sábado, julho 31, 2010

Mais uma goleada

Depois de uma primeira parte irreconhecível, o Benfica transfigurou-se e realizou uma exibição ao nível a que nos habituou. Continuamos com a veia goleadora em alta e, desta vez, tivemos um Roberto à altura dos acontecimentos. Amanhã, frente aos ingleses do Aston Villa, espera-se mais uma vitória e o arrecadar de mais um troféu para não perdermos a embalagem.

quinta-feira, julho 29, 2010

Claramente um exagero

Instaurar procedimentos disciplinares aos jornalistas destacados por causa dos comentários em off que estes fizeram relativamente a profissionais do Benfica, nos momentos que antecederam o início da transmissão entre Benfica e Sunderland, parece-me um claro exagero por parte da administração da Sporttv. Quantos de nós não proferimos este tipo de comentários quando estamos numa roda de amigos? Estamos a falar de uma conversa privada que teve o azar de ser posta a circular na internet. Se estes comentários tivessem sido proferidos em directo estas sanções tinham razão de ser. Não estando no "ar", não fazem sentido.

quarta-feira, julho 28, 2010

Brilhante


Depois de João Vieira na marcha, foi agora a vez de Jessica Augusto e Naide Gomes nos brindarem com mais uma medalha de bronze e outra de prata, respectivamente nos 10.000 metros e no salto em comprimento. Estamos bem lançados neste Campeonato Europeu. Será que Portugal ainda vai ter mais alguém no pódio?

Apanhados

Flanqueadores precisam-se

Ontem apresentámos maior solidez defensiva, não sofrendo golos e não permitindo boas condições de finalização ao adversário. No capítulo ofensivo continuamos a revelar os mesmos defeitos: afunilamento do jogo pelo corredor central, originando muitos passes falhados e alguma confusão na construção das jogadas, fruto da grande concentração de jogadores nessa zona. É notório que JJ vai ter uma enorme dor de cabeça com a falta de flanqueadores. Frente a equipas fechadas, como são a maior parte daquelas que vamos defrontar na nossa Liga, e sem gazuas que criem desequilíbrios nas faixas, vamos ter dificuldades acrescidas para levarmos de vencida os nossos opositores.

terça-feira, julho 27, 2010

Gente desta merece o nosso elogio

Apesar da idade, o marchador ganhou a medalha de bronze na prova de 20km nos Campeonatos Europeus de Atletismo, somando àquela que já havia conquistado no último europeu

domingo, julho 25, 2010

Razões para estarmos preocupados

Os jogos da pré-época têm reforçado a ideia (e ontem foi flagrante) de que ao futebol do Benfica falta largura e acutilância ofensiva, muito por força da ausência de flanqueadores. Ontem, este problema só foi parcialmente resolvido depois da entrada de Fábio Coentrão. Até lá limitámo-nos a afunilar o jogo, a falhar inúmeros passes e a rematar de meia distância. Isto já para não falar dos inúmeros erros defensivos, mas, neste particular, dou um certo desconto uma vez que temos jogado com uma defesa remendada. De qualquer forma há razões objectivas para estarmos preocupados, pois é notório que estamos mais fracos comparativamente com a época passada. Então se Ramires sai, não sei o que vai ser de nós.

Chega!

Ó JJ peço-te encarecidamente: não insistas mais no rapaz. Já se viu que o espanhol não dá mais do que aquilo. Ele quer, ele esforça-se, mas não consegue. Façam-lhe um favor: devolvam-no à procedência. Pode ser que o Zaragoça, ou outro clube qualquer, ainda dê uns 3 milhões por ele e assim não perdemos tudo. Ficar com ele é prolongar a agonia. Dele e nossa.

sábado, julho 24, 2010

Mais um exame para Roberto

Aquilo que mais importa verificar hoje, no jogo de apresentação frente ao Mónaco, não é se o Benfica melhora a sua qualidade exibicional mas antes se vai haver ou não frangada de Roberto. Essa será, por certo, a grande preocupação da maioria dos benfiquistas.

sexta-feira, julho 23, 2010

Pergunta pertinente

Será que LFV e Rui Costa acham que o Benfica fica mais forte sem Di Maria e Ramires, duas pedras fundamentais na época passada, e na minha óptica jogadores insubstituíveis?

quinta-feira, julho 22, 2010

Ramires a caminho do Chelsea

Ou muito me engano ou vamos ter mais um jogador a sair por um valor abaixo da cláusula de rescisão, o que a confirmar-se será mais uma promessa não cumprida. Isto já para não falar do jogador que é e da falta que nos irá fazer. Mas isso são contas de outro rosário. Há pouco tempo ouvimos LFV dizer que queria um Benfica a fazer boa figura na Liga dos Campeões. A desbaratar jogadores desta maneira afigura-se difícil o cumprimento desse desejo.

quarta-feira, julho 21, 2010

O tal de Rodrigo, sempre vem ou não?

A novela Rodrigo nunca mais acaba. LFV ainda há pouco tempo, na Suiça, confirmou interesse no jogador, mas a realidade é que não há meio de o negócio ser concluído. Enquanto a coisa não se resolve temos hoje a possibilidade de o ver em acção no Europeu U19, no jogo frente a Portugal, onde poderemos apreciar as suas capacidades. Sempre quero ver se o brasileiro justifica tanto elogio ou se é apenas mais um igual a tantos outros.

terça-feira, julho 20, 2010

Comunicados da treta

Comunicados como este servem para quê e a quem? Porventura a comunicação social vai deixar de deitar nomes cá para fora relativamente a um eventual interesse do Benfica em certos jogadores? Se não vai para quê estas mariquices?

segunda-feira, julho 19, 2010

Situação estranha ou talvez não

Temos uma série de jogadores na prateleira. Assim de repente lembro-me do Makukula, Yebda, Halliche, Balboa, Jorge Ribeiro e mais um ou outro que agora não me recordo. Aparetemente ninguém dá um tusto por eles, só os aceitam emprestados. É isto que tenho dificuldade em perceber. Porque será que nunca conseguimos vender os excedentários? É por eles efectivamente não valerem nada, futebolisticamente falando, ou é a nossa capacidade negocial que anda pelas ruas da amargura?

A frase do dia

"Dentro do que tem feito, posso garantir que estou satisfeito com a sua prestação. Não teve muito em jogo e sofreu golos para os quais não tem qualquer motivo para ficar aborrecido, porque fez tudo aquilo que estava ao seu alcance".

Então o espanhol não tem que ficar aborrecido porque fez tudo aquilo que está ao seu alcance? Esta afirmação pode ter duas leituras: ou JJ já percebeu que o espanhol não dá mais do que aquilo e não adianta vir criticá-lo ou não tem coragem para assumir o erro que cometeu ao exigir a contratação deste guarda-redes. Só espero que JJ faça prevalecer os interesses desportivos do clube, deixe a teimosia de lado, e não coloque Roberto na baliza apenas e só porque o Benfica investiu nele uma pipa de massa e por sua recomendação. É só isso que eu lhe peço. Eu e todos os benfiquistas.

domingo, julho 18, 2010

Lá papámos mais um torneio

Hoje tivemos mais do mesmo: equipa a jogar bem, com períodos de encantar, e um guarda-redes a comprometer o esforço dos colegas. Não há volta a dar: o espanhol tem graves deficiências técnicas, psicologicamente é um farrapo e tem provado à saciedade que não tem categoria para jogar no Benfica. Assumam o erro que cometeram, tentem vendê-lo para recuperarmos algum do investimento feito e comprem um guarda-redes em condições se ainda forem a tempo. Persistir em mantê-lo como titular é masoquismo e teimosia pura. Já chega de brincadeira. O que nós precisamos é de um guarda-redes que nos garanta pontos e não um que dê pontos aos adversários.

Andamos a sofrer golos em catadupa

Quase que sofremos tantos golos nesta pré-época como em toda a época passada. Bem sei que nos faltam alguns jogadores fundamentais que fazem parte do onze titular, mas isso não explica tudo. Se é verdade que em termos ofensivos a equipa tem denotado qualidade, já em termos defensivos tem deixado muito a desejar. O próprio JJ tem reconhecido isso.
Hoje não podemos culpar o guarda-redes pelos golos sofridos, pois se não eram indefensáveis andaram lá perto. Independentemente disso, o que é certo é que o espanhol continua a sofrer demasiados golos e continua a demonstrar um nervosismo que não é normal para um guarda-redes que custou 8,5 milhões de euros. Bem sei que ele não tem culpa de o Benfica ter dado esse dinheiro por ele. Aliás, o At. Madrid ainda hoje deve estar surpreendido pelo excelente negócio que fez, tendo em conta que Roberto era a terceira opção da equipa e fez apenas 16 jogos no campeonato espanhol. Como é que alguém se dispôs a pagar um preço tão elevado por um gurda-redes sem provas dadas é que é um mistério por esclarecer.

sexta-feira, julho 16, 2010

Liverpool prepara-se para vender Plessis ao Benfica

Espero bem que isto não seja verdade. Não só porque se trata de um médio defensivo e nesse lugar estamos bem servidos com Javi Garcia e Airton, como pelo facto de ser um jogador que praticamente não foi utilizado nos últimos anos. Quero crer que isto é apenas especulação jornalística. Só pode.

quinta-feira, julho 15, 2010

Que saudades do amor à camisola

Velhos tempos em que os jogadores tinham amor à camisola. Nos tempos que correm esse amor foi substituído pelo amor ao vil metal. Doutra forma não se compreendia a manifesta vontade que alguns jogadores do Benfica têm em sair do clube. Sobretudo depois de terem sido campeões nacionais e terem esta época a possibilidade de jogar a Liga dos Campeões.

terça-feira, julho 13, 2010

Já se notou alguma melhoria

O embate desta noite com o Aris de Salónica foi o mais conseguido dos jogos realizados nesta pré-época. Vimos uma equipa com outra atitude, melhor fisicamente, o que possibilitou uma maior e melhor pressão sobre o adversário, e vimos tambén algumas movimentações interessantes e melhorias no capítulo da finalização.
Quanto ao Roberto há que dizer que, embora não tenha tido grande trabalho ao longo da partida, subiu alguns degraus relativamente ao jogo com o Sion, ainda que não esteja isento de culpas no golo dos gregos e denote algum nervosismo e falta de confiança. De qualquer forma, os próximos jogos serão decisivos para percebermos se o espanhol tem efectivamente capacidade para ser o dono da baliza do Benfica.
Ficámos também hoje a saber que JJ terá ficado particularmente irritado com a ida de James Rodriguez para o F.C. Porto. Mesmo não citando nomes, fica claramente a ideia que era esse jogador a quem ele se referia quando declarou que o Benfica tinha perdido a oportunidade de contratar um jogador por si recomendado. Já se percebeu que a prioridade máxima de JJ é alguém que possa substituir Di Maria convenientemente, pois tem sido notório que não há actualmente no plantel nenhum jogador com as características do argentino e que crie desequilíbrios no corredor esquerdo. E que tem feito muita falta, lá isso tem.

Desamparem-nos a loja

A fazer fé no que os jornais escrevem, os clubes europeus só têm olhos para os jogadores do Benfica. Faço votos para que tudo isto não passe de especulação jornalística e de jogadas de alguns empresários, caso contrário fico preocupado. Especialmente depois do que observei nos dois jogos de treino já realizados.

segunda-feira, julho 12, 2010

Ainda o Roberto Jimenez

Eu se fosse ao JJ, amanhã não tinha hesitações: colocava de novo o Roberto na baliza. Seria uma espécie de tira-teimas. Se o homem voltasse a borrar a pintura poderia ser que ainda o pudéssemos vender àqueles tais ingleses que nos ofereciam uma pipa de massa pelo espanhol. Mesmo que agora pagassem menos por ele, era de vender. É que de outra forma ficamos a arder em 8,5 milhões e alguém terá que ser responsabilizado por tão desastroso acto de gestão. E algo me diz que LFV já deve ter puxado as orelhas ao JJ, pois deve ter sido este que tanto insistiu para se comprar o espanhol.

Como era de prever

E pronto lá ganhou a Espanha. Antes do Mundial se ter iniciado já eu tinha previsto este resultado. E não precisei de recorrer aos serviços do polvo. Só em Portugal é que havia uns quantos que achavam que a nossa selecção tinha potencial para ganhar aos espanhóis. Uns pândegos, esses senhores.

domingo, julho 11, 2010

Com este guarda-redes estamos condenados

8,5 milhões de euros por um guarda-redes destes foi dinheiro deitado à rua. Nervosíssimo, desconjuntado, com dificuldades na avaliação das trajectórias da bola e nas saídas da baliza, em suma, uma completa nulidade. Ao vê-lo durante o jogo, lembrei-me várias vezes do Moretto. E só de pensar que Eduardo foi para o Génova por 4 milhões de euros, até me arrepio. Se os ingleses ainda o quiserem por 12 milhões vendam-no já porque depois de um descalabro destes não me parece que o espanhol se venha a reerguer. Só se tiver um grande estofo psicológico o que sinceramente não me pareceu, até porque tirando a meia época ao serviço do Saragoça foi sempre suplente.
Quanto ao jogo em si, foi mais um treino em que ficou bem patente que não temos flanqueadores. Se na época passada não tínhamos desequilibradores pelo lado direito este ano deixamos de ter também pelo lado esquerdo. E como não temos flanqueadores afunilamos todo o jogo ofensivo pelo meio onde dificilmente conseguimos criar situações de superioridade e de finalização. LFV vai ter que abrir os cordões à bolsa e ter olho nas contratações, caso contrário antevejo uma época complicada.

sábado, julho 10, 2010

Bom treino

Vitória natural em jogo típico de pré-época. Sobre os reforços pouco há a dizer aguardando-se futuros embates para melhor se poder avaliá-los. Fica, no entanto, a ideia que a equipa vai ressentir-se e muito da saída de Di Maria.

Irritante até dizer chega

A contratação de Rodrigo complica-se por "imposição" de Mourinho. Ou seja tudo na mesma no reino da Luz. A incapacidade negocial de LFV consegue ser irritante. Apesar de o Benfica ter direito de opção sobre quatro jogadores do Real Madrid, o que é certo é que as negociações se vão arrastamdo sem que o nosso presidente consiga resolvê-la a contento. E quanto a Rui Costa já nem vale a pena dizer nada. Director desportivo? Só se for no papel.

sexta-feira, julho 09, 2010

O próximo seleccionador também vai ter um curto reinado

Carlos Queiroz já tem a caminha feita para ser despedido da FPF. As suas declarações, forjadas ou não (isso pouco interessa), hoje ao jornal Sol, serão apenas mais um pretexto para correr com o actual seleccionador. O país desportivo não está satisfeito com a prestação de Portugal no Mundial e considera-o o principal responsável por esse facto. Vai daí há que promover a sua substituição o quanto antes porque o Europeu está à porta. Ora tudo isto acontece porque não só não ganhámos à Espanha, a provável campeã mundial, mas também porque cometemos o pecado de não jogar de igual para igual com o nosso adversário (se o tivéssemos feito a derrota era capaz de ter sido humilhante). Tivéssemos nós ganho à Espanha e estaríamos agora a felicitar o trabalho do seleccionador. Ou alguém acha o contrário?
Independentemente de se gostar ou não de Carlos Queiroz a verdade é que nenhum outro treinador teria feito melhor com este conjunto de jogadores. É que as pessoas esquecem-se que já não há Figo, Rui Costa, Pauleta, Maniche, Deco (aquele que nós conhecíamos não esteve neste mundial), Petit e outros e, ainda por cima, não pudemos contar com jogadores chave como Nani e Bosingwa. Entretanto, a eventual saída de Queiroz já lançou na praça pública alguns nomes para o substituir. À cabeça aparece Manuel José, esse treinador de "enorme gabarito", que por certo nos levaria à conquista do próximo Europeu. Se isto não fosse um assunto sério teríamos que rir às gargalhadas perante nomes como o do supracitado.

quinta-feira, julho 08, 2010

Nem pensar em deixar sair David Luiz

O Man. City tem vindo a aumentar a parada por David Luiz. Os último números já chegam aos 35 milhões. Sinceramente faço votos para que LFV resista a esta investida, pois o brasileiro é insubstituível. A não ser que haja alguém a bater os 50 milhões da cláusula de rescisão e aí não há nada a fazer. Mas fazer descontos num caso destes seria um crime lesa-pátria que os adeptos não perdoariam. Nem o próprio Jorge Jesus.

quarta-feira, julho 07, 2010

60 milhões? Nem 20!

Antes do Mundial o Shakthar propôs adquirir Cardozo por 25 milhões de euros. O Benfica não aceitou por achar que o montante estava muito aquém daquilo que pretendia por ele. Agora e pelo mesmo valor, tendo em conta a péssima prestação de Cardozo no Mundial e a vontade que LFV tem em vender, o Benfica, estou certo, aceitaria a oferta. Só que neste momento o Shakthar já não está interessado. E dificilmente aparecerá algum clube a bater essa verba. Quer isto dizer que, ou muito me engano, ou ainda vamos ver o paraguaio sair por menos de 20 milhões. Seja como for, se fosse eu que mandasse não o venderia, dado o seu rendimento nas épocas em que vestiu de vermelho. Além de que não é um Hugo Almeida que vai fazer esquecer o paraguaio.

terça-feira, julho 06, 2010

Dois reforços de qualidade inquestionável

Ao invés do futebol, a secção de voleibol tem estado a trabalhar bem na construção do plantel para a próxima época. Hugo Gaspar e Flávio Cruz são duas excelentes contratações, do melhor que há em Portugal, e que nos deixam água na boca para a época que se avizinha. Será que é desta que vamos ser campeões?

segunda-feira, julho 05, 2010

Sorteio da Liga 2010/2011

Sorteio condicionado e por isso com nada de relevante para assinalar. Relativamente àquilo que nos interessa, dizer que iniciamos o percurso com a Académica em casa e terminamo-lo também em casa com o U. Leiria.
Quanto a jogos grandes temos um F.C. Porto/Sp. Braga à 4ª jornada; um Benfica/Sporting à 5ª jornada; um Benfica/Sp. Braga à 7ª jornada; um F.C. Porto/Benfica à 10ª jornada; um Sporting/F.C. Porto à 12ª jornada e um Sporting/Sp. Braga à 15ª jornada.
Esperemos que no final deste caminho possamos festejar a revalidação do título.

domingo, julho 04, 2010

Afinal não estamos numa situação financeira tão estável quanto isso

Há poucos dias ouvimos LFV dizer que estava a pensar muito seriamente em não vender nenhum jogador, tendo até mandatado o vice para a área financeira de fazer um estudo para saber se essa possibilidade era viável. Ficámos sem saber se esse estudo foi ou não realizado. O que sabemos é que entretanto já foi vendido Di Maria e que mais dois estão na calha para sair do Benfica. Se isto não é pôr em risco a conquista do bi-campeonato e uma presença condigna na Liga dos Campeões, eu vou ali e já venho.

sábado, julho 03, 2010

Uns estão bem acordados, outros parecem adormecidos

Pinto da Costa está muito activo no mercado. Agora foi a vez de João Moutinho. Ao invés, LFV parece mais preocupado em decidir se vende ou não algumas jóias da coroa do que em reforçar o plantel condignamente. Pode ser que se lixe.

sexta-feira, julho 02, 2010

Quandos eles vêm em pacote assusto-me

Segundo noticiam os jornais espanhóis, o Benfica prepara-se para anunciar a contratação de Rodrigo e Alípio por uma verba a rondar os 10 milhões de euros. Ao Rodrigo ainda lhe dou o benefício da dúvida porque há quem diga que é bom de bola, mas este Alípio, que foi do Rio Ave para o Real Madrid, quem é que se lembrou de o incluir no pacote? Faz-me lembrar um argentino que fomos buscar há dois ou três anos que andou por cá durante uns tempos a passar férias, e que entretanto desapareceu e nunca mais ninguém ouviu falar dele. E já agora gostava que me explicassem como é que o JJ vai gerir tanto avançado no plantel. É bom não esquecer que temos o Cardozo, Saviola, Kardec, Jara, Gaitan e, pelos vistos, mais este Rodrigo. Quer-me parecer que é capaz de ser muita gente para tão poucos lugares disponíveis.

Incompreensível

Desde há muito tempo que Rui Costa deixou de ser o responsável pelo futebol para passar a ser o mestre de cerimónias. De responsável por essa área, passou a ser uma mera figura decorativa que se limita a fazer a apresentação dos jogadores que vão sendo contratados, enquanto as suas funções vão sendo desempenhadas pelo presidente. Até quando vai Rui Costa aguentar esta situação é a pergunta que se coloca. Por muito apreço que tenha por ele, a verdade é que se tivesse um pingo de dignidade já tinha apresentado a sua demissão. Não dá para entender como alguém com o seu prestígio se sujeita a uma desconsideração destas.

quinta-feira, julho 01, 2010

Convém não cometermos o mesmo erro

Eis que de repente a europa do futebol decidiu apontar baterias para os jogadores do Benfica. Ele é o Real Madrid e o Inter interessados em Ramires; ele é o Bayern e o Real Madrid interessados no Fábio Coentrão; ele é o Man. City interessado no David Luiz… Como o nosso presidente não está a cumprir a promessa de só deixar sair jogadores pelo valor da cláusula de rescisão, não me admiraria nada que mais um ou outro acabasse por sair do Benfica. Só espero que não se preparem para fazer o mesmo que fez Artur Jorge há uns anos quando resolveu destruir uma equipa acabada de se tornar campeã. Se bem se lembram demorámos uma catrefada de anos para recuperar dessa asneirada. Cometer o mesmo erro seria um acto de pura burrice. Tem a palavra LFV.

Pinto da Costa rejubila

Como era de prever o F.C. Porto lá nos passou a perna mais uma vez. Falcão, Alvaro Pereira, entre outros, e agora Jamie Rodriguez. Se o valor do jogador for idêntico ao dos dois primeiros é uma grande chatice termos perdido este negócio. Se for como o de alguns outros jogadores tais como Edgar, Perdiguer, Kasmierzak, que acabaram por se revelar um enorme fiasco, então não temos que nos lamentar. Veremos o que o futuro nos diz relativamente à valia do colombiano.