segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Muito verde ainda

Jardel mostrou ontem que vai ter que trabalhar muito para ganhar um lugar no centro da defesa do Benfica. Lento, trapalhão, ainda não faz sombra a Sidnei. A falta de velocidade é porventura a sua maior pecha. E sendo a velocidade uma qualidade inata não vai ser fácil superar este handicap.

domingo, fevereiro 27, 2011

Foi sofrer até ao fim

Desta feita não fomos o Benfica que temos sido nos últimos jogos. Porventura pagámos caro a sucessão de jogos nas últimas semanas. A equipa apareceu muito cansada e não fora a crença, o acreditar até ao fim que era possível dar a volta ao resultado, e os três pontos tinham-nos fugido. Agora há que recuperar energias para 4ª feira pois a Taça da Liga é uma das competições que estamos obrigados a vencer.

Futebol de alto quilate

Hoje temos mais um jogo para cumprir calendário. Apesar do campeonato estar perdido, se tiver a oportunidade de assistir a uma exibição ao nível daquelas que temos feito nos últimos jogos já me dou por bastante satisfeito. É que futebol daquele quilate não é todos os dias que temos possibilidade de presenciar.

sábado, fevereiro 26, 2011

Que entre com o pé esquerdo

A lagartada já não sabe o que há-de fazer para se desviar do abismo que parece irreversível. Resolveu despachar Paulo Sérgio e escolheu como técnico o Director-Geral que, aquando da sua tomada de posse, jurou a pés juntos que nunca seria treinador do Sporting. Afinal lá vai acabar por ocupar o lugar, dando razão à velha máxima de que "o que hoje é verdade, amanhã é mentira". Como é natural, não vou desejar as maiores felicidades a José Couceiro neste seu "novo" cargo. Aliás, desejo ardentemente que a sua estreia à frente do Sporting seja a pior possível. A bem do Benfica.

quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Exibição memorável

Matámos o borrego e de forma espectacular. Para mim a melhor exibição da época. Desenvolvemos um futebol de fino recorte só possível a equipas de eleição. Esperemos que este nível exibicional se mantenha até ao final da época por forma a podermos sonhar com algumas conquistas nas provas em que estamos envolvidos. Não, não estou a falar apenas nas provas nacionais. Bem sei que é uma empreitada muito difícil mas como dizia o saudoso José Torres: “deixem-me sonhar".

O borrego não tem que ser morto hoje

Fala-se muito de que o Benfica não vence na Alemanha há 18 jogos. Por mim o borrego até pode nem ser morto esta noite. Desde que o resultado nos permita passar a eliminatória não faço grande questão em vir da Alemanha com uma vitória. Quero é que nos qualifiquemos com ou sem vitória.

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Queremos um Benfica como o de Alvalade

Depois da excelente vitória sobre o Sporting segue-se uma prova de fogo em Estugarda. O historial dos nossos confrontos com os alemães é-nos bastante desfavorável, mas pelo que se viu na Luz em nada somos inferiores ao nosso adversário. Antes pelo contrário. Mas é preciso prová-lo dentro de campo. Mais uma vez, a atitude e a força mental vão ser decisivas neste confronto. Se estivermos bem nesses dois parâmetros as nossas possibilidades de apuramento aumentam substancialmente. E seria bem importante avançarmos para a eliminatória seguinte. Não tanto pelo dinheiro, que é pouco, mas pelo prestígio, e sobretudo pela moral que nos dará ainda mais força e vontade para enfrentarmos os próximos desafios.

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Foi bonito

O árbitro bem tentou sonegar-nos a vitória, com uma primeira parte absolutamente vergonhosa, mas os seus planos saíram furados. Se não foi uma arbitragem encomendada parecia. Houve cartões amarelos que não lembram ao Diabo. Felizmente que tudo acabou em bem. Mas que nos deixou à beira de um ataque de nervos lá isso deixou.
Quanto ao jogo foi quase uma cópia fiel do que havia acontecido no Dragão. Fomos uma equipa na verdadeira acepção da palavra, especialmente a partir do momento em que ficámos reduzidos a 10 unidades: solidários, muito disciplinados tácticamente e espreitando a contra-ofensiva sempre que tinhamos algum espaço. Marcámos dois golos e estivemos mais perto do 3º golo do que o Sporting de marcar o seu ponto de honra. Em suma, vitória sem espinhas e com um gostinho especial porque foi conseguida frente a um dos nosso grandes rivais e, ainda por cima, na casa dele. Agora há que eliminar o Estugarda para a semana ser perfeita.

Jogo quase a feijões

São dois jogos seguidos com os lagartos. Hoje para o campeonato e na próxima semana para a Taça da Liga. Sem Liedson em campo quase diria que somos obrigados a ganhar. Seja como for para mim é mais importante o jogo da próxima semana do que este. É que a Taça da Liga ainda temos hipótese de conquistar enquanto o campeonato só uma hecatombe do F.C. Porto nos poderia salvar. Daí que no jogo desta noite se jogue sobretudo o prestígio. Mesmo assim, é óbvio que quero ganhar.

domingo, fevereiro 20, 2011

Venha de lá essa vitória

O derby de amanhã é um jogo sem o picante de outros jogos entre os dois velhos rivais. Com o campeonato decidido e com a discussão do 2º lugar também praticamente decidida em favor do Benfica, o jogo de amanhã serve apenas para cumprir calendário. Apesar de tudo é um derby e nenhuma das equipas gosta de o perder. Nós benfiquistas, sentimos sempre um sabor especial de cada vez que derrotamos o Sporting. E se for em casa deles mais prazer isso nos dá. Por isso, venha de lá essa vitória.

Gigantes

A equipa de Voleibol do Benfica teve ontem uma entrada de leão na fase final do campeonato. Uma vitória no campo de um dos sérios candidatos ao título é um resultado que se pode vir a revelar decisivo. Agora há que vencer todos os jogos em casa e, se possível, ir ganhar a Espinho. Isso seria o ideal.

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Tudo em aberto

Contra equipas da nossa igualha não podemos dar 45' minutos de avanço. Foi isso que aconteceu e, por isso, sofremos um golo que nos pode vir a custar a eliminatória. Arregaçámos as mangas na 2ª parte, fomos com tudo para cima dos alemães, e conseguimos de forma justa dar a volta ao resultado que quanto a mim peca por escasso tal a superioridade evidenciada e as oportunidades não concretizadas. Jorge Jesus diz que na Alemanha vamos marcar golos. Oxalá assim seja. O que nós sabemos é que o nosso historial frente a alemães é demasiado penalizador, o que indicia uma 2ª mão muito complicada mas que está ao nosso alcance desde que nos apresentemos mentalmente fortes. Porque é aí que temos falhado vária vezes.

P.S. - Ainda estou para perceber como é que naquele lance de Fábio Coentrão não é marcado penalty. É inadmissível, ainda para mais com um auxiliar de baliza. É caso para perguntar o que estão lá eles a fazer.

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Poupar jogadores não faz sentido

Fala-se na hipótese de Jorge Jesus amanhã dar descanso a alguns jogadores por causa do próximo jogo com o Sporting. A ser verdade não faz sentido. O campeonato está perdido enquanto na Liga Europa tudo pode acontecer, inclusive ganharmos a competição (vide o que se passou a época passada com o At . Madrid). Daí que amanhã deveríamos jogar com todos os nossos trunfos. Se assim não for, acho que Jorge Jesus faz mal.

terça-feira, fevereiro 15, 2011

Já é tempo de ganharmos a equipas alemãs

Afastados que estamos da conquista do campeonato, há que apostar tudo nas outras competições em que estamos envolvidos. A Liga Europa é uma delas e era desejável que não ficássemos pelo caminho já nesta eliminatória. Frente a adversários alemães costumamos dar-nos mal, mas este está perfeitamente ao nosso alcance pois encontra-se num dos últimos lugares do campeonato germânico. Pena que neste primeiro jogo Saviola não possa dar o seu contributo mas isso não será razão suficiente para não conseguirmos um resultado positivo. Basta que joguemos ao nível do que temos feito nos últimos jogos.

domingo, fevereiro 13, 2011

Vitória com sabor amargo

Mais um vitória, desta vez com um resultado escasso face ao futebol que produzimos e às oportunidades falhadas, que foram muitas, e que não deviam ter sido desperdiçadas. Até quando vamos ter que levar com Cardozo a marcar penaltis quando está mais que provado que o paraguaio não tem a serenidade necessária para poder marcá-las? O que nos vale é que não foi um lance decisivo, caso contrário estaríamos a lamentar-nos por mais dois pontos perdidos de forma inglória. Esta situação tem-nos trazido amargos de boca suficientes para Jorge Jesus se deixar desta teimosia, mas pelos vistos o nosso treinador não está pelos ajustes e vai continuar a apostar no paraguaio. Feitios.
Infelizmente esta é uma vitória com sabor amargo uma vez que o F.C. Porto sai de Braga com os três pontos e dessa forma sentenciou o campeonato. Assim sendo, resta-nos ganhar as outras provas nacionais em que estamos envolvidos e tentar ir o mais longe possível na Liga Europa. Ou seja, ainda há muito para conquistar.

Precisamos de uma ajudinha do Sp. Braga

Hoje a conjugação de resultados perfeita seria a vitória do Benfica e a derrota do F.C. Porto. Se os portistas ganham dão um passo importante na direcção da conquista do título. Ao Benfica não resta outra hipótese que não seja continuar a vencer. Para além da vitória é importante que Luisão, Fábio Coentrão e Aimar não tenham amarelos por forma a nos apresentarmos em Alvalade na máxima força. É que nesta altura do campeonato não estamos em condições de falhar um milímetro.

sábado, fevereiro 12, 2011

Época muito mal planeada

Os responsáveis do basquetebol do Benfica descansaram à sombra dos êxitos das últimas épocas. Resultado: prepararam mal a época convencidos que estavam que mesmo perante as partidas de João Santos e Frisby seria mais um passeio no campeonato. Enganaram-se rotundamente. Apetrecharam mal a equipa e à conta disso vamos levar que contar do F.C. Porto. Alguém acredita que na final do play-off (se lá chegarmos) vamos ganhar 4 jogos aos portistas? A não ser que o Mike Williams se lesionasse e pudéssemos ir buscar um estrangeiro de qualidade inquestionável. A não ser assim o F.C. Porto pode desde já encomendar as faixas de campeão.

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Este merece

Luisão tem sido o baluarte da defesa com uma regularidade exibicional impressionante e, por isso, faz todo o sentido que os responsáveis do Benfica queiram renovar-lhe o contrato por mais dois anos. Estou até convencido que a não sair este ano o brasileiro vai permanecer no clube mais uns anitos até querer regressar ao Brasil para aí acabar a carreira. Jogadores deste calibre é que fazem falta ao clube. Fossem todos como ele e outro galo cantaria no que concerne a conquistas de campeonatos e outras competições em que temos estado envolvidos.

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Mais um que vai partir

Aimar é mais um dos que se perfila para deixar o Benfica no final da época. Percebem-se as razões de tal saída. Regressar à Argentina, ao seu clube do coração, ou rumar ao Médio Oriente, são propostas tentadoras para um jogador que se aproxima do final da carreira. Tendo em conta o seu profissionalismo e a forma digna com que sempre envergou a camisola do clube, os responsáveis do Benfica por certo não irão cortar-lhe as pernas. Os adeptos é que não ficarão muito satisfeitos porque vêem partir mais um jogador de qualidade e sem este tipo de jogadores não se constroem boas equipas. Só espero é que mais esta baixa no plantel seja colmatada com alguém que tenha a capacidade do argentino, algo que não é fácil e barato.

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Embate de titãs

O Portugal-Argentina desta noite tem todos os ingredientes para ser um jogo cativante. Não só porque vão estar frente a frente os dois melhores jogadores do mundo, mas também porque são duas selecções muito dotadas tecnicamente que gostam de adornar os lances e jogar para a plateia e, para além disso, nós benfiquistas, ainda vamos ter a oportunidade de ver Gaitán em acção com a camisola alvi-celeste no meio das estrelas argentinas. Mesmo sendo um jogo amigável estou em crer que ambas as equipas se vão empenhar - nestes confrontos ninguém gosta de perder, até por uma questão de prestígio - pelo que, não tenho grandes dúvidas, de que vamos assistir a um óptimo espectáculo.

terça-feira, fevereiro 08, 2011

Que linda carreira que tem pela frente

Tal como diz o director-técnico do Manchester City, não tenho dúvidas de que Fábio Coentrão é o jogador mais excitante do futebol português. Revelou-se na época passada, confirmou a sua capacidade no Campeonato do Mundo, e esta época tem dado provas de que já é um dos melhores jogadores mundias na sua posição. Quem diria que isto viria a suceder, depois de uma entrada com o pé esquerdo no Benfica e após uma breve passagem para esquecer por terras de Espanha. A verdade é que o vila-condense não pára de nos surpreender e para infelicidade de todos os benfiquistas esta deve ser a última época que envergará a camisola do nosso glorioso clube. Até que isso aconteça que nos ajude a conquistar alguma(s) das competições em que estamos envolvidos. Isso sim, seria uma saída em beleza.

Há que aumentar a tiragem dos jornais a qualquer preço

A novela à volta das contratações do Benfica vai ser um dos pratos favoritos da imprensa desportiva nos próximos meses. Hoje tivemos a rábula Nelito. Para "o Jogo", o jogador assinou na passada sexta-feira pelo Benfica enquanto o próprio desmente categoricamente essa notícia. É fácil de perceber quem de facto está a faltar à verdade. E não é certamente o jogador.

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Este quer ir-se embora

Com a entrevista que deu hoje à Sporttv, Costinha arrisca-se a ser corrido do Sporting. Se calhar é isso mesmo que ele quer. Tendo perdido espaço no clube depois da entrada de José Couceiro é capaz de já não estar lá a fazer nada.

domingo, fevereiro 06, 2011

Vitória sofrida mas justa

Num campo tradicionalmente difícil conseguimos uma vitória sofrida mas justa. Entrámos mal na partida com uns primeiros 15/20 minutos de algum desnorte, mas a partir daí fomos superiores ao nosso adversário, sendo que o golo no final da 1ª parte constituiu um tónico importante para o resto do jogo e acabou por nos dar a tranquilidade que nos vinha faltando até aí.

O único resultado possível é a vitória

Depois da excelente prestação no Dragão espera-se algo de idêntico hoje em Setúbal. Estou curioso em ver se a dupla de centrais vai continuar a revelar a mesma eficácia de 4ª feira, se César Peixoto irá continuar a encantar Jorge Jesus e se a equipa no seu todo voltará a evidenciar os níveis de confiança que tem mantido nos últimos tempos. É sabido que não podemos escorregar porque isso é entregar desde logo o título ao F.C. Porto. Os oito pontos de desvantagem para o nosso rival são muito difíceis de recuperar mas enquanto formos ganhando a esperança vai-se mantendo viva.

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Horizonte negro

Na despedida de Liedson a Naval teve a vitória na mão e deixou-a fugir ingloriamente. Ainda assim o Sporting perdeu mais dois pontos o que do ponto de vista de um benfiquista é sempre agradável. Veremos o que consegue fazer o Sporting agora que deixa de poder contar com a sua principal estrela. Ou muito me engano ou os sportinguistas não vão ter motivos para festejar nos tempos mais próximos. Mas se os tiverem que não seja nos jogos com o Benfica.

Terá Sidnei capacidade para ser um titular indiscutível no Benfica?

Com a saída de David Luiz, Sidnei perfila-se como o mais sério candidato a jogar ao lado de Luisão no centro da defesa. Já aconteceu no Dragão onde fez uma óptima exibição e certamente vai continuar a sê-lo nos próximos jogos. Se vai segurar o lugar isso é coisa para se ver lá mais para a frente. Condições técnicas tem-nas seguramente. O problema poderá estar sobretudo na parte mental, embora precise de melhorar também os aspectos tácticos onde por vezes comete erros de palmatória. Veremos o que as próximas prestações nos vão dizer sobre a capacidade do brasileiro para ser titular no Benfica.

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Um caso estranhíssimo

O que se passará com Vanessa Fernandes a quem todos auguravam uma carreira gloriosa e que de repente, sem que nada o fizesse prever, parece querer deitar tudo a perder? De facto, toda esta situação é muito estranha e a justificação da atleta para este abandono temporário (alega motivos de saúde) também não é lá muito convincente.

A azia habitual

O F.C. Porto voltou ontem a demonstrar o seu habitual mau perder com os seus jogadores a faltarem ao "flash interview". Não é a primeira vez e, por certo, não será a última. Sempre tão lestos e arrogantes quando ganham perdem facilmente a face sempre que as coisas não lhes correm de feição. Estranha-se que os analistas/comentadores da nossa praça nunca refiram este facto que é, no mínimo, uma atitude pouco digna e reveladora de uma grande falta de fair-play.

Resultado histórico

A meu ver dois factores contribuiram decisivamente para a nossa vitória ontem no Dragão: o golo madrugador de Fábio Coentrão que nos deu a estabilidade emocional de que necessitávamos, e a colocação de Hulk no centro do ataque que retirou acutilância e poder ofensivo ao jogo portista e facilitou a vida à nossa defesa.
Sem fazermos um jogo brilhante, fomos acima de tudo uma equipa solidária, irrepreensíveis em termos tácticos e revelámos uma tranquilidade que por norma não conseguimos ter quando actuamos no Dragão.
Com este resultado estão reunidas as condições para chegarmos à final da Taça de Portugal, ainda que tenhamos que ter presente que o F.C. Porto pode fazer na Luz aquilo que fizemos em sua casa. Até lá deseja-se que a equipa continue na senda das vitórias e que este resultado contribua para dar ainda mais confiança aos nossos jogadores pois vêm aí jogos muito difíceis que nos obrigam a estar ao nosso melhor nível.

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

É hoje que matamos o borrego?

O jogo desta noite frente ao F.C. Porto é mais importante do que em princípio possa parecer. Não é apenas o primeiro embate de uma meia-final mas o 3º jogo de uma série negativa com os nortenhos, sendo que o último acabou com uma goleada. É evidente que estas derrotas deixaram marcas nos nossos jogadores, mas espera-se e deseja-se que hoje eles consigam colocar isso para trás das costas e joguem aquilo que está ao seu alcance. Entrar cheios de medo é meio caminho andado para somarmos nova derrota. Por outro lado, é fundamental que Jorge Jesus saiba encontrar a estratégia correcta e não volte a inventar como é hábito em jogos decisivos. É importante sairmos do Dragão com um resultado que nos dê a possibilidade de em nossa casa resolver a eliminatória a nosso favor. Está ao nosso alcance. Saibam os jogadores e técnico acreditar que é possível.

terça-feira, fevereiro 01, 2011

Argumentação espatafúrdia

Os defensores da venda de David Luiz recorrem a todo o tipo de argumentos para justificarem a saída do brasileiro. Uma das razões invocadas e, de entre todas a mais espantosa, é o facto de o Benfica estar a apostar em jogadores de grande envergadura física, o que, segundo eles, é uma das características determinantes para se ter uma equipa de qualidade. Quem assim fala porventura deve-se esquecer que a melhor equipa do mundo, o Barcelona, é constituído maioritariamente por jogadores minorcas. Ou seja, a condição sine qua non para se ter uma grande equipa, é que os seus jogadores tratem bem a bola e dominem os aspectos tácticos e não que sejam altos e espadaúdos.

A era pós-David Luiz

A partir de amanhã iniciaremos a era pós-David Luiz. Veremos como se comporta a defesa nos próximos jogos, sobretudo na zona central, para podermos ter uma perspectiva do que ela vai ser daqui para a frente. Sidnei terá a primazia de actuar ao lado de Luisão e cedo saberemos se terá estofo e competência para ser um substituto à altura de David Luiz. Não vai ser nada fácil mas para já vou-lhe dar o beneficio da dúvida e esperar que os meus receios não se justifiquem.