terça-feira, agosto 31, 2010

Aldrabices

A trinta minutos do fecho do mercado ainda estou à espera do tal jogador que vinha substituir Ramires e que LFV prometeu em declarações à Benfica TV. Se bem estão lembrados chegava um ou dois dias depois da venda do brasileiro.

Só enganam os tolos

Não sei se ria se chore quando leio que os altos dignitários encarnados vão esperar até à reabertura do mercado para reforçar o plantel, por entenderem que daqui até Janeiro haverá tempo suficiente para agir com calma e identificar os alvos a atacar, preferindo não correr o risco de se ir contratar um jogador à pressa que poderia não acrescentar nada à qualidade da equipa.
Vamos lá a ver se percebi bem. Ora daqui até Janeiro decorrerão quatro meses, período quase idêntico àquele que decorreu desde o final do campeonato até agora, e durante o qual estes digníssimos responsáveis não tiveram tempo suficiente para identificar os tais alvos que interessavam para reforçar a equipa. Mas alguém consegue entender esta forma de trabalhar? Esta gente pretende atirar areia para cima dos olhos de quem? Daqueles benfiquistas que dizem amen a tudo o que esta Direcção faz? Só se forem esses porque os outros há muito que não se deixam enganar com práticas bizarras como esta.

É com tristeza que escrevo isto

Não foi por falta de tempo mas antes por incompetência que a época não foi planeada devidamente. Sobraram meses para que os responsáveis do meu clube tratassem das coisas devidamente, mas sabe-se lá o que andaram a fazer para chegarmos a esta altura e não termos um plantel equilibrado e de qualidade que nos permita encarar o futuro com esperança de virmos a alcançar o sucesso desportivo que tanto desejamos. Não devíamos ficar surpreendidos porque, afinal de contas, tem sido sempre assim ao longo dos anos, excepção feita à época passada em que se contrataram os jogadores certos, embora cada vez mais me convença que esse acerto tenha sido fruto do acaso e não graças à competência de quem contratou. Na preparação desta época desportiva todos falharam: LFV, que só sabe prometer e não cumprir; Rui Costa, que três anos volvidos ainda não apresentou credenciais que nos permitam concluir que é a pessoa certa para o lugar que ocupa e, finalmente, Jorge Jesus, que raramente acerta nos jogadores a contratar. Tínhamos tudo para voltarmos a repetir uma época de sonho mas a incompetência de quem comanda deitou tudo a perder. Lamentavelmente.

segunda-feira, agosto 30, 2010

As explicações que gostava de ouvir

Estou com uma grande curiosidade em ouvir as explicações dos responsáveis encarnados relativamente às várias negociações falhadas nestes últimos dias do mercado. Provavelmente até nem dirão nada. Ou então virão com a conversa habitual de que o Benfica não pode entrar em loucuras, ou que nem sequer estava interessado nos jogadores que vieram a público e que tudo não passou de invenções da comunicação social. Enfim, o costume. Ao menos esperemos que tenham a dignidade de não vir exigir campeonatos e carreiras gloriosas na Liga dos Campeões porque é evidente que com esta equipa não vamos a lado nenhum. Só não vê isto quem não quer ver. E, habitualmente, LFV convive mal com a realidade.

Hleb confirmado no Birmingham

Bielorusso que esteve praticamente no Benfica, está de malas aviadas para Inglaterra. Este desfecho é absolutamente vergonhoso para quem gere os destinos do Benfica. E mais não digo porque só tenho vontade de disparatar.

Desnorte completo

Informação e contra-informação intensificam-se relativamente à vinda ou não vinda de Alexander Hleb para o Benfica. Tendo em conta os últimos desenvolvimentos e o arrastar das negociações o mais provável é o bielorusso ir para outras paragens. A confirmar-se será mais um claro sinal de incompetência dos responsáveis encarnados que já nem sequer por empréstimo conseguem trazer jogadores.

Há coisas que não entendo

Eu gostava de perceber, sinceramente que gostava, como se pode gastar 6 milhões de euros na contratação de Rodrigo para depois emprestá-lo. Não está aqui em causa saber se o brasileiro é bom ou mau jogador, se tem ou não tem qualidade para entrar no plantel do Benfica, porque se assim for não se percebe como se pode ter gasto tanto dinheiro por um jogador que não interessa. Quem dá 6 milhões por um jogador é porque entende que ele é um reforço para o plantel. E não é para o ano ou daqui a uns anos. É para agora. Volto a repetir: ninguém dá 6 milhões por um jogador, a não ser que nade em dinheiro (que não é o nosso caso), para depois emprestá-lo.

domingo, agosto 29, 2010

Com estes guarda-redes tudo se torna mais difícil

A brincadeira entre Maxi Pereira e Júlio César podia ter-nos saído cara. Se é verdade que o uruguaio nunca devia ter feito aquele passe também não é menos verdade que o brasileiro só tinha que ter despachado a bola em vez de a querer dominar. Com dez jogadores e novamente Roberto na baliza, assustei-me. Vá lá que desta vez o espanhol não borrou a pintura (também tirando o penálty não foi posto à prova), o que no caso dele pode ser considerado um grande feito. Seja como for, ficou provado mais uma vez que em matéria de guarda-redes estamos muito mal servidos e que ainda vamos sofrer muitos desgostos à conta deles.
No que ao jogo diz respeito, finalmente atingimos a primeira vitória com uma exibição que até estava a ser agradável até à altura da expulsão e que a partir daí ficou condicionada pelo facto de ficarmos em desvantagem numérica. Agora vem aí um interregno no campeonato que nos pode ser benéfico porque permitirá aumentar os índices físicos de alguns jogadores que não estão nas melhores condições, e, por outro lado, permitirá fazer a integração dos novos jogadores.

sábado, agosto 28, 2010

Aceitam-se apostas

Saber a quem vai JJ atribuir o posto de guarda-redes, no jogo desta noite, é a grande dúvida que paira sobre a cabeça de todos os benfiquistas. O treinador encarnado ainda não deu qualquer indicação, embora eu esteja em crer que a voz da razão se vai sobrepor à casmurrice, o que significa que Roberto irá para o banco de suplentes. A ver vamos o que fará JJ.

quinta-feira, agosto 26, 2010

Sorteio da Liga dos Campeões

Não se pode dizer que o sorteio nos tenha sido adverso mas também considero que podia ter sido mais acessível. Se por um lado conseguimos fugir aos tubarões do pote 1, embora o Lyon seja um adversário de respeito (não esquecer que eliminou o Real Madrid na época passada), não tivemos a mesma sorte com os do pote 3, pois o Shalke 04 é apenas e só uma das melhores equipas alemãs. Já quanto aos israelitas acho que não nos podemos queixar da sorte.
Resumindo: as possibilidades de nos apurarmos para a fase seguinte são reais desde que consigamos jogar ao nível a que nos habituámos na temporada transacta; se nos exibirmos ao nível que temos feito neste início de época o mais que podemos almejar é ao 3º lugar e consequente apuramento para a Liga Europa.

A falta de olho clínico de JJ

Jorge Jesus na ânsia de melhorar a qualidade do plantel passa a vida a aconselhar jogadores a LFV. O presidente começa a ficar cansado com tanta sugestão, pois a grande maioria dos jogadores contratados por proposta de JJ têm-se revelado enormes fracassos e deixado os cofres da Luz quase na penúria. Fica assim provado que as duas televisões que JJ tem na sala e que lhe permitem ver vários jogos em simultâneo de pouco lhe têm servido. Se calhar o problema não está nos televisores mas na falta de olho clínico do treinador encarnado.

terça-feira, agosto 24, 2010

Exemplo a seguir

O Sp. Braga escreveu hoje a página mais brilhante do seu historial e merece por isso os mais rasgados elogios. Um clube que tem vindo a crescer sustentadamente nos últimos anos a ponto de já fazer frente aos três grandes, e que tem no seu presidente e sobretudo em Domingos os estrategas deste grandioso feito. Este Sp. Braga é claramente um dos candidatos a vencer qualquer uma das competições nacionais e mesmo na Liga dos Campeões, especialmente nos jogos em casa, vai ser um osso bem duro de roer para os grandes emblemas europeus. Uma palavra de reconhecimento pelo trabalho que Domingos, hoje por hoje o melhor técnico português a seguir a Mourinho, tem vindo a desenvolver ao serviço dos bracarenses. Discrição, serenidade, competência, um exemplo para muitos treinadores da nossa praça que passam a vida a pôr-se em bicos de pés sem que nada tenham feito nas suas carreiras que o justifique.

Mentir é feio srº presidente

Poucos dias antes de Ramires ter sido vendido ao Chelsea, LFV afirmou que, caso o brasileiro acabasse por sair, poderiam os benfiquistas ficar descansados que um substituto chegaria ao Benfica num prazo máximo de três dias. Pois bem, esse prazo esgotou-se há muito e o substituto não há meio de chegar. Este é um dos problemas de LFV: mente muitas vezes e de forma descarada.

domingo, agosto 22, 2010

Diferença entre presidentes

Alguém imagina Pinto da Costa pagar 8,5 milhões por um guarda-redes sem currículo, por muito que fosse a insistência do treinador? Tal cenário seria impensável. É a diferença entre um presidente que percebe de futebol e outro que apenas percebe de pneus. Sã0 estes pequenos (grandes) pormenores que juntamente com outros decidem campeonatos.

sábado, agosto 21, 2010

Os responsáveis por este descalabro que assumam os erros

Estavam criadas todas as condições para termos a hegemonia do futebol nos próximos anos. Tínhamos sido campeões, praticávamos o melhor futebol das últimas décadas e toda a nação benfiquista apoiava o clube. Infelizmente, os nossos responsáveis, treinador incluído, decidiram num curto espaço de tempo deitar por terra o excelente trabalho feito a época passada por manifesta incompetência e casmurrice.
A contratação de Roberto foi o primeiro grande erro na estruturação desta época. Como é que se pode dar 8,5 milhões por um guarda-redes sem provas dadas que se tem revelado no principal factor de intranquilidade da equipa e que por casmurrice do treinador continua a manter a titularidade, pela simples razão de que JJ não quer dar a mão à palmatória. Roberto constitui-se nesta altura como o principal factor de motivação para os nossos adversários, especialmente nos lances de bola parada.
Por outro lado, as vendas de Di Maria e Ramires há muito que vinham sendo anunciadas o que dava tempo mais do que suficiente para, com tranquilidade, procurar os jogadores de que necessitávamos para compensar estas duas perdas. Esse trabalho foi feito? Não. Ou pelo menos não foi feito com competência. É verdade que se compraram jogadores, só que os jogadores que vieram não têm as características nem a qualidade dos jogadores que saíram.
Foi esta péssima gestão desportiva que minou completamente a equipa. Os jogadores sentem-se intranquilos e tristes, sentindo que todo o trabalho desenvolvido na época passada foi por água abaixo e não vêem forma de as coisas serem alteradas a contento. Nem eles nem os benfiquistas, sobretudo aqueles que não vivem com a cabeça enterrada na areia e não defendem a Direcção a qualquer preço.

sexta-feira, agosto 20, 2010

Ainda bem que o fizeram

Felizmente não chegámos a acordo com Traoré, caso contrário era mais um barrete que enfiávamos. Porventura devem ter chegado à conclusão que o francês não iria trazer nada de novo ao plantel e puseram um travão na negociação. Às vezes acertam. Este foi um dos casos.

quinta-feira, agosto 19, 2010

Mais um argentino


Não concordo com este empréstimo porque entendo que este não é o jogador que necessitamos. Mas já que cá está, desejo-lhe a maior das sortes porque o Benfica só tem a ganhar se ele tiver um bom rendimento.

quarta-feira, agosto 18, 2010

As asneiras sucedem-se

O Benfica prepara-se para adquirir Salvio ao At Madrid por empréstimo de um ano. É mais um daqueles negócios com os madrilenos em que ficamos sempre a perder. A época passada vi vários jogos deste argentino, a maioria dos quais entrando como suplente, e em todos eles fez exibições miseráveis. Já nem sei mais o que diga desta política desportiva desastros dos responsáveis do meu clube. São asneiras atrás de asneiras e não há quem ponha cobro a isto. E o mais grave disto tudo é sabermos que quando for altura de assumir a responsabilidade de tanta incompetência vai tudo assobiar para o lado. A começar pelo presidente que dirá que todas as contratações foram feitas com o aval de Jorge Jesus, e que se os resultados não aparecerem a culpa não é dele pois não fez mais do que satisfazer os pedidos do treinador e de Rui Costa.

terça-feira, agosto 17, 2010

Triste realidade

Os dias avançam e as necessárias contratações tardam em fazer-se. Na Luz, o desnorte é completo.

segunda-feira, agosto 16, 2010

Previsões para esta época

- F.C. Porto e Sp. Braga disputarão o título nacional com vantagem para os portistas que não perdem dois campeonatos seguidos; além do mais, têm dois jokers em lugares extremamente importantes: um a presidir à Liga e outra a presidir ao Conselho de Disciplina;
- Benfica e Sporting lutarão por lugares que lhes dêem acesso à Liga Europa;
- O Benfica fará uma campanha desastrosa na Liga dos Campeões e, como consequência, dificilmente se apurará para a 2ª fase da Liga Europa;
- Antes de Dezembro, Rui Costa finalmente baterá com a porta, por entender que a desconsideração do presidente ultrapassou os limites do razoável;
- Jorge Jesus, também não passará de Dezembro, e seguirá um caminho semelhante: ou demite-se ou é demitido;
- LFV, mais uma vez, sacudirá a água do capote, atirando a culpa dos maus resultados para cima dos ombros de outros e anunciará um novo ciclo que levará o Benfica a grandiosas conquistas, inclusive na Europa;
- Os sócios e simpatizantes encarnados voltarão a estar com o seu presidente e a acreditar piamente nas suas promessas e a insurgirem-se contra as poucas vozes contestatárias que ponham em causa o trabalho de LFV.

LFV destruiu uma equipa campeã

Não podíamos começar da pior maneira o campeonato. À derrota há que acrescentar o péssimo futebol exibido que tem sido a imagem de marca da equipa nos últimos três jogos em que, curiosamente, somámos outras tantas derrotas. Custa-me fazer uma afirmação destas logo no início de época, mas a verdade é que com este naipe de jogadores não temos qualquer hipótese de revalidar o título. Sem flanqueadores somos uma presa fácil para os adversários, pois jogamos um futebol muito previsível, facilmente anulável, bastando para isso que os nossos adversários se fechem no seu meio-campo e cubram os espaços. A partir daqui ficamos completamente manietados e não conseguimos arranjar soluções. Qualquer leigo na matéria percebe isto menos os responsáveis pelo departamento de futebol do clube que, por manifesta incompetência, não souberam construir o plantel que nos desse garantias para atacar esta época com a mesma ambição da época passada. Sabiam que iam sair jogadores fundamentais e não souberam precaver essas saídas. Agora é tarde, faltam apenas 15 dias para fechar o mercado, e só um golpe de sorte poderá permitir que cheguem ao Benfica os jogadores que nos são necessários. Se tal não acontecer, LFV será o principal responsável pela destruição de uma equipa campeã que tão só praticava o melhor futebol que o Benfica apresentou nas últimas décadas. De uma penada, a troco de um punhado de milhões de euros que vai acabar por gastar em pouco tempo, o nosso presidente conseguiu deitar tudo a perder. Não obstante, ainda vem exigir o bi-campeonato e uma carreira digna na Liga do Campeões. É preciso ter lata.

sábado, agosto 14, 2010

Para memória futura

"Volvidos dois ou três dias após a saída de Ramires, teremos um substituto", LFV dixit.

sexta-feira, agosto 13, 2010

Exigir é fácil

LFV disse no Brasil que tem apelado a jogadores e equipa técnica para que revalidem o título esta época porque, segundo ele, os verdadeiros campeões não são aqueles que ganham só uma vez. Este discuro contra o conformismo é muito bonito mas é bom que ele não se esqueça que para que o Benfica seja de novo campeão é preciso que ele crie as condições para isso. E até agora não criou essas condições, bem antes pelo contrário, ao vender duas peças insubstituíveis que ainda não tratou de colmatar. LFV tem o mau hábito de sacudir a água do capote quando as coisas não correm de feição. Se esta época ficar aquém das ambições do clube será conveniente que LFV assuma os seus erros que neste início de temporada têm sido em demasia.

quinta-feira, agosto 12, 2010

Soa a falso

Admitamos que LFV diz a verdade quando diz que não está no Brasil para contratar jogadores. Se for como ele diz, não pode deixar de ser censurado porque numa altura difícil do clube, em que há urgência em fazer determinadas contratações, não podia ter escolhido pior altura para andar a passear.
Se este discurso não for verdadeiro, mas apenas uma forma de não admitir que não tem condições, leia-se dinheiro, para avançar para alguns jogadores, LFV também não pode deixar de ser criticado porque o que ele tem a fazer é assumir as limitações do clube sem quaisquer complexos. Os adeptos e simpatizantes benfiquistas preferem que lhes falem verdade e não que lhes atirem areia para os olhos.

Uma lástima

É triste perceber-se que os responsáveis do meu clube não estavam minimamente preparados para a saída de Ramires. Se o estivessem, não andavam em bolandas para arranjar um substituto em tempo últil. O campeonato começa já este fim-de-semana e não se compreende nem se aceita que sectores chave da equipa ainda estejam por preencher. Uma lástima e a confirmação de que o departamento de futebol não está a fazer o trabalho que se lhe pede.

Para reflectir

Os clubes estrangeiros aparentam conhecer melhor o mercado português do que os próprios clubes portugueses. Vem isto a propósito da transferência de Bebé para um dos colossos europeus. Jogador chegado esta temporada ao V. Guimarães, vindo do E. Amadora a custo zero, deu excelentes referências nesta pré-época e despertou de imediato a cobiça de grandes clubes europeus como o Real Madrid e o Man. United que acabou por se antecipar à concorrência e contratou-o. Em Portugal, os grandes clubes descuram o território nacional e apontam as suas baterias para outras paragens, sobretudo para o mercado sul-americano, levando-nos a questionar o porquê de terem tantos olheiros ao seu serviço uma vez que, pelos vistos, não fazem devidamente o seu trabalho. Não sei qual o valor deste rapaz, nem sequer sei se alguma vez irá singrar no futebol, mas se o Man United o veio buscar com tanta determinação alguma coisa ele deve valer. É que estes clubes quando compram sabem exactamente aquilo que pretendem e raramente se enganam, ao contrário dos nossos grandes clubes que se equivocam frequentemente nas aquisições que fazem sem que, no entanto, alguém seja chamado à responsabilidade pelo dinheiro deitado à rua. São muitas vezes estes pequenos detalhes que cavam a diferença entre os clubes, e não apenas a diferença de orçamentos.

quarta-feira, agosto 11, 2010

Reforços a chegar

Estou em crer que, até ao final da semana, o Benfica vai apresentar pelo menos um reforço. São evidentes as lacunas do plantel que necessitam de ser colmatadas com a máxima urgência, pois o campeonato está já aí à porta. Só espero é que, desta vez, não se enganem nas escolhas que vão fazer.

terça-feira, agosto 10, 2010

Não nos façam uma coisa dessas

O cerco começa a apertar-se relativamente a David Luiz. Depois do Manchester City, que já ofereceu 40 milhões, é agora a vez do Real Madrid voltar à carga para adquirir o brasileiro.
Nem sequer quero pensar na hipótese de o brasileiro estar de abalada, porque se ela acontece então será a nossa desgraça. Bem sei que a cláusula de rescisão é demasiado elevada, 50 milhões, e mesmo clubes como o Real Madrid muito dificilmente estarão disponíveis para avançar com uma verba destas. Mas o meu grande receio é que LFV venha a aceitar valores abaixo da cláusula. o que não seria de admirar. Uma coisa eu sei: depois de Di Maria e Ramires, seria uma machadada definitiva nas aspirações do Benfica para esta época.

segunda-feira, agosto 09, 2010

Época mal planeada

Não souberam tratar das coisas em devido tempo e agora andam em contra-relógio a tentar contratar os jogadores que fazem falta ao plantel, o que é meio caminho andado para dar mau resultado. É o que habitualmente acontece quando se quer fazer as coisas à pressa.
Tudo isto acontece porque os dirigentes encarnados não planearam a época como devia ser. As asneiras acumulam-se como sejam os casos das contratações de Roberto, um verdadeiro fiasco; Gaitán, que não tem as características que se julgava ter; Fábio Faria, que não tem a mínima qualidade para jogar no Benfica e, mais recentemente, a contratação de Rodrigo para um lugar onde há jogadores em demasia. E já não falo em Jan Oblak, guarda-redes titular no campeonato esloveno, que tudo indica vai jogar nos juniores! Demasiado ridículo para ser verdade.

domingo, agosto 08, 2010

As implicações das saídas de Di Maria e Ramires

Com Di Maria, o futebol do Benfica ganhava profundidade e largura e, além disso, o argentino conseguia criar os desequilíbrios necessários para entrar na defesa adversária. Era o nosso abono de família em termos ofensivos e o nosso principal "abre-latas". E no capítulo defensivo a sua ajuda não era despicienda como pudemos comprovar ao longo da época passada.
Com Ramirez, o futebol do Benfica ganhava sobretudo em coesão defensiva. Senhor de uma inigualável resistência física, o brasileiro para além de um exímio recuperador de bolas, era um pêndulo defensivo: sabia ocupar os espaços e fazer as compensações como ninguém. E, para além disso, também sabia construir jogo ofensivo e marcava golos.
Sem eles o Benfica fica claramente mais fraco, como pudemos observar ontem. Perdemos coesão e agressividade defensiva e em termos ofensivos perdemos claramente na organização de jogo e na transposição defesa-ataque. Sem eles o Benfica é obrigado a canalizar todo o seu jogo pelo corredor central, porque não tem quem o faça pelos corredores laterais, o que nos retira espaço para a construção de jogo que é facilmente anulado pelos adversários, bastando para isso povoar a zona central. Foi o que fez o Totenham e ontem voltou a fazer o F.C. Porto.

sábado, agosto 07, 2010

Exibição miserável

Mau de mais para ser verdade. A começar no técnico que montou uma estratégia que não resultou e não soube actuar no jogo por forma a alterar o rumo dos acontecimentos (as substituições de Aimar e Fábio Coentrão evidenciaram que também JJ bloqueou), e a acabar nos jogadores que revelaram um enorme descontrolo emocional (não foram vários para a rua porque o árbitro foi condescendente) e uma incapacidade técnica, táctica e física, confrangedoras.
Há que saber retirar as ilacções devidas desta derrota, procurando corrigir aquilo que não está bem. A JJ pede-se que seja mais humilde e não invente. A LFV que, duma vez por todas, se convença que a equipa, ao contrário do que ele apregoa, está mais fraca. E está mais fraca porque vendemos dois jogadores fundamentais no rendimento da equipa, e para os quais não existem alternativas credíveis no actual plantel. Falta uma semana para o início do campeonato e até lá há que ir ao mercado e contratar os tais jogadores que nos são indispensáveis. Resta saber se temos capacidade financeira e, mais do que isso, se temos olho clínico para acertarmos nos alvos, pois se tal não se verificar prevejo uma época de muitas desilusões.

Venha de lá essa taça

No confronto desta noite atrevo-me a dizer que somos claramente favoritos. Temos melhor treinador, melhores jogadores, uma equipa melhor entrosada e uma maior falange de apoio nas bancadas, pelo que outro resultado que não seja a vitória será um enorme fracasso. Isto não quer dizer que o F.C. Porto nos vá entregar o troféu numa bandeja. Claro que não vai. Ainda para mais sendo o Benfica o seu opositor, clube que os portistas odeiam (o sentimento é recíproco da nossa parte) e que os obriga a dar tudo o que têm para não saírem enxovalhados. Mas no final a Supertaça tem que ser nossa. Custe o que custar.

Salta à vista de toda a gente

"Há dias, questionei--me sobre como era possível, com a época a começar, o Benfica ainda não ter o plantel fechado. Depois da saída de Ramires, tocaram todos os alertas na Luz: não há extremos. Consequência: é preciso ir a correr comprar alguém. Como é possível só agora se ter dado por isso?"

José Eduardo Moniz
Correio da Manhã

sexta-feira, agosto 06, 2010

JJ descontente

JJ ao dizer que o Benfica não é favorito para o jogo de amanhã, porque perdeu dois jogadores nucleares, ao contrário do seu opositor que apenas perdeu um, é reveledor do seu estado de alma. É notório que o treinador encarnado não está nada satisfeito com as baixas sofridas na equipa, embora não o diga directamente. E algo me diz que se perdermos amanhã (o diabo seja cego e mudo), JJ é bem capaz de endurecer o seu discurso. Por esta altura, LFV parece mais procupado em encaixar dinheiro do que em construir uma equipa que possa reconquistar o título nacional e fazer um bom percurso na Liga dos Campeões. É bom ter presente o que ele prometeu aos adeptos para esta época. Os benfiquistas estão atentos e não esquecerão as suas promessas.

Rodrigo vem para ser emprestado

Depois de tanto engonhanço decidiram-se pela compra do Rodrigo. Mas ao que parece é para ser emprestado a uma equipa onde possa jogar regularmente, uma vez que para o seu lugar o plantel dispõe de jogadores em fartura. Ou seja, não é um reforço para esta época. Provavelmente vai ser um daqueles jogadores que é contratado, mas nunca chegará a envergar a camisola encarnada. A ver vamos.

Elias certo no Benfica por 5 milhões

"Elias, médio brasileiro, 25 anos, jogador do Corinthians, será o sucessor de Ramires no Benfica e tem chegada prevista a Lisboa nos próximos dias a fim de assinar contrato com o clube da Luz, soube o DN.

As negociações entre os encarnados de Lisboa e o Corinthians ficaram praticamente concluídas na segunda-feira, sendo que o Benfica irá pagar, ao emblema canarinho, cerca de cinco milhões de euros pelo passe do futebolista, muito bem cotado no Brasil. Um dos pormenores ainda por definir, nesta altura, é a duração do contrato que irá ligar o médio brasileiro Elias ao clube da Luz".

DN

quinta-feira, agosto 05, 2010

O onze para a Supertaça

Terminada a pré-época, é altura de JJ começar a alinhavar o onze para a Supertaça. Os últimos jogos já deram algumas indicações e tudo leva a crer, caso não haja nenhum imponderável, que a equipa que subirá ao relvado em Aveiro será esta: Roberto; Ruben Amorim, Luisão, David Luiz, Fábio Coentrão; Airton, Carlos Martins, Aimar; Jara, Cardozo, Saviola. A única possível alteração será a troca entre Airton e Javi Garcia, mas JJ parece inclinado a apostar no brasileiro. A ver vamos.

Apressem-se que se faz tarde

LFV disse na entrevista de há uns dias à Benfica TV que o clube avançaria rapidamente para a contratação de um substituto de Ramires, caso este viesse a ser transferido. Espero bem que os dirigentes encarnados não tenham sido apanhados desprevenidos com esta venda, porque ela estava prevista há muito tempo. Não se aceitam desculpas caso não venha um substituto à altura do brasileiro. Além disso, é bom que se apressem uma vez que o campeonato começa daqui a 10 dias e convém que JJ tenha todos os jogadores à sua disposição.

Pulga atrás da orelha

A desfaçatez de termos alienado 50% do passe de Ramirez há cerca de um mês, fez-nos perder a bagatela de 5 milhões de euros, valor quase idêntico ao que havíamos recebido nessa transacção. Das duas uma: ou há neste negócio alguma nuance que desconheço, ou então estamos a nadar em dinheiro a ponto de deitarmos 5 milhões à rua.

quarta-feira, agosto 04, 2010

Os reforços do Benfica

Roberto - É ainda uma incógnita. Nos dois últimos jogos da pré-época esteve um bocadinho melhor mas ainda revela muitas fragilidades, mormente nas saídas aos cruzamentos;

Gaitan - Começou bem mas tem vindo a descer gradualmente de rendimento nos últimos jogos. Tem boa técnica mas não tem características para jogar na faixa esquerda como a princípio se julgava;

Jara - Ao contrário do seu compatriota tem vindo a subir de rendimento. Agressivo, bom tecnicamente e com capacidade de finalização, tem pilhas que nunca mais acabam;

Fábio Faria - Tem jogado numa posição que não é a sua e, por isso, o seu rendimento tem-se ressentido. De qualquer forma não parece ter qualidade para jogar no Benfica.

Fábio Coentrão, pau para toda a obra

É impressão minha ou o Benfica precisa urgentemente de alguém para o lado esquerdo do ataque? Di Maria foi-se, era o nosso principal abono de família, e fomos buscar para o substituir o seu compatriota Gaitan que já se percebeu que não é o jogador ideal para o lugar (ele próprio tem dito que não está habituado a jogar naquela posição). Pelo andar da carruagem, quer-me parecer que quem mais vezes irá jogar nesse lugar será Fábio Coentrão, como solução de recurso, naqueles jogos em que a equipa está em dificuldades e não consegue criar desequilíbrios na defesa contrária. Ou seja, ao longo da época, o vila-condense ora jogará a lateral esquerdo, ora a extremo esquerdo. Será esta a opção mais correcta? Não creio. Mas quem não tem cão é obrigado a caçar com gato.

Estranho, muito estranho

Bruno Alves acaba de ser vendido ao Zenit por 22 milhões enquanto Ramires, a crer na imprensa inglesa, vai para o Chelsea por 20,5 milhões. Bruno Alves tem 28 anos, Ramires 23 e uma maior margem de progressão, mas mesmo assim o central português é vendido por uma verba superior ao brasileiro. O F.C. Porto encaixa a totalidade do valor da transferência e o Benfica apenas metade, pois há uns dias atrás tinha vendido 50% do passe por 6 milhões. É este último valor que me surpreende. Como é que se aliena metade do passe de um jogador desta qualidade por apenas 6 milhões, sabendo que mais tarde ou mais cedo iria aparecer um clube a oferecer verbas acima dos 20 milhões? É que assim em vez de recebermos 20 milhões limpinhos vamos ter que reparti-lo com o outro detentor do passe. Que raio de negócio é este? Convinha que LFV explicasse para todos entendermos.

terça-feira, agosto 03, 2010

Derrotas a abrir e a fechar a pré-época

Estes desaires têm pouco significado, e até é bom que se verifiquem nesta altura para não pensarmos que ninguém nos segura, como há poucos dias JJ afirmava. Não somos imbatíveis e ficou claro que temos ainda muito que trabalhar, pois há aspectos do jogo em que não estamos bem, nomeadamente no capítulo do passe, no afunilamento constante das jogadas ofensivas pelo corredor central e nos poucos desequilíbrios criados nas faixas (não me recordo de nenhuma criada pelo lado direito e as do lado esquerdo esbarraram quase todas na defesa adversária). Sábado joga-se a primeira competição oficial e se a quisermos ganhar temos que jogar muito mais do que fizemos hoje. Isso parece-me evidente.

Wesley, o substituto de Ramires

Está por horas

LFV foi suficientemente esclarecedor quanto à situação de Ramires. Por um lado, quer manter o jogador, mas, por outro, vai avisando que o Benfica apenas é detentor de metade do passe, o que pode obrigar à sua venda, caso surja uma proposta tentadora. Tenho para mim que Ramires está praticamente vendido e só ainda não foi anunciado porque faltarão acertar pequenos detalhes que, no entanto, não obstarão à sua saída. LFV disse também que caso isso suceda o Benfica está precavido, tem jogadores referenciados, e avançará rapidamente para a contratação de um substituto. Aguardemos então.

segunda-feira, agosto 02, 2010

Mais uma argolada

Os melhores 45' da pré-época, renderam mais uma goleada e mais um troféu conquistado. Bonito. O que não é nada bonito é a provável transferência de Ramires para o Chelsea (a não utilização do brasileiro no jogo de ontem indicia alguma coisa). Para quem promete um Benfica cada vez mais forte - palavras de LFV -, não me parece que a venda de duas das nossas melhores peças ajude a concretizar esse objectivo. Ainda por cima, nem sequer fazemos um bom negócio, pois com esta venda o Benfica apenas arrecada 17 milhões de euros, uma verba muito aquém do valor do brasileiro.

domingo, agosto 01, 2010

Para que serve esta contratação?

Tudo parece apontar para que Rodrigo venha a envergar a camisola do Benfica já a partir da próxima semana, num negócio leonino para o Real Madrid que o vende por 6 milhões, mas que no futuro o pode resgatar pelo dobro, ou seja, 12 milhões. A ser verdade não há dúvida que estamos em presença de um negócio com contornos esquisitos e que, segundo melhor opinião, em nada favorece o Benfica. Ainda para mais tratando-se de um jogador que joga numa posição, ponta-de-lança, para a qual estamos bem fornecidos. É que o brasileiro não é extremo como bem pudemos verificar no recente Euro sub-19. E é aí, nessa posição, que o Benfica se apresenta diminuído.