segunda-feira, dezembro 31, 2012

Jogo crucial

O Estoril mostrou-nos ontem como vai ser difícil vencê-los na próxima jornada do campeonato. A vitória neste jogo é crucial por forma a chegarmos ao embate com o F.C. Porto com a vantagem pontual que temos no momento. Perder pontos no Estoril significará a entrega do título ao F.C. Porto, mesmo que depois os consigamos vencer na Luz.

domingo, dezembro 30, 2012

Mas afinal quem manda?

Não gostei de ouvir Lima dizer que pediu a Cardozo para ser ele a marcar o penalti. Se está definido que é o paraguaio a marcar as penalidades é a JJ que compete alterar essa regra. Será que o treinador encarnado concordou com esta alteração?

Que o jogo de hoje tenha servido de exemplo

Não fora a burrice do jogador do Moreirense em cometer uma penalidade escusada e a esta hora o Benfica estaria com um pé fora da taça da Liga.
Os nosso jogadores decidiram encarar este jogo com descontração e displicência em demasia o que permitiu ao nosso adversário, com grande motivação e empenho, criar-nos enormes dificuldades a que nunca nos conseguimos opor e que só não lhe deu a vitória pelo motivo já mencionado atrás.
Vamos entrar numa altura decisiva da época e exige-se a todos os jogadores uma atitude diferente do que a que tiveram hoje sob pena de deitarmos tudo a perder.

sábado, dezembro 29, 2012

Assusta tanta falta de qualidade

A equipa B do Benfica, que tanto prometeu nas jornadas iniciais do campeonato, está numa fase absolutamente desastrosa e que se deve à manifesta falta de qualidade do plantel. A reabertura do mercado devia ser aproveitado para reforçar a equipa, caso contrário vamos ter uma 2ª volta bastante penosa já que não se afigura que estes jogadores possam render mais do que aquilo que têm feito ultimamente.

Verdadeiro mistério

A situação de Urreta no Benfica é um mistério. Ninguém nos diz o que se passa com o jogador. Não sabemos se está no clube, se está lesionado, nada. Se não está lesionado e se encontra a treinar no clube não se percebe porque não joga na equipa B. Se não o querem, transfiram-no, emprestem-no. Parado é que não defende os interesses do Benfica porque desvaloriza, passa ao esquecimento, e necessariamente não conseguirá arranjar clubes interessados.

sexta-feira, dezembro 28, 2012

Duas promessas que não passaram disso mesmo

Livramo-nos de um coxo, Sidnei (para o Corunha), e ganhamos outro coxo, Roderick (vindo do Corunha). A única diferença é que um é brasileiro e o outro é português porque em qualidade a diferença não é nenhuma.

quinta-feira, dezembro 27, 2012

O 1º de abril antecipado

Carriço pode reforçar o Benfica, noticia o Jornal de Notícias.

quarta-feira, dezembro 26, 2012

As saudades são muitas

Será que domingo vamos ver Aimar em ação? Apesar dos bons resultados sente-se a falta do argentino na construção do jogo, no último passe...Enfim, a equipa com ele em campo sobe de qualidade.

segunda-feira, dezembro 24, 2012

Estou curioso em saber

se a abertura do mercado nos vai trazer novos jogadores ou se pelo contrário os nomes que por aí se falam são apenas manobras de empresários que pretendem valorizar os seus jogadores?

domingo, dezembro 23, 2012

Foi o resultado possível

Tendo em conta o início do jogo e o facto de ficarmos com dez jogadores nos últimos 15 minutos da partida, o resultado até acaba por ser bom. Independentemente disso, salta à vista que esta equipa com os atuais jogadores que a compõem, dificilmente consegue jogar melhor do que fez hoje e do que tem feito nos últimos jogos. É notório que a saída de André Gomes e André Almeida fragilizaram demasiado a equipa contribuindo imenso para o declínio exibicional que se vem verificando.

Vai ser difícil mas não é impossível

Hoje joga-se o primeiro clássico F.C. Porto/Benfica entre equipas B. Apesar de estarmos a fazer um melhor campeonato que os portistas, a verdade é que a nossa equipa tem vindo a baixar de rendimento ao contrário do nosso adversário que tem vindo a obter bons resultados nos últimos jogos com exceção do último. Tendo em conta este aspeto e realizando-se o jogo em casa do F.C. Porto é natural que o faviritismo recaia sobre eles. Ainda assim o Benfica tem uma palavra a dizer. Esperemos que aos nossos rapazes não lhes dê a tremideira como habitualmente acontece com os seus colegas da equipa A que ficam tolhidos pelo nervosismo.

sábado, dezembro 22, 2012

O resultado não traduz o que se passou em campo

A equipa de futsal do Benfica realizou mais uma má exibição desta feita frente ao Fundão. Tivessem os jogadores do Fundão aproveitado as oportunidades criadas e o resultado ao intervalo seria bastante penalizador para nós. Melhorámos na 2ª parte, mas exige-se muito mais a uma equipa que foi campeã a época passada e quer voltar a repetir a façanha esta época.

sexta-feira, dezembro 21, 2012

É uma pena

Já se percebeu que para Garay esta será a última época no Benfica. É mais uma jóia da coroa que sai do plantel e, neste caso, nem sequer vamos lucrar muito com a sua venda uma vez que apenas temos 50% do seu passe. É triste ver partir os nossos melhores jogadores pois sem eles dificilmente conseguimos construir uma grande equipa. Vai dando para consumo interno mas não mais do que isso.

quinta-feira, dezembro 20, 2012

Não temos um bom histórico com as equipas alemãs

Não foi um sorteio simpático. As equipas alemãs são poderosas e este Bayer Leverkusen não foge à regra. Já os eliminámos num jogo épico em Leverkusen em que empatámos 4-4, depois de uma igualdade em casa a uma bola. Se conseguirmos repetir a dose era sinal que estaríamos na próxima eliminatória e aí encontraríamos o D. Kiev ou o Bordéus, equipas menos embaraçosas que o Bayer. Seja como for, pouco adianta falarmos nestes adversários pois para lá chegramos temos que eliminar os alemães numa eliminatória que se prevê muito disputada em que não há um vencedor antecipado.

Adversários difíceis na Liga Europa

Hoje temos o sorteio da Liga Europa. Qualquer das equipas que nos venha a calhar em sorte vai ser sempre um adversário difícil. Basta ver a lista dos eventuais adversários: Zenit, BATE Borisov, Dínamo Kiev, Ajax, Anzhi, At. Madrid, B. Moenchengladbach, Newcastle, Estugarda, Nápoles, Basileia, Inter, Sparta Praga, Tottenham, Bayer Leverkusen e Levante. De todos estas equipas dou preferência ao BATE Borisov, Sparta de Praga e Basileia.

quarta-feira, dezembro 19, 2012

JJ matou o borrego

Pela primeira vez JJ consegue uma vitória em Olhão ao serviço do Benfica. Foi uma vitória complicada, numa exibição menos conseguida por parte do Benfica. A ausência de muitos titulares teve influência mas exigia-se mais dos nossos jogadores. Hoje não há sequer um jogador a merecer nota positiva. De positivo tivemos apenas a reviravolta no resultado, conseguida com alguma sorte, mas que prova que a equipa está forte mentalmente e disposta a ultrapassar as adversidades.

Incompreensível

Olhando para a convocatória de JJ para o jogo desta noite estranho a ausência de Miguel Rosa. São convocados cinco jogadores da equipa B e Miguel Rosa, apenas o melhor jogador dessa equipa, não tem direito a uma oportunidade?

Estou curioso em saber

quais as novidades que JJ vai introduzir no jogo desta noite. Será que é desta que Miguel Rosa vai ter uma oportunidade?

terça-feira, dezembro 18, 2012

Devem ser ordens de Pinto da Costa

Sempre que um jogador é adqurido pelo F.C. Porto tem de vir dizer que o Benfica estava interessado na sua contratação. Não falha um.

Podia ser pior

Não nos podemos queixar da sorte no sorteio da Taça de Portugal, ainda que tenhamos de jogar fora. A Académica é um adversário perfeitamente ao nosso alcance, embora tenhamos feito um resultado menos bom contra eles para o campeonato. Paços de Ferreira ou Gil Vicente, é o adversário que se segue, caso consigamos chegar à meia-final. Também aqui não há motivo para alarme, até porque esta fase será jogada a duas mãos o que nos favorece.

segunda-feira, dezembro 17, 2012

E lá nos fugiu mais um jogador para o F.C. Porto

Diego Reyes assina por cinco épocas com o F.C. Porto. Não deve tardar o desmentido de que nunca estivemos interessados no jogador. A mim não me preocupa nada que o mexicano vá para os nortenhos pois o que não faltam são bons defesas-centrais por esse mundo fora. E este nem sequer sei se vale a pena o investimento.

domingo, dezembro 16, 2012

Ganhámos mas exige-se muito mais

Exibição confrangedora da equipa B frente ao Trofense, o penúltimo classificado da Liga Orangina, no seguimento do que tem vindo a fazer nos últimos jogos. A perda de André Almeida e André Gomes não pode explicar tudo.

sábado, dezembro 15, 2012

Podia ter sido uma goleada histórica

1- Não gostei da displicência na hora da finalização. É imperdoável falharem-se tantos golos cantados;
2- Não gostei do ritmo que pusemos no jogo em que tivemos apenas duas velocidades: devagar e devagarinho;
3- Continuo a não perceber como não conseguimos criar situações de perigo para a baliza dos nossos adversários, quando usufruimos de tantas situações de bola parada a nosso favor. Da mesma forma, não consigo compreender a nossa falta de eficácia em resolver a preceito os lances de bola parada contra a nossa equipa;
4- Gostei da nossa circulação de bola e do grande número de oportunidades de golo criadas;
5- Gostei da pressão exercida sobre o nosso adversário que nos permitiu recuperar facilmente a bola;
6- Adorei a qualidade de jogo de Matic, quer no processo defensivo quer no ofensivo;
7- Continuo a apreciar a veia goleadora do Cardoso;
8- Apesar de não ter marcado nenhum golo, Lima continua a demonstrar a sua utilidade em campo;
9- Por fim, fico contente por estarmos isoldados no comando ainda que o F.C. Porto tenha menos um jogo.

Os beneficiados do costume

Proença lança a bola ao relvado e esta não pára de rolar. Veredito: não há condições para se realizar a partida entre V.Setúbal e F.C. Porto. E assim segue o futebol português.

sexta-feira, dezembro 14, 2012

Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém

Moniz, novo vice-presidente encarnado, diz que os adeptos do Benfica devem sonhar alto. Há que ir com calma porque não vejo motivos para tanto otimismo. Vamos esperar pelos próximos jogos e se os resultados foram positivos, em especial o embate com o F.C. Porto, então aí teremos razões para pensar que podemos ser campeões. Até isso acontecer, convém ter os pés bem assentes na terra. Não vamos pensar que a vitória alcançada em Alvalade nos capultou para altos voos. Foi uma vitória importante mas temos que convir que o nosso rival está muito fraquinho esta época. Quantas equipas já não ganharam ao Sporting esta época?

É uma obsessão

Sempre que o Benfica está interessado num jogador, Pinto da Costa interessa-se também. Desde há muito, este é o passatempo preferido do presidente portista. O homem nem precisa de olheiros. Basta seguir as peugadas dos olheiros do Benfica.

quinta-feira, dezembro 13, 2012

Quando não se tem qualidade não há nada a fazer

O Corunha quer despachar Roderick já em janeiro e percebe-se porquê. Este miúdo tarda em mostrar as qualidades que muito boa gente achava que ele tinha, mas que efetivamente não tem. Não lhe vejo caraterísticas para singrar como central: é muito macio nas marcações, falta-lhe fibra, e tem falhas de concentração inadmissíveis para quem joga naquela posição. É mais um daqueles jogadores que não vai ter a carreira com que sonhou. Bem longe disso.

Seria um gesto muito bonito que só lhes ficava bem

Os responsáveis do Real Madrid seriam uns tipos porreiros se nos emprestassem o Fábio Coentrão já em Janeiro. Para quê esperarem pelo final da época? Bem vistas as coisas o rapaz não anda lá a fazer nada, não faz lhes falta nenhuma, enquanto a nós nos fazia um jeitão. Vá, emprestem-nos lá o rapaz.

Quase que se pode dizer que são favas contadas

O Aves vai ser o adversário que se segue na Taça de Portugal. Sem querer desvalorizá-los, a verdade é que até a equipa B os venceu e no seu reduto. Penso que não é preciso dizer mais quanto à nossa obrigatoriedade de passar à eliminatória seguinte.

Mau exemplo

Não deixa de ser curioso que Vitor Pereira, para se defender das acusações de LFV sobre os favores das arbitragens ao F.C. Porto, tenha que recorrer a um jogo da época passada para dizer que o Benfica também tem sido beneficiado. Para seu azar recorre a um mau exemplo, já que no tal jogo com o V.Guimarães que ele refere houve três penáltis mas todos eles bem sancionados. Além disso, é obrigado a recuar uma época, o que prova que só muito esporadicamente o Benfica é beneficiado pelas arbitragens. Já o F.C. Porto não pode dizer o mesmo, como todos sabemos. 

quarta-feira, dezembro 12, 2012

O que se passa com Aimar?

Praticamente não jogou esta época, sabemos que está lesionado, embora não saibamos de que tipo de lesão padece (ou lesões) e quanto tempo irá ainda continuar de fora. Uma coisa é certa: tem-nos feito imensa falta pois é notório que as deficiências que a equipa tem revelado ao nível da construção do jogo ofensivo.

Prevejo uma mão cheia de jogadores

para o Benfica na abertura do mercado. Não para a equipa principal mas para a equipa B.

terça-feira, dezembro 11, 2012

Curioso

Falou-se tanto nos 3 dias de descanso que o Sporting teve para jogar com o Benfica, mas curiosamente não ouvi o presidente leonino contestar os mesmo 3 dias quando após um jogo com o Videoton fora teve de ir jogar ao Dragão. E o mesmo já havia acontecido quando jogaram com o Sp. Braga. Nesses jogos, pelos vistos, os 3 dias não complicavam a vida ao Sporting.

Basta uma vitória frente ao Sporting

para JJ ser elevado à condição de treinador de eleição. As pessoas têm a memória curta e esquecem-se da quantidade de asneiras que ele tem feito nestas últimas épocas. Veremos o que se dirá dele quando chegarem os jogos com o F.C. Porto, caso as coisas venham a correr mal.

Cada vez fica mais claro

que este campeonato se vai decidir nos jogos entre Benfica e F.C. Porto. Será que temos estofo mental para superar os nortenhos? Essa é a grande dúvida que se coloca neste momento.

segunda-feira, dezembro 10, 2012

Não havia necessidade

Excelente vitória mas não havia necessidade de dar avanço ao adversário. Os jogadores do Benfica têm de uma vez por todas encarar estes jogos decisivos sem tremideiras e entrar com tudo desde o início. Se hoje deu para fazermos a reviravolta, porque o adversário está a viver um período crítico e está muito longe do Sporting habitual, com adversários de outro peso dificilmente o conseguiremos. Mentalidade ganhadora precisa-se e o treinador tem nesse aspeto um papel fundamental.

A bem da verdade desportiva

espero que o jogo desta noite não se decida por erros de arbitragem. Este é o meu principal receio.

Forçoso ganhar

Nos jogos decisivos JJ costuma falhar. Já é hora de contrariar essa máxima.

domingo, dezembro 09, 2012

A realidade

Independentemente da vergonhosa arbitragem que nos empurrou para a derrota, a verdade é que nesta equipa B há muito poucos jogadores que podem ambicionar ter uma carreira de relevo no futebol português, muito menos integrar a equipa principal do Benfica. Miguel Rosa, que já não é tão novo quanto isso, é o único com capacidade para jogar na 1ª Liga. Os restantes vão ter que escolher outra profissão, ou, no melhor das hipóteses, não passarão das divisões secundárias.

Revoltante

Este jogo com o Arouca está ser um festival de arbitragem, por parte de Cosme Machado e seus auxiliares, que têm roubado o Benfica B de uma forma escandalosa. O 1º golo do Arouca é em claro fora de jogo, com o auxiliar no enfiamento da jogada e só não marcou infração porque não quis. O 2º golo é um penalti que não existe. Ou seja: dois golos do Arouca fruto da mão da arbitragem. Ou muito me engano, ou isto constitui um prenúncio do que irá acontecer amanhã em Alvalade. O objetivo não vai ser favorecer o Sporting mas o F.C. Porto. Infelizmente este futebol português não tem qualquer possibilidade de se regenerar. É tão nojento que não há adjetivos para o qualificar.

Vergonha

O Benfica vai colecionando derrotas no futsal. Hoje mais uma, desta feita em Braga, onde realizámos uma exibição deplorável. Ou melhoramos muito, ou o Sporting pode já encomendar as faixas de campeão tal a supremacia que tem vindo a revelar face às outras equipas.
Este fim de semana tem sido negro para as modalidades. Esperemos que não se estenda ao futebol pois se isso vier a acontecer teremos um grande problema em mãos.

sábado, dezembro 08, 2012

Vira o disco e toca o mesmo

Ainda estou à espera do dia em que no Andebol consigamos ganhar ao F.C. Porto em sua casa. Nesta modalidade está-se a passar a mesma coisa que se verificou no Hóquei em Patins, em que durante muitos anos o F.C, Porto dominou a seu bel-prazer. Já chateia.

Inevitabilidade

Se, como é previsível, deixar de ser possível vender percentagem de passes de jogadores a fundos de investimento os clubes portugueses vão passar um mau bocado. Na prática, isto significará que o fosse entre clubes ricos e pobres se vai acentuar em favor dos primeiros. Ao Benfica, restará apostar fortemente na formação de jogadores.

sexta-feira, dezembro 07, 2012

Deve pensar que somos parvos

Esta do pai do Rodrigo vir dizer que o filho não viu o Nolito, no lance que provavelmente nos daria a vitória em Camp Nou, é um clara tentativa de deitar areia para os olhos dos benfiquistas. É óbvio que Rodrigo viu o Nolito e só não lhe passou a bola porque pôs o interesse individual acima do interesse coletivo. Aliás, no meu entendimento, o "espanhol" devia levar uma reprimenda de todo o tamanho dos responsáveis encarnados, técnico incluído, acrescida de uma pesada multa pecuniária tão grande foi o prejuízo que causou ao clube.

Sporting atira o barro à parede a ver se pega

Bem podem espernear os dirigentes sportinguistas, mas o jogo com o Benfica vai-se realizar 2ª feira porque os regulamentos assim o exigem. A não ser que LFV fosse recetivo às pretensões leoninas o que não me parece crível. Além do mais, Vercauteren irá poupar a maioria dos jogadores esta noite pelo que esta exigência não tem razão de ser.

quinta-feira, dezembro 06, 2012

Para o Benfica é bom

O adiamento para amanhã do jogo do Sporting na Liga Europa.

Não é aceitável que nesta altura da época a equipa dê mostras de grande fadiga

Ainda estamos no princípio de dezembro e os nossos jogadores já não aguentam 90' em grande intensidade. E não se venha com a desculpa esfarrapada de que isso se deve à pressão alta que habitualmente fazemos. Isso fazem todas as grandes equipas e a maior parte delas joga duas vezes por semana coisa que nós não fazemos. Desde o início do campeonato já tivemos várias paragens, a que se seguirá mais uma durante o Natal, pelo que não se consegue percer tanta fadiga.

Não há desculpas

Como muito bem disse JJ, a prioridade do Benfica é o campeonato. Assim sendo, estamos impedidos de perder pontos em Alvalade. Contra este Sporting, o mais fraco das últimas décadas, outro resultado que não seja a vitória será um péssimo resultado, tendo em conta a diferença de potencial entre as duas equipas. Resta saber se JJ não borra a cueca e se põe a inventar, ou se os jogadores resolvem repetir a falta de eficácia de ontem à noite.

quarta-feira, dezembro 05, 2012

Imperdoável não termos vencido as reservas do Barcelona

Perdemos uma oportunidade histórica de vencermos o Barcelona por falta de qualidade dos nossos jogadores e por burrice do treinador. Frente às reservas do clube espanhol, falhámos clamorosas oportunidades de golo (a de Rodrigo é imperdoável pelo seu egoísmo e que impossibilitou um golo certo a Nolito) e, mais uma vez, Jorge Jesus falha nas substituições. Colocar Cardozo a jogar quando a equipa está a jogar em contra-ataque não lembra ao diabo e apostar em Bruno César, que tem feito uma época miserável, em detrimento de Gáitan, é mais uma daquelas teimosias de JJ que não se compreende e que tantos desgostos nos tem causado. Já se percebeu que o homem tem as suas vacas sagradas que não rendem absolutamente nada, mas em quem JJ aposta continuamente.
Tendo em conta o grupo em que estávamos inseridos, não nos termos apurado é imperdoável. JJ diz que somos sérios candidatos à conquista da Liga Europa. A jogarmos desta forma e com a tremenda falta de eficácia que revelámos nestes jogos europeus muito dificilmente conseguiremos atingir esse desiderato, até porque as equipas que lá vão estar são bastante fortes. O futuro se encarregará de comprovar se tenho razão ou não.

Oportunidade única de vencer o Barcelona

Depois de ver a constituição do onze titular do Barcelona, sou levado a dizer que nunca mais vamos ter melhor oportunidade para os vencer em sua casa. É hoje ou nunca.

A tarefa é de monta

mesmo com o Barcelona a jogar sem muitos dos seus habituais titulares. Convém por isso que JJ não se ponha a inventar, nomeadamente com a colocação de dois avançados. Entre Lima e Rodrigo ele que escolha apenas um deles. Temos que jogar com um meio-campo reforçado porque quanto menos espaços houver no nosso meio-campo defensivo mais dificuldade terá o Barcelona em fazer o seu famoso tica-taca.

Hoje pede-se um milagre

em Glasgow porque a mão de Deus não chega a Barcelona.

terça-feira, dezembro 04, 2012

Vilanova dá uma ajudinha

Barcelona sem 6 titulares indiscutíveis e o Benfica sem dois, Salvio e Enzo. Tendo em conta a diferença de potencial entre as duas equipas as coisas acabam por se equilibrar. Apesar de tudo, embora como hipótese remota, acredito mais num desaire do Celtic do que pontuarmos em Barcelona.

Aí estão de novo as promessas

"Benfica está a ser preparado para ganhar muitas vezes" - palavras de LFV.

segunda-feira, dezembro 03, 2012

Não se percebe esta intermitência

Alan Kardec volta a ser convocado para a equipa B depois de dois meses de ausência.

domingo, dezembro 02, 2012

Fica a dúvida

Saber se há um interesse genuíno do Benfica em jogadores mexicanos ou se são simplesmente os jornais desportivos a porem-se a adivinhar.

sábado, dezembro 01, 2012

Nada de facilidades

Após a eliminação do F.C. Porto e Sporting parece que o caminho ficou desbravado para conquistarmos a Taça de Portugal. Erro nosso se pensarmos assim. O caminho até esse desiderato é árduo e está longe de estar garantido.