quinta-feira, junho 30, 2011

O sorteio

Sobre o sorteio da Liga 2011/2012 pouco há a dizer. Temos 30 jogos pela frente e há que procurar ganhá-los todos. Não o conseguindo há que tentar perder o menor número de pontos possíveis por forma a conquistarmos o título. É simples.

Hoje os benfiquistas devem sentir-se envergonhados

Nuno Gomes assinou pelo Sp. Braga por uma temporada. Esta é uma daquelas notícias que abala os verdadeiros benfiquistas. No actual Benfica não há só uma crise de resultados mas também uma crise de valores. E numa instituição com a grandeza da nossa há valores que têm que ser preservados.

A debandada continua

Uma novela que se arrastava mas que finalmente teve o seu términus e com um sabor amargo para os benfiquistas: Salvio fica no At. Madrid. Mais um dos jogadores dos considerados imprescindíveis que parte e que nos deixa efectivamente mais fracos.

Gostaria de relembrar ao Sr. LFV

que as equipas se constroem de trás para a frente, pelo que é imperioso que resolva o mais depressa possível a constituição da nossa defesa. Faltam-nos dois centrais e um ou dois laterais. Estamos a três semanas do início de uma competição fundamental e o meu amigo anda positivamente a brincar com o fogo. Mais uma vez não se precaveu, não atacou os jogadores que nos interessavam em devido tempo, num claro sinal de incompetência, e agora esses jogadores ou vão para outros clubes ou vão-nos custar bastante mais caros. Dou-lhe um conselho: se não sabe dar conta do recado arranje alguém que saiba ou então demita-se. Era um favor que fazia à instituição Benfica, designação que você tanto aprecia.

Não atam nem desatam

Os dias vão passando e as indefinições na construção do plantel continuam. Já se percebeu que o Benfica não tem dinheiro, precisa urgentemente de vender jogadores, mas as propostas não aparecem ou quando aparecem não satisfazem os desejos de LFV. A continuarmos assim, palpita-me que vamos ter uma época igual ou pior à da época passada.

São coisas como esta que me levam a pensar que os responsáveis do meu clube não sabem o que andam a fazer

Rodrigo Mora pode nem vestir a camisola do Benfica. De acordo com o diário Olé, os encarnados estão em negociações com o Godoy Cruz para o empréstimo do avançado de 23 anos.

quarta-feira, junho 29, 2011

ASAE obriga cafés a trocarem de mesa de matrecos devido ao novo plantel do benfica...

Onde é que vamos arranjar a verba para as contratações que nos faltam?

O Real Madrid vai baixando de dia para dia a proposta por Coentrão. Segundo o jornal "Marca", a oferta baixou para os 15 milhões e mais um jogador. Significa isto que a não aparecer outro clube interessado, e se LFV se mantiver intransigente, o rapaz vai acabar por ficar no Benfica. Por um lado é bom mas por outro ficamos sem o dinheirinho necessário para as outras contratações.  

Motivo de preocupação

Para os jogos em Julho temos, neste momento, apenas três centrais: Jardel, Fábio Faria e Léo Kanu. Se pensarmos que nenhum deles é capaz de ficar no plantel, é caso para ficarmos preocupados. E para aumentar a preocupação, a eliminatória da Liga dos Campeões aproxima-se a passos largos.

Danilo por um canudo

O interesse do Benfica em Danilo pode estar ameaçado com a intrusão do Milão. Os italianos só estão à espera de uma revisão dos regulamentos federativos que lhes possibilitarão ter dois extracomunitários na equipa. Isso acontecerá já no dia 5 de Julho. Por conseguinte, ou o Benfica consegue o jogador até essa data ou então bem pode esquecê-lo.

terça-feira, junho 28, 2011

À falta de melhor

Em vez de nos apressarmos a fazer as contratações necessárias, os responsáveis do Benfica vão-se entretendo a redigir comunicados. Continuamos no bom caminho

Bufos no Benfica



A ser verdade é uma vergonha e tem que ter consequências.

Ou sim ou sopas

Esperemos que LFV não tenha ido ao Brasil apenas tratar dos seus negócios particulares e resolva de uma vez por todas os assuntos pendentes com Danilo e Dedé. São duas novelas que se arrastam há demasiado tempo e o Benfica não tem tempo a perder. Ou sim ou sopas. Se estes negócios falharem há que partir para outras alternativas o quanto antes. Andar a engonhar é que não serve os nossos interesses.

Continuam as novelas

No Benfica continuam as novelas. Em prime time temos três a correr em simultâneo: a do Fábio Coentrão, a do Danilo e a do Dedé. Todas sem grande qualidade e em nenhuma delas a certeza de haver um final feliz.

segunda-feira, junho 27, 2011

Gaitán espera que camisola alternativa traga sorte ao Benfica

Ó Gaitán, nós não precisamos de sorte. O que nós precisamos é de competência, dentro e fora do campo.

Danilo vê o Benfica como um trampolim para outros voos

Bem sei que o miúdo não vem para o Benfica e este discurso nem sequer é inédito, mas não deixa de ser um bocadinho frustrante ouvi-lo dizer que o Benfica até seria um bom clube para começar na Europa.

Ainda vamos entrar no Guiness

Iniciar uma pré-época com cinco guarda-redes não lembra a ninguém. Ou será que sou eu que estou a avaliar mal a situação?

A velha máxima de LFV

Não há que ter pressa, o mercado joga a nosso favor.

Aleluia

15 anos depois voltámos a ser campeões no Atletismo masculino. Já era sem tempo. Estão de parabéns os nossos atletas e respectivos técnicos. Agora convinha não nos fazerem esperar outros quinze anos.

domingo, junho 26, 2011

Ele há coisas que não se entendem

O empréstimo de Rodrigo Mora não faz sentido. Se era para emprestar mais valia não o terem contratado. Afinal de contas o rapaz já tem 24 anos, não é propriamente um novato que ainda tenha uma grande margem de progressão. Ainda por cima foi encostado pelo seu anterior clube pelo facto de ter assinado um pré-acordo com o Benfica. Foi altamente prejudicado e nem sequer vai recolher os benefícios do compromisso que assumiu. São situações como esta que nos fazem acreditar que no Benfica há uma grande falta de profissionalismo.

Entrada benéfica

A entrada do Chelsea pela aquisição do Coentrão pode ser benéfica para o Benfica. Necessitados que estamos do dinheiro para podermos atacar outras contratações, esta chegada à frente do Abramovich pode ser que acelere as negociações. E, além disso, pode ser que bata o valor da cláusula de rescisão coisa que o Real Madrid não está nada interessado em fazer.

Não aprender com os erros

A deficiente planificação na época passada deu o resultado que todos conhecemos. Aparentemente parece que não aprendemos com os erros, uma vez que estamos a seguir exactamente na mesma linha.

Oxalá seja mentira

Segundo o Correio da Manhã, o Benfica terá contratado o argentino Vergara, defesa/médio esquerdo que pertencia ao Banfield, clube da primeira divisão da Argentina, mas que na última temporada esteve emprestado ao Chacarita Juniors, do segundo escalão.
Embora não conhecendo o jogador, espero bem que esta notícia não tenha fundamento, pois me parece que é mais um jogador da estirpe do Fernandéz. Se fosse bom não teria sido emprestado a um clube da 2ª divisão. Isso parece-me evidente.

Excelente notícia

Enzo Pérez fora dos concocados para a Copa América.

sábado, junho 25, 2011

46:"Plantel Babilónia"

"Primeiro dia da época e o Benfica arranca com uma babilónia de jogadores (46) no lugar de um plantel estruturado. Diraõ qie ainda é cedo, ainda falta muito para começar. Não acho. Neste mmento já devia estar tudo mais devidamente estruturado. Um caso ou outro por resolver (as transferência, compras ou vendas, mais complicadas ou de análise mais cirúrgica) mas, no global, este labirinto de jogadores (novos, antigos, as dúvidas, os dispensados sem solução, os emprestados de regresso, etc) é exactamente a antítese do que deve ser um início de época. Sobretudo num clube grande com ambição de títulos.
Ainda não é possível ter a percepção clara do novo organigrama do futebol do Benfica (e, sobretudo, a sua correlação de poderes) - o esbater do "poder total" que o mesmo treinador tinha no mesmo local e momento, há exactamente um ano; o novo papel de Rui Costa, a maior intervenção presidencial; o lugar de Carraça. Não é fácil, neste momento, ver em tudo isto peças de um mesmo puzzle futebolístico. Ou seja, que relativamente ao processo que levou as coisas até este ponto, possam encaixar pacificamente entre si.
No plano puramente desportivo, há jogadores para entusiasmar (Perez, Bruno César), para inquietar (Roberto, Peixoto), para duvidar (Nolito, Wass), em trânsito (Coentrão, Weldon) ou para encolher os ombros (Uche, Shaffer). Na época passada, bastaram quatro jogos sem a tal preparação prévia, para o campeonato se resolver antes de ter...começado".

Luís Freitas Lobo
Expresso

Composição da Comissão Disciplinar da Liga

"Presidente da Comissão Disciplinar:
Juiz Conselheiro Herculano Lima - adepto portista com assento cativo no Dragão.

Corpo de Instrutores da Comissão Disciplinar:
1. Dr.ª Alexandra Gonçalves Ribeiro, domicílio profissional no Porto.


2. Dr. Antonio Paes de Faria, domicílio profissional no Porto.


3. Dr.ª Elsa Moreira, domicílio profissional no Porto.


4. Dr. João Paulo Almeida Costa, domicílio profissional em Matosinhos.


5. Dr.ª Maria João Soares Ribeiro, domicílio profissional em V.N. Gaia.


6. Dr.ª Paula Alexandra Liz de Castro, domicílio profissional em Lisboa.


7. Dr. Pedro Rafael Coelho Simões, domicílio profissional em Coimbra.


8. Dr.ª Sandra Patrícia Fernandes Pereira, domicílio profissional em Lisboa"

Não deixa de ser curiosa esta composição da Comissão Disciplinar da Liga. O que salta logo à vista é o equilíbrio da sua representatividade nacional. Sete elementos do Norte e apenas dois do Sul. Mais democrático que isto não podia ser. Isto já para não falar do Presidente da Liga que fez toda a sua longa carreira de basquetebolista no F.C. Porto e foi dirigente e administrador da SAD durante largos anos. E LFV apoiou toda esta fantochada. É caso para dizer: "Fizeste bem, pá"!

Rinaudo no Benfica?

Há quem diga que o Rinaudo foi vendido ao Benfica. Deve ser engano.

sexta-feira, junho 24, 2011

Mais dois reforços para pegarem de estaca no 11 titular

Nuno Coelho e Daniel Wass. Estamos no bom caminho.

A contratação de Danilo complica-se

com o Santos a exercer o direito de opção sobre o jogador.

Em matéria de contratações

prevê-se mais um dia sem novidades para os lados da Luz. E os dias vão passando.

quinta-feira, junho 23, 2011

Rui Costa falou

Não fossem as conferências de imprensa de apresentação de jogadores e nem nos apercebíamos que Rui Costa existe. Ficámos a saber que vêm aí mais reforços para todos os sectores. Acho muito bem porque estamos debilitados em todos eles. Só espero é que se esmerem e tragam jogadores que efectivamente nos interessem e que façam a diferença.

Verdade ou especulação?

A novela Salvio tem tido intermitências. Ora nos dizem que a sua contratação está completamente descartada, para uns dias depois nos comunicarem que o Benfica afinal volta à carga pelo argentino. Assim temos dificuldade em discernir o que é verdade do que é pura especulação. Eu inclino-me para a segunda hipótese, pois ao adquirirmos Enzo Pérez não faz muito sentido irmos buscar mais alguém para a mesma posição. Mas como no Benfica tudo é possível mais vale aguardar para ver no que é que isto vai dar.

Negociações num impasse

Em matéria de novos jogadores não há novidades no Benfica. Está tudo muito calmo A novela Fábio Coentrão está para durar e prevê-se um desfecho que não nos vai agradar. Enquanto isso os jogadores de que necessitamos continuam sem chegar e por aquilo que se vai lendo e ouvindo não virão tão cedo. Já se percebeu que sem o dinheiro do Real Madrid não se fechará nenhum negócio. E os madrilenos estão apostados em fazer sofrer LFV.

quarta-feira, junho 22, 2011

Cautela e caldos de galinha não fazem mal a ninguém

Anda para aí muito boa gente a rir às gargalhadas com a escolha de Pinto da Costa para treinador do F.C. Porto. Aconselharia alguma contenção pois o mesmo tipo de reacção já se verificara a época passada aquando da contratação de Villas-Boas. Nessa altura também ninguém augurava grandes feitos ao F.C. Porto e a verdade é que foi a melhor época de sempre dos portistas. Vitor Pereira é um desconhecido? Pois é. Mas com Pinto da Costa já nos habituámos que qualquer treinador que agarre na equipa se arrisca a ser campeão. E este não vai fugir à regra. Vão por mim.

Convicção

Ou muito me engano ou vamos iniciar a 3ª eliminatória da Liga dos Campeões com o plantel ainda por definir.

Vitor Pereira é o novo técnico do F.C. Porto

Alguém imagina ver LFV a apostar em Raul José, adjunto do Jorge Jesus? Impossível. Nem os adeptos aceitariam tal afronta. No F.C. Porto quem manda é o papa e ele está-se borrifando para o que os outros pensam das suas escolhas. E não me surpreenderia que, nesta época que agora se inicia, Pinto da Costa volte a ser feliz na aposta que fez. Contra todas as expectativas.

terça-feira, junho 21, 2011

Rubin Kazan aborta negociações com o Benfica

Será que isto significa que os responsáveis do meu clube já optaram pela vinda de Drenthe? A ser verdade é uma asneira do tamanho do mundo. O rapaz nem sequer é lateral esquerdo. Aliás foi quando o puseram  a jogar a lateral que começaram a surgir os problemas com o holandês.

Saída confirmada

Já foi comunicada à CMVM a rescisão de Villas-Boas, pelo que agora só falta que o Chelsea leve também o Falcao. De um Abramovich é que o Benfica precisava. Bendito seria o dinheiro.

Atrasos

Os dias passam, o início dos trabalhos é já amanhã e o Benfica continua sem definir o plantel.

segunda-feira, junho 20, 2011

Formas de negociar diferentes

Pinto da Costa não brinca em serviço e não deixa ninguém sair por valores abaixo das cláusulas de rescisão. LFV devia actuar da mesma maneira mas infelizmente não é assim. E com o valor encaixado na transferência de Villas-Boas e, eventualmente, de Falcão, LFV que se apresse ou ainda vamos acabar por ver alguns dos jogadores que pretendemos a caminho do F.C. Porto. O homem põe-se a jeito e depois admira-se que seja sistematicamente ultrapassado.

Não deixa de ser uma boa notícia

Tudo aponta para que Villas Boas esteja de saída a caminho do Chelsea. Face ao trabalho desenvolvido no F.C. Porto, onde ganhou tudo o que havia para ganhar,  não deixa de ser uma machadada nos planos de Pinto da Costa para a próxima época, embora nós saibamos que seja qual for o treinador contratado, o F.C. Porto arrica-se sempre a ser campeão (quase todos os treinadores que têm treinado o F.C. Porto foram campeões). De caminho também podia ir o Falcao, a trave mestra da equipa e o seu principal goleador. Duas saídas, que estou certo, agradariam a qualquer benfiquista.

Denis Stracqualursi

domingo, junho 19, 2011

Escolha os 26/27 que farão parte do plantel do Benfica

A estes há que juntar mais alguns que ainda não foram contratados. Porventura mais uns 2 ou 3.

Contra factos não há argumentos

- 8, o número de anos que o Vieira está à frente do clube;
- 2, o número de campeonatos ganhos desde que o Vieira está a frente do clube;
- 7, o número total de títulos que conquistámos;
- +150, o número de jogadores contratados desde a sua chegada;
- 360M, o passivo da SAD;
- 90 milhões o que temos para pagar até o final do ano;
- 7, o número de treinadores que Benfica teve desde a sua entrada.

- 21 o numero de titulos que o nosso maior rival ganhou desde que LFV está a frente do clube.

As coisas complicam-se

Por se ter lesionado no jogo de ontem, no Europeu de sub21, Wass vai estar fora dos relvados durante as próximas 3 semanas. Sabendo-se que Maxi Pereira não poderá alinhar na 3ª eliminatória da Liga dos Campeões sobrava o dinamarquês para ocupar o seu lugar. Com esta lesão as coisas complicam-se porque não temos mais nenhum lateral disponível. Lá terá que se recorrer a uma adaptação que será, muito provavelmente, Rúben Amorim, se nessa altura já estiver em condições de jogar.

Surpresa total

Ao que parece, António Carraça vai voltar ao clube para ser o novo director para o futebol. Esta é daquelas notícias que me deixa de queixo caído. Então ainda há bem pouco tempo (3 anos) correram com ele e agora querem-no de volta? Não dava para a formação mas dá para o futebol profissional. Vá lá uma pessoa entender o que vai na cabeça dos responsáveis do meu clube.

Era só o que faltava

A ser verdade, o pedido da SAD do Benfica para que Nuno Gomes não jogue em Portugal é uma afronta ao jogador e uma chatagem inadmissível. Não o quiseram, deram-lhe um chuto e ainda se põem com "exigências"? Esta notícia só pode ser falsa. Só pode.

Espero que LFV não vá na conversa

E queremos o Drenthe para quê? Como lateral esquerdo é uma nódoa e para médio esquerdo já lá temos o Gaitán e o Nolito. Além disso é um jogador indisciplinado que só dá problemas. Vejam o que se passou com ele, ainda há pouco meses, no Hércules.

sábado, junho 18, 2011

Eu diria exactamente o contrário

"Tenho mais crédito do que quando cheguei", Jorge Jesus.

Finalmente acabou o suplício

de uma época desastrosa em termos desportivos. O desastre atingiu quase todos por igual, não tendo sobrado nenhuma modalidade. Hoje, para acabarmos em beleza, demo-nos ao luxo de perder uma vantagem de 3 golos, algo que não está ao alcance de qualquer equipa. Os fanáticos dirão que foi azar, os realistas dirão que tudo isto se deve à incompetência. Do treinador, dos jogadores, dos dirigentes.

Tens toda a razão

"Tínhamos um avião mas cortaram-lhe as asas", Jorge Jesus.

É verdade. Tínhamos uma equipa campeã mas com a venda de Di Maria, Ramires e David Luiz, LFV retirou-nos a possibilidade de sermos campeões. Agora com a venda de Fábio Coentrão e a compra de meninos de coro, sujeitamo-nos a mais uma época de jejum no que toca a títulos alcançados.

Mas parece que se escoou todo

"Nenhum clube do mundo ganhou tanto dinheiro na venda de jogadores", Jorge Jesus em discurso directo.

Tenho muitas dúvidas que assim seja

"Vamos ser mais fortes", palavras de Jorge Jesus.

sexta-feira, junho 17, 2011

Quem comanda o processo negocial da transferência de Fábio Coentrão?

Muitos benfiquistas não gostam de admitir estas coisas, mas a verdade é que LFV está completamente de joelhos, vergado aos interesses do Real Madrid, no negócio Fábio Coentrão. O Benfica tem pressa em fazer esta venda, porque os cofres estão vazios, e ,além disso, precisa desse dinheiro para ir ao mercado fazer as contratações que urge fazer. Mas como a nossa capacidade negocial está próxima do zero não nos resta outra solução que não seja esperar pela decisão que melhor sirva os interesses do Real Madrid. Deixemo-nos de lirismos: quem comanda este processo negocial é o Real Madrid; a nós cabe-nos o papel de meros figurantes.

Isto é que é um bom negócio?

22 milhões + Sarabia é o que o Benfica vai receber pela venda de Fábio Coentrão. Pelo menos é o que dizem em Espanha. Palpita-me que a este Sarabia lhe vai suceder o mesmo que Rodrigo.

Estamos à espera de quê?

A situação do Dedé causa-me alguma perplexidade. Das duas uma: ou o Benfica não está interessado e aí não há nada a dizer ou o Benfica está interessado e resolve o problema a preceito. Se as informações que nos chegam estão correctas, o Vasco da Gama quer 4 milhões e LFV só está disposto a dar 2 milhões. E daí o impasse. Ora não me parece que o valor pedido pelo central seja uma fortuna, ainda para mais quando se diz que estamos em presença de um jogador de qualidade. 4 milhões por um bom central é uma pechincha nos dias que correm.

Há que arrepiar caminho

Esperemos que a novela Fábio Coentrão termine depressa para podermos avançar para outras frentes. Há posições no plantel que precisam de ser preenchidas com a máxima celeridade e por isso há que arrepiar caminho e resolver os processos que estão pendentes. Os defesas centrais e o lateral esquerdo serão os mais permentes estando também a questão dos avançados por resolver.

quinta-feira, junho 16, 2011

Já cá faltava

Esta suposta complicação na contratação de Enzo Perez é um filme tantas vezes repetido no nosso clube que já nem estranho.  A condução dos processos de aquisição de jogadores com este presidente é um verdadeiro case-study a ponto de, desde que LFV é presidente, não me lembrar de nenhuma pré-época em que estas situações não deixem de ocorrer. Alguém vê estas embrulhadas acontecerem com Pinto da Costa? Obviamente que não pela simples razão de que o presidente portista é competente e LFV é de uma incompetência arrepiante. Alguém consegue compreender a enormidade de tempo que o nosso presidente leva a concluir um negócio?  Claro que não. E depois adimra-se que este tipo de confusões aconteça. Um destes dias ainda vamos ouvi-lo dizer que não cede a pressões e que os interesses do Benfica têm que ser salvaguardados. É o blá, blá, blá costumeiro que não convence ninguém.

Mais um argentino

O tempo urge

É sabido que não vamos ter Luisão e Maxi Pereira na 3ª eliminatória da Liga dos Campeões. Urge solucionar esta questão com a maior brevidade possível e não temos margem para errar. Na defesa faltam-nos dois centrais e dois laterais. Dedé parecia ser uma das soluções e tudo estava bem encaminhado no sentido da sua vinda para o Benfica, já esta época. Hoje somos confrontados com a notícia de que a sua contratação ficará adiada para 2012. Garay também parece fora de hipótese tendo em conta que o Real Madrid pretende 10 milhões pela sua desvinculação. Em que é que ficamos?  Estamos à espera do dinheiro da venda do Fábio Coentrão para podermos ir ao mercado contratar os jogadores que nos faltam?  Tudo indica que sim. LFV está desesperadamente à espera da concretização desta transferência sem a qual não pode avançar. E o Real Madrid, sabendo disso, vai emperrando o negócio com o intuito de conseguir o jogador por valores bem abaixo do pretendido pelo Benfica, algo que com maior ou menor dificuldade vai acabar por conseguir.

Não deixa de ser curioso

que sendo o Real Madrid quem está interessado na contratação de Fábio Coentrão, seja LFV quem tenha que se deslocar a Madrid para tratar do negócio.

Será que...

ainda vamos ver Nuno Gomes ingressar no Sporting?

Corremos o risco de ficar fora das competiçoes europeias

Sem Luisão e Maxi Pereira, impossibilitados de jogar por estarem ao serviço das respectivas selecções na Copa América, o Benfica corre sérios riscos na 3º eliminatória da Liga dos Campeões. É bom lembrar que uma eventual eliminação nesta fase, não só nos retiraria a possibilidade de chegar à Liga dos Campeões, como, pior do que isso, nos colocaria fora da Liga Europa, o mesmo é dizer afastados das competições europeias. Nem quero pensar num tal cenário, pois seria um preço demasiado alto e com consequências terríveis para o futuro do clube.

quarta-feira, junho 15, 2011

Mais um jogador de créditos firmados contratado pelo Benfica

Tiago Terroso é o nome deste rapaz. Vem do Varzim, joga a médio e tem 23 anos.

Não convém demorar muito

No que toca ao mercado o dia tem sido calmo (demasiado, diria eu) para o Benfica. No próximo dia 23 inicia-se a pré-época e seria desejável que a maioria dos jogadores que formarão o plantel já estivesse disponível. Pelo que temos observado, a indefinição em torno do plantel vai-se arrastar no tempo, mas seria bom que os responsáveis do meu clube tivessem presente que a 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões é no dia 26/27 de Julho. Ou seja, falta pouco mais de um mês. E convinha lá chegar na máxima força e já com algum fio de jogo para não termos alguma surpresa desagradável.

Mais um símbolo do clube que nos deixa

A última grande referência do balneário do Benfica saiu pela porta pequena. É mais uma machadada na mística benfiquista.

O ano decisivo

Na Assembleia de ontem para aprovação do orçamento para o exercício de 2011/2012, LFV sofreu alguma contestação por causa dos maus resultados desportivos. Se Jorge Jesus perdeu o capital de confiança granjeado junto dos sócios, LFV vai pelo mesmo caminho. Mais uma época desastrosa e LFV começa a ver o próximo acto eleitoral, que se realizará em 2012, com muita preocupação. É que a reeleição é capaz de se tornar complicada.

terça-feira, junho 14, 2011

Mais um confirmado


Segundo o presidente do Independiente, Melgarejo já é do Benfica. Será um daqueles jogadores que vem acrescentar alguma qualidade ao plantel ou virá apenas para vestir a camisola no dia da apresentação à comunicação social?

Sem margem para errar

Com 40 e tal jogadores para avaliar neste início de época, Jorge Jesus vai ter uma tarefa hercúlea pela frente. E não tem margem para errar nas escolhas. O capital de confiança que tinha granjeado perdeu-se, e apesar de iniciar a época ao leme deste plantel, os resultados que alcançar até Setembro determinarão a sua continuidade no clube. Essa é a minha convicção.

Jorge Rito novo treinador de Andebol do Benfica

Para mim a boa notícia não é a vinda de Jorge Rito mas a saída de José António Silva. Quanto ao futuro treinador veremos o que consegue fazer na próxima época.

Danilo no Benfica


por 6 milhões de euros. E o que é que se vai fazer ao Daniel Wass? Ou será que não vamos renovar com o Maxi Pereira?

segunda-feira, junho 13, 2011

Vender ou não vender

Aparentemente, o Bolton terá feito uma proposta de compra do passe de Rodrigo no valor de 4,5 milhões de euros. Se o vendermos por este valor ficamos a perder 1,5 milhão de euros. Sabendo que muito provavelmente não terá lugar no plantel e que voltará a ser emprestado, talvez não fosse má ideia vendê-lo ainda que fiquemos a perder algum dinheiro, pois de outro modo arriscamo-nos a que nenhum outro clube alguma vez venha a oferecer um valor idêntico ao que o Bolton propõe. É que exemplos destes temos tido em fartura, e o que normalmente acontece é que os jogadores vão sendo emprestados até ao dia em que terminam o contrato e o Benfica acaba por não ser ressarcido do investimento feito. E este, palpita-me, que nunca terá uma oportunidade de vestir a nossa camisola.

Haja alguma coisa em que somos insuperáveis

Se há coisa onde somos imbatíveis é no número de comunicados emitidos. A propósito de tudo e de nada. lá vem comunicado. O árbitro roubou-nos? Sai comunicado. A PSP abusou da autoridade? Redige-se outro comunicado. A claque adversária provocou distúrbios? Aí vem mais um comunicado. Determinado jornal dá à estampa uma notícia falsa sobre o Benfica? Toma lá mais um comunicado. Arre, não há parança para tanto comunicado. Fôssemos assim na vertente desportiva e não havia campeonato que nos fugisse.

As incertezas continuam

Hoje é o Danilo que está praticamente assegurado e o Dedé que está por um fio. Isto já para não falar no Coentrão, cuja novela continuará a decorrer durante toda a semana. O certo é que ainda há muitas posições para preencher e já só faltam 9 dias para se iniciar a pré-época.

domingo, junho 12, 2011

Chega de tanta humilhação

O que é demais é demais. Este clube precisa urgentemente de uma nova direcção e de um novo rumo. Não podemos continuar a assistir impávidos e serenos a humilhações constantes, umas atrás das outras. Haja vergonha e um mínimo de dignidade. O historial do Benfica merece mais respeito e uma atitude mais exigente por parte dos benfiquistas. 

Chega de burrice

Espero que Jorge Jesus, de uma vez por todas, perceba que tem que montar a equipa com dois médios defensivos se quer ganhar alguma coisa na próxima época. É assim que jogam todas as equipas de top, pelo que não se percebe esta insistência de apenas utilizar Javi Garcia como tampão no nosso meio-campo.

Vídeo do Dedé

Gago pode ser alternativa a Garay

Segundo o jornal AS, a contratação de Fábio Coentrão pelo Real Madrid está dependente da venda de Lass Diarra. Até aqui nada de novo. A novidade é a possível inclusão de Gago para fazer baixar o valor da operação. Ou seja, para além de Garay há também a alternativa Gago. Por qual destes recairá a preferência de Jorge Jesus? Seja como for duvido que Gago esteja na disposição de vir para o futebol português.

Devem julgar que eles são anjinhos

Noticia o Correio da Manhã que o Benfica está disposto a dar 7 milhões de euros e Roberto para ficar com Salvio. Obviamente que o At. Madrid não aceitará um negócio destes. Nem todos são tansos a negociar como LFV. Os responsáveis do clube madrileno têm dado provas suficientes de que em matéria de transação de jogadores não são propriamente anjinhos. E o Benfica que o diga pois tem sofrido na pele a arte de bem negociar dos responsáveis do At. Madrid. Reyes e Roberto são bons exemplos disso.

Pobre Benfica, ao que chegaste!

No Hóquei em Patins também não resistimos e caímos, sendo eliminados da Taça de Portugal. É só mais uma derrota, a juntar a tantas outras. Já nem estranhamos. Habituámo-nos. 

sábado, junho 11, 2011

E ainda há benfiquistas para quem todos estes desaires se devem à falta de sorte ou a erros de arbitragem

Que dizer de uma equipa que com cerca de 1 minuto para o final, a jogar em casa, se encontra a vencer por dois golos de diferença e se deixa empatar, e que depois no desempate por penaltis não consegue concretizar nenhum? É simples: pura incompetência. Do treinador e jogadores. Mas, no entender de muitos benfiquistas, não há que dramatizar. É só mais um campeonato perdido.

A derradeira oportunidade

Iniciamos hoje o play-off final no futsal. É a última oportunidade de, esta época, podermos ganhar o único título nacional em qualquer das modalidades.

Como é que chegámos a estes números?

O Benfica tem actualmente 64 jogadores sob contrato. Destes 64, 23 estão emprestados, o que significa que 41 fazem parte do plantel neste momento. Sabendo que este será constituído por cerca de 26/27 jogadores, ficam ainda 14 por excluir. E como haverá reforços a chegar, este número aumentará. Ou seja, mais coisa menos coisa, o número final andará pelos 20. Destes 20, a maioria será para emprestar, sendo que não vai ser fácil arranjar colocação para todos eles. Mesmo com o Benfica a assumir os ordenados. Poderá isto ser considerado uma boa gestão de activos? Não me parece.

Este não me convence

Bryan Ruiz vai ser jogador do Benfica nas próximas cinco temporadas, segundo o Correio da Manhã. O Benfica e o Twente chegaram a um acordo por sete milhões de euros apesar de inicialmente a pretensão do empresário que intermediou o negócio ser a de o clube holandês receber dez milhões de euros.
Com tão poucos golos no campeonato holandês, onde se marcam golos em fartura, é o suficiente para estar de pé atrás com esta aquisição. Oxalá me engane.

Quem me dera

"Jesus disse-me que o Benfica joga à Barcelona". Bruno César dixit.

sexta-feira, junho 10, 2011

Ricardinho confessando o seu portismo

"Na próxima época vai encontrar o Cardinal no CSKA Moscovo. Confesse lá, quem é o maior adepto do FC Porto?
[Risos]. Acho que é ele. O Cardinal é mais adepto do FC Porto que eu. Acho que ele já o demonstrou mais do que uma vez, apesar de nem sempre com boas acções. Eu não me mostro tanto. Ele é um daqueles portistas que já não existe. Tem o sangue mais quente".
Jornal i

FMI no Benfica

"Sim, sou um benfiquista fustigado pela época que agora findou, mas não estou a falar do Benfica por causa da minha dor de rins provocada pelos dribles de Hulk. Afinal de contas, sou um cronista mui sério. Eu só estou a invocar o santo nome do Benfica, porque o meu glorioso clube é - infelizmente - a metáfora futebolística do país que caminhou para a bancarrota. Sim, é verdade: parece-me evidente que o Benfica precisa do seu FMI. Basta ler a "Bola" (um glorioso há bito que mantenho desde os 6 meses de idade) para constatar as semelhanças entre a política de aquisições do Benfica  (a nação gloriosa) e os hábitos de consumo de Portugal (a pátria civil). Só no último mês, o Benfica já contratou 127 uruguaios, 435 paraguaios e, atenção ao rigor científico, 3456 argentinos. O Benfica parece o Mercosul em chuteiras, e, qualquer dia, começa a importar claques do River Plate e cheerleaders do Boca Juniors (as brasileiras têm muita fama, mas o fim do arco-íris está na Argentina). Pelo contrário: a amplitude térmica entre Borges e Valeria Mazza revela um país único. Não, o problema não é a Argentina. O problema é mesmo a minha nação, que tem mantido as aparências à custa do consumo desenfreado.
E o Benfica partilha ainda outra característica com o país que abriu falência: importa aquilo que desistiu de produzir. Ao invés do Barcelona do Ajax, o Benfica desprezou as suas escolinhas, a sua cantera. Por que razão temos tantos estrangeiros? Apesar de ter um bom nome para vilão de ficção científica, o avançado Kardec não tem assustado os guarda-redes contrários. Não era melhor apostar num produto da casa, como Nélson Oliveira? Além de ser um potencial candidato à Câmara de Gaia, o médio Felipe Menezes é exactamente o quê? Não era melhor apostar em putos benfiquistas, como David Simão? O Benfica não pode continuar a ser este entreposto para jovens jogadores argentinos em trânsito para o Real Madrid ou para velhos jogadores argentinos de regresso ao River Plate. Tal como Portugal não pode continuar a ser este viciado na importação de bens e capital. Sim, à semelhança do Glorioso, Portugal não tem aproveitado a sua cantera. Aliás, este desaproveitamento chega a ser patético. Temos gás na costa algarvia, mas não o exploramos. Porquê? O porto de Sines é fundamental, mas ainda não tem as vias de acesso que merece. Porquê? A floresta é essencial para a economia, mas boa parte do nosso território ruralainda não está cadastrado. Porquê? Por outras palavras, Portugal não tem feito o óbvio. Portugal só tem procurado vitórias fictícias alimentadas pelo crédito e pelas importações. Tal como a minha pátria em chuteiras, o Benfica".

Henrique Raposo
Expresso

Ao que o Benfica chegou

"A anunciada dispensa de Nuno Gomes pelo Benfica, mostra, a meu ver, aquilo em que o SLB se tornou: uma caricatura do que foi.
Um clube cheio de gente demasiada cheia de si mesma.
É hoje um clube poucochinho nas ideias, sem nenhuma noção de valores éticos, estratégia de comunicação enquanto forma aglutinadora de adeptos e investimentos, gestão de recursos humanos em nome de um bem maior, nível.
Claro que Nuno Gomes não tem hoje o que é imprescindível, ou deve ser, para ser titular do Benfica. Claro também é, para mim, pelo menos, que mais vale um Nuno Gomes no plantel do que um plantel de argentinos, uruguaios, paraguaios, brasileiros, espanhóis e outros que não sabendo o que é o Benfica, permanecem, quase sempre, na ignorância, não tendo gente como o 21 na equipa. Com o consequente prejuízo, na hora de dar, senão tudo, um pouco mais porque...é o Benfica. Ele não tem lugar no plantel, porque tem 34 anos? Bom, se o critério é estritamente futebolístico o que é o Benfica esteve a fazer anos a fio ao pagar o ordenado ao Mantorras? Se o critério é meramente futebolístico, o que fazem mais de metade dos jogadores do plantel, claramente sem categoria para vestir aquela camisola?
Ao menos o 21 é uma mais valia, para lá do terreno de jogo. Sendo que, mesmo no terreno de jogo apresenta, velho e cansado, números que outros, mais novos, mimados e caros, não apresentam! Não, agora o Benfica dispensa jogadores portugueses internacionais pela televisão, para substitui-los por jogadores inflacionados no preço e medíocres no rendimento em campo. Agora o Benfica elimina quaisquer referências do clube, para substitui-los por jogadores que dizem logo que olham para o Benfica como "ponta aérea" para "a Europa".
A forma como este Benfica trata o seu capitão de equipa, a maneira atrapalhada como trata de renovar (trata mesmo?) com Maxi Pereira (um dos poucos estrangeiros que parece saber o que é jogar à Benfica), a forma como pede aos seus próprios adeptos para não irem aos jogos fora (que inteligente!), como responde a uma acusação de irregularidades com um "vão mas é investigar as contas dos outros", a maneira como permite um cartaz gigante de publicidade a 50 anos de uma marca de café no Estádio, como se, naquele dia, fosse o SL Bica; mostra que o clube não tem, na gestão do seu futebol, para começar, gente à altura. Mas que o problema vai ainda mais fundo. E que o Porto continuará, naturalmente, a ganhar.
O Benfica está cada vez mais pequeno, e o benfiquismo também.
Qualquer dia, na Luz, benfiquistas só os adeptos".

Pedro Ribeiro
Director da Rádio Comercial

Eis o avançado que todos os benfiquistas desejavam



O indiano Sunil Chhetri, 26 anos, avançado do Chirag United, assinou um pré-acordo com o Benfica e vai realizar a pré-temporada com as águias, noticiou a imprensa local. As imagens não enganam. Mas que jogador!

quinta-feira, junho 09, 2011

Ele há filhos e enteados

Henrique Viera sai do Benfica. Sabendo-se do desgaste da sua relação com os jogadores era esperado este desfecho. No entanto, não deixa de ser curioso que receba guia de marcha o único treinador das modalidades que ganhou títulos nacionais nestas duas últimas épocas, enquanto outros, que poucas conquistas alcançaram, permaneçam de pedra e cal no clube.

No final da época fazemos o balanço

Não sei se esta aposta em jogadores provenientes da formação é para valer ou se é apenas para garantir a tal percentagem de jogadores portugueses que todos os clubes são obrigados a cumprir.

Se fosse a ele não pensava duas vezes

Veria com bons olhos a ida de Nuno Gomes para o Sp. Braga. Maltratado pelos responsáveis do meu clube, esta oportunidade de jogar numa boa equipa e de se manter ao mais alto nível, é mais do que merecida. E é bem capaz de ser muito útil aos bracarenses e assim calar todos aqueles que dizem que está acabado.

Notícias do mercado

Jonathan Soriano. Melhor marcador do Barcelona B e da segunda liga espanhola, o goleador foi ontem colocado na rota dos encarnados. Refira-se que Soriano foi colega do também reforço Nolito esta temporada.
Milan Jovanovic, avançado do Liverpool, foi ontem apontado ao Benfica.
Entretanto, parece que Melgarejo já não vem. LFV desinteressou-se.
Em contrapartida, Enzo Pérez confirma-se como jogador do Benfica.
Para amanhã deve haver mais novidades.

quarta-feira, junho 08, 2011

O processo disciplinar instaurado a Fábio Coentrão

Desde quando é que alguém pode ser penalizado pelo facto de manifestar o desejo de querer jogar num outro clube? Mal vão os responsáveis de um clube que não saibam conviver com as manifestações de vontade dos seus jogadores. Sentem-se incomodados e pressionados? Absolutamente ridículo.

Significa isto que Salvio já é uma carta fora do baralho.

Apesar de ainda não estar formalizada a contratação, é praticamente certo que Enzo Pérez vai assinar pelo Benfica. O dinheiro envolvido e a posição onde joga, descartam praticamente a possibilidade de Salvio continuar de vermelho vestido na próxima época.

Um símbolo do clube não pode ser tratado desta maneira

Nuno Gomes não merecia o tratamento asqueroso que lhe está a ser dado pelos responsáveis do clube. Comunicarem a sua dispensa através dos jornais? Haja respeito por quem tanto deu ao clube e sempre teve uma conduta exemplar.

Mais uma contratação à vista

Com a saída de Airton ficamos apenas com um trinco no plantel. Quem o irá substituir?

Palavras sábias que LFV devia seguir

"Não vendemos os nossos melhores jogadores", palavras de Redknapp, treinador do Tottenham.

terça-feira, junho 07, 2011

O tal que dizem que vem para o Benfica

É para justificarem uma saída abaixo do valor da cláusula

Até parece que os responsáveis do Benfica querem mesmo que a transferência de Fábio Coentrão se concretize. Abrem um processo disciplinar ao míudo para depois poderem dizer: "nós até queríamos que ele continuasse, mas, depois da sua atitude, deixa de haver condições para ele permanecer no clube".

Quase tudo putos

A confirmarem-se as vindas de Salvio e Enzo Perez, já são 12 as contratações para a próxima época. A estes dois juntam-se: Artur, Daniel Wass, Matic, Nuno Coelho, André Almeida, Bruno César, Nolito, Mora, Uche e Melgarejo. E ainda a procissão vai no adro.

Há qualquer coisa que não bate certo

Segundo os jornais, o Benfica prepara-se para contratar dois extremos direitos: Salvio e Enzo Perez. A ser verdade, não parece que faça muito sentido. A ver vamos no que isto vai dar.

segunda-feira, junho 06, 2011

O valor de Garay está sobrestimado

Anda para aí muito menino entusiasmado com a possível vinda de Garay para o Benfica. De tal forma que acham que LFV faz um grande negócio porque acaba por vender Fábio Coentrão por 35 milhões, valor acima do inicialmente pretendido. 10 milhões pelo argentino? Acho demasiado. Até agora o que é que o homem provou para pensarmos que estamos em presença de um craque? Na minha opinião, muito pouco. É por ter vestido a camisola do Real Madrid em meia dúzia de partidas e outras tantos na selecção argentina? Poupem-me.

Mais um que vai e não volta

Airton está a um passo de ser emprestado ao Flamengo. Era uma grande promessa que não chegou a passar disso mesmo. É mais um a juntar à lista das contratações falhadas.

Sai Coentrão, entra Garay

Mais um que sai abaixo da cláusula.

As capas do dia



domingo, junho 05, 2011

Decisão errada

Jorge Jesus quer ficar com Roderick no plantel. A ser assim, é mais uma asneira que não faz qualquer sentido, pois será mais uma época em que praticamente não jogará. Ora, para evoluir, este miúdo precisa de jogar. Não jogando, estagna.
Por outro lado, esta decisão vem confirmar que muito provavelmente Jardel seguirá as pisadas de Sidnei, ou seja, será também emprestado. A não ser que a ideia seja contratar apenas mais um central. E, nesse caso, ficaríamos com Jardel e Roderick como segundas escolhas, o que não me parece uma boa estratégia.

Começo a ficar preocupado

Quando é que LFV começa a contratar jogadores experientes? Até agora só temos visto jovens e mais jovens. E um plantel não se constrói apenas com promessas. Isto se quisermos voltar a ser campeões.

sábado, junho 04, 2011

Eles comem tudo e não deixam nada

E o F.C. Porto lá somou mais um título nacional. Foi o 10º consecutivo no Hóquei em Patins. Impressionante!

Falta o passo decisivo

Cumprimos a obrigação perante o Instituto D. João V. Agora na final com o Sporting a coisa fia mais fino, embora tenhamos a vantagem de poder decidir o campeonato em casa. Esta é a única modalidade em que podemos ser campeões esta época, o que significa que não podemos desperdiçar esta oportunidade.

Não são avançados a mais?

Não sei se alguém terá reparado, mas nesta altura o Benfica tem 11 avançados, a saber: Cardozo, Saviola, Jara, Kardec, Nuno Gomes, Weldon, Rodrigo, Rodrigo Mora, Nélson Oliveira, Melgarejo e Uche. Não sei se me estou a esquecer de algum, mas, seja como for, é capaz de ser avançados a mais. Não acham?

Hoje não faltam notícias sobre o Benfica e todas elas surpreendentes

Senão vejamos:
Contratámos Melgarejo e Uche, dois jovens jogadores cuja qualidade é uma incógnita. Promessas que podem vingar como dar para o torto (habitualmente têm dado para o torto). Quanto aos prometidos 3 a 4 jogadores sonantes é que nem vê-los. Na altura em que essa afirmação foi proferida, LFV devia estar a pensar nos jogadores que iam sair e não nos que iam entrar. Só pode, tendo em conta o jogadores que vão chegando.
Surpreendente também, é a continuidade de Weldon no plantel. Exercemos o direito de opção para quê? Se já não jogou na última época, é agora que vai merecer a confiança de Jorge Jesus? Enlouqueceram de vez.
E, finalmente, a mais surpreendente notícia do dia (ou talvez não) é a provável saída de Rui Costa, aparentemente desiludido com o sucessivo esvaziamento das suas funções como director desportivo. A ser verdade, esta decisão do ex-capitão só peca por tardia pois há muito que devia ter dado um murro na mesa.
Resumindo e concluindo: tudo isto não augura nada de bom. Ai não, não!

sexta-feira, junho 03, 2011

Afinal não é só o Paulo Futre

O Centro de Estágio do Benfica recebeu, esta sexta-feira, a visita de uma delegação do departamento governamental chinês. Em declarações à Benfica TV, o director geral do Caixa Futebol Campus, Armando Jorge Carneiro, salientou a importância do mercado asiático para o Clube da Luz.

Aposta na continuidade

Perderam os campeonatos mas mantêm-se como treinadores para a próxima época. Exceptuando Henrique Vieira, todos os outros já haviam perdido na época passada. Não deixa de ser estranha esta aposta na continuidade de todos eles.

Venham os próximos

Nos jornais desportivos dos últimos dias sucedem-se os nomes de jogadores para o Benfica. Hoje então é um fartote: Melgarejo, Uche e Derlis Gonzalez (este aparentemente já contratado) que se juntam a Cortéz e Bryan Ruiz. Nos próximos dias outros serão nomeados, numa lista que começa a ser enorme. Para aí 90% destes nomes são puras especulações mas tem a vantagem de manter os benfiquistas entretidos.

quinta-feira, junho 02, 2011

Também no Basquetebol o título nacional foi para o F.C. Porto

Já todos tinhamos percebido que este campeonato tinha um destino certo: a conquista do título ncional por parte do F.C. Porto. Os portistas demonstraram ao longo da época a sua superioridade e terei até ficado surpreendido pelo facto de a atribuição do título se ter verificado apenas ao sétimo jogo. Ao Benfica resta-lhe preparar convenientemente a próxima época se não quiser que os portistas comecem a coleccionar campeonatos também nesta modalidade. E não vai ser fácil: a equipa está velha, com a maioria dos seus jogadores acima dos 30 anos; os bons jogadores portugueses não abundam (e os que existem estão no F.C. Porto ou no Benfica) pelo que a diferença só pode ser feita com estrangeiros de qualidade, algo em que falhámos esta época. Vamos conseguir construir uma equipa que possa ombrear com o F.C. Porto? Confesso que tenho as mais sérias reservas.

Não deixa saudades

Sidnei não voltará a vestir a camisola do Benfica. A partir de agora andará emprestado  (não acredito que algum clube o compre) até terminar o vínculo com o clube. Foi mais uma contratação que redundou num fracasso. Bom tecnicamente, mas lento e com "paragens cerebrais", deu provas mais do que suficientes de que não tinha lugar no plantel. Apesar de tudo desejo-lhe as maiores felicidades.

E que bem falta nos faz

Há dias era Jardel que ia ser vendido ou emprestado. Hoje é Sidnei que vai ser emprestado. Seja como for, saia um ou outro, isto indicia que um central vai ser contratado.

É bom que LFV se apresse

"O FC Porto mantém a pressão sobre Maxi Pereira. O lateral-direito tem tudo acertado com as águias para prolongar o actual vínculo, que expira em 2012, por mais quatro épocas, mas o acordo não foi ainda consumado.

Conscientes disso, os campeões nacionais tentam desviá-lo para o Dragão a partir da próxima época, reeditando o caso Cristian ‘Cebola’ Rodriguez, que trocou as águias pelos dragões em 2008-09. Maxi deseja continuar no Benfica, onde é titular indiscutível. Contudo, o jogador é representado por Paco Casal, considerado durante muitos anos ‘dono do futebol uruguaio’ e uma das personalidades mais ricas do país.

Casal detém 30 por cento do passe do jogador, tendo os restantes 70 por cento sido adquiridos pelos encarnados por 7 milhões. O agente de Maxi só viabiliza a renovação do seu contrato com as águias se estes comprarem a sua percentagem do passe.

A polémica instaurou-se quando Casal se socorreu da valorização de Maxi no Benfica, para exigir três milhões de euros pelos 30 por cento que detém. O mesmo valor pago pelo Benfica pelos 70%. Nos últimos dias, as negociações ganharam novo impulso e o acordo ficou alinhavado, mas os dragões não desistem".

CM

Capas do dia



quarta-feira, junho 01, 2011

Que equipa mais mixuruca

Toulouse foi a equipa escolhida para o jogo de apresentação. Não havia equipa mais modesta para trazer à Luz? Decididamente vivem-se tempos de crise e na Luz a hora é de contenção.

Dia do tudo ou nada

Amanhã é dia do tudo ou nada no Basquetebol. Antevê-se uma tarefa muito difícil para o Benfica pois esta época ainda não ganhou no Dragão Caixa. E não só não ganhou como sofreu derrotas pesadas. Por isso para amanhã a receita é simples: mentalidade forte, associada a uma defesa aguerrida e pressionante, e a um ataque organizado e paciente. O não cumprimento destes factores implica uma derrota quase certa.

Jorge Jesus tem razões para estar apreensivo

Não, não me refiro às ocorrências da transferência de Julio César. Refiro-me às eventuais mexidas no plantel. A época passada perdeu três jogadores. Se esta época voltar a perder mais três jogadores fundamentais, não me parece que Jorge Jesus se aguente muito tempo no Benfica. Os maus resultados irão aparecer forçosamente e nesta coisas da bola já se sabe o que acontece: o treinador, que é o elo mais fraco da cadeia, acaba por ser o sacrificado.

Há filhos e enteados

"SAD paga prémio a Jesus e esquece plantel".
 A isto se chama um bom acto de gestão. Curiosamente, sobre esta situação nunca se ouviu uma palavra de LFV.

O que muda na actuação de Rui Costa

"Mais tempo para viajar e observar jogadores;
Maior liberdade para promover contactos e estreitar relações com clubes estrangeiros;
Maior critério na pesquisa e acompanhamento de nomes indicados pelo "scouting";
Maior distanciamento da equipa, sem deixar de marcar presença no Seixal - estará lá sempre que se exigir".

O Jogo