segunda-feira, novembro 29, 2010

Guardiola passou por cima de Mourinho sem dó nem piedade

Saíram frustradas as expectativas de um grande jogo. Foi um jogo jogado em apenas metade do campo em que o Real Madrid acabou por ser trucidado por um Barcelona simplesmente demolidor. Foi uma derrota humilhante, não só pela goleada, mas pelo banho de futebol que os madrilenos levaram. Mourinho sai ferido no seu orgulho e vai levar muito tempo a digerir uma derrota que foi até agora a mais expressiva na sua carreira. E ainda por cima frente ao grande rival. Não lhe queria estar na pele.

No fim que ganhe o melhor

Hoje todos os caminhos vão dar a Barcelona. O jogo dest noite é porventura um dos jogos mais aguardados do ano, não só porque estão em compita as duas melhores equipas do mundo mas provavelmente também os dois melhores treinadores do mundo. Seja qual for o resultado, o que se deseja é um jogo fantástico com muita emoção à mistura e de preferência sem casos. É que este é um daqueles embates em que a verdade desportiva não pode ser atraiçoada. Para bem do futebol.

domingo, novembro 28, 2010

Cumprimos o objectivo

Não foi uma exibição de encher o olho mas fizemos o suficiente para garantir a vitória. Nota-se ainda muita falta de confiança, algumas falhas de concentração que, mais uma vez, permitiram um golo ao adversário, mas no cômputo geral a equipa teve uma atitude positiva e obteve um triunfo justo que não merece contestação.
De salientar, o golo fabuloso de Cardozo numa execução ao nível dos jogadores de eleição (tivesse ele um pé direito ao nível do esquerdo e outro galo cantaria).
Com os três pontos no bornal afastámo-nos do Sporting e reduzimos a diferença para o F.C. Porto. Quer isto dizer que em termos classificativos as coisas melhoraram. Óptimo. Veremos o que nos trazem as próximas jornadas.

Apesar de tudo foi positivo

Não foi o resultado que mais nos interessava, mas ainda assim foi um bom resultado porque implicou a perda de dois pontos para o Sporting, o que nos permitirá, caso ganhemos em Aveiro, aumentar a vantagem para cinco pontos relativamente ao nosso rival da 2ª Circular. Por outro lado, a redução da diferença para o comandante também se pode traduzir num factor de motivação extra para os nossos jogadores no jogo desta tarde. Oxalá que isso os moralize pois a vitória é absolutamente essencial, não só para elevar os níveis de confiança da equipa mas, mais importante, consolidar o 2º lugar no campeonato.

sábado, novembro 27, 2010

O que mais nos convém

No jogo desta noite o melhor resultado para nós seria a derrota do Sporting uma vez que já estamos arredados da luta pelo título. E o 2º lugar reveste-se de toda a importância pelas razões que todos sabemos e que é escusado nomear. Triste sina a nossa que, exceptuando a época passada, passamos a vida a lutar por lugares secundários. Quem comete erros sujeita-se a este tipo de engulhos. E nós temo-los cometido em demasia.

O que se passa com o Benfica?

"Quais as semelhanças entre Portugal e o Benfica nesta altura? Sem grande esforço, identifica-se várias. À cabeça está a situação em que o País como o clube se encontram. Ambos avançam numa caminhada repleta de falhanços, de maus planeamentos, de decisões erradas, de lógicas imediatistas em que o curto-prazo se sobrepôs à visão com futuro.
Um e outro criaram sonhos e fomentaram ilusões que desabaram no confronto com a crueza da realidade, gastando o que tinham e o que não tinham. Os dois alavancaram a esperança e assassinaram-na com as próprias mãos. Portugal e Benfica são duas faces da moeda do novo-riquismo que conduziu ao desvario, que agora apresentou a factura. Dir-se-á que exagero e que enveredo por uma atitude derrotista. Não se trata disso. Reconhecer a verdade é doloroso mas constitui o primeiro passo para a compreensão dos factos. Amo o meu país e nunca escondi a paixão pelo Benfica.
Desejo o melhor para os dois e procuro não me enfiar na areia quando o momento exige que a ponderação se instale e a acção regeneradora se desencadeie. Não alinho nos oportunismos de ocasião, que fomentam climas oposicionistas sem substância nem sentido e desencadeiam os instintos simplistas e estéreis que só sabem atribuir culpas e ver no corte de cabeças as soluções para os problemas, ocultando ambições e interesses de natureza estritamente pessoal. Na hora das dificuldades, desembainhar a crítica, pô-la a ferver e enveredar pelo ataque é manobra fácil, conveniente e até cobarde
(...)O caso do Benfica é estranho. Viveu a euforia de ser campeão na época passada mas neste ano parece que a sua equipa não é a mesma.
A verdade é que, com excepção de dois jogadores, todos os outros se mantêm. Também o comandante não mudou. Por muito influentes que fossem os atletas vendidos, houve substituições e muito dinheiro investido. Serviu para pouco. Há quem atribua à má planificação da época o comboio de malogros. Talvez assim seja. Mas é importante que, ao contrário do País, a sensatez impere e, em vez de uma fuga para a frente sem rumo, se comece a organizar o futuro. Tal como Sócrates, só por milagre Jorge Jesus não está a prazo. L.F. Vieira certamente intui isso, e teve a prova de que o dinheiro não resolve tudo. Ao contrário do primeiro-ministro, tem de saber fomentar a união entre benfiquistas. É nos dias de tempestade que se mede a têmpera dos homens".

José Eduardo Moniz
CM

sexta-feira, novembro 26, 2010

Preocupante

Que David Luiz está a jogar incomparavelmente menos do que acontecia a época passada, isso é um facto indesmentível. Que a equipa vai ficar incomparavelmente mais fraca com a sua eventual saída, em Janeiro ou no final da época, isso é outro facto insofismável. Imagine-se o que será o eixo central da defesa com a inclusão de Sidney, se o brasileiro sair já nesta abertura do mercado. Por agora nem me atrevo a pensar, porque ou muito me engano ou a derrocada atingirá proporções ainda maiores do que aquela que temos vindo a assistir

Como se previa

Como era de prever aí está LFV a sacudir a água do capote. Ao dizer que Jorge Jesus teve o plantel que quis, LFV atira para cima do treinador a responsabilidade do fracasso desta época que culminará, inevitavelmente, com o seu despedimento antes ou no final da época. Só quem não conhecesse a forma de estar do presidente poderia ficar surpreendido com estas palavras. Quando as coisas correm bem LFV é expedito em aparecer como o obreiro das vitórias. Quando as coisas correm mal a responsabilidade nunca é dele. Por aqui se vê o carácter deste presidente.

quinta-feira, novembro 25, 2010

Para quando as explicações devidas?

Curiosa a atitude de LFV que só "aparece" quando as coisas correm bem ou quando os árbitros prejudicam o clube. Nessas alturas temos o nosso presidente a dar 350 entrevistas em tudo o que é orgão de comunicação social. Ao invés, quando os resultados desportivos são desfavoráveis, LFV remete-se a um silêncio ensurcedor que incomoda. Os adeptos querem e exigem explicações por aquilo que se está a passar. Não foram os adeptos que pré-anunciaram grandes triunfos para esta época, inclusivé a possibilidade da conquista da Liga dos Campeões. Foi LFV e o treinador que prometeram o céu. Infelizmente, em vez de céu temos tido um inferno do qual não nos livraremos tão depressa. Convinha por isso que LFV nos esclarecesse o porquê de semelhante calvário. Razões não devem faltar. E os adeptos estão sedentos de saber quais são.

Há quem se esqueça das promessas feitas

"jesus - não o profeta de deus mas, nos dias que correm, do terreno luís filipe vieira - anunciou há um par de meses três boas-novas, não só a todos os seus prosélitos como ao mundo.

a saber:

- a reconquista do principal campeonato do futebol português;

- uma carreira brilhante na 'champions', que, até, poderia vir a culminar com a sua conquista;

- vencer a 'taça de portugal';

quanto ao primeiro estamos conversados.

no que respeita ao terceiro, aguardemos.

falando do segundo.

com o é que é possível uma prestação tão pouco conseguida frente à modesta equipa israelita do 'hapoel'?...

vinte e um cantos contra dois!

a equipa da casa concretiza, em golos, três remates dos cinco que conseguiu fazer à baliza de roberto!!!

se durante a primeira parte ainda poderíamos levar à sorte do jogo o desfecho marginal desfavorável com que a mesma terminou, na segunda foi simplesmente incompreensível a postura da equipa benfiquista.

sem saber, pouca chama, nenhuma alma.

deixo as razões profundas para este fracasso mais aos especialistas da mente do que aos muitos mestres da táctica que por cá pululam".
http://www.antonioboronha.com/

quarta-feira, novembro 24, 2010

Precisamos de novas caras à frente do clube

Sermos goleados por uma equipa da 3ª divisão europeia é mais uma machadada no nosso historial glorioso. A equipa está completamente desfeita mentalmente, precisa de um abanão, e não é com este treinador que as coisas vão melhorar. O ainda treinador do Benfica passou do céu ao inferno em apenas um par de meses e a culpa não é só dele. LFV é o principal responsável e devia assumir que já não tem condições para estar à frente do clube. Foi importante na recuperação económica do clube mas é chegada a hora de dar lugar a outros.

Assim não

Retrato do Benfica na 1ª parte: equipa sem personalidade, demasiado apática, muito macia e sem poder de fogo, um sem número de livres e cantos a favor e apenas um lance de perigo. Ambição e garra precisam-se para a 2ª parte se querem virar o resultado desfavorável.

Jorge Jesus sob grande pressão

Jorge Jesus tem esta noite uma cartada decisiva pela frente. Em caso de derrota e de eliminação prematura da Liga dos Campeões, o seu futuro no Benfica fica muito tremido. A grande empatia que parecia existir entre ele e os jogadores esfumou-se, o mesmo se verificando relativamente aos adeptos. Acresce ainda que LFV precisará de encontrar um bode expiatório para os maus resultados. E esse alguém, tal como tem sucedido noutras ocasiões, será a figura do treinador. Tão certo como 2+2 serem 4.

terça-feira, novembro 23, 2010

Vai exigir-nos muita competência

Os antecedentes não são nada favoráveis uma vez que só muito esporadicamnte vencemos fora nas competições europeias. Tendo em conta tal historial é de prever que o jogo de amanhã não vá ser nada fácil, até porque o Lyon ganhou em Israel com muita dificuldade e o Shalke só não perdeu porque a sorte os acompanhou. Confirma-se assim que os israelitas não são nenhuns coitadinhos e, para além disso, convém relembrar que a nossa última experiência em Israel se saldou por uma derrota. Tudo isto somado dá-nos um pequeno panorama do que nos espera amanhã.

Aimar toca na ferida

"Com saída de jovens com potencial é dífícil vencer a Champions", Aimar dixit. Eu acrescentaria que com a saída desses jogadores ficámos também privados de podermos conquistar o campeonato. Os erros pagam-se caro e LFV cometeu-os em demasia. E não menciono as contratações falhadas porque, nesse particular, também houve dedo de Jorge Jesus e Rui Costa.

segunda-feira, novembro 22, 2010

Sorteio favorável

O sorteio da Taça da Liga foi-nos bastante favorável. Recebemos os adversários mais fortes na nossa casa o que significa que não nos podemos queixar. Por isso, outro resultado que não seja o apuramento para a fase seguinte é um péssimo resultado. E sendo que esta é uma das poucas competições que podemos ganhar há que procurar vencê-la para atenuarmos, se é que há atenuantes, a péssima campanha que estamos a fazer no campeonato.

domingo, novembro 21, 2010

Em Janeiro teremos a prova dos nove

No que parece uma clara estratégia para vender jornais, os desportivos não se cansam de apontar possíveis contratações do Benfica no mercado de Janeiro. Apesar dos desmentidos dos responsáveis encarnados, os jornais continuam a insistir. Insistem, insistem e voltam a insistir. Não sei quem tem razão, mas em Janeiro ver-se-á quem andou a mentir.

sábado, novembro 20, 2010

Não devia ser permitido

Fim-de-semana sem Benfica, é fim-de-semana desperdiçado. E a 4ª feira ainda tão longe. Que grande chatice.

sexta-feira, novembro 19, 2010

Jorge Jesus perde margem de manobra nas contratações

"Luís Filipe Vieira já prepara 2010/2011, em moldes muito diferentes daqueles que nortearam a política de contratações desta época.
No fundo, segundo apurou o CM, o presidente dos encarnados voltará a assumir toda a preponderância na contratação de reforços, rodeando-se, novamente, de pessoas da sua confiança, os empresários Jorge Mendes e Giuliano Bertolucci, em cujos conhecimentos no mercado se apoiou na temporada transacta, na qual o Benfica se sagrou campeão.
O título e a relativa facilidade com que Jesus colocou em plano secundário o FC Porto levaram Vieira a dar total autonomia ao treinador, mas os resultados actuais fizeram--no repensar, e tal deixará de suceder.
Ao contrário da dupla Bertolucci Mendes, que proporcionou, separadamente, a vinda para a Luz de jogadores experientes como Aimar, Saviola e Luisão ou jovens talentos como Ramires, Javi García ou Fábio Coentrão, o treinador exasperou o presidente com investimentos em reforços como Éder Luis, Airton, Júlio César, Fábio Faria, Jara e Rodrigo, que nada de novo trouxeram ao plantel. Apenas Gaitán começa a dar um ar da sua graça.
Com a equipa a dez pontos do FC Porto na Liga, mas na antecâmara da passagem aos oitavos-de-final da Champions, Vieira hesita nos timings das contratações. Como o CM noticiou oportunamente, o líder da SAD negociou pessoalmente, em Lisboa, a contratação do argentino Funes Mori e estuda outros reforços. Contudo, o resultado com o Hapoel deverá determinar se há aquisições em Janeiro ou na próxima época".

CM

quinta-feira, novembro 18, 2010

Ou sim ou sopas

Num dia um mesmo jornal diz que o Benfica só contrata jogadores a custo zero, para no dia seguinte dizer que estamos em vias de fazer um esforço financeiro para contratar pelo menos dois jogadores. Vá lá um tipo entender esta imprensa escrita.

quarta-feira, novembro 17, 2010

Vitória épica

Ai, Portugal, Portugal se jogasses sempre assim! Goleada histórica frente ao campeão do mundo em título, mesmo num amistoso, não está ao alcance de qualquer selecção. Foi um Portugal estonteante, a lembrar outros tempos, mormente em fases finais de Europeus e Mundiais, aquele que vimos esta noite. Não sei se o mérito cabe a Paulo Bento nesta viragem de 180º relativamente ao que esta selecção vinha jogando com Carlos Queirós, porque na verdade isso é o menos importante. O que importa realçar é a excelência do futebol praticado pelos nossos jogadores que tiveram momentos mágicos de puro deleite (aquele golo anulado a Cristiano Ronaldo é um crime lesa futebol) e que há conta disso irão permitir que os portugueses se reconciliem com a selecção. Esta goleada merecia ter tido um estádio repleto uma vez que não é todos os dias que a selecção se exibe a este nível. Mas se hoje não encheu, por motivos que se compreendem, estou em crer que no próximo jogo em casa isso irá acontecer, porque depois desta jogatana o povinho vai estar sedento de ver a selecção actuar. Quanto mais não seja porque tem receio de perder a repetição de uma exibição como a desta noite.

Contratações milionárias sem critério obrigam ao fechar da torneira

Segundo rezam os jornais, aproximam-se tempos de vacas magras no Benfica. Como o dinheiro não abunda LFV já definiu a estratégia para a próxima época: jogadores de qualidade mas a custo zero. O problema é que jogadores desses habitualmente estão sob contrato e os poucos que estiverem livres não faltarão clubes interessados nos seus serviços e com maior poderio financeiro do que nós. Significa isto que tudo se conjuga para mais um ciclo de travessia no deserto no que diz respeito a resultados desportivos. Quem deve sorrir de satisfação é Pinto da Costa que não vai ter que se aplicar muito para que o F.C. Porto continue na crista da onda e a papar campeonatos uns atrás dos outros. Nada a que nós benfiquistas não estejamos habituados.

terça-feira, novembro 16, 2010

Já vimos a equipa fazer bem melhor

O basquetebol do Benfica entrou a perder na fase de grupos do Eurochallenge, um resultado normal tendo em conta que jogámos fora e o adversário é o mais cotado do grupo Independentemente disso, quer-me parecer que estamos menos consistentes do que nas duas últimas épocas. Este facto prende-se, na minha óptica, com a perda de João Santos, que era o nosso melhor lançador, e ainda com o valor dos novos estrangeiros que está uns furos abaixo dos que por cá passaram nos últimos anos. Aliás, o descalabro de domingo é revelador disso mesmo. Esperemos que a equipa consiga ganhar estabilidade e a qualidade que nos fizeram ganhar os dois últimos campeonatos. E para que isso suceda é bem provável que tenhamos de trocar de americanos.

domingo, novembro 14, 2010

É o que se pode arranjar

Conseguimos a primeira goleada no campeonato, mas mesmo assim mostrámos que estamos muito longe do que fomos a época passada. Equipa pouco compacta, que dá enormes espaços a defender e que tem pouco poder de choque, vai tentando atenuar os maus resultados que tem vindo a coleccionar. Na luta pelo 2º lugar, que é tudo aquilo a que podemos ambicionar, ganhámos mais 3 pontos ao Sp. Braga e respondemos às vitórias de Sporting e V. Guimarães. Face ao que nos espera, podemos considerar que tivemos uma jornada produtiva.

Debilidade psicológica incompreensível

Cada vez que jogamos com o F.C. Porto, em casa deste, seja em que modalidade for, espera-se sempre uma derrocada. Foi mais uma vez o que aconteceu, desta feita no Basquetebol. Eu ainda gostava de perceber o porquê desta debilidade mental das nossas equipas sempre que enfrentam o F.C. Porto. Não há psicólogos no clube que travem esta ansiedade e trabalhem e desenvolvam a auto-confiança desta gente? É que quanto maior for a auto-estima mais bem equipados estaremos para lidar contra as adversidades, mais resistiremos à pressão de sucumbir ao desespero ou à derrota. Com estes níveis de confiança é que não podemos continuar, pois entrar em campo derrotados é meio caminho andado para o desaire.

sábado, novembro 13, 2010

Um esclarecimento que é devido

Aspecto que me irrita profundamente em Jorge Jesus é a resignação que se apodera dele quando a equipa está a perder, absolutamente contrária à gritaria, aos saltos incontrolados, à furia, aos insultos que profere aos seus jogadores quando está a ganhar. Esta é uma pergunta que algum jornalista lhe devia colocar por forma a nós tentarmos perceber a razão desta estranha transformação.

sexta-feira, novembro 12, 2010

Ilusões

LFV está convencido que tem um dos plantéis mais valorizados da Europa. Engana-se. Para além de Fábio Coentrão e David Luíz pouco mais tem para vender por valores que signifiquem um elevado encaixe financeiro. Quanto muito Luisão e Cardozo, mas estes por valores bem mais baixos. Quanto ao resto só a preço de saldo. E pelo andar da carruagem, nos próximos anos, ninguém vai dar um tusto pelos nossos jogadores tal o abaixamento de qualidade do nosso plantel

quinta-feira, novembro 11, 2010

De olhos bem fechados

"Já aqui tinha vertido umas lágrimas pelo (meu) Benfica. Eu, que sou um mero simpatizante (desde o berço), e que vejo hoje fundamentalismo de sócios frescos, que nunca percebi que gostassem de futebol. O que me preocupa não é (só) a equipa jogar mal. O que me preocupa não é só a fragilidade, a mavieza, o castelo de cartas da formação principal. O que me preocupa não é só a evidente falta de banco, que faz tremer os adeptos sempre que é necessária uma substituição. O que me preocupa não é só a perda de cabeça de veteranos e jovens. O que me preocupa não é estarmos a meio da época, e a equipa ainda andar a recuperar de mazelas. O que me preocupa não é a falta de promoção de mais jovens valores nacionais, sobretudo quando as estrelas de fora são páldas, demasiado pálidas.
O que me preocupa mesmo é a cegueira dos que arranjam desculpas para este estado de coisas, ou a irresponsabiliddae dos que atribuem os nossos males a conspirações externas.
Para curar a doença, é olhar para ela".

Nuno Rogeiro
Sábado

Deixem de ter atitudes de meninos mimados

Luis Nazaré, líder da Assembleia Geral do Benfica, teceu esta semana algumas críticas a JJ e à qualidade do plantel. Tal e qual como muitos meninos das nossas escolas, que quando são repreeendidos se sentem permanentemente injustiçados, os jogadores encarnados reagiram mal às palavras do dirigente. Parecem umas flores de estufa estes nossos jogadores, que convivem mal com as críticas e se comportam como meninos mimados sempre que alguém faz um reparo à sua prestação desportiva. Tivessem eles outro empenho e atitude nos jogos, e talvez nesta altura a classificação no campeonato fosse outra. Essa é que é a grande verdade. O melhor que eles têm a fazer, se tivessem um pingo de vergonha na cara, é entregarem-se de alma e coração ao clube que lhes paga principescos honorários, em vez de se lamuriarem por tudo e por nada e atirarem para cima de outros muita da responsabilidade que só a eles lhes cabe.

quarta-feira, novembro 10, 2010

O que vai na cabeça de LFV?

Os jornais vêm referindo a possibilidade de haver jogadores do Benfica que poderão sair em Janeiro. E, provavelmente, não andarão longe da verdade. Ou muito me engano, ou vamos assistir a um rápido desmantelamento da equipa campeã. Depois de Di Maria e Ramires, irão seguir-se Fábio Coentrão e David Luiz e, quem sabe, mais um ou outro jogador dos chamados imprescindíveis. Se não for já em Janeiro seguramente irá acontecer no final da época. É caso para perguntar, como é que alguém responsável que até há bem pouco tempo dizia que queria construir uma equipa que fosse campeã vários anos consecutivos, e inclusive chegou a afirmar que ganhar a Liga dos Campeões estava nos horizontes do clube, consegue fazer uma enormidade destas? Será que pretendemos que o F.C. Porto venha a ter um novo ciclo de cinco ou mais anos de hegemonia do futebol português? Será que vamos voltar a um passado recente em que andámos a discutir 4ºs e 5ºs lugares no campeonato? A ser assim, mais vale demitir-se e dar lugar a um presidente com outra ambição e outro sentido de responsabilidade.

terça-feira, novembro 09, 2010

JJ com vida complicada

JJ começa a perder margem de manobra. Se os resultados não aparecerem de pouco lhe vale ter sido campeão a época transacta. As asneiras têm sido mais do que muitas pelo que JJ não tem que se queixar. Teve papel preponderante na desastrosa preparação da época, perdeu humildade e ganhou uma arrogância desmesurada, tem falhado na estratégia e nas opções tomadas em vários jogos decisivos e, ao que consta, está a perder a confiança dos jogadores, isto já para não falar dos adeptos que também começam a contestá-lo. Ele que se cuide porque a continuar assim a sua permanência na Luz estará fortemente ameaçada. E não terá a solidariedade de LFV que como sabemos é mestre em sacudir a água do capote.

segunda-feira, novembro 08, 2010

E agora?

Com a derrota de ontem o campeonato ficou entregue. O F.C. Porto já pode encomendar as faixas de campeão porque, numa Liga como a portuguesa, é impossível perder 1o pontos de vantagem. Ao Benfica resta-lhe lutar pelo 2º lugar e, de alguma forma, tentar apagar a péssima imagem que tem dado desde o início do campeonato. Para além disso, é fundamental começar desde já a preparar a próxima época procurando não repetir os erros de palmatória cometidos na preparação desta. Este para mim é o principal problema dado que os responsáveis do meu clube têm dado sobejas provas de incompetência apesar de LFV estar convencido que é um expert em futebol. Por outro lado, Rui Costa tem-se revelado uma profunda desilusão e tem contribuído em grande medida para o estado em que nos encontramos. Muito simpático, possuidor de grande carisma junto dos adeptos, mas não mais do que isso. O seu cargo exige competência e isso é coisa que ele não tem demonstrado.

domingo, novembro 07, 2010

Invenções dão nisto

Inteligência é coisa que não abunda na cabecinha de JJ. Invariavelmente, em jogos decisivos, o nosso querido treinador dá-lhe para inventar. E sempre que isso sucede o Benfica não só perde, como não joga nada e é humilhado. Devia haver uma regra no clube que impedisse JJ de comandar a equipa nestes jogos, uma vez que está provado que o homem bloqueia e não consegue ter um pingo de discernimento. E percebe-se porquê: foram muitos anos a trabalhar em equipas cujo único objectivo era não perder e, talvez por isso, ainda não tenha percebido que a abordagem ao jogo numa equipa grande tem que ser substancialmente diferente, mesmo quando se joga contra um adversário da sua igualha ou mais forte e no campo deste. Poderia ao menos ter aprendido com os erros cometidos em situações semelhantes. Mas não. JJ deve ter um lado masoquista que o leva a repetir os mesmos erros, o que pouco me importaria, não fosse o caso de ser ele o treinador do meu clube.

Entrada com o pé esquerdo

No primeiro dos derbies deste fim-de-semana, entre Benfica e F.C. Porto, o meu clube perdeu. No Hóquei, é vira o disco e toca o mesmo. São cinco de cada lado e no final ganha sempre o F.C. Porto. Provavelmente terá faltado a força mental que é determinante nestes jogos. Não tendo a certeza se foi isso ou não, uma coisa eu sei: já chateia ver sempre os portistas a ganharem nesta modalidade.

sábado, novembro 06, 2010

Que marque também com a camisola encarnada vestida

Um terço dos golos de Fábio Coentrão no campeonato foram obtidos no Dragão. Esperemos que continue com esta veia goleadora porque amanhã vamos precisar de toda a inspiração posível para sairmos do Dragão com um resultado positivo que, no meu entender, tem de ser a vitória. Mas não podemos viver apenas da inspiração. Precisamos também de inteligência, arreganho e força mental. Só a conjugação de todos estes factores nos podem permitir alcançar aquilo que todos nós benfiquistas desejamos.

sexta-feira, novembro 05, 2010

Prioridades

Este fim-de-semana vai ser uma barrigada de jogos entre Benfica e F.C. Porto. É no futebol, no andebol e no hóquei. Que me desculpem o pessoal das modalidades ditas "amadoras", mas a acontecer uma vitória que seja no futebol. Se for nas três tanto melhor. Mas a vitória no futebol é prioritária porque sem ela a conquista do campeonato já era.

quinta-feira, novembro 04, 2010

Muito estranho

Ficámos hoje a saber que o Benfica, na época 2009/2010, apesar das transferências milionárias, apenas realizou mais-valias de 18 milhões, ainda que neste exercício só tenha sido registada parte da alienação do passe de Di Maria. Faltou dizerem qual a parte que está contabilizada para nós termos uma ideia dos "excelentes" negócios que fizemos. É que não deixa de ser estranho que, num ano em que somos campeões e alienámos passes de jogadores por uma pipa de massa, a SAD dê prejuízo.

quarta-feira, novembro 03, 2010

Que grande jogador!

Não sobram adjectivos para qualificar Fábio Coentrão. Quem diria que este menino que saiu e retornou ao Benfica pela porta pequena, se tenha em tão pouco tempo tornado no jogador que é hoje. Penso que não há nenhum benfiquista que não tenha ficado surpreendido por esta ascensão meteórica do miúdo de Caxinas. E JJ é, sem sombra de dúvida, o principal responsável pelo seu desabrochamento enquanto jogador. Hoje por hoje, é provavelmente um dos melhores laterais da Europa, quiçá do Mundo, e dada a sua juventude e margem de progressão vai continuar a sê-lo por muitos e bons anos, assim as lesões não o apoquentem. Mas como em tudo na vida não há bela sem senão. O senão é que a sua qualidade futebolística está a despertar a cobiça dos grandes clubes europeus, o que significa que, a breve trecho, talvez já na próxima época, o Benfica deixe de poder contar com o seu contributo. E isto é algo que os benfiquistas não desejam.

terça-feira, novembro 02, 2010

Cheguei a assustar-me

Depois de 75' de esplendor são incompreensíveis aqueles 15' finais. Claro que o mais importante, que era a vitória, foi conseguido. Mas acabar por vencer apenas pela margem mínima, depois do futebol praticado em grande parte da partida, acaba por ser frustrante. Uma equipa com ambições não pode ter desconcentrações desta natureza. Definitivamente não pode. Roberto que tão bem havia estado nos últimos jogos, resolveu voltar a borrar a pintura, revelando uma fragilidade psicológica inadmissível. Que isto tenha servido de aviso para o jogo do Dragão onde estamos impedidos de perder pontos.

Estes não perderam o hábito de ganhar

O Basquetebol lá vai continuando a dar-nos alegrias. Ontem frente ao principal rival, numa final renhida, conquistámos o primeiro troféu da época. Que isto seja um bom prenúncio para o resto da época é o que se deseja.

segunda-feira, novembro 01, 2010

A semana de todas as decisões

Amanhã começa a semana de todas as decisões no Benfica. Precisamos de um treinador e de jogadores à altura deste grande desafio pois é nestes momentos que se vê a força e a qualidade de uma equipa. Se fracassarmos iremos ter um resto de época deprimente. Se sairmos vitoriosos reacende-se a esperança e voltaremos a sonhar.