisa de dois médios centro que saibam simultaneamente defender e atacar. Face ao poderio dos jogadores do F.C. Porto, não só técnico mas sobretudo físico, ter apenas Matic com essa capacidade é manifestamente pouco para que o Benfica possa defender de forma coesa e atacar com objetividade e segurança, sabendo ultrapassar a pressão do nosso adversário (que vai ser asfixiante como pudemos verificar no jogo que eles fizeram em casa com o Málaga). Infelizmente, o Benfica não tem alternativas que possam substituir qualquer um destes jogadores sem que a qualidade do nosso futebol não se ressinta.

Realidades distintas

Há por aí muito benfiquista que quer fazer de JJ o Ferguson do Benfica. Esquecem-se que enquanto Ferguson, ao longo da sua carreira, ganhou vários cabazes de títulos, JJ tem colecionado desaires. Convenhamos que é uma diferença colossal.

Pergunta a LFV

Continuará o presidente encarnado disposto a renovar com JJ, caso o Benfica não venha a ganhar o campeonato e a Liga Europa? Dará o dito por não dito ou será o próprio JJ que decide ir-se embora?

quarta-feira, maio 08, 2013

Desculpas de mau pagador.

O Chelsea/Tottenham para além de ter sido uma grande jogatana impressionou pelo ritmo imposto pelos dois conjuntos durante toda a partida. Em intensidade e qualidade de jogo ficou a anos-luz do Benfica/Estoril. E o número de jogos que estas equipas fazem é bem superior ao nosso. Mas cá temos a mania que os nossos jogadores estão cansados porque jogam muito. Enfim, tudo desculpas de mau pagador.

Por favor, mantém-te em silêncio

Espero bem que LFV não fale até ao jogo de sábado. É que sempre que o homem se antecipa as coisas correm mal. Deu uma entrevista depois da vitória na Madeira, convencido estava que o título já não fugiria, e onde a sua tendência para o auto-elogio mais uma vez ficou bem vincada. O homem não perde uma oportunidade para se pôr em bicos dos pés, tal como acontece com JJ, e sem que nada o justifique pois os resultados desportivos ao longo dos seus mandatos são aquilo que nós bem conhecemos. Pode-se dizer que Pinto da Costa ganha mais em dois anos do que LFV tem ganho nos muitos anos que já leva como presidente do Benfica. Mas quem ouça LFV falar poderá pensar o contrário.

O dia do tira-teimas

Sábado será o dia do tira-teimas. Ficará provado quem tem a melhor equipa, os melhores jogadores e o melhor treinador. E ainda quem tem mais ambição, garra e mentalidade competitiva.

Recado

Convém lembrar à comitiva encarnada que no sábado não se esqueçam das fraldas e dos lenços de papel. Vão dar muito jeito durante e no fim do jogo.

Deve estar com uma grande cachola

Coitado do José Jardim. Andou a festejar o título, agradecendo à mulher e à filha e, sobretudo, destacando o grande apoio que teve de LFV para agora ter de repetir o jogo. Oxalá consigamos repetir o "êxito" de sábado, caso contrário o treinador encarnado vai ter que engolir o anúncio feito um pouco à semelhança do que aconteceu no futebol onde a maioria das pessoas já davam como entregue o campeonato ao Benfica.

terça-feira, maio 07, 2013

Mais um que está equivocado

Gaspar Ramos, ex-dirigente encarnado e chefe de departamento de futebol do Benfica durante várias épocas, vem dizer que vamos ganhar no Dragão porque habitualmente nos damos bem com a pressão. Dizer que os nossos jogadores lidam bem com a pressão é uma afirmação sem o mínimo de sustentação, como aliás se viu ontem com o Estoril e noutros jogos decisivos ao longo das últimas épocas. Além do mais, quando se trata de jogos frente ao F.C. Porto sabemos o que a casa gasta: insucessos atrás de insucessos seja em nossa casa seja na casa do adversário.  Por muito que nos custe admitir a verdade é que o campeonato está perdido. Dói e muito mas quando não se tem estrutura mental para enfrentar e vencer nestes momentos decisivos não há que ter vergonha em reconhecer essa nossa fraqueza. É assim no futebol e em todas as outras modalidades do clube com exceção do basquetebol única modalidade onde vamos ganhando com regularidade.   

Treinador que não apresenta resultados ao fim de 4 anos têm que ser demitido

Um treinador que ganha cerca de 200.000 euros por mês, um dos mais bem pagos a nível mundial o que não se compreende dada a realidade do nosso futebol, tem de dar muito mais ao clube em termos de resultados desportivos. Um qualquer treinador de outro clube que apresentasse os resultados de JJ já tinha sido demitido há muito. No Benfica é o que se vê. LFV já disse que ele é o seu treinador e prepara-se para lhe renovar o contrato. Outro mistério: que predicados tem JJ para merecer a confiança da maioria dos adeptos encarnados? O colocar a equipa a jogar bem e a revalorização dos jogadores segundo o que se vai lendo por aí? De que nos servem esses factos se o Benfica praticamente não conquista títulos? As pessoas parece que se esquecem que a história de um clube se faz à conta do número de títulos conquistados. Daqui a uns anos olhamos para o percurso de JJ no Benfica e o que é que vemos? Praticamente um deserto de títulos. É a prova provada de que os benfiquistas têm um nível de exigência muito baixo. Imagine-se o que fariam os adeptos do F.C. Porto se os resultados desportivos fossem os que nós temos conseguido. Se bem se lembram já houve umas palmadas num treinador e alguns jogadores. Não é que eu defenda esse tipo de atitudes mas isto é bem revelador do grau de exigência dos adeptos portistas que não se contentam com umas quantas Taças da Liga.

O Vitó e o Pinto da Costa não param de rir

desde ontem à noite. A partir de sábado o riso vai dar lugar à gargalhada.

segunda-feira, maio 06, 2013

Por hoje fechei a loja

A partir de amanhã vou pedir incessantemente que LFV renove o contrato de JJ o mais depressa possível. De preferência antes de sábado.

Ó JJ não nos faças rir

"Temos que pagar o preço do sucesso", JJ dixit.
Sucesso? Qual sucesso? Acaso já ganhaste alguma coisa? Pelas minhas contas, nós, infelizmente, é que vamos pagar com língua de palmo pelas tuas constantes asneiras.  És burro que nem uma porta mas a tua arrogância tolhe-te o raciocínio. Raciocínio? Se inteligência é coisa que o homem não tem como é que eu posso estar a falar em raciocínio? Decididamente este gajo tira-me do sério.

Seria humilhante

ver o infeliz do Vitó a ganhar mais um campeonato ao melhor treinador do mundo, o tal que dizem que é o mestre da tática mas que hoje levou um banho de tática de um miúdo que dá pelo nome de Marco Silva.

Aceitam-se apostas

Por quantos vamos perder no sábado?

Das palavras aos atos vai uma grande diferença

Maxi diz que vai ganhar ao Dragão. JJ diz que nada está perdido uma vez que continuamos no 1º lugar. Depreende-se das suas palavras que também ele acredita ( ou melhor: ele é o primeiro a não acreditar mas convém dizer isso para não ser criticado) que vamos ter um resultado positivo com o F.C. Porto. Falar é fácil, provar isso em campo é que é mais difícil, como a história das últimas décadas tão bem o ilustra. Sábado vamos ter um conjunto de jogadores todos borrados, que dificilmente vão conseguir fazer três passes seguidos, que se encostarão à nossa área empurrados pela força e qualidade do futebol portista e que no fim vão arranjar desculpas esfarrapadas para justificar mais um campeonato perdido. Porventura será a arbitragem, o cansaço, a lesão deste ou daquele jogador, ou qualquer outra desculpa do mesmo género. O costume.

Renovem já com o JJ

por muitos e bons anos, tantos são os títulos que temos conquistado com ele. 4 anos como técnico do Benfica, resumem-se a 1 campeonato e 3 Taça da Liga e, eventualmente, 1 Taça de Portugal ( que está longe de estar ganha). Nenhum treinador conseguiria tamanha performance. Vai passar a ser conhecido como o técnico do "quase", à semelhança do Peseiro. Um "pé frio" destes não pode continuar como treinador do Benfica.

Inacreditável

Perder o campeonato frente ao Estoril, jogando em casa, com lotação praticamente esgotada, e jogando na máxima força. Contado ninguém acredita. Uma equipa que se preze não deixava fugir uma oportunidade destas. Simplesmente não podia. Mais uma vez, JJ falha nos momentos decisivos. Não é por acaso que o treinador do F.C. Porto nunca deitou a toalha ao chão porque lá em cima sabem bem que o Benfica falha consecutivamente nestas alturas. E, infelizmente, isso tornou a acontecer. A família benfiquista não merecia um desenlace destes. E para cúmulo vamos ser vexados no Dragão. Imaginar um cenário destes é absolutamente desolador.

Inconcebível

Não quero acreditar que vamos deitar tudo a perder neste jogo com o Estoril, graças a uma enorme falta de atitude e uma ansiedade que não se percebe numa equipa do nosso gabarito. Seria bom que os nossos jogadores se capacitassem que estão a jogar com o Estoril, uma equipa medíocre, e não com o Bayern ou o Barcelona. Não estamos a ser agressivos na procura da bola, deixamos que os canarinhos trocar a bola à vontade e tomem conta do jogo (sempre com um jogador a mais no meio-campo) e só não estamos a perder porque a arbitragem perdoou-nos um penalti e assinalou um fora-de-jogo inexistente quando um jogador do Estoril se preparava para rematar com a baliza deserta. Ou mudam radicalmente de atitude na 2ª parte, ou o campeonato vai direitinho para o F.C. Porto.

Se ganharmos hoje

seremos campeões. Esta vitória permitiria poupanças para o jogo no Dragão. Não faz sentido jogarmos com o F.C. Porto na máxima força correndo riscos desnecessários, lesões e castigos, sabendo nós que ainda vamos ter jogos decisivos pela frente.

domingo, maio 05, 2013

Até que enfim!

Depois de cinco empates consecutivos a equipa B lá conseguiu ganhar. E nem foi preciso a ajuda de Miguel Rosa que pela primeira vez não jogou. Esperemos que esta vitória galvanize os jogadores para o que resta do campeonato para ver se conseguimos ser a equipa B melhor classificada.

sábado, maio 04, 2013

Festa adiada

Ganhámos no campo mas o Sp. Espinho protestou o jogo pela que agora só nos resta esperar pela decisão da FPV. O ano passado foi a mesma coisa com o Hóquei em Patins. Este ano coube a vez ao Voleibol. É o desporto português no seu melhor.

Não é admissível

que o Benfica perca hoje o título no Voleibol. Os nossos jogadores que se deixem de tremideiras injustificadas, façam valer o factor casa,  e vençam o Sp. Espinho, por forma a nos sagrarmos campeões nacionais. Já bastou as últimas épocas em que temos deixado fugir o título ingloriamente.

sexta-feira, maio 03, 2013

O que eu faria se fosse JJ

Caso ganhemos ao Estoril, outra coisa não se espera, diria a JJ para não levar os melhores jogadores ao Dragão para não corrermos riscos de lesões e de castigos. Os portistas irão entrar com tudo, sendo bem capazes de ultrapassar todos os limites com o objetivo de provocarem e tirarem desforço dos nossos rapazes. É que mesmo que saiamos derrotados do Dragão, basta vencermos o Moreirense para sermos campeões. 

O maior adversário do Benfica para a final de Amsterdão

O grande adversário do Benfica na final de Amsterdão poderá ser o medo. Se o conseguirmos ultrapassar aumenta consideravelmente a possibilidade de trazermos o caneco para a Luz.

quinta-feira, maio 02, 2013

Fantástico

Depois de 23 anos estamos outra vez numa final europeia. Este é um dos momentos mais felizes dos últimos anos para a família benfiquista. Agora é chegar a Amsterdão, cidade que traz gratas recordações ao Benfica dado que foi ali que ganhámos a última competição europeia. No plano teórico o Chelsea é favorito, mas uma final é uma final e tudo pode acontecer. Força Benfica!

Qual a melhor opção: um ou dois pontas-de-lança?

Irá o Benfica jogar com um ou dois pontas-de-lança? Fiel aos seus princípios é de crer que JJ opte por dois, muito provavelmente, Cardoso e Lima. Esta estratégia dá-nos mais poder de fogo mas retira-nos vantagem no meio-campo. Qual será a melhor opção? Felizmente que não me cabe a mim decidir.

quarta-feira, maio 01, 2013

Precisamos dele

Gaitán foi convocado o que significa que estará disponível para o embate com os turcos. Num jogo decisivo como este, o argentino, se estiver na plena posse das suas capacidades, deve jogar porque é o tipo de jogador que se estiver num dia sim pode fazer a diferença. Estou até convencido que JJ o vai colocar no onze inicial. Se assim for, esperemos que ajude a equipa a chegar à final.

São como as melancias: só depois de abertas é que podemos comprovar a sua qualidade

Garay e Matic são, provavelmente, os jogadores do Benfica mais cobiçados pelos grandes clubes europeus. Esta necessidade de vender jogadores todas as épocas é um tiro no escuro no que toca à reposição da qualidade do plantel.  Por exemplo, acabámos por ficar a ganhar com a saída de Javi pois se ele se tivesse mantido não teria sido dada oportunidade a Matic. Pura sorte. Na eventual saída do sérvio quem o for substituir terá a mesma qualidade deste? Só por milagre. Mas a possibilidade existe. Seja como for, acho que só teríamos a ganhar se os dois se mantivessem no plantel.