sexta-feira, abril 29, 2011

A falta de sentido crítico dos benfiquistas

Chega a ser confrangedor a falta de sentido crítico dos meus camaradas benfiquistas. Basta ler os comentários que aqui são feitos àquilo que vou escrevendo, para se perceber que, para esta gente, quem critica o que de mal se vai passando no clube não merece ser benfiquista. Devia, isso sim,  ser excomungado por desrespeitar a instituição Benfica. Se dependesse deles, o meu blog, ou outro parecido, seria, sem mais demoras, banido da blogosfera.
Há aqui uma evidente contradição no discurso desta gente. Adeptos que não se cansam de apregoar aos sete ventos que o nosso clube é o melhor do mundo, parece não lhes fazer mossa os resultados negativos que vamos acumulando, ao longo dos anos, nas várias modalidades. Custa-me a entender que se contentem em ganhar competições menores e que isso constitua um feito que lhes merece o maior dos destaques, enquanto que, ao invés, assistir ao acumular de títulos por parte do nosso principal rival não lhes faça perder o sono. Que me perdoem caros consócios mas isto complica-me com o sitema nervoso. Bem sei que muita desta malta são miúdos que raramente viram o clube conquistar títulos, mas felizmente que ainda sou daquele tempo em que o Benfica era o líder incontestado na maioria das modalidades. Daí que tenha dificuldade em conviver com a derrota e me doa profundamente ver o meu clube ser ultrapassdo pelo F.C. Porto, como o maior clube de Portugal. Aqueles que se acomodam a esta situação é que desrespeitam o verdadeiro Sport Lisboa e Benfica e o seu glorioso historial.

5 comentários:

Gandaia disse...

mas tu acompanhas as modalidades?

É que não parece.

Gostava de saber que competições menores são essas a que tu referes.

Desde 2005:

Andebol - 1 campeonato, 2 taças da liga e 1 supertaça.

Basquetebol - 2 campeonatos,2 supertaças e 1 taça hugo dos santos (taça da liga).

Futsal - Campeão europeu, 3 campeonatos, 2 taças de portugal e 3 supertaças.

Hóquei - 1 taça de portugal e 1 supertaça.

Voleibol - 1 campeonato e 3 taças de portugal.


São 25 títulos em 5 modalidades desde 2005.

Há que ser exigente mas perceber o contexto de cada modalidade.

O que tu fazes é a crítica parva e demagógica. O Benfica perde e não tem estofo.

Já este ano conquistámos 5 títulos e lutamos ainda por mais 11 títulos.

Manuel disse...

1. O Benfica não joga sozinho. Joga contra outros clubes. O Benfica não pode vencer sempre e muito menos vencer tudo. A competência não é um exclusivo do Benfica.

2. Muitos clubes utilizam tácticas e estratégias que têm a ver com aliciamento de agentes desportivos. Prática essa que em certos casos já se prolnga há dezenas de anos.

3. Só um imbecil ou um ignorante crónico critica empresas por serem comidas e não conseguirem conquistar contratos nas zonas geográficas controladas pela Máfia italiana. Não conseguindo, assim, concorrer com ela. E dou este exemplo extremo, pois certas pessoas mesmo assim têm dificuldade em entender o que se passa.

4. O que são competições menores? É a primeira vez que oiço alguém falar em competições menores e maiores? Quem decide o "tamanho" de uma competição? Os críticos frustrados? E porque razão de repente se começou a falar em competições menores? Para dar maior crédito e argumentação à vossa sede de crítica?

5. O Benfica tem vindo a crescer a pouco e pouco. O segredo do sucesso está no pouco a pouco. Temos de dar tempo ao tempo.

Dizer mal por dizer mal e estar sempre a criticar é, em geral, contraproducente e quase sempre negativo. Assim como não se educa uma criança criticando-a, mas sim incentivando-a, acontece o mesmo com o Benfica. Mas existe sempre gente estúpida que nem isso consegue entender.

Manuel disse...

O problema de muitos benfiquistas, idiotas ou não, é que não conseguem entender que os tempos mudaram, a realidade mudou, e continuam a olhar para a história do Benfica como se pergaminhos dessem vitórias. NÃO DÃO. Acordem. Lá por o Benfica ganhar muito antigamente não significa que agora faça o mesmo.

O clube bateu no fundo e leva muito tempo a levantá-lo. Irá lá, está melhor do que há dois ou três anos, mas leva tempo. Dez anos neste contexto não são nada.

Como dizem os chineses, uma grande caminhada começa com um primeiro passo. E outro a seguir, e mais outro, e assim sucessivamente.

Carlos Miranda disse...

3 excelente comentários!! Parabéns aos 3!

A'guia de Santo Tirso disse...

Quando e' que deixam de ser pseudo intelectuais do desporto ,e sempre com criticas negativas, e passam a ser Benfiquistas , que apoiam sempre , para bota-abaixo ja' bastam os outros e os media.Vao la' para dentro fazer melhor , frustrados.