domingo, maio 30, 2010

Será este o novo guarda-redes do Benfica?


Há quem diga que Marco Amelia, actualmente no Génova, será o futuro guarda-redes do Benfica. A ver vamos.

sábado, maio 29, 2010

Benfica começa bem

Mesmo sem Sérgio Ramos, o nosso melhor jogador, o Benfica entrou bem neste primeiro jogo da final do play-off. Rectificámos uma má 1ª parte, em que não estivemos bem no capítulo ofensivo, e através de uma defesa mais agressiva e um melhor acerto nos lançamentos na 2ª parte, conseguimos contrariar o jogo do F.C. Porto e chegar à vitória. Seria importante que Sérgio Ramos recuperasse para o próximo jogo, pois numa final necessitamos do contributo de todos em especial dos jogadores fundamentais.

quinta-feira, maio 27, 2010

A saída de Quim

Anda por aí muito boa gente incomodada com a possível dispensa de Quim. A ser verdade apenas se critica a forma como ela foi anunciada por Jorge Jesus. De resto, custa-me a perceber a razão de tanto incómodo, tendo em conta que Quim é um guarda-redes apenas mediano, embora se reconheça que estamos em presença de um óptimo profissional e detentor de um excelente carácter. Só que isso não chega para que ele fique na Luz. A um jogador pede-se mais. Especialmente se estiver a representar um grande clube, como é o caso. Num grande clube exige-se excelência, algo que o bracarense nunca conseguirá atingir.

quarta-feira, maio 26, 2010

Cardozo, o mal amado

Estou de acordo com Jorge Jesus quando diz que a saída de Cardozo seria difícil de colmatar. Um avançado que marca 38 golos numa época tem que ter muito valor, embora se reconheça que o paraguaio tenha limitações técnicas, o que é certo é que tem uma veia goleadora que outros bem mais dotados não têm. E este facto deve ser determinante para a sua permanência na Luz.

terça-feira, maio 25, 2010

Tempos difíceis se adivinham para a nossa selecção

A equipa das quinas mostrou ontem aquilo que já se sabia: temos a pior selecção da última década e contra isso pouco há a fazer. Temos que ser realistas e perceber que Portugal poderá quanto muito passar a 1ª fase, mas mesmo esse objectivo será muito difícil de atingir. A partir daí só um milagre nos colocará em patamares mais adiantados da competição. E por muito que se tente culpabilizar Carlos Queiroz, a verdade é que o naipe de jogadores que temos ao dispor é muito limitado em termos de qualidade. Aqueles que noutras alturas muito deram à selecção, casos de Deco, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, só para citar alguns, estão na curva descendente das suas carreiras e raramente foram utilizados nos seus clubes ao longo desta época, o que leva a que cheguem ao Mundial numa forma muito deficiente e a anos-luz daquilo que já produziram. E olhando para a próxima geração de jogadores, não se antevê um futuro brilhante da selecção nacional nos próximos anos. Ou muito me engano, ou as próximas fases finais de Europeus e Mundiais, não contarão com a presença de Portugal, ainda que tenhamos Cristiano Ronaldo a jogar com a nossa camisola.

segunda-feira, maio 24, 2010

É disto que vamos deixar de ver

Di Maria a caminho de Madrid

A confirmar-se a saída de Di Maria para o Real Madrid, conforme noticia a TSF, estamos perante uma péssima notícia. Bem sei que a sua ida para Espanha representa um encaixe de 40 milhões de euros, mas convém não esquecer que o argentino foi o nosso abono de família ao longo da época e será muito difícil conseguirmos um substituto com o seu gabarito. Oxalá não nos venham buscar outros jogadores fundamentais, pois se isso suceder as nossas ambições para a próxima temporada reduzem-se consideravelmente.

sábado, maio 22, 2010

Derrota decepcionante

A equipa de futsal do Benfica julga que pelo facto de se ter tornado campeã europeia, ganhou a época e não precisa de fazer mais nada. Nas competições nacionais tem feito um trajecto muito aquém do esperado e a continuar assim arrisca-se a chegar ao fim do campeonato com uma classificação humilhante. Pede-se aos jogadores e aos técnicos que tenham um pingo de vergonha e que coloquem amanhã tudo em campo, isto se quiserem levar de vencida uma equipa que nos é manifestamente inferior mas que tem brio e dá tudo o que tem.

sexta-feira, maio 21, 2010

Tiago Targino no Benfica

Ao que tudo indica, Tiago Targino vai ser jogador do Benfica com um contrato válido por 3 épocas.

quinta-feira, maio 20, 2010

Os golos de ontem

Continuamos a ganhar

Mesmo sendo um jogo em fim de festa e a feijões, e apresentando uma equipa remendada, é sempre bom não perder o hábito de ganhar. Foram quatro golos sem resposta. Óptimo. Mantivemos a veia goleadora, o que também é importante. Venha o próximo.

terça-feira, maio 18, 2010

No período de defeso já se sabe o que a casa gasta

Com o terminus dos campeonatos por essa Europa fora, começam a surgir as notícias de entradas e saídas de jogadores. Em Espanha surgiram hoje rumores de que Mourinho, de quem se diz já ter um acordo verbal com o Real Madrid, exige que os madrilenos contratem Di Maria, David Luiz e Fábio Coentrão. Três de uma penada e por coincidência todos do Benfica. Não há fome que não dê em fartura ainda que, muito provavelmente, esta notícia não tenha qualquer fundo de verdade. Mas é assim em todos os defesos pelo que não há que ficar surpreendido sempre que os jornais nos tragam novidades destas.

domingo, maio 16, 2010

A confirmação da saída

Contrariando o que havia dito há dias atrás, LFV veio dizer que se prepara para vender um jogador abaixo da cláusula de rescisão. Não é difícil perceber que esse jogador será Di Maria, tal o interesse que está a despertar em vários dos melhores clubes europeus. Se há jogador que eu não queria que saísse era o argentino, mas também reconheço que o Benfica não tem condições para o segurar. Só espero que tenhamos capacidade para encontrar um substituto à altura.

sábado, maio 15, 2010

Lacuna difícil de colmatar

É quase um dado adquirido que Di Maria não fará parte do plantel encarnado na próxima época, o que obrigará os responsáveis do clube a ter que ir ao mercado encontrar um jogador que o possa substituir. E é evidente que não podemos falhar nessa contratação. Basta olharmos para a influência que o argentino teve ao longo da época para percebermos o que a sua ausência faz no seio da equipa, algo que já pudemos constatar no último jogo do campeonato. Di Maria era o expoente máximo nos desequilíbrios ofensivos da equipa. Se ele sair é absolutamente indispensável que no seu lugar jogue alguém com as suas características e com a sua qualidade, sob pena de o futebol do Benfica não ter a qualidade a que nos habituou esta época.

quarta-feira, maio 12, 2010

A taça que podia ser nossa

Ver o At. Madrid ganhar a Liga Europa fez-me um bocado de confusão. É que no lugar deles bem podia estar o Benfica, não fosse Jorge Jesus, numa noite para esquecer, ter resolvido inventar.

Contratação primordial

O Benfica anda à procura de um guarda-redes e, na minha óptica, faz todo o sentido que assim seja. A falta de um guarda-redes de categoria indiscutível tem sido uma pecha no nosso plantel e é bom que, de uma vez por todas, essa lacuna seja preenchida. Só espero é que acertem na escolha.

terça-feira, maio 11, 2010

A convocatória de Queiroz

A convocatória de Carlos Queiroz traz apesar de tudo algumas surpresas. A chamada de 5 centrais é quanto a mim a surpresa maior e na minha perspectiva um claro exagero, ainda que seja certo que um deles sairá, caso Pepe esteja em condições de jogar. Mesmo assim ficarão 4 (a que se juntará Pepe, em caso de necessidade, porque já se percebeu que Queiroz quer o "brasileiro" a jogar atrinco) o que para mim não se justifica. A não ser que Ricardo Carvalho também esteja na corda bamba e aí a coisa muda de figura.
Quanto aos demais não me parece haver surpresas de maior, embora Daniel Fernandes não estivesse nas minhas previsões mas tendo em conta que será o terceiro guarda-redes pouca relevância terá a sua chamada ao lote dos eleitos. Também não vejo que contributo positivo possa dar Miguel Veloso (um jogador perfeitamente banal), e a não inclusão de João Moutinho acaba por não me surpreender, atendendo a que ao longo da fase de qualificação Queiroz praticamente não contou com nele. A convocação de Fábio Coentrão acho que é consensual, pois demonstrou ao longo da época ser o melhor lateral esquerdo português. De resto, temos o habitual contingente da selecção.
Uma coisa parece-me óbvia: com estes jogadores e na forma em que estão alguns dos consagrados, muito dificilmente Portugal poderá ambicionar a mais do que passar a fase de qualificação. E mesmo essa não vão ser favas contadas. Bem longe disso.

segunda-feira, maio 10, 2010

LFV sossega benfiquistas

Ouvimos ontem LFV dizer que o Benfica não está vendedor mas antes comprador, por forma a poder atacar as competições da próxima época com o objectivo de as vencer. Afirmou que só se houver um clube a accionar as claúsulas de rescisão é que algum jogador sairá. Ora tendo em conta as cláusulas dos nomes mais sonantes da nossa equipa, estou em crer que muito dificilmente algum clube chegará a esses valores. A ser verdade o que o presidente afirmou, podemos ficar descansados relativamente à qualidade do plantel da próxima época. Quanto muito sairá Di Maria e, mesmo assim, não sei se haverá algum clube a disponibilizar-se a pagar 40 milhões pelo argentino.

Campeonato conquistado sem mácula

Findo o campeonato não restam quaisquer dúvidas sobre o merecimento da conquista do título. Basta conferir estes factos:
- equipa que melhor futebol praticou;
- maior número de pontos conquistados em casa (igualdade com o Sp. Braga) e fora;
- maior número de golos marcados em casa e fora;
- menor número de golos sofridos em casa (juntamente com o Sp. Braga);
- maior diferença entre golos marcados e sofridos;
- maior número de vitórias em casa e fora;
- menor número de derrotas.

As imagens do título











Só um clube assim consegue movimentar toda esta gente. Impressionante!!!




domingo, maio 09, 2010

32º campeonato conquistado


Será que é desta que o Belenenses desce de divisão?

Como o Belenenses conseguiu fugir ao último lugar, cheira-me que ainda vai haver alguma jogada de secretaria para o clube ficar na primeira divisão.

sábado, maio 08, 2010

Um campeonato e uma taça perdidas

O fim-de-semana não podia estar a decorrer da pior forma para as nossas cores. Uma campeonato de Voleibol que foi para o Sp. Espinho e uma Taça de Portugal em futsal que se vai plantar nas vitrinas do Restelo. Só espero que isto não seja um mau prenúncio para amanhã. É que as derrotas de hoje, embora façam mossa, ainda são suportáveis. A de amanhã, pelo contrário, seria um balde de água gelada para todos os benfiquistas e, certamente, com consequências negativas para o futuro do futebol encarnado.

Fim-de-semana alucinante

Amanhã é o prato forte com o Benfica-Rio Ave, mas já hoje os benfiquistas têm com que se entreter. Em Espinho decide-se o campeonato de Voleibol e temos também a final da Taça de Portugal em futsal. Dois troféus que nos assentavam lindamente. Resta saber se vamos ser capazes de os conquistar.

quinta-feira, maio 06, 2010

Nada de nos preocuparmos com o árbitro

Para a maioria dos benfiquistas a nomeação de Jorge Sousa para o Benfica - Rio Ave pode constituir uma provocação e uma forma de acicatar os ânimos para a última jornada. Não me agradando esta nomeação, pelas razões que todos conhecemos (árbitro do Porto e com simpatia pelo F.C. Porto), não vou fazer disto um cavalo de batalha. Basta que nós joguemos o que sabemos e nunca seremos surpreendidos pelos vila-condenses, mesmo que o árbitro esteja ali para nos prejudicar.

quarta-feira, maio 05, 2010

Começou a novela

Nos próximos tempos vamos ter a novela da eventual saída de Di Maria. Ontem foi o Real Madrid que supostamente o terá adquirido por 34,5 milhões de euros. Hoje será provavelmente o Barcelona. Amanhã o Manchester City, Chelsea ou outro qualquer. O que eu sei é uma coisa: a confirmar-se a saída do argentino, o Benfica vai ficar mais fraco. Isso é inevitável.

terça-feira, maio 04, 2010

E ainda há outras hipóteses

Qual vai ser a ala esquerda do Benfica para o derradeiro jogo com o Rio Ave, César Peixoto/Weldon ou David Luiz/Weldon? Uma opção mais conservadora com o intuito de não correr riscos defensivos apostará na 2ª hipótese. Uma opção mais de acordo com a filosofia de jogo do Benfica apostará na 1ª hipótese. Tem a palavra Jorge Jesus.

segunda-feira, maio 03, 2010

Mais um argentino para o Benfica

Gaitan já é praticamente jogador do Benfica, faltando apenas os exames médicos para se efectivar a sua contratação. 8,5 milhões de euros foi quanto custou o seu passe. Por este preço convém que seja um jogador de qualidade.

Deixem-se de medos infundados

Uma equipa com a grandeza do Benfica não pode perder um jogo contra dez jogadores, mesmo que o adversário esteja a jogar em sua casa e seja uma equipa de qualidade. Este medo que se apodera dos jogadores, quando jogam em ambientes adversos e estão em causa jogos decisivos, já devia ter sido ultrapassado. Esta é uma pecha que atinge praticamente todas as equipas do Benfica, seja em que modalidade for, e que nos tem custado títulos ao longo dos anos. Esperemos que no próximo domingo frente ao Rio Ave a tremideira não iniba os nossos jogadores a ponto de corrermos riscos de perdermos o jogo. É que apesar de irmos jogar desfalcados de alguns elementos preponderantes, há que ter em conta que os vila-condenses são um adversário que nos é manifestamente inferior e que por isso estamos obrigados a ganhar. Deixar fugir um título, jogando em nossa casa com o apoio de milhares e milhares de benfiquistas, precisando apenas de um empate, seria um dos maiores fracassos (senão o maior) da história do Benfica. Não me parece que os nossos jogadores queiram entrar na história do clube pelos piores motivos.

domingo, maio 02, 2010

É sofrer até ao fim

Já se previa que os portistas entrassem com tudo e foi o que aconteceu. Intimidaram-nos, a arbitragem ajudou à festa com uma 1ª parte lastimosa (o cartão de Di Maria é de gritos) e nós, valha a verdade, não jogámos literalmente nada.
Falta um ponto para sermos campeões mas não vai ser fácil. O adversário é fraco mas a equipa mostra muita ansiedade e intranquilidade e hoje ficámos sem três jogadores importantes. Substituir Di Maria e Fábio Coentrão vai ser tarefa complicada e a atitude terá que ser outra se queremos atingir os nossos objectivos.

Foi pena

Não aproveitámos o factor casa e perdemos a grande oportunidade de sermos campeões no Voleibol. Agora para o sermos temos de ir ganhar a Espinho e, pelo que se viu esta tarde, muito dificilmente isso irá acontecer. Somos uma equipa que recepciona mal e isso condiciona todo o nosso jogo. Para além disso somos muito frágeis psicologicamente e há que reconhecer que o Sp. Espinho nos é superior.

Acabar o fim-de-semana em beleza

Hoje o Benfica tem oportunidade de se sagrar campeão em duas modalidades: Futebol e Voleibol. Seria uma tarde/noite inesquecível se pudéssemos comemorar estes dois títulos em simultâneo. Veremos se a nossa rapaziada está para aí virada e nos consegue satisfazer esse desejo.

sábado, maio 01, 2010

E o pior está para vir

Duas Casas do Benfica no Porto foram alvo de ataques portistas e o autocarro do Benfica foi apedrejado à chegada ao Porto. Isto é apenas uma pequena amostra do que se vai passar amanhã. Ou muito me engano ou vamos ter uma batalha campal fora (essa é quase certa) e dentro do campo (menos provável, mas pode acontecer) provocada por adeptos e jogadores portistas. Não saibam a polícia e a equipa de arbitragem conter estes ímpetos e este jogo irá ser recordado por muitos e bons anos. E não pelos melhores motivos.

Vídeo de Gaitan

A hora do glorioso

"Luís Filipe Vieira teve o mérito de corrigir os erros que se repetiam há quatro anos na liderança do Benfica.
Creio que hoje ninguém terá dúvidas em afirmar que o Benfica regressa ao primeiro plano do futebol europeu no momento em que lhe falta apenas conquistar um ponto para se sagrar Campeão Nacional. Esse ponto há-de surgir, obviamente, do jogo de amanhã com o FC Porto ou, na pior das hipóteses, na última jornada no Estádio da Luz.
Vale a pena, nesta ocasião, saudar Luís Filipe Vieira, que critiquei há pouco mais de um ano, quando me pareceu que ia continuar um caminho sem ambição, sem projectos e, portanto, sem futuro. Com a mesma transparência e frontalidade que pus nas críticas que lhe dirigi, aqui estou hoje para o felicitar pelo ano fantástico que o Benfica fez, sob a orientação de Jesus, e com uma equipa de nível internacional, que se bateu com grande empenho, desde a primeira jornada, para ganhar o primeiro lugar na Liga e regressar à Champions League, em convívio com os grandes do futebol.
Luís Filipe Vieira teve o mérito de corrigir os erros que se repetiam há quatro anos na liderança do Benfica, percebendo que, se o Benfica tivesse um treinador capaz e ambicioso e uma equipa de jogadores de categoria, todos os objectivos poderiam ser alcançados. Desde logo, encher os estádios e fazer receitas apreciáveis em todos os jogos em casa. Ficou provado que, com televisão ou sem televisão, o Benfica tem capacidade para encher o Estádio da Luz, jornada a jornada, porque numa carreira auspiciosa os benfiquistas não prescindem de viver a festa do futebol ao vivo. Esta é a grande lição a tirar desta caminhada, que está a chegar ao fim.
Quando um clube tem uma família tão numerosa e raízes tão profundas na sociedade portuguesa e quando se investe bem os resultados aparecem. As receitas da televisão aumentam, as receitas publicitárias duplicam, a cotação dos jogos triplica e assim por diante. Nesta época, o Benfica praticamente não cometeu erros, não alimentou conflitos estéreis e tem dado grandes alegrias aos benfiquistas. Foi o clube mais bem gerido em Portugal. Ganhou cotação bolsista que não esteve ao alcance de nenhum outro e chega à Europa numa posição de privilégio. Compare-se a caminhada do Benfica com a dos outros clubes e perceba-se a diferença. Parabéns Luís Filipe Vieira. Espero que o Benfica não aliene esse património adquirido este ano. Que continue a investir na equipa, porque haverá sempre retorno quando se aposta com inteligência. E, sem arrogâncias, para o ano é preciso ser Campeão Europeu".

Emídio Rangel
CM