sexta-feira, abril 30, 2010

Muita cabeça fria

O F.C. Porto vai fazer do jogo de domingo, o jogo do ano. Feridos no orgulho, os portistas vão entrar com tudo para vencer o Benfica. Os nossos jogadores terão de ter muita cabeça fria, não se deixarem enredar nas provocações, e sobretudo não se esquecerem que apenas falta um ponto para chegarmos ao título e que esse ponto pode ser ganho na derradeira jornada com o Rio Ave.

quarta-feira, abril 28, 2010

Mourinho presente em mais uma final europeia

Quem estava à espera de um grande jogo em Barcelona viu as suas expectativas defraudadas. Foi um jogo sensaborão, com paragens sucessivas e mal jogado. De positivo apenas o banho táctico dado por Mourinho a Guardiola. A estrelinha do treinador português mantém-se em alta e agora está a um passo (grande passo porque o Bayern é um opositor de respeito) de ganhar mais uma Liga dos Campeões. Não é para todos.

terça-feira, abril 27, 2010

Inexplicável

Como é que uma equipa que se sagra campeã da europa consegue perder com o Alpendorada? Bem sei que os jogadores estão fisicamente cansados mas quem fez as exibições que vimos fazer este fim-de-semana tem obrigatoriamente de vencer uma equipa de quarta categoria. Ou será que só há motivação para jogar quando enfrentamos colossos europeus?

segunda-feira, abril 26, 2010

domingo, abril 25, 2010

Benfica campeão europeu de futsal

Pela primeira vez na história do futsal uma equipa portuguesa torna-se campeã europeia. Ainda que não houvesse outras razões, só por isto dá para perceber o enorme feito alcançado pelos nossos rapazes. E se a isto juntarmos que foi frente ao crónico casmpeão europeu mais valor tem esta vitória. Foi uma prova sem mácula com os nossos jogadores a demonstrarem uma vontade e uma capacidade ainda não reveladas esta época e o público a cumprir a sua tarefa da melhor maneira, apoiando incondicionalemte a nossa equipa. Parabéns a todos: jogadores, equipa técnica, dirigentes e adeptos.

Falta um ponto

Estou como Jorge Jesus. Prefiro ganhar o título dentro de campo, mas se for já hoje, caso o Sp. Braga não ganhe na Figueira da Foz, pelo menos não temos que viver em ansiedade nas próximas duas jornadas. Mas que seria mais bonito comemorar o campeonato dentro do relvado lá isso seria.

sábado, abril 24, 2010

Pergunta pertinente

Gostava que LFV me explicasse o que é que o Benfica ganha em apoiar um fanático portista para a presidência da Liga.

sexta-feira, abril 23, 2010

Futsal do Benfica com exibição de gala

A nossa rapaziada do futsal hoje está de parabéns. Apuraram-se para a final da UEFA Cup depois de uma exibição brilhante em que Ricardinho sobressaiu, e para isso muito contribuíram os adeptos que foram inexcedíveis no apoio à equipa. Jogassem sempre assim em Portugal e o campeonato seria nosso.

Para não variar

O CJ da FPF anulou o castigo de 3 meses interposto pela CD da Liga a Pinto da Costa. Nada de novo. Invariavelmente é isto que sucede sempre que há castigos aplicados pelo orgão disciplinar da Liga a jogadores ou dirigentes do F.C. Porto. Começa a ser demais.

Não vão ser favas contadas

Alguns factores a ter em conta para não pensarmos que o jogo de amanhã com o Olhanense vão ser favas contadas:
- ainda não lhe ganhámos esta época;
- fizeram a vida negra aos grandes sempre que se deslocaram ao campo destes;
- tem uma série de jogadores com vínculo ao F.C. Porto, o que significa que farão das tripas coração para ganhar pontos na Luz;
- finalmente, estão a precisar de pontos para tentarem fugir à despromoção.

quinta-feira, abril 22, 2010

Queiroz clama louros por Fábio Coentrão a defesa-esquerdo

Carlos Queiroz assume a paternidade da colocação de Fábio Coentrão como lateral esquerdo. E eu a pensar que essa ideia tinha surgido da cabecinha de Jorge Jesus. Enfim.

quarta-feira, abril 21, 2010

Eduardo apontado à Luz

Será Eduardo o guarda-redes que o Benfica precisa? Sinceramente parece-me que não. O que nós necessitamos é de um guarda-redes de craveira mundial, coisa que Eduardo indiscutivelmente não é.

terça-feira, abril 20, 2010

Desleixo que vamos pagar bem caro

Já o disse uma vez e volto a repeti-lo: ao Benfica vai-lhe sair muito caro o facto de se ter desleixado na eleição do novo presidente da Liga. Fernando Gomes, o futuro presidente, com quem tive oportunidade de lidar há uns bons anos atrás, é um fanático portista que só vê o seu clube à frente. Não esperem dele imparcialidade quando ele é tudo menos imparcial.

segunda-feira, abril 19, 2010

Faltam 4 pontos

Weldon já justificou o pouco dinheiro que pagámos por ele. Quatro golos em dois jogos é o suficiente para não nos arrependermos de o termos contratado. Tem-se revelado, neste final de época, uma opção válida dando talvez razão àqueles que achavam que o braisleiro deveria ter merecido outras oportunidades.
A vitória em Coimbra era importantíssima e constituiu mais um grande passo para a obtenção do almejado título. Não fizemos a exibição de outros jogos, mas ainda assim o suficiente para justificarmos os três pontos. Olhanense é a próxima etapa, e jogando em casa e com o apoio de 60.000, o resultado só pode ser um: a vitória.

domingo, abril 18, 2010

Estarem convocados é uma boa notícia

Os avançados Javier Saviola e Óscar Cardozo integram a lista de 21 jogadores convocados por Jorge Jesus para o jogo de hoje do Benfica no terreno da Académica.
Se relativamente ao paraguaio não tenho dúvidas que irá jogar de início, já quanto ao argentino só acredito que JJ o faça entrar no decorrer do encontro se as coisas estiverem difíceis para o Benfica.

sábado, abril 17, 2010

A uma vitória do título

Aproveitando da melhor maneira a ausência de Miguel Maia, o Benfica venceu o Sp. Espinho e deu mais um passo importante na direcção do título. A coisa chegou a estar preta, de tal modo que chegámos a ter dois sets de desvantagem, mas num assomo de garra e profissionalismo os nossos jogadores conseguiram dar a volta ao resultado. Estamos a uma vitória do ambicionado título. Ja faltou mais.

sexta-feira, abril 16, 2010

Mais uma final

Prevê-se uma romaria benfiquista em Coimbra no próximo domingo. Quer isto dizer que não será por falta de apoio que o Benfica não ganhará à Académica. Somar os três pontos constituirá mais um passo determinante na corrida pela conquista do título. Saibam os jogadores fazer o seu trabalho e a vitória não nos fugirá.

quarta-feira, abril 14, 2010

Já faltou mais

Por muito que Moutinho, Carvalhal e Costinha, queiram desvalorizar a vitória do Benfica dizendo que esta se deveu à equipa de arbitragem, a verdade é que no cômputo geral da partida fomos melhores e merecemos os três pontos. O Sporting entrou melhor, através de uma pressão alta que não soubemos contrariar, mas não construiu nenhuma oportunidade de golo digna desse nome. O Benfica na 2ª parte arregaçou as mangas, partiu para cima dos lagartos e chegou à vantagem com naturalidade. Esta subida de rendimento não é alheia à entrada de Aimar que veio dar outra consistência ao meio-campo e outra qualidade de passe que até aí não tinha existido.
Os seis pontos (a bem dizer cinco) sobre o Sp. Braga mantêm-se e já só faltam quatro jornadas. Significa isto que estamos mais perto do título mas ainda não podemos nem devemos encomendar as faixas de campeão, uma vez que temos mais quatro finais pelo caminho todas elas complicadas. A Académica é o adversário que se segue e em Coimbra queremos um estádio vestido de vermelho, pois o apoio dos adeptos é determinante para o sucesso da equipa.

segunda-feira, abril 12, 2010

As contas a fazer

Para o jogo de amanhã as contas são muito fáceis de fazer:
Em caso de vitória, temos praticamente a conquista do campeonato garantida; em caso de empate, o sofrimento continua até ao fim; em caso de derrota, o título deverá sen entregue ao Sp. Braga.
Faço votos para que os índices de confiança dos nossos jogadores estejam em alta, caso contrário o Sporting é bem capaz de nos fazer a folha.

domingo, abril 11, 2010

Excelente vitória no Voleibol

Ganhar em Espinho é como meter uma lança em África. Nada está ganho, mas conseguimos o mais difícil. Agora é não desperdiçar a possibilidade de os vencer em casa e dar mais um passo importante na direcção do título. A nossa equipa tem um enorme potencial, pena as falhas de concentração que, por vezes, deitam tudo a perder. Hoje quase que permitíamos a remontada do Sp. Espinho, o que seria inadmissível.

sábado, abril 10, 2010

Desculpas esfarrapadas

O Barcelona acabou de nos explicar como a velha desculpa do cansaço físico, por força do elevado número de jogos realizados, é uma treta. Os seus jogadores têm tido uma época sobrecarregadíssima e vendo-os jogar parece que a iniciaram agora. Isto serve de exemplo para outras equipas que quando os resultados não são favoráveis recorrem ao discurso da ordem, para ver se enganam uns quantos papalvos.

Vai ser sofrer até ao fim

Este Sp. Braga continua com uma estrelinha impressionante. Não faz nada para ganhar os jogos mas os adversários tratam de lhe oferecer as vitórias com erros verdadeiramente inacreditáveis, só admissíveis a jogadores principiantes. Está visto que os bracarenses não vão desperdiçar nenhum ponto até ao final do campeonato, pelo que ao Benfica não lhe resta outra solução que não seja não perder mais do que 5 pontos. Faltando apenas cinco jogos parece fácil este desiderato, mas sabendo que ainda temos como clientes os nossos eternos rivais, e antevendo alguma tremideira da nossa equipa, confesso que estou preocupado. Para desajudar ainda temos lesões a afectar alguns dos nossos jogadores fundamentais. Significa isto que vamos ter sofrimento até ao fim.

Exige-se arbitragem imparcial

O jogo desta tarde, entre leirienses e bracarenses, pode ter uma importância decisiva na atribuição do título. Façamos votos que a arbitragem não seja uma réplica daquela que ocorreu em Braga no último fim-de-semana, para bem do futebol e da verdade desportiva.

sexta-feira, abril 09, 2010

Para quando um guarda-redes de nível mundial?

É chegada a altura de o Benfica avançar para a contratação de um guarda-redes de qualidade incontestada. Ando a bater nesta tecla há "séculos". São épocas atrás de épocas a apostar em guarda-redes de qualidade mediana e que não servem os interesses do clube. Um clube com a dimensão do nosso e que quer novamente singrar na europa tem que obrigatóriamente adquirir um guarda-redes de nível mundial. É assim em todas as melhores equipas europeias. Um bom guarda-redes é uma peça fundamental em qualquer equipa, pois garante pelo menos 15 pontos num campeonato e dá estabilidade e segurança numa prova europeia. Será que não temos dinheiro para gastar num guarda-redes de reconhecido valor quando gastamos fortunas, muitas vezes sem retorno, em jogadores para as outras posições? Será que na Luz os responsáveis entendem que qualquer guarda-redes serve para atingirmos os objectivos a que nos propomos? Ontem foi mais um exemplo de que estão totalmente equivocados.

quinta-feira, abril 08, 2010

Goleados por culpa própria

O que tanto temia acabou por acontecer. JJ resolveu inventar e o Benfica pagou por isso. Não se pode mudar uma defesa rotinada frente a um adversário desta dimensão. A verdade é que o treinador encarnado entrou cheio de medo e transmitiu esse receio a toda a equipa - o discurso antes do jogo desculpando-se que a equipa estava demasiado cansada foi um tiro no pé. E quando assim é os resultados costumam ser desastrosos tal com se veio a verificar.
Vamos esperar que esta goleada não tenha reflexos negativos na confiança da equipa, porque o adversário que se segue não é presa fácil e nós estamos impedidos de falhar no campeonato, sob pena de tudo o que fizemos de bom até agora não ter valido a pena.

Desfazer a dupla de centrais é um erro

A ser verdade que David Luiz vai ser deslocado para a lateral esquerda, acho que é uma má opção de JJ. Como o treinador encarnado bem disse, a grande perigosidade do ataque do Liverpool centra-se em Fernando Torres que joga na zona central. Ora, a reconhecida capacidade do espanhol necessita de um defesa ao seu nível, coisa que Sidnei está longe de ser. Além disso o brasileiro não está rotinado em jogar com Luisão. Bem sei que a estratégia de JJ passa por dar altura à equipa, fundamentalmente por causa dos lances de bola parada, mas ainda assim penso que essa não será razão suficiente para se arriscar tanto. A ver vamos se esta opção será bem sucedida.

quarta-feira, abril 07, 2010

Receio do adversário

Jesus e os jogadores querem aparentar confiança, mas percebe-se que têm receio do jogo de amanhã. Sabem que vão defrontar uma grande equipa num ambiente de enorme pressão e não têm a certeza como vão reagir. Sabem também que para passarem a eliminatória vão ter que marcar golos pois o adversário não vai ficar em branco. Pode ser uma noite de glória mas também pode ser uma noite de derrocada que pode ter consequências para o futuro. Oxalá a segunda hipótese não se concretize.

Confiança exagerada

Vejo por aí muita confiança, talvez até exagerada, para o jogo de amanhã. Parece que se estão a esquecer que o Liverpool é um colosso europeu que joga em casa perante a sua massa adepta e é constituída por jogadores de primeiro nível. Que ainda por cima conseguiram um bom resultado na Luz e a salvação desta época passa pela conquista da Liga Europa. Isto tudo para dizer que, embora tenhamos as nossas chances, o favoritismo recai para o lado do Liverpool. Só um transcendente Benfica poderá passar esta eliminatória, e não sei se os nossos jogadores estarão preparados física e psicológicamente para enfrentar o terrível ambiente que os espera e o assalto que os ingleses farão à nossa baliza, em especial nos primeiros 15 a 20 minutos.

terça-feira, abril 06, 2010

Mais um passo na direcção do título

Confesso que fiquei deveras preocupado quando vi o resultado disparar para 2 a 0. Não esperava uma entrada tão apática do Benfica, ainda por cima com falhas de marcação absolutamente inadmissíveis que permitiam aos navalistas jogar completamente à vontade e acercarem-se com perigo da nossa baliza, algo que é pouco habitual nos figueirenses. Valeu a inspiração de Weldon que em dois minutos repôs a igualdade e nos deu o alento necessário para darmos a volta ao marcador.
Foi pena aquele injusto amarelo a Maxi que o vai impedir de defrontar o Sporting. Este jogo com os leões pode-se constituir no jogo do título em caso de vitória. Mas não vai ser nada fácil. Os leões estão em crescendo de forma, e tudo irão fazer para ganhar o jogo ou pelo menos não o perder. Para os leões uma vitória na Luz seria o equivalente a ganharem o campeonato. Temos que estar preparados e fazer desse jogo o jogo do ano. Só desejo que o jogo de Liverpool não traga lesões, pois já nos chegam as ausências de Saviola e Maxi Pereira.

segunda-feira, abril 05, 2010

A chave para o sucesso

Hoje é dia de mais uma final. Estamos impedidos de perder pontos e contra a Naval nem sequer é admissível pensar nisso. Os figueirenses raramente conseguem construir uma oportunidade de golo, o que significa que só poderão marcar golos numa situação de bola parada ou numa grande desatenção da nossa defesa. Da nossa parte é só fazermos aquilo que temos feito durante toda a época: jogar bom futebol, criar inúmeras situações de golo e concretizar algumas delas; se o adversário não marcar, basta-nos concretizar apenas uma.

sábado, abril 03, 2010

Derrota inesperada

Se no futebol as coisas vão correndo bem, já nas outras modalidades os resultados estão longe de corresponder às expectativas.
Hoje no Voleibol, na final da Taça de Portugal, a única competição onde poderíamos ter perspectivas de vencer, perdemos com um Castelo da Maia que vive praticamente dependente da prestação de Hugo Gaspar. Ora, o número de pontos alcançado por este jogador foi obsceno e é revelador do pouco acerto da nossa equipa. Agora resta-nos tentar contrariar o claro favoritismo do Sp. Espinho no play-off final do campeonato, o que se afigura uma tarefa quase impossível.

O azar está a bater-nos à porta

Depois de Saviola chegou a vez de Luisão. Uma mialgia impede-o de jogar com a Naval. Quando mais precisávamos de todos, as lesões resolveram bater à porta de alguns dos nossos jogadores chave. Não estou a gostar nada disto, ai não estou não!

sexta-feira, abril 02, 2010

É preciso ter uma grande lata

"Da minha perspectiva, o árbitro acaba por não ter influência. Agora, não vamos crucificar ninguém, porque foi um jogo bastante difícil e a vida do árbitro complicou-se bastante a partir de uma certa altura". Domingos dixit.

Escandaloso

O que se passou hoje em Braga foi um verdadeiro escândalo com um árbitro a beneficiar claramente o Sp. Braga e a fazer lembrar os bons velhos tempos em que o F.C. Porto dominava a bel-prazer arbitragem em Portugal. Foi absolutamente vergonhoso e revela à saciedade que a corrupção no futebol português está longe de ser erradicada.
Este jogo é um aviso para o Benfica. Teremos de jogar nos limites até ao final do campeonato, pois já se viu que o Sp. Braga com estas arbitragens muito dificilmente perderá pontos. Só espero é que nos nossos jogos não apanhemos arbitragens destas pois se assim for as coisas podem-se complicar e muito.

"El Conejo" faz muita falta

Ontem ficou evidente a falta que Saviola faz à equipa. Bem sei que nos últimos jogos o argentino tem estado longe do seu melhor, mas mesmo assim é um jogador que faz a diferença com a sua qualidade técnica, o saber jogar entre-linhas, e a dinâmica que imprime no último terço do terreno. Se há jogadores insubstituíveis no plantel, o argentino é um deles, e a prestação ofensiva da equipa ressente-se claramente da sua ausência. Pena esta lesão numa altura crucial da época.

quinta-feira, abril 01, 2010

Vitória moralizadora

São vitórias como esta que enriquecem o historial do clube. Ganhar a adversários desta dimensão não está ao alcance de qualquer equipa e esta noite voltámos a provar que podemos ombrear com algumas das grandes equipas europeias. Bem sei que o Liverpool ficou condicionado pelo facto de ter actuado 60 minutos com menos um elemento, mas isso não é razão suficiente para desvalorizar a nossa vitória. É certo que foi uma vitória magra, ainda por cima com um golo sofrido, e que em Inglaterra só um Benfica muito inspirado poderá ultrapassar esta eliminatória. Os ingleses mostraram o porquê de serem uma das equipas mais temidas por essa Europa fora, constituída por jogadores da mais alta craveira, e que no seu terreno são praticamente imbatíveis. Mas, às vezes, o futebol reserva-nos surpresas, o que nos leva a admitir que a façanha de Marselha se possa repetir. Sabemos que não será fácil mas também não é impossível.

Saviola de fora durante os próximos tempos

O que eu mais temia aconteceu: as lesões em jogadores fundamentais. Não, não é por causa do jogo de hoje porque esse preocupa-me pouco. O que me preocupa são os jogos do campeonato e esta lesão do argentino vem em péssima altura quando temos pela frente confrontos decisivos em que estamos impedidos de perder pontos. Para já vai estar ausente dos confrontos com a Naval e o Sporting, mas muito provavelmente não se ficará por aí. E o pior é que não temos jogadores à altura de o substituir com garantia do mesmo rendimento. JJ tem de facto um problema grande pela frente. E, nós benfiquistas, temos motivos para estarmos intranquilos.