terça-feira, agosto 16, 2011

Melhor o resultado do que a exibição

Podíamos ter ganho mas também podíamos ter perdido. Daí que o empate com golos acabe por ser um bom resultado. Esta equipa holandesa mostrou qualidade e tem argumentos suficientes para poder ganhar na Luz, por isso vai ser necessário muita cautela e muita determinação para não sermos supreendidos no jogo da 2ª mão.
À semelhança do que havia acontecido em Barcelos, voltámos a não conseguir segurar uma vantagem no marcador, o que não é admissível numa equipa com as responsabilidades do Benfica. Esta situação denota falta de personalidade, falta de maturidade e concentração e há que pôr cobro a isto o mais depressa possível. Não se podem admitir erros como os que hoje determinaram os golos do Twente, isto apesar do 2º golo ser antecedido de uma falta grosseira que o árbitro de baliza tinha obrigação de assinalar. Continua a haver muitas perdas de bola indesculpáveis, falhas nas marcações, demasiado espaço concedido ao jogador com bola e transições defensivas deficientes. São ainda demasiadas insuficiências para uma equipa que quer vencer as competições em que participa.

4 comentários:

bailarino disse...

Ou seja, se o árbitro calha a marcar a falta que precedeu o 2º golo já éramos os maiores?
Misturar esta exibição com a com o gil vicente é uma parvoice. o empate com o Gil foi estupidamente consentido, este foi ganho com muita luta na 2ª parte. Ainda não estamos a jogar grande *erda, mas quem é que está a 16 de Agosto?
Enfim.

Rodrigo N.P. disse...

Karadas, és dos poucos bloguistas do SLB que vejo escreverem com inteligência e conhecimento de causa, sem cair em entusiasmos infantis como é habitual nos adeptos do nosso clube (veja-se no fórum o que já se diz do Nolito, quase como se estivéssemos na presença do novo Maradona). Subscrevo totalmente esta análise. É preciso perceber que o Twente não é nenhum colosso. Se queremos ganhar títulos a exigência tem de ser maior. Mas enfim, apesar de tudo, não foi mau.

Ps: Não me lembro de ver no benfica uma nulidade tão bem paga como aquele minorca do Saviola.

Unknown disse...

Mesmo assim, apesar de muitos jogadores novos que entraram esta época, a equipa está já a demonstrar um bom futebol. O resto virá de certeza com o tempo e acredito que a tendência será sempre para melhor. Só espero é que o JJ não volte a meter-se com invenções. Podíamos ter ganho se tivesse havido maior eficácia, mas também podíamos ter perdido se na baliza não estivesse estado o Artur (alguém se lembra do nome do guarda-redes espanhol que era titular na época passada?)...

Miguel Sousa disse...

TEMOS INVENTOR: O Homem (Jorge Jesus) inventa que se farta.
Tem vindo a dizer desde o inicio da época, que agora tem mais soluções que no ano (época) passada. Se assim é porque faz adaptações?, tipo Gaitan no corredor (ala) direito, flectindo para o centro, quando este, a exemplo da época passada fazia e muito bem o corredor esquerdo, ficando o lado direito entregue a Salvio. Se na verdade quer utiliza-lo no lado direito, deixando o lado esquerdo para Nolito (que também flecte para o centro) poderá se assim o entender, fazer alternância dos dois (Ora na direita ora na esquerda).
Ao fazer esta adaptação, deixa de servir o ponta-de-lança (Cardozo) que vê-se na obrigação/contingência de vir buscar a bola ao meio campo, para poder ser útil a equipa, sendo este um jogador pesado, que não é veloz (rápido) dificilmente poderá ser útil á equipa como matador que efectivamente é (a época passada é prova disso).
Se o Sr. Inventor quer uma equipa produtiva (criativa), sem Cardozo, deverá prescindir de Axel Witsel em prol de uma equipa mais ofensiva sem invenções ou adaptações, composta do meio campo para a frente por: Javi Garcia, Witsel ou Matić (trinco), Enzo Pérez (flecte para o centro) ou Urreta (Um puro ala que faz melhor que Jara o lado[ala] direito), Pablo Aimar ou Bruno César no meio, Gaitan no lado esquerdo (onde rende mais e como tal mais útil à equipa), Nolito ou Urreta (adaptado) depois no ataque Nolito (centro esquerda) e Saviola (centro direita), jogando assim no esquema 4X4X2. De salientar no ataque ao contrário do que dizem, tem alternativas bastante válidas (Nelson Oliveira, Óscar Cardozo e Rodrigo), sem contar ainda com Jara (muito batalhador) e Rodrigo Mora que não conseguiram ou dificilmente conseguem lugar neste “Benfica 2011/2012”.
Para segurar o resultado e segurar o jogo a meio campo prescindindo da criatividade, terá que contar em definitivo com o excelente jogador que é Axel Witsel.
Em resumo uma equipa com claramente mais soluções que a época passada não tem necessidade de acabar os jogos a sofrer ou com a angustia de perder o desafio (Gil Vicente e Twente). SEM INVENÇÕES CONSEGUIREMOS SAIR VITORIOSOS EM QUALQUER JOGO OU EQUIPA QUE ENFRENTAR-MOS.