quarta-feira, setembro 29, 2010

Triste realidade

O resultado da política desportiva de LFV está à vista: uma equipa banal e sem estofo para estas andanças. O Benfica actual não tem qualidade técnica, apresenta uma condição física a roçar o zero e uma capacidade psicológica incapaz de superar situações adversas. Habituem-se os benfiquistas porque aquilo que vimos hoje vai-se repetir ao longo da época. Para os mais esquecidos é bom lembrar que este é o plantel mais caro da história do Benfica que em nove jogos já somou cinco derrotas, um "feito" que nos devia encher de vergonha. Será que os optimistas ainda veem uma luz ao fundo do túnel?

Nada de invenções

Parece que JJ se prepara para fazer alterações na equipa por causa do poderio físico dos alemães. Convém lembrar ao treinador encarnado que não é por ter jogadores baixos que o Barcelona e a selecção espanhola deixam de ganhar. Já tivemos uma má experiência em Liverpool por causa das suas invenções. Esperemos que isso não se repita hoje.

segunda-feira, setembro 27, 2010

O sorteio da Taça de Portugal

Se todos os adversários fossem como o Arouca, a Taça de Portugal era nossa. A chatice é que não são.

domingo, setembro 26, 2010

Metemos uma lança em África

Ganhar alguma coisa ao F.C. Porto, no hóquei em patins, é digno dos maiores elogios mesmo que tenha sido apenas uma Supertaça. É pena é não conseguirmos transportar estas vitórias também para o campeonato. Pode ser que esta conquista seja moralizadora e consigamos matar o borrego este ano.

sábado, setembro 25, 2010

Tanto desperdício

Complicámos a nossa vida tantas foram as oportunidades desperdiçadas. Não fosse Fábio Coentrão e não tínhamos saído com os três pontos. Quem ambiciona o que nós ambicionamos não pode ter tantas falhas na finalização, algumas delas dignas de miúdos da formação. De resto, Gaitán fez o seu melhor jogo desde que está em Portugal e Roberto nem parece o mesmo, enquanto a arbitragem continua a fazer vista grossa a faltas dentro da área dos nossos adversários, escamoteando-nos penáltis atrás de penáltis. Começa a ser demais. Na próxima jornada com o Sp. Braga mais um embate para mostrarmos até que ponto estamos dentro do campeonato.

Obrigatório ganhar

Frente a um Marítimo longe de outros tempos temos a obrigação de ganhar. Até porque não nos resta outra hipótese. Com nove pontos desperdiçados, a perda de mais pontos significaria o deitar da toalha ao chão relativamente à reconquista do título. E o F.C. Porto, ainda não é desta que vai escorregar.

quinta-feira, setembro 23, 2010

Mais um com o rei na barriga

André Villas-Boas continua a não desperdiçar nenhuma oportunidade para dar bicadas no Benfica. Hoje foi por causa das recentes declarações de Vitor Pereira por este ter considerado que Olegário Benquerença nos prejudicou em Guimarães. Amanhã será por outro motivo qualquer. A verdade é que em todas as conferências de imprensa ele tem inevitavelmente de fazer referências ao Benfica e, na maioria das vezes, em tom jocoso. Com um início de época fulgurante, o rapaz já se imagina um futuro Mourinho e, ou muito me engano, vamos ter que levar com este tipo de discurso ao longo da temporada. A não ser que os resultados do F.C. Porto o obriguem a ser mais comedido, o que, pelo andar da carruagem, não parece ser muito provável.

quarta-feira, setembro 22, 2010

A predilecção pelo mercado sul-americano

Os responsáveis do meu clube continuam com as antenas apontadas ao mercado argentino. Ultimamente é só argentinos. E nos intervalos caímos em cima dos brasileiros. Quanto aos europeus é coisa rara. Costumam dizer-nos que esta preferência se deve a serem mercados mais acessíveis à nossa bolsa. Será? É que se formos a ver pelos que têm chegado nos últimos tempos verificamos que todos eles custaram uma pipa de massa. Não se retire da minhas palavras alguma antipatia pelos sul-americanos, porque, de facto, ela não existe, mas custa-me a acreditar que no mercado europeu não hajam jogadores com capacidade e que possam constituir mais-valias para o Benfica. Serei o único a pensar assim?

terça-feira, setembro 21, 2010

Prevejo luta acesa pelo 2º lugar

Esta jornada foi-nos benéfica, acima de tudo porque nos aproximámos do Sp. Braga e do Sporting na tabela classificativa. Dada a vantagem adquirida pelo F.C. Porto e a confiança com que estão a jogar, só algo de extraordinário nos poderá colocar no 1º lugar, até porque todos sabemos que os portistas quando se apanham no lugar cimeiro agarram-se a ele que nem uma lapa. Tendo em conta esta realidade, e ainda que não descurando a hipótese de um milagre, há que sobretudo colocar os olhos no 2º lugar porque só assim poderemos aspirar a um lugar na Liga dos Campeões do próximo ano. Embora na teoria se possa dizer que há três candidatos ao lugar, considero que o Sporting está uns furos abaixo da valia dos dois emblemas de encarnado, pelo que estou convencido que será com o Sp. Braga que lutaremos palmo a palmo por esse objectivo. Não vai ser fácil mas está inteiramente ao nosso alcance a concretização desse desiderato. Assim os jogadores queiram e o treinador não asneire.

domingo, setembro 19, 2010

Vitória moralizadora

Vitória sem mácula num jogo em que estávamos impedidos de perder pontos. Denotámos um grande empenhamento e uma grande determinação, algo que não tem sucedido neste início de época. JJ desta vez acertou na estratégia, nomeadamente na colocação de Fábio Coentrão à frente de César Peixoto o que impediu as subidas de João Pereira pelo seu corredor (não me lembro de nenhum cruzamento feito por este jogador) e teve Cardozo numa noite inspirada (aquele segundo golo foi magistral) que desequilibrou a partida a nosso favor. Esperemos que esta vitória nos dê o alento necessário para encararmos as próximas jornadas com esta atitude, pois é bom não esquecer que apesar dos três pontos ganhos continuamos com a corda na garganta.

Uns vieram do Mundial extremamente cansados, outros não

No jogo desta noite, entre Real Sociedade e Real Madrid, os jogadores das duas equipas correram que nem loucos. E não é que grande parte dos jogadores madrilenos esteve no Mundial?

sábado, setembro 18, 2010

As negociações com a Olivedesportos

No recente plenário dos orgãos sociais do Benfica foram disparadas acusações em várias frentes, entre as quais a Controlinveste, que levou à suspensão das negociações com a Olivedesportos relativamente à prorrogação do contrato dos direitos televisivos. Estou em crer que isto é apenas uma estratégia que visa inflaccionar as verbas e que no final as duas partes vão acabar por se entender. Por muito que LFV diga o contrário a verdade é que o Benfica não tem outras alternativas e vai ter que se entender com Joaquim Oliveira. Este abrirá um pouco os cordões à bolsa mas ficará muito longe dos valores exigidos pelo Benfica. Com pouco poder negocial, porque estamos sem dinheiro, não restará outra opção a LFV que não seja assinar um novo acordo com a Olivedesportos.

sexta-feira, setembro 17, 2010

Domingo, na Luz, a incerteza começará a ser diluída

Com nove pontos de atraso face ao primeiro classificado, o Benfica não tem margem de manobra para o jogo deste fim-de-semana com o Sporting. Ou ganha e mantém uma ténue luz ao fundo do túnel, ou perde pontos e aí estou convencido que nem os mais optimistas acreditarão que ainda é possível chegar ao título. Nem o discurso de JJ prometendo aos seus jogadores a vitória no campeonato lhe valerá de muito, pois eles serão os primeiros a não acreditar nessa possibilidade. Aliás, dá mesmo a impressão que alguns deles já deitaram a toalha ao chão se olharmos para a atitude que têm dentro do campo. Quem diria que após um ano de exaltação estaríamos agora a viver momentos tão desanimadores.

As profecias de JJ ainda fazem sentido?

"Há que dar a mão à palmatória: o homem chegou à Luz, disse que ia ser campeão com a equipa a jogar o dobro do que jogara antes. Dito e feito: o Benfica conquistou o título com um futebol que, quantificado e qualificado, dobrou o praticado nos anos anteriores. Por ter dito a verdade, Jesus tem crédito para prosseguir com as profecias, algumas delas precisas como a matemática. Ou quase - coisas de quem diz ter a ciência própria do futebol.
E então o que previu Jesus para 2010/11? Bom, que ia ser bicampeão pelo Benfica, objectivo para o qual partiu como favorito até perder na Supertaça (0-2 frente ao FC Porto) e na primeira jornada com a Académica (1-2), em casa. E mesmo aí, antes do desaire com os estudantes, Jesus parecia adivinhar: "No ano passado também não começámos com uma qualidade muito alta, que só atingimos à quarta ou quinta jornada. Este ano também será por aí." Se começar assim-assim é ter quatro vitórias, um empate, 16 golos feitos e três sofridos à quinta jornada (2009/10), o que se chama a um arranque com três derrotas, uma vitória, seis golos encaixados e outros tantos marcados (2010/11)? Desastroso, no mínimo. E histórico, no máximo. Com mais ou menos erros de arbitragem, que os houve.
Agora chegou a altura de ver se Jesus ainda tem o dom da adivinhação: quis o sorteio que a ronda cinco tivesse um dérbi lisboeta. Se à quarta as águias perderam com o Guimarães, a redenção chegará na quinta?"

Jornal i

quinta-feira, setembro 16, 2010

Diferenças

Ontem vi o Real Madrid na Liga dos Campeões e estive a observar atentamente a prestação de Di Maria. Que diferença quando o comparamos com Gaitan, o seu substituto no Benfica. Claro que era previsível que houvesse diferenças de qualidade entre os dois argentinos, pois Di Marias não há por aí aos pontapés. Mas sempre pensei que os responsáveis encarnados fizessem um boa prospecção e contratassem alguém que se não tivesse a mesma valia de Di Maria, tivesse ao menos qualidade para singrar na equipa. Não foi o que aconteceu. Já todos pudemos verificar que este Nico Gaitan nunca irá ser uma alternativa válida no Benfica. É apenas mais um daqueles barretes a juntar a tantos outros que temos contratado ao longo dos anos. Barrete e, ainda por cima, caro.

quarta-feira, setembro 15, 2010

A diferença entre quem tem qualidade e quem não tem

O banho de futebol que os ingleses do Arsenal deram no Sp. Braga, é a prova de que quando há qualidade os resultados positivos acontecem. Quando essa qualidade não existe há que desviar atenções culpando arbitragens e chegada tardia de jogadores que estiverem no Mundial. Quantos jogadores do Arsenal estiveram no Mundial? Uma carrada deles. E nem por isso, esse facto se fez sentir no jogo desta noite. E atenção que estou a referir o exemplo do Arsenal mas podia apontar muitos outros.

terça-feira, setembro 14, 2010

Valeu o resultado

O importante era a vitória e conseguimo-la. Mas a cada jogo que passa é notório que esta equipa não tem capacidade para se exibir com qualidade na maioria dos jogos. Pode acontecer, aqui e ali, mas, na maioria das vezes, o nível exibicional não andará longe daquilo que temos observado neste início de época. Os próprios jogadores sentem isso porque percebem que não têm condições para jogar ao nível daquilo a que nos habituaram, estão descrentes, e isso nota-se na forma como abordam as partidas e se entregam ao jogo. Perderam-se duas peças fulcrais na manobra da equipa e não soubemos encontrar as soluções convenientes. Assim sendo, tudo se torna mais difícil.

Não há lugar a desculpas

Esta noite não se aceita outro resultado que não seja a vitória, por muito que JJ nos queira convencer que os israelitas são uma grande equipa. Desta vez, nem sequer pode haver a desculpa dos árbitros porque não competições europeias não é costume haver arbitragens premeditadas. Pode acontecer que errem, mas se tal se verificar não será porque queiram prejudicar o Benfica.

segunda-feira, setembro 13, 2010

Com dirigentes destes não vamos longe

O plenário dos orgãos sociais do Benfica pediu aos benfiquistas que não compareçam aos jogos do clube fora do Estádio da Luz. Isto é o mesmo que pedir a um drogado que não se drogue quando lhe metem a droga à frente, ou a um alcoólico que não beba o copo que está à distância de um dedo. Mas alguém acredita que um pedido destes vai ter algum impacto junto da massa adepta encarnada? O JJ que ponha mas é a equipa a jogar em condições e os dirigentes que se deixem destas mariquices que só nos envergonham.

Hapoel adversário a evitar

Decididamente este não é o JJ da época passada. Agora até já tem receio de uns israelitas que ninguém conhece e sem prestígio nenhum no futebol europeu, a ponto de dizer que os queria ter evitado no sorteio. Ora isto é um sinal claro de que perdeu confiança nas suas capacidades e nas dos seus jogadores. Estes agradecem a confiança demonstrada pelo seu treinador. Como factor de motivação não há melhor.

Sonhar não custa

JJ garantiu no balneário que o Benfica será campeão. Percebe-se o discurso de incentivo, mas para quem perdeu já tantas vezes como em todo o campeonato passado e ainda gora vamos na 4ª jornada, só um milagre nos poderia trazer o caneco. E, muito sinceramente, esta época, já nem com ajuda divina lá vamos.

domingo, setembro 12, 2010

Triste constatação

Para nós benfiquistas, é triste verificarmos que à quarta jornada o título está praticamente entregue. Esta afirmação não deve ser entendida como um sinal de pessimismo porque não é disso que se trata. É, isso sim, ter uma clara percepção da realidade. Não me lembro de nenhuma vez em que o F.C. Porto se encontrasse com esta vantagem e perdesse a oportunidade de se sagrar campeão. Ainda por cima com os portistas a dominarem os lugares-chave no futebol português. O Benfica terá agora que redefinir objectivos que passarão por assegurar um lugar que lhe dê a possibilidade de tentar a entrada na Liga dos Campeões, não mais do que isso, e procurar ganhar a Taça de Portugal e a Taça da Liga. E, por outro lado, começar já a preparar a próxima época, procurando não repetir os erros cometidos na preparação da actual.

sábado, setembro 11, 2010

Não aprendeu nada com o "Apito Dourado"

Assim que percebeu que o campeonato da época passada estava perdido, Pinto da Costa começou a preparar o terreno para não voltar a ser surpreendido. E qual foi a estratégia? A demissão de Fernando Gomes, tentando transmitir a ideia de que havia conflito entre os dois, para posterior candidatura à presidência da Liga. LFV caiu que nem um patinho nesta trapaça e aquando do anúncio da candidatura do ex-administrador portista, não poupou elogios à capacidade de Fernando Gomes, afirmando que o futebol português só tinha a ganhar com este homem à frente dos destinos da Liga. Com as pessoas certas ocupando os lugares importantes no futebol português, logo aí se percebeu quem iria ganhar com tudo isto. Aparentemente só LFV não entendeu. Tão envolvido andou no processo "Apito Dourado" e, mesmo assim, nada aprendeu. Agora não adianta chorar.

Discursos como este metem-me pena

Alguém que consegue destruir uma equipa campeã e oferece o seu apoio a um ex-administrador do F.C. Porto para assumir a presidência da Liga (orgão que ainda tem como presidente da comissão disciplinar outro portista, Herculano Lima, e, como directora-geral, outra fervorosa adepta portista, Andreia Couto, irmã de Fernando Couto), devia ter o decoro de evitar vir para a praça pública fazer declarações destas que só o ridicularizam e enchem de vergonha os benfiquistas. Não cometesse ele os erros que tem cometido e a esta hora, muito provavelmente, não estaríamos a queixar-nos das arbitragens. Não soube fazer o seu trabalho, deixou-se ultrapassar por outros mais espertos do que ele, então que assuma as suas responsabilidades e deixe de fazer o papel de virgem ofendida.

sexta-feira, setembro 10, 2010

Erros de palmatória pagam-se caro

É certo que a arbitragem foi deplorável e teve influência decisiva nesta derrota, mas este início de época desastroso não se explica só por aí. A equipa está a anos-luz daquilo que produziu o ano passado: há jogadores que parece que andam a jogar por favor; a equipa é lenta, em especial nas transições ataque-defesa, e não actua como um bloco a defender; a fluidez atacante que era a nossa imagem de marca perdeu-se completamente e as ocasiões de golo rareiam. Ou seja, esta equipa é uma caricatura comparativamente com aquela que foi campeã, por muito que LFV e Rui Costa digam o contrário.
Os erros pagam-se caro e os responsáveis encarnados, incluindo o treinador, têm-nos cometido em demasia. Ainda hoje estou para perceber, e logo na altura referi-o, o apoio do nosso presidente à candidatura de Fernando Gomes à presidência da Liga. Alguém que comete um disparate desta natureza não tem dois dedos de testa. De nada valem virem agora indignar-se com as arbitragens. Com um presidente da Liga, fanático portista, e durante muitos anos vice-presidente do F.C. Porto queriam o quê? Transparência? Imparcialidade? Enxerguem-se!

Que os deuses estejam connosco

Se o jogo em Guimarães já por si apresenta um grau de dificuldade elevado, com Roberto na baliza há um acréscimo suplementar de dificuldade que me leva inclusive a pedir intervenção divina. É que do espanhol podemos esperar tudo e, infelizmente, tudo coisas más: um pontapé na atmosfera no momento de aliviar a bola, uma saída a destempo, uma saída mal calculada num cruzamento e até mesmo um golo na própria baliza. Qualquer destas situações é passível de acontecer e, como é óbvio, deixa-me com o coração nas mãos. Só faço votos que se perdermos (longe vá o agoiro: bati trinta e três vezes no tampo da secretária), ao menos que não seja com o contributo do espanhol. Porque se isso acontece é capaz de me dar uma coisinha má.

quinta-feira, setembro 09, 2010

Um despedimento anunciado

Culminando um processo vergonhoso, Carlos Queiroz foi despedido do cargo de seleccionador nacional. De acordo com aqueles que pensam que temos uma selecção maravilha (e pelos vistos são muitos, tal o número de vozes que se indignaram com os resultados da selecção no Mundial), quem vier a seguir terá no mínimo de nos colocar na fase final do Europeu e, aí chegados, ser-lhe-á exigido, no mínimo, uma ida à final (por uma questão de coerência de discurso seria bom levarmos com a Espanha antes do acesso à derradeira etapa). Caso contrário, voltaremos a ter a mesma maralha a vociferar contra o seleccionador. A não ser que toda esta exigência só se verifique quando é Queiroz a ocupar o cargo. Será?

Somos os melhores

Foi o que disse hoje JJ na conferência de impressa q antecede o jogo de amanhã frente aos vimaraneneses.
Falar é fácil, o mais difícil é provar essa superioridade dentro de campo. E já é altura de o provarmos. Porque se trouxermos de Guimarães outro resultado que não seja a vitória, bem podemos andar a apregoar ao mundo que somos os melhores que não nos valerá de nada. Num cenário desses aumentaríamos a desvantagem que temos para os nossos principais adversários e reduziríamos substancialmente a probabilidade de conquistarmos o bi-campeonato.

Discurso à FCP

O discurso arrogante de André Villas-Boas já começa a meter nojo. Como ganhou a Supertaça ao Benfica e já lhe leva seis pontos de avanço no campeonato, acha-se o melhor treinador do mundo, e no direito de mandar bocas a preceito. Neste tipo de comportamento não há dúvida que segue a escola nortenha (deve haver uma qualquer alínea no contrato dos treinadores do F.C. Porto que os obriga a falar desta forma). Para baixar a bola está a precisar urgentemente de um mau resultado da sua equipa que podia ser já nesta jornada. Talvez amanssasse um bocadito.

quarta-feira, setembro 08, 2010

Como sempre a culpa é da arbitragem

A entrevista de LFV, esta noite na SIC, foi um flop, muito por culpa do entrevistador que estava mais interessado em saber a opinião do presidente encarnado sobre a polémica à volta de Carlos Queiroz do que em analisar o momento do Benfica. Mas, no pouco tempo em que se falou do Benfica, os três factos mais significativos, foi ficarmos a saber que as duas derrotas no campeonato têm o dedo da arbitragem e que a contratação de Roberto foi uma escolha de JJ, sendo que em nenhum momento se pensou em descartar o espanhol para Espanha.

domingo, setembro 05, 2010

Até com o Estoril

Perder um jogo de treino com o Estoril não pronuncia nada de bom. A juntar a isto temos a impossibilidade de Rúben Amorim e, muito possivelmente, Fábio Coentrão, de jogarem em Guimarães e somos levados a pensar que há motivo para estarmos preocupados. É que os próximos jogos serão decisivos para sabermos se temos ou não legítimas aspirações à conquista do bi-campeonato, e não jogarmos na máxima força é preocupante. Ainda por cima na baliza irá estar a nossa besta negra. Só de me lembrar disso até me arrepio.

sábado, setembro 04, 2010

Foi mais uma exigência de JJ?

A não inclusão de Fábio Faria na lista para a Liga dos Campeões é mais um sintoma da asneira que constituiu a sua contratação. Foram dois milhões deitados à rua por um jogador que não acrescenta nada ao plantel e para um lugar em que havia Miguel Victor, claramente melhor que o vila-condense.E depois admiram-se que falte dinheiro para adquirir jogadores que nos fazem realmente falta.

sexta-feira, setembro 03, 2010

Partiu um grande jogador e um homem bom

Partiu um dos maiores vultos da história do Benfica. Como não podia deixar de ser manifesto as minhas condolências à família e aos benfiquistas e não deixo de recordar com saudade as grandes alegrias que este magnífico jogador me proporcionou na minha juventude. Que descanse em paz.

quinta-feira, setembro 02, 2010

Erro que lhe vai sair muito caro

JJ nunca poderá criticar a política de aquisições dos responsáveis encarnados, pela simples razão de que cometeu um erro do tamanho do mundo ao fazer finca pé na contratação do guarda-redes Roberto, quando os próprios responsáveis tinham em carteira alternativas bem melhores e com um custo menos oneroso aos cofres do clube. Esta sua inexplicável teimosia acabará por ser, muito provavelmente, a sua perdição. Os benfiquistas não lhe perdoarão, e LFV terá um bode expiatório a que não se eximirá de recorrer quando for chegada a hora de explicar os maus resultados desta temporada.

Conversa fiada

Até quando vamos ter que levar com a desculpa esfarrapada de que os nossos maus resultados são consequência da chegada tardia dos jogadores que estiveram no Mundial?

quarta-feira, setembro 01, 2010

O balanço entre compras e vendas dos 4 grandes

"Benfica e Sporting encerraram a agitada participação no defeso com o sinal no vermelho. Se, no caso dos encarnados, o risco assumido por Luís Filipe Vieira deixou o clube com um saldo negativo de 1,5 milhões de euros (41,2 milhões gastos e 39,7 recebidos), no Sporting o prejuízo é maior: 3,8 milhões de euros.

O emblema de Alvalade até foi menos gastador do que o Benfica e o F.C. Porto, mas também lucrou muito menos. Os 20 milhões garantidos nas transacções de João Moutinho (11) e Miguel Veloso (9) não chegam para equilibrar o fiel da balança.

Vejamos, então, o comportamento financeiro de cada um dos quatro candidatos ao título nacional:

COMPRAS

Benfica: 41,2 milhões
F.C. Porto: 33,3 milhões
Sporting: 23,8 milhões
Sp. Braga: 0,25 milhões

VENDAS

F.C. Porto: 42,3 milhões
Benfica: 39,7 milhões
Sporting: 20 milhões
Sp. Braga: 10,25 milhões

TOTAL

Sp. Braga: 10,25 milhões
F.C. Porto: 9 milhões
Benfica: 1,5 milhões negativos
Sporting: 3,8 milhões negativos"

Mais Futebol

Profunda convicção (II)

Roberto é um péssimo guarda-redes. Ontem, hoje e amanhã.

Profunda convicção

Vamos voltar a ser campeões. Só que não vai ser esta época.